• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Poder de Gandalf

*Arwen*

Usuário
Como Gandalf "tira" o poder do Saruman? Tá certo que ele volta bem mais poderoso, mas como ele consegue tirar o poder do Saruman? Onde, afinal de contas, está concentrada a magia dos magos? Com que direito Gandalf "tira" a magia do Saruman? Uma força maior ajuda Gandalf, ou não? É por conta própria? Se Gandalf tem todo esse "direito", Saruman, antigamente, poderia fazer o mesmo aos outros magos?
 
Eu acho q ele pode `tirar` o poder do Saruman por q ele se desvio para o lado do mal... eu acho nao tenho muita certeza... e quanto a tirar os poderes dos outros magos, eu aco q ele nao podia por ter se voltado pro mal e deviou da sua missao... e no final das adt ele ja ta muito fraco. Bom eu acho q é isso
 
Bom, acredito que ele não tirou o poder de saruman, Gandalf voltou apenas mais poderoso que ele, e talvez tenha sido de algum modo instituído pelos Valar como novo líder da ordem os magos, por isso ele consegue tirar-lhe o cajado.
 
Ele nunca tira a "magia" de Saruman, ele apenas parte seu cajado, expulsando-o da Ordem dos Istari e do Conselho Branco.
 
Mas e quanto à esse trecho do Expurgo do Condado:
..." Frodo disse: - Nao acreditem nele. Não lhe resta nenhum poder, exceto a voz, que ainda pode intimidá-los e enganá-los se permitirem..."
Pág 1079.
Corrijam-me se eu estiver errada, mas esse "NAO LHE RESTA NENHUM PODER" significa que o único poder que ele perdeu. A nao ser é claro a voz, que pode convencer e fazer a cabeça de todos...mas tirando a voz...o poder em si de fazer magias, acabou ou nao?
 
Quer dizer que ele estava fraco, incapacitado. O Poder dos Maiar não é lançar feitiços, com raios e etc. O que adianta jogar um feitiço em um hobbit, se logo depois ia ser decepado? Então ele tentava fazer os outros ficarem CONTRA o hobbit, entende?
 
Pessoal... Acredito que quando Gandalf volta como o BRANCO ele é graduado a novo líder da ordem.
Mas quanto ao trecho que *ARWEN* colocou pra discutirmos:
O maior poder de Saruman é o dom da PALAVRA (segundo Gandalf na SdA) e isso ele não perde mesmo, como nos é mostrado no trecho!
 
Não se esqueçam que todos os Istari estavam em Hröa quando vieram para a Terra-média. Esse corpo físico os limitava de certa forma em termos de "uso pleno de seus poderes", entretanto quando Gandalf volta como O Branco, ele não só assume o papel de líder da Ordem, como também volta em um fána, que é justamente a aparência física dos Ainur. Ou seja, ele acaba tendo mais "liberdade" em termos de poderes.

Esses pontos ficam claros ao vermos que Gandalf explica que como Branco ele é o que Saruman deveria ter sido, e também, a quebra do cajado é uma espécie de "símbolo" da expulsão de Saruman da ordem dos Istari.
 
Exatamente, o trecho apenas mostra que Saruman estava fraco e incapacitado. O poder dos magos não era usado apenas para soltar bolinhas e fogo, raios e tal, era principalmente para influenciar as pessoas. Saruman estava fraco para usar seu poder sub-criativo, mas o poder de sua voz ainda persistia.
 
Além de estar num corpo que limitava seus poderes de maia, Saruman provavelmente incorreu no mesmo erro de Morgoth e Sauron. Ou seja, ele dispersou boa parte de seu poder em tentativas de conquistar o poder; coisas como criar um Anel do Poder ("Sou Saruman, o fazedor de anéis") e novos orcs (os homem-orc tipo o vesquinho amigo do Bill Samambaia).
 
O grande poder de Gandalf está no Anel e seu cajado. Qndo Gandalf retira seu cajado, o poder de Saruman decaí, mas o verdadeiro poder dos Istaris é a sabedoria. Mesmo Saruman sem cajado ainda possuia sua sabedoria e sua lingua afiada.
 
Sarcasmo disse:
O grande poder de Gandalf está no Anel e seu cajado. Qndo Gandalf retira seu cajado, o poder de Saruman decaí, mas o verdadeiro poder dos Istaris é a sabedoria. Mesmo Saruman sem cajado ainda possuia sua sabedoria e sua lingua afiada.

Acho q isso foi Sarcamo né Sarcasmo?

O poder do Cajado de Gandalf é o mesmo poder da colher de pau q sua mãe usa pra fazer comida, quotando o próprio Deriel.

Já o anel tinha um pouco de poder mas nada se comparado ao poder inerente do próprio Gandalf.
 
Então explica o pq q Saruman não usou o poder q ele tinha. Eu acho q o cajado fazia com q os poderes se manifestassem. Tanto é q no gandalf usa todos os poderes dele atraves do cajado
 
Sarcasmo disse:
Então explica o pq q Saruman não usou o poder q ele tinha. Eu acho q o cajado fazia com q os poderes se manifestassem. Tanto é q no gandalf usa todos os poderes dele atraves do cajado
ã?

Como assim usa todos os poderes através do Cajado? Imagine Gandalf que retorna com um fána ter que se utilizar de um cajado pra ter poder, simplesmente não faz sentido.

Saruman, Sauron, Melkor, todos eles, cometeram a insenstez de se aproximar por deveras do mundo físico, o caso de Saruman fica meio que óbvio através do "mundo sarumanizado" que ele almejava; e também através do "Saruman fazedor de anéis", etc...

Ou seja, esses seres acabaram por dissipar grande parte de seus poderes, mas Saruman ainda tinha o agravante de estar em um Hröa... Ou seja, ele realmente está mais fraco na época de sua expulsão da Ordem. e Expurgo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo