1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Gene Egoísta, Richard Dawkins

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 30 Dez 2007.

1. Anica

Anica Usuário

Bom, vou colocar em lançamentos porque acabou de sair uma edição de aniversário do livro O Gene Egoísta, do Richard Dawkins. Como eu acho que o Cisnão lida muito melhor com palavras do que eu ( :traça: ), vou colocar aqui o artigo dele para o G1 sobre o lançamento do livro:

Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Bagrong

Bagrong RaG

O Cisne também escreveu a resenha de um outro livro para a Super desse mês :joy: . Btw, falando em Super, saiu uma reportagem sobre "O Gene Egoísta" também.

Esse é um livroq ue me interessa, parece ser bem legal. Só não compro ele agora porque a minha fila de leitura já está cheia e atrasada demais. De qualquer forma, pretendo ler um dia.

Aliás, muito engraçado o pensamento “a galinha é só um truque dos ovos para produzir ainda mais ovos”. :lol:

3. Anica

Anica Usuário

O outro livro é um sobre canibalismo? Ele comentou algo sobre o livro quando esteve aqui em Curitiba, fiquei bem curiosa. o_O

4. Bagrong

Bagrong RaG

Não, é um sobre números primos que chama "A música dos números primos". Na mesma Super tem uma reportagem sobre "Qual o gosto da carne humana?", mas é de outro cara...

De qualquer forma, isso pode não ser coincidência... Talvez seja esse livro que ele comentou a fonte da reportagem, aí ele ficou sabendo lá na redação sa Super. Mas acho melhor perguntar pra ele mesmo. :lol:

5. Anica

Anica Usuário

Eu perguntei porque ele resenhou o livro no G1 do canibalismo no G1 -> http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL243505-5603,00-LIVRO+CONTA+A+HISTORIA+SOMBRIA+DO+CANIBALISMO+AO+LONGO+DOS+SECULOS.html

A música dos números primos, eu acho que já li algo sobre esse livro também (se bobear foi na super e nem percebi que era matéria do Cisne hehe).

6. .Penny Lane.

.Penny Lane. Usuário

Esse livro é hipnotizante. A teoria dele é assustadora, toda essa história de máquinas de sobrevivência, por mais absurdo que pareça ser, faz muito sentido. É incrível o modo como o Dawkins se preocupa em explicar o conceito dele várias vezes, pra que ninguém caia no erro de achar que os genes são egoístas por possuírem uma espécie de consciência. As metáforas são ótimas, ele consegue deixar qualquer assunto interessante, e isso porque eu acabei agora o capítulo 5 e não estou nem na metade do livro! E de quebra me deu um tema legal pra pesquisar e que me pode ser útil no futuro,(sou da área de exatas mas tô meio perdida sobre para onde encaminhar os estudos hehe) a Teoria dos Jogos, que foi apenas brevemente mencionada, eu já tinha ouvido falar várias vezes e nunca tinha pesquisado...
    Não posso comentar muito pois como eu disse estou no começo, mas enfim, meu conselho - pelo menos por enquanto - pra todo mundo que estiver em dúvida sobre o livro é: leia!

edit: troquei o número, o capítulo que eu acabei foi o 6... estou indo pra Planejamento Familiar agora.

7. imported_Raphael

imported_Raphael Usuário

Li o Gene Egoísta há tempos, lembro pouco dos detalhes das explicações, mas também recordo que faziam sentido e eram expostas de um modo simples, o livro ficava leve.

O legal sobre os livros do Dawkins é que eles sempre geram uma leva de outros com títulos curiosos e com a pretensão de contestá-lo. O Deus , um delírio trouxe O Delírio de Dawkins e uma série de outros nessa linha. O God Is Not Great, do Christopher Hitchens, também trouxe o Greater Than You Think.

A propósito, não encontrei nenhum tópico sobre Deus, um delírio no Meia. Talvez pelo risco de ser polêmico demais. Mesmo assim, seria interessante.

8. .Penny Lane.

.Penny Lane. Usuário

Comentaram comigo a um tempo sobre trechos de Deus, um Delírio; coisas absurdas ditas pelos cristãos pra provar a existência de Deus, etc. Eu acredito em Deus, mas fiquei curiosa pra ler o livro, e, sinceramente, não vejo problema algum, embora um ateu tenha me dito que achou o Dawkins radical demais nele, apesar de ter gostado o_O. Só não sei qual seria a reação do pessoal aqui de casa se me vissem com um livro desses, hehe. Mas provavelmente vou acabar lendo de qualquer jeito.

9. imported_Raphael

imported_Raphael Usuário

Não acho o Dawkins radical. Ele tem aquele jeito inglês comedido de se expressar ou antagonizar sem perder a elegância.

O ponto principal dele é afirmar que a maioria teísta moderada – os que crêem em deus – criam espaço para o surgimento de extremistas. Também denuncia a religião como forma de abuso infantil. Não vou conseguir citar textualmente, Trillian, mas em certa altura ele diz algo mais ou menos assim: A maioria de nós ficaríamos chocados se ouvíssemos falar de um bebê comunista, stalinista ou liberal, mas parecemos achar perfeitamente aceitável a idéia de um bebê cristão, judeu ou muçulmano.

Sobre acreditar em deus, já emprestei o livro para alguns amigos teístas (e acabei perdendo-o por isso. Felizmente tinha mais do que um) enquanto eles me emprestam os teológicos deles. Acho que vale a pena esse intercâmbio.

Se você ainda não conhece, nesse link pode encontrar vídeos de algumas excelentes palestras do Dawkins:

http://richarddawkins.net/

10. Anica

Anica Usuário

Raphael, seria bem bacana se você criasse um tópico sobre "Deus, um Delírio". Tenho certeza que todos saberão discutir e será bem interessante para todos nós, teístas ou não. ^^

Sobre "O Gene Egoísta" o que eu acho mais interessante é justamente o que a Trillian apontou, de que tudo se encaixa. É engraçado, mas hoje em dia quando vejo uma história meio absurda de padastro que mata a enteada eu fico pensando nas teorias do Dawkins. Não que seja uma justificativa aos horrores, peloamordedeus, não é isso. Mas é um jeito de tentar se aproximar de uma lógica em algo tão irracional. Aliás, sobre a leitura "moral" da teoria dele, o Dawkins faz um comentário brilhante logo no começo do livro:

11. imported_Raphael

imported_Raphael Usuário

“Raphael, seria bem bacana se você criasse um tópico sobre "Deus, um Delírio".”

Quero tentar não criar tópicos demais ao mesmo tempo, mas também pode ser.

“ele não deve esperar grande ajuda por parte da natureza biológica. Tratemos então de ensinar a generosidade e o altruísmo, porque nascemos egoístas.”

Isso significa que a Igreja tinha razão então, nós nascemos corrompidos. (horror)

Sobre nosso senso de certo e errado, nossa moral (que está ligada ao nosso egoísmo) vale a pena ouvir esse áudio, recomendo. Se alguém tiver outra reação ao caso do trem ou dos soldados e o bebê, comentem aqui.

http://richarddawkins.net/article,315,Morality,Radio-Lab--WNYCorg?detectqt=false&

12. Anica

Anica Usuário

Ué, pq não? o_O Quanto mais tópico melhor para todos nós ^^

Com a diferença que a igreja prega que para "nos purificarmos" precisamos nos aproximar de deus, e dawkins vê a "purificação" em uma atitude individual, partindo da vontade de cada um de fazer o bem.

É, nenhuma novidade na minha reação também. Pessoal, é um áudio em inglês, só para avisar. Se eu achar uma transcrição/tradução coloco aqui.

13. .Penny Lane.

.Penny Lane. Usuário

Bom, meu inglês não é lá essas coisas, mas vou dar uma olhada, valeu!
    E acho melhor encerrar a discussão de Deus, um Delírio, por aqui então.

14. imported_Raphael

imported_Raphael Usuário

Esquecemos de mencionar os memes, um dos pontos mais importantes do livro. Se bem me lembro, os memes substituem os genes na propagação de informações causando modificações de modo infinitamente mais rápido do que ocorreriam se dependessem dos genes. Se alguém lembrar melhor do que eu, por favor me corrija.

Compartilhar