• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Amélie, 2001)

Hugo

Hail to the Thief
(Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain, França, Alemanha, 2001)

Gênero: Comédia do Cotidiano
Duração: 122 min
Disponivel em: VHS (chegou ontem nas locadoras)
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Yolande Moreau, Artus de Penguern, Urbain Cancelier, Dominique Pinon, Maurice Bénichou
Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Site Oficial: http://www.amelie-lefilm.com/english/intro.htm
Sinopse: Garota sensível e simpática tenta ajudar a todos com um senso de justiça bem peculiar. No meio de sua trajetória, descobre o amor.
Trailer: http://www.apple.com/trailers/miramax/amelie/high.html

Cartaz:
capa_fabulosodestino.gif

Release: Amélie Poulain não é uma garota como as outras. Ela cresceu na periferia de Paris, em uma família superprotetora. Seu único contato com o mundo exterior é um trabalho atrás do balcão de uma pequena brasserie, no pitoresco bairro de Montmartre. Um dia, inesperadamente, incríveis coincidências começam a acontecer. Chocada por ouvir no rádio a notícia da morte da princesa Diana, Amélie derruba a garrafa que estava segurando. Abaixa-se para resgatá-la e então depara com uma caixinha de souvenires e brinquedos infantis, havia muito tempo esquecida. Ela parte em busca do antigo proprietário e tanto se esforça que consegue restituí-la ao dono, hoje um senhor de meia-idade. É assim que Amélie descobre sua verdadeira vocação: encarnar uma espécie de anjo da guarda que, secretamente, intervém e transforma, para o bem, a vida das outras pessoas.
Sobre o diretor: O diretor francês Jean-Pierre Jeunet debutou com o curta-metragem ''L'Evasion'' (1978). Levou o prêmio francês César de melhor curta em duas ocasiões: com ''Le Manege'' (1980) e ''Foutaises'' (1990). Dirigiu videoclipes para Jean-Michel Jarre e Julien Clerc. Ao lado do parceiro Marc Caro, realizou os longas ''Delicatessen'' (1991), seleção da 15ª Mostra BR, e ''A Cidade das Crianças Perdidas'' (1995). Em 1997 foi para Hollywood e dirigiu ''Alien - A Ressurreição''.
Nota do Hugo: 10
Comentarios do Hugo: Eu ainda naum vi "Terra de Ninguem" mas com certeza era esse filme que tinha que ter ganho o oscar. Esse genero de filme que eu defino como "Comedia do Cotidiano" eh um dos meu preferidos(outro mto bom que recomendo eh os "Excentricos Tennembauns"). A direçao eh perfeita, a fotografia tambem e a movimentaçao de camera eh bem estilosa, sem falar nos atores que dao um show a parte. O melhor filme fracês que eu jah vi, apesar de ter visto poucos. Pra naum perder o costume de meter o pau no REF que se contradiziu dizendo perolas como essas: ''Amélie'' é pura forma, puro visual, mas pouco conteúdo.

O fato é que a fita conta tudo isso de uma maneira charmosa, com trilha musical adequada (raramente um cineasta francês soube mostrar tão bem sua cidade), mas está longe de ser um grande filme. Para o meu gosto, amaneirado demais.

Ora bolas, o que mais eh preciso para ser considerado um bom filme???pra ele deve ser que tem que ser em P&b e feito nos anos 40...ele devia era ser comediante pq as criticas de filmes dele server eh para rir.
 
Esse filme tem uma qualidade que poucos filmes tem: Charme. Aquele sentimento de conto de fadas. E a atuação de Audrey é maravilhosa. Aquela carinha dela é Amelie pura.
Gostei muito do filme, e também acho que devia ter recebido o oscar.

NOTA 7,5
 
Primeiro sobre Terra de Ninguém:
Um excelente filme....... divertido (sim.... consegue ter um charme), dramático...... e impressionante. Vale a pena...... merce ser visto, e acho que mereceu ter ganho o Oscar por causa do tema que aborda.

Nota: 3.5/5.0


..... apesar disso eu gostei mais de Amélie Poulan. Fantástico. Maravilhoso. Divertido. Ela é sensacional.... e atriz é linda..... e a ingenuidade da Amélia é incrível e um charme a mais ao filme. Os pequenos detalhes que o filme conta (como o fato dela gostar de mergulhar a mão em sacos de grão..... ou o fato de jogar pedrinhas no rio - e eles não esquecem disso... tanto que ela cata pedrinhas durante o filme) são espetaculares.
O melhor filme francês que já vi.... com certeza.
Recomendo para todos.

Nota: 4.0/5.0
 
É um filme muito bom. Humano. Gente comum, q vc encontraria no dia a dia. Filme divertido, leve, fotografia belíssima (Paris é uma maravilha, mesmo). É uma fábula moderna, urbana. Filme despretensioso, o q é uma de suas qualidades.


E, pra encerrar...
SPOILERS



um final adequado. Q combina perfeitamente com a história.
 
Amélie Poulain é com certeza um dos melhores filmes que já vi na vida, me trouxe aquela coisa maravilhosa que o cinema nos traz muitas vezes: pura emoção e a sensação de que não existe mais nada fora da sala de cinema.
o filme é lindo, tem uma bela fotografia e uma atriz que convence mesmo como Amélie!
É daqueles filmes que te fazem sair do cinema sorrindo, achando o mundo, a vida, as pessoas, tudo belo!:)
Vou ganhar o DVD assim que chegar aqui no Brasil :mrgreen: (né Gildor?)
 
hum...dexa eu ver se entendi direito...a Bubbles eh a namoradinha do Gildor que esta fora do Brasil...eh isso??que lindo hein...hehehe
 
Hugo Leon disse:
hum...dexa eu ver se entendi direito...a Bubbles eh a namoradinha do Gildor que esta fora do Brasil...eh isso??que lindo hein...hehehe

É um pouco acima de namoradinha. A Bubble e o Gildor são casados. E ela quis dizer quando o DVD chegar no Brasil....


E agora que ela já anunciou pro Fórum o Gildor não vai ter como escapar... Vai ter que dar o DVD de qualquer jeito... heheheheh


Voltando ao assunto do tópico, adorei O Fabuloso Destino de Amélie Poulain... É como muitos aqui já disseram, linda fotografia, narrativa poética e enredo cativante. Nota 8
 
Gildor disse:
Por falar nisso, alguém tem idéia de quando sai esse danado desse DVD? 8)

Eu já tou vendo anúncio do lançamento de Amélie Poulan...... acho que chega em Setembro.....
 
Vou assistir hoje e posto meu comentário, é só pra eu lembrar do tópic, depois edito essa msg.

Meu comentário sobre este filme francês:

Depois de achar uma caixinhas de brinquedos em seu apartamento, Amelie, que tinha uma vida monótona e sem vida, fruto de uma infância dura onde a mesma era superprotegida e não tinha o calor do amor de seus pais, uma verdadeira revolução ocorre em sua vida.

Ela repensa sua existência e passa a fazer atos dos quais nunca pensou e em sua caminhada conhece novas pessoas (que mesmo convivendo no mesmo prédio por 5 anos, não sabiam nem o seu nome) e passa a repensar tudo que viveu ainda, não esquecendo das coisas simples e prazeirosas da vida.

A estória é mais ou menos essa, para essa menina incompleta e carente.

O narrador é muito interessante, em suas participações oniscientes acrescesta a estória e contribui para todo o ambiente de reflexões e pensamentos, além de hesitação e envolvimento.

O filme é simples no quesito técnico, fora a música que eu achei fantástica e introspectiva.

Os atores são excelentes, sobretudo Amelie e o Homem de Vidro.

O filme é uma verdadeira aula de reflexão sobre a existencia, se o que fazemos ou vivemos é realmente o que buscamos, se vale a pensa viver como vivemos nos dias de hoje.

Uma frase que eu achei linda do filme é :

"Sem você a emoção de hoje é pele morta da emoção do passado"

Nota - 8
 
Um filme bem divertido e leve mas realmente, Terra de Ninguém acabou sendo o meu filme preferido do ano passado depois do Senhor dos Anéis. Mereceu realmente o oscar. Não achei que esse filme merecia não! Pra esse filme dou 8.
 
É por isso que sempre que chega o fim do ano e todo mundo tá fazendo os seus Top 10 do ano pra cinema, CD´s e tudo o mais, eu nunca consigo fazer os meus!

Eu nunca conseguiria escolher entre Terra de NInguém e Amelie Poulain! Adorei tudo em Terra de Ninguém, atores, diálogos, situações... idem para Amelie. São dois filmes muito diferentes e q deram mto trabalho para os membros da academia, com certeza.

Pra mim Amelie Poulain tem de especial é o bom das coisas cotidianas que ninguém vê.
Além do que, tem uma das cena mais perfeitas que o cinema já fez e me ganhou por isso.
 


Eu vou botar o aviso de SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!! por via das dúvidas :roll:






É a cena em que ela vira água e escorre pelo ralo porque acha que o cara que ela gosta tá a fim de outra (ou algo assim).
Achei essa cena de uma sutileza tão impressionante, tão perfeita pra descrever o que alguém sente qdo se decepciona que achei uma das mais bem feitas do cinema! Todo mundo já se sentiu daquele jeito, mas ninguém consegue descrever, então, me vem o filme e me mostra exatamente o que é a sensação de desapontamento. É perfeita!
 
Folco Gamgee disse:
Esse filme tem uma qualidade que poucos filmes tem: Charme. Aquele sentimento de conto de fadas.

Engethor disse:
Humano. Gente comum, q vc encontraria no dia a dia. Filme divertido, leve, fotografia belíssima (...) É uma fábula moderna, urbana.

Concordo! Amelie Poulin é um filme encantador com uma história inteligente, interessante, divertida e envolvente.

Adoro filmes com narrador - 1ª ou 3ª pessoa!- e a narração desse filme é espetacular.

Uma vez que você começa a assistir, não dá pra desgrudar o olho da tela. Não dá pra evitar querer morar naqula Paris. Não dá pra evitar a torcida para a Amelie se encontrar com o amado dela. Aliás, não dá pra não amar os personagens!

Preciso ter esse DVD! PRECISO.
 
Hum... está pra ser lançada uma edição especial do DVD de Amelie Poulan...... quando eu tiver mais informações eu coloco aqui.




Ah Meldanne:
Essa cena da Amelie escorrengo é demais mesmo!!! Só que eu lembrei de Ally McBeal.... quem acompanhou as primeiras temporadas desta série na Fox sabe as piras que a Ally tinha....... muito boas e bem representadas.
 
Nossa, tô vendo todo mundo falar bem de Terra de Ninguém aqui! Eu achei o trailer meio fraquinho... Mas só assistindo ao filme pra saber :)

Amélie Poulain é um filme... Como o Engethor disse... Humano. Poucos filmes retratam o cotidiano das pessoas de forma tão inteligente, de forma tão singela,m de forma tão... perfeita.

Leeloo disse:
Adoro filmes com narrador - 1ª ou 3ª pessoa!- e a narração desse filme é espetacular.

Ah, concordo!! Principalmente aquela narração do início do filme, eu chorei de rir!
É um filme encantador! 8-)
Vale a pena conferir
 
Em uma palavra só: Apaixonante!!!!!
Lembrei de quando eu era mininu buxudo lá no sertão q minha vó me levava na feira e tinha aqueles sacos de feijão! Adorava enfiar o braço todo no meio dos feijões :lol:
 
Eu também achei apaixonante e gostei muito da cena que ela vê o rapaz na máquina de tirar fotos e vc vê claramente o coração dela batendo mais rápido.
 
O fabuloso destino de Amelie Poulain

.....Ressucitando tópico....

Filme diferente, bonito e bem criativo. Roteiro excelente, principalmente os monólogos. Atuações muito boas principalmente da atriz principal.

Só não gostei muito do final que ficou meio batido, diferente do resto do filme.

Eu esperava mais mas é um ótimo filme.

Nota- 7,5
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo