Excluído047
Banned
Primeiramente relembremos o Poema do Anel:
Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu;
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores;
Nove para os Homens Mortais fadados a morrer;
Um para o Senhor do Escuro em seu Escuro Trono,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na Escuridão aprisioná-los,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.
Devidamente lembrado, eis a questão: quem escreveu o Poema? Me refiro, obviamente, ao Poema inteiro, não somente aos versos inscritos no Um Anel. Quem?
Bem, quando me surgiu essa duvida eu comecei a pesquisar. Infelizmente não tive tempo de pesquisar senão em algumas poucas obras; não encontrei nada muito claro, mas o que encontrei analisei com cuidado. Cheguei, então, a seguinte conclusão: Sauron escreveu o Poema do Anel. Não sei se estou certo e certamente há quem discordará de mim. Mesmo assim vou compartilhar os comos e porquês de como cheguei a essa conclusão. Vamos lá.
1- Sauron queria dominar todos os seres livres da Terra-média e, para isso, necessitava da criação dos Anéis de Poder. Em Eregion conseguiu, através de mil e uma artimanhas, que eles fossem enfim confeccionados. Participou da criação de todos, e deixou seu poder e malícia passar para eles - exceto dos Três Intocados.
2- Em seguida foi para Mordor e, no Orodruin, forjou o Um Anel e inscreveu nele os famosos versos do Poema do Anel - versos estes que são absolutamente necessários, afinal, Sauron não os colocou lá para enfeitar nada.
Desta forma, está demonstrado que quando o Um Anel foi forjado em segredo em Mordor, o Poema do Anel já existia. Então, qual sua origem? Duas possíveis: 1- Provém dos Elfos; 2- Provém de Sauron. No primeiro caso temos dois inconvenientes: a) Os Elfos, de certa forma, cantaram com o Poema do Anel a glória e a vitória do Senhor do Escuro; b) O Poema do Anel reflete um ato que ainda iria acontecer (a forjadura do Um Anel), de modo que os Elfos sabiam dos desejos de Sauron e, mesmo assim, forjaram os Anéis de Poder. O Poema não pode ter origem após Celebrimbror e os Elfos descobrirem as reais intenções de Sauron, pois que isso só aconteceu depois da forjadura do Um Anel; então só pode ter sido antes, o que é absurdo caso tenha sido escrito pelos Elfos, pois que então não haveria traição real, visto que as intenções de Sauron já seriam conhecidas; então como eles forjaram os Anéis de Poder mesmo assim?
Tudo, então, aponta para o seguinte: Sauron não era nenhum amante de poesia, assim como não era de música. No entanto, da mesma forma como no Silmarillion ele é apresentado entoando Canções de Poder, assim também no SdA ele pode ter sido apresentado lançando mão de um Poema de Poder: o Poema do Anel, que canta não só seu desejo de dominação, mas a própria vitória desse seu desejo. E, então, desse Poema, ele pega o verso principal e talvez mais poderoso e inscreve-o no Anel Dominante, como parte essencial e imprescindível num contexto geral.
Lembrando que eu posso estar totalmente errado. Caso sim, me corrijam, pois este tópico não é uma afirmação, e sim uma compartilhação de uma idéia que me surgiu e que eu gostaria de saber se pode ser refutada ou apoiada por algum fato mais concreto.
[]'s!