• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Poema do Anel

Hoje a tarde eu estava lendo o "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" e eis algo muito interessante e instrutivo: os Anos Escuros começaram tempos depois da forjadura do Um Anel, mais ou menos na época em que Ar-Pharazôn lançou suas forças contra Sauron. Detalhe: os Sete e os Nove já tinham sido distribuídos por Sauron aos Anões e Homens, ao que me pareceu.

Bom, é dito claramente que o Poema do Anel tem sua origem em algum momento dos Anos Escuros; portanto a origem dele vem após a forjadura do Um Anel e, mais precisamente, após a distribuição dos Sete e dos Nove. Logo, sou obrigado a ceder às evidências e a concluir que a possibilidade de Sauron ter escrito o Poema inteiro é muito baixa; pois como Tolkien diz sobre a criação da Língua Negra, Sauron não era mais amante de Lingüística que de qualquer outra coisa - poesia incluída.

No entanto está claro para mim o seguinte: o verso que está inscrito no Um Anel não é aleatório, mas parte do "feitiço" de Sauron; muito provavelmente foi ele quem elaborou o verso: o próprio clima de terror e maldade de suas linhas da a entender isso.

Quem fez o resto do Poema? Não sei. Muito provavelmente o nome, como se bem me lembro já disseram aqui, se perdeu com o tempo. Mas de fato pertence à tradição élfica, como é dito no SdA.

Numa palavra: Sauron escreveu o verso que está contido no Um Anel; os Elfos fizeram o resto. Porque incluíram o verso de Sauron? Não sei. Mas possivelmente pelo que já foi discutido aqui: lembrar para sempre a traição do Inimigo a fim de jamais ser enganados por ele novamente.


[]'s!
 
Isso não faz sentido, porque os eldar fariam isso? Porque escrever um poema com sua condenação. O embate entre Sauron e os elfos foi de caráter mental, de feitiços de poder, provavelmente.

O Um Anel, antes dos Anos da Fuga, jamais havia sido tocado por mão alguma exceto a de Sauron. Da mesma forma, só ele podia ter gravado o poema no Anel. Agora, se esse poema existia antes... pouco provável. Quem poderia tê-lo escrito?

Tirando a possibilidade de algum adivinho tê-lo composto como que para alertar os povos-livres da ameça do Anel, parece óbvio que foi o próprio Sauron que o compôs. A gravidade dele, sua sombria e gélida atmosfera de terror, a intenção ali implícita, a meu ver, é de intimidar, aterrorizar mesmo.

E dizer que ele não podia tê-lo feito porque não curtia poesia é de uma simploria inacreditável. Sem falar que Sauron não era um bruto invejoso como Morgoth, era astuto e se tinha amor pela arte da forja, poderia atacar de poeta quando quisesse.
 
O Um Anel, antes dos Anos da Fuga, jamais havia sido tocado por mão alguma exceto a de Sauron. Da mesma forma, só ele podia ter gravado o poema no Anel. Agora, se esse poema existia antes... pouco provável. Quem poderia tê-lo escrito?.


Mas você está esquecendo de uma coisa muito importante, no Um anel não estava escrito todo o poema, e sim as palavras de Sauron e a motivação de o telo feito, como já foi dito pelos colegas. E claro, as palavras abaixo foram forjadas no Um por ele.

"Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer, e na escuridão aprisioná-los."

As evidências nos levam a acreditar que o restante do poema foi escrito pelos elfos, posteriormente, como já explicitado em vários posts anteriores.

E com relação ao amor pela forja, e amor pela poesia, definitivamente não acredito nesta conciliação de hobbies. Seria como Luta Livre X Tricotar.:blah:
Isto claro é a minha opinião.
 
Mas você está esquecendo de uma coisa muito importante, no Um anel não estava escrito todo o poema, e sim as palavras de Sauron e a motivação de o telo feito, como já foi dito pelos colegas. E claro, as palavras abaixo foram forjadas no Um por ele.

"Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer, e na escuridão aprisioná-los."

As evidências nos levam a acreditar que o restante do poema foi escrito pelos elfos, posteriormente, como já explicitado em vários posts anteriores.

E com relação ao amor pela forja, e amor pela poesia, definitivamente não acredito nesta conciliação de hobbies. Seria como Luta Livre X Tricotar.:blah:
Isto claro é a minha opinião.
Ainda assim, os elfos não tinham ciência do Um Anel, não explicitamente. O verso do poema foi gravado no Anel quando de sua forja, não havia como ele ter sido composto por elfos, a não ser, em caso de vidência.


E você tem uma ideia meio francesa de poesia. Os vikings, aquelas criaturas sanguinárias, faziam belíssimos poemas de suas matanças, os grandes lideres eram todos skalds (poetas).

Não vejo contradição em Sauron ser mestre das artes de Aulë e conhecedor da arte de Melian.
 
Ainda assim, os elfos não tinham ciência do Um Anel, não explicitamente. O verso do poema foi gravado no Anel quando de sua forja, não havia como ele ter sido composto por elfos, a não ser, em caso de vidência.


E você tem uma ideia meio francesa de poesia. Os vikings, aquelas criaturas sanguinárias, faziam belíssimos poemas de suas matanças, os grandes lideres eram todos skalds (poetas).

Não vejo contradição em Sauron ser mestre das artes de Aulë e conhecedor da arte de Melian.

Acho que não entendeu ainda, o verso que está no anel foram palavras de Sauron e forjados no anel por ele próprio. Já o restante do poema foi elaborado pelos Elfos depois para lembrá-los da traição e intenções de Sauron.

Agora com relação a poesias e matanças, repensarei meus conceitos visto que há, de fato, fundamentação sólida para afirmar a sua teoria. Mesmo achando que no caso de Sauron isto não ocorreu.
 
Acho que não entendeu ainda, o verso que está no anel foram palavras de Sauron e forjados no anel por ele próprio. Já o restante do poema foi elaborado pelos Elfos depois para lembrá-los da traição e intenções de Sauron.

O problema é o claro tom imprecatório, amaldiçoante do poema. Não sei se isso veio de mãos élficas, tenho dúvidas. Acho mais fácil ser trabalho adivinhatório ou do próprio Sauron.

Quero dizer que não creio que seja literatura élfica 'padrão', se é que você me entende.
 
O problema é o claro tom imprecatório, amaldiçoante do poema. Não sei se isso veio de mãos élficas, tenho dúvidas. Acho mais fácil ser trabalho adivinhatório ou do próprio Sauron.

Quero dizer que não creio que seja literatura élfica 'padrão', se é que você me entende.

Mas creio eu que a intenção era absolutamente esta pois, de que outra forma esta situação ficaria gravada na mente dos elfos e em suas tradições para que ninguém fosse enganado e/ou corrompido pelo poder do Anel?

Acho que somente algo, como você disse, "imprecatório e amaldiçoante" poderia conseguir este efeito de repulsa por parte dos Elfos.
 
As linhas do poema que se referem ao que está escrito no anel, foram os próprios elfos que ouviram da boca de Sauron, e isso está escrito no Senhor dos Anéis, quando Gandalf está explicando a história toda no Conselho de Elrond.

Neste caso, foram incluídas em um poema que fala sobre o poder e distribuição dos Anéis, estas tão famosas falas.
E contrariando a todos, não vejo o poema como uma maldição e sim como aviso e ensinamento. Nele fica claro como os anéis foram distribuídos e como o Um possui poder sobre eles. Mas em momento algum canta uma vitória de Sauron.

É claro que como faço apenas uma interpretação do que leio, existe a possibilidade de erro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo