• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O hobbit parece com harry potter

Tá certo que a Rowling se inspirou nas obras de Tolkien, mas também se inspirou em outras obras.
E não podemos esquecer que Tolkien também se inspirou em várias obras e ninguém sai por ai falando que as obras dele se parecem com as que ele se inspirou.
Tudo depende do jeito com que a obra é escrita, Tolkien escreveu de uma maneira que parece que ele inventou tudo, a Rowling escreveu do jeito dela e deu no que deu.
Na minha opinião as semelhanças que algumas pessoas falaram que existe entre as obras, como Gandalf e Dumbledore, Um Anel e Horcrux derivam da necessidade de ter uma personagem sábia e algo que fortaleça os vilões, mas que também seja seu ponto fraco.
 
E tudo que envolve mitologia foi criação dos homens, só não se sabem quem são. Homem se inspirando em homem, dá tudo na mesma.
 
Varios homens, povos que a modificaram ao longo do tempo, lendas que surgiram num papel ha milhares de anos. Tolkien não plagiou ninguem.
 
Tá certo que a Rowling se inspirou nas obras de Tolkien, mas também se inspirou em outras obras.
E não podemos esquecer que Tolkien também se inspirou em várias obras e ninguém sai por ai falando que as obras dele se parecem com as que ele se inspirou.
Tudo depende do jeito com que a obra é escrita, Tolkien escreveu de uma maneira que parece que ele inventou tudo, a Rowling escreveu do jeito dela e deu no que deu.
Na minha opinião as semelhanças que algumas pessoas falaram que existe entre as obras, como Gandalf e Dumbledore, Um Anel e Horcrux derivam da necessidade de ter uma personagem sábia e algo que fortaleça os vilões, mas que também seja seu ponto fraco.

Concordo plenamento com o Veda, Tolkien se inspirou em algo, Rowling tambem se inspirou em algo, o genero das historias é o mesmo, existem semelhanças por se tratarem de historias de fantasias, existem pequenas semelhança ( muito boa a comparação das Hoxcruzes com o Um eu não havia percebido) mas não é um plagio pois são historias bem diferentes.
Rowling quis criar um mundo, e ela consegui ( é claro que bem diferente de Tolkien), mas ela assim como Tolkien teve muitas influencias, e se baseou em outras historias.
Mas não acho que HP se parece com O Hobbit, pode haver cenas e fatos semelhantes, quem sabe por pura coincidencia ou de proposito?
 
Concordo plenamento com o Veda, Tolkien se inspirou em algo, Rowling tambem se inspirou em algo, o genero das historias é o mesmo, existem semelhanças por se tratarem de historias de fantasias, existem pequenas semelhança ( muito boa a comparação das Hoxcruzes com o Um eu não havia percebido) mas não é um plagio pois são historias bem diferentes.
Rowling quis criar um mundo, e ela consegui ( é claro que bem diferente de Tolkien), mas ela assim como Tolkien teve muitas influencias, e se baseou em outras historias.
Mas não acho que HP se parece com O Hobbit, pode haver cenas e fatos semelhantes, quem sabe por pura coincidencia ou de proposito?

Na minha opinião nada em o hobit e parecido com o harry potter a não ser o facto de ambos serem livros de fantasia
 
Na minha opinião nada em o hobit e parecido com o harry potter a não ser o facto de ambos serem livros de fantasia

Como já disse não acho que HP se parece com O Hobbit, mas como foi exposto existem algumas semelhanças, como o fato do Um estar ligado a
Sauron, e as Hoxcruzes ao Voldemort, se forem destruido o vilão tambem é.

No harry potter e os talismas da morte a hermione e o ron ficam a depender do harry (os anoes ficam a depender do Bilbo) o harry sempre fica utilizando o manto da invisibilade (o bilbo sempre fica sempre utilizando o anel), ja entendaram o quero dizer.

Não estou com nenhum dos livros aqui para consultar mas, se isso estiver realmente nos dois, a sim uma semelhança nesse fato.
 
Pode ser que HP seja semelhante com SDA, e O Hobbit, mas creio eu que seja por causa da influência.
Nunca li Hp >_< Não gosto:oops:
 
Oi!
Eu acho que a autora de HP se inspirou em alguns trechos do SdA, mas nada muito preucupante ( HP nem chega aos pés, nem tentando muito ), mas enfim tirando alguns raros pedaços, são gêneros distintos...
Abraços!
 
Certamente se parece muito quando a gente compara o branco do olho de cada personagem principal (Y) ¬¬'
 
Bem, pode ate ser que tenha algum tipo de inspiração, mas se houver plágio propriamente dito, pode ter certeza que o Christopher já teria caído de pau em cima da JK.

Agora, temos de levar em conta a complexidade do mundo de Tolkien em relação ao da Rowling, sem querer desmerecê-la, mas ela conseguiu contar a história dela, com o mundo dela, os bruxos dela e tudo, mas ficou um negócio meio solto... Se bem que o livro dela é mais pra crianças.

Existe, porém, uma estrutura que é meio comum a várias histórias que eu tava discutindo com um amigo outro dia que é mais ou menos assim: O protagonista vive num lugar isolado, completamente desinformado de todos os acontecimentos ao seu redor, às vezes com um passado importante, que, por meio de um mentor acaba ficando sabendo de tudo e, de cara, recebe uma missão super importante onde o destino do vilarejo, cidade, estado, país, continente, mundo ou galáxia está em suas mãos. O mentor geralmente morre ou some e o protagonista em questão fica a suas próprias custas. Isso pode ser observado n'O Hobbit, em SdA, HP, Eragon, Star Wars, Duna...
 
Existe certo clichê para histórias de fantasia, os autores se baseiam em "N" coisas, dentre elas lendas, estórias, História, Mitologia, contos, crônicas, outros autores e afins. Acho que no mundo de hoje, não necessariamente em tudo mas na maioria das coisas, não existe mais originalidade e sim inovação. Desde que você não copie descaradamente e que seus fundamentos sejam feitos inocentemente, além de inovar, você se dá bem na publicação de uma obra. Se ela tivesse plagiado alguma providência já teria sido tomada pela parte de Tolkien, como não foi o caso não cabe a nós especular sobre a autenticidade da obra milionária de Rowling. É uma história legal quando se lê, ela consegue prender o leitor embora que quando discutimos abertamente a qualidade parece ser reduzida.
 
Desde a década de 60, quase tudo que foi produzido de Fantasia tem algum tipo de ressonancia na obra do Tolkien. Por isso ele é um autor importante para a Fantasia. Por isso o SdA é considerado uma obra genial que reinventou o gênero.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo