1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diretor da Semana Charlie Chaplin

Tópico em 'Cinema' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 16 Jul 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Sir Charles Spencer Chaplin
    (16/04/1889 —25/12/1977)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.

    Influenciado pelo trabalho dos antecessores - o comediante francês Max Linder, Georges Méliès, D. W. Griffith, Louis e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão e influenciou um enorme time de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton e outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.

    Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1919.

    Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengalade bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.

    Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.

    Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve:
    "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."​

    Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

    Infância e Juventude

    Charles Spencer Chaplin, que era canhoto, nasceu no dia 16 de abril de 1889, na East Street, Walworth, Londres, Inglaterra. Seus pais eram artistas de music-hall; seu pai, Charles Spencer Chaplin Sr., era vocalista e ator, e sua mãe, Hannah Chaplin (nascida Hannah Harriet Pedlingham Hill), era cantora e atriz. Chaplin aprendeu a cantar com seus pais, os quais se separaram antes dele completar três anos de idade. Após a separação, Chaplin foi deixado aos cuidados de sua mãe, que estava cada vez mais instável emocionalmente. O censo de 1891 mostra que sua mãe morava com Charlie e seu meio-irmão mais velho Sydney na Barlow Street, Walworth.

    Um problema de laringe acabou com a carreira de cantora da mãe de Chaplin. A primeira crise de Hannah ocorreu em 1894 quando ela estava cantando no The Canteen, um teatro em Aldershot, geralmente frequentado por manifestantes e soldados. Além de ser vaiada, Hannah foi gravemente ferida pelos objetos atirados pela platéia. Nos bastidores, ela chorava e argumentava com o seu gerente. Enquanto isso, com apenas cinco anos de idade, o pequeno Chaplin subiu sozinho ao palco e cantou uma música popular da época, "Jack Jones".

    O pai de Chaplin, Charles Chaplin Sr., era alcoólatra e tinha pouco contato com seu filho, apesar de Chaplin e seu meio-irmão morarem durante um curto período de tempo com seu pai e sua amante, Louise, na 287 Kennington Road, onde atualmente há uma placa em homenagem ao fato. Os meio-irmãos viviam ali, enquanto sua mãe, mentalmente doente, residia no Asilo Cane Hill em Coulsdon. A amante do pai de Chaplin enviou o menino para a Archbishop Temples Boys School. Seu pai morreu de cirrose no fígado quando Chaplin tinha doze anos, em 1901. De acordo com o censo de 1901, Chaplin residia na 94 Ferndale Road, Lambeth.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Após a mãe de Chaplin ter sido novamente admitida no Asilo Cane Hill, seu filho foi deixado em uma casa de trabalho em Lambeth, no sul de Londres, mudando-se após várias semanas para o Central London District School, uma escola para pobres em Hanwell. Os jovens irmãos Chaplin começaram um íntimo relacionamento, a fim de sobreviverem. Ainda jovens, foram atraídos para o music hall, e ambos provaram ter grande talento. A mãe de Chaplin morreu em 1928, em Hollywood, sete anos após ter sido levada para os Estados Unidos por seus filhos.

    Versatilidade

    Chaplin ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em Luzes da Ribalta, foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator.

    Alguns temas musicais de seus filmes como os de O Garoto, Luzes da Cidade, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta são inesquecíveis. Ele era ator, músico, cineasta, produtor, empresário, escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, humorista, mímico e regente de orquestra.

    Era McCarthy

    O posicionamento político de Chaplin sempre foi esquerdista. Durante a era de macarthismo, Chaplin foi acusado de "atividades anti-americanas" como um suposto comunista, e J. Edgar Hoover, que instruíra o FBI a manter extensos arquivos secretos sobre ele, tentou acabar com sua residência nos EUA. A pressão do FBI sobre Chaplin cresceu após sua campanha para uma segunda frente europeia na Segunda Guerra Mundial em 1942, e alcançou um nível crítico no final da década de 1940, quando ele lançou o filme de humor negro Monsieur Verdoux (1947), considerado uma crítica ao capitalismo. O filme foi mal recebido e boicotado em várias cidades dos EUA, obtendo, no entanto, um êxito maior na Europa, especialmente na França. Naquela época, o Congresso ameaçou chamá-lo para um interrogatório público. Isso nunca foi feito, provavelmente devido à possibilidade de Chaplin satirizar os investigadores. Por seu posicionamento político, Chaplin foi incluído na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Em 1952, Chaplin deixou os EUA para o que orginalmente pretendia ser uma breve viagem ao Reino Unido para a estréia do filme Luzes da Ribalta em Londres. Hoover soube da viagem e negociou com o Serviço de Imigração para revogar o visto de Chaplin, exilando-o do país. Chaplin decidiu não voltar a entrar nos Estados Unidos, escrevendo:

    (...) Desde o fim da última guerra mundial, eu tenho sido alvo de mentiras e propagandas por poderosos grupos reacionários que, por sua influência e com a ajuda da imprensa marrom, criaram um ambiente doentio no qual indivíduos de mente liberal possam ser apontados e perseguidos. Nestas condições, acho que é praticamente impossível continuar meu trabalho do ramo do cinema e, portanto, me desfiz de minha residência nos Estados Unidos".

    Chaplin decidiu então permanecer na Europa, escolhendo morar em Vevey, Suíça.

    Últimos trabalhos

    Os últimos dois filmes de Chaplin foram produzidos em Londres: Um Rei em Nova York (1957) no qual ele atuou, escreveu, dirigiu e produziu; e A Condessa de Hong Kong (1967), que ele dirigiu, produziu e escreveu. O último filme foi estrelado por Sophia Loren e Marlon Brando, e Chaplin fez uma pequena ponta no papel de mordomo, sendo esta a sua última aparição nas telas. Ele também compôs a trilha sonora de ambos os filmes, assim como a canção-tema de A Countess from Hong Kong, "This is My Song", cantada por Petula Clark, chegando a ser a canção mais popular do Reino Unido na época do lançamento do filme. Adicionalmente, Chaplin escreveu sua autobiografia entre 1959 e 1963, intitulada Minha Vida, sendo publicada em 1964. Chaplin planejara um filme intitulado The Freak, que seria estrelado por sua filha, Victoria, no papel de um anjo. Segundo Chaplin, ele havia concluído o roteiro em 1969 e foram feitos alguns ensaios de pré-produção, mas foram interrompidos quando Victoria se casou. Além disso, sua saúde declinou constantemente na década de 1970, prejudicando todas as esperanças do filme ser produzido.

    De 1969 até 1976, juntamente com James Eric, Chaplin compôs músicas originais para seus filmes mudos e depois os relançou. Compôs a música de seus outros curta-metragens da First National: Clássicos vadios em 1971, Dia de Pagamento em 1972, Um Dia de Prazer em 1973, Sunnyside em 1974, e dos longa-metragens O Circo em 1969 e O garoto em 1971. O último trabalho de Chaplin foi a trilha sonora para o filme Casamento ou Luxo (1923), concluída em 1976, época em que Chaplin estava extremamente frágil, encontrando até mesmo dificuldades de comunicação.

    Prêmios competitivos

    Em 1972, Chaplin ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora pelo filme Luzes da Ribalta, de 1952, que também foi um grande sucesso. O filme foi co-estrelado por Claire Bloom e também conta com a participação de Buster Keaton, sendo esta a única vez em que os dois grandes comediantes apareceram juntos. Devido as perseguições políticas contra Chaplin, o filme não chegou a ser exibido durante uma única semana em Los Angeles quando foi originalmente lançado. Este critério de nomeação era desconsiderado até 1972.

    Chaplin também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator em O Grande Ditador em 1940, e novamente por Melhor Roteiro Original em Monsieur Verdoux em 1948. Durante seus anos ativos como cineasta, Chaplin expressava desprezo pelos Oscars; seu filho descreve que ele provocou a ira da Academia ao deixar seu Oscar de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Isto talvez explique porque Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados por várias enquetes como dois dos melhores filmes de todos os tempos, nunca foram indicados a um único Oscar.

    Prêmios honorários

    Na 1ª Entrega dos Prêmios da Academia em 16 de maio de 1929, os procedimentos de votação da auditoria ainda não tinham sido postos em prática, e as categorias eram ainda muito fluidas. Chaplin havia sido originalmente indicado ao Oscar de Melhor Ator e de Melhor Diretor de um Filme de Comédia pelo seu filme O Circo, mas seu nome foi retirado quando a Academia decidiu dar-lhe um prêmio especial "pela versatilidade e genialidade em atuar, escrever, dirigir e produzir O Circo". O outro filme que recebeu um prêmio especial naquele ano foi O Cantor de Jazz.

    O segundo Oscar Honorário de Chaplin veio quarenta e quatro anos mais tarde, em 1972, e foi pelo "efeito incalculável que ele teve em tornar os filmes a forma de arte deste século". Ele saiu de seu exílio para receber esse prêmio, e recebeu a mais longa ovação em pé da história do Oscar, com uma duração total de dez minutos. Chaplin também aproveitou seu breve e triunfante retorno aos Estados Unidos para discutir como seus filmes seriam relançados e comercializados.

    Morte

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Túmulos de Chaplin (à direita) e Oona O'Neill no Cemitério de Coursier-Sur-Vevey, em Vaud, Suíça.​

    A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do filme A Condessa de Hong Kong, e mais rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972. Por volta de 1977, já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em consequência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977 em Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça, e foi enterrado no cemitério comunal.

    No dia 1 de março de 1978, seu cadáver foi roubado da sepultura por um pequeno grupo de mecânicos suíços, na tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados, o corpo foi recuperado onze semanas depois, perto do Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-sur-Vevey, mas desta vez a família mandou fazer um tampão de concreto de 1,80 metro de espessura protegendo o caixão do cineasta, para evitar novos problemas. No mesmo cemitério, há uma estátua de Chaplin em sua homenagem.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Em 1991, Oona O'Neill, sua quarta e última esposa, faleceu e foi sepultada ao lado do cineasta.

    Legado

    O Vagabundo é provavelmente o personagem mais imitado em todos os níveis de entretenimento. Há rumores de que o próprio Chaplin participou uma vez de um concurso de imitadores de Charlie Chaplin, e acabou ficando em 3º lugar.
     De 1917 a 1918, o ator de cinema mudo Billy West fez mais de 20 filmes imitando meticulosamente O Vagabundo, com maquiagem e figurino.
     No filme indiano Punnagai Mannan, Kamal Haasan inspirou-se em Chaplin para construir o personagem "Chaplin Chellappa".
     Em 1978, uma canção intitulada "Charlie Chaplin" representou a Grécia no Festival Eurovisão da Canção 1978 e na qual a cantora Tania Tsanaklidou fala-nos sobre Chaplin.
     Em 1985, Chaplin foi homenageado com sua imagem em um selo postal do Reino Unido, e em 1994 ele apareceu em um selo dos Estados Unidos, desenhado por caricaturista Al Hirschfeld.
     Na década de 1980, a IBM produziu uma série de comerciais com um imitador de Chaplin para divulgação de seus computadores.
    John Woo dirigiu uma paródia do filme O garoto, intitulado Hua ji shi dai (1981), também conhecido como Laughing Times.
     O asteróide 3623 Chaplin, descoberto pela astrônoma soviética Lyudmila Georgievna Karachkina em 1981, foi batizado em homenagem a Chaplin.
     Em 1992, foi feito um filme sobre a vida de Charlie Chaplin, intitulado
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , dirigido por Richard Attenborough e estrelado por Robert Downey Jr. e Geraldine Chaplin, a filha de Chaplin na vida real, interpretando sua própria avó. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Ator (Downey Jr.), Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
     Em 2001, o comediante britânico Eddie Izzard interpretou Chaplin no filme
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , de Peter Bogdanovich, que especula sobre o caso ainda não resolvido da morte do produtor cinematográfico Thomas Ince durante uma festa em um iate bancada por William Randolph Hearst, na qual Chaplin era um dos convidados.

    Curiosidades

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Anúncio da Manteiga de Côco Brasil, publicado no dia 18 de fevereiro de 1923​

    Filmografia
    (No IMDb tem muitos filmes com ele como diretor não-creditado, resolvi incluir apenas os filmes onde ele é creditado)

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Carlitos e a Sonâmbula (1914) - curta

    Aproveitando a ausência momentânea de um marido, Carlitos paquera uma dama em um banco do parque. Quando o marido retorna, briga com a mulher. No hotel, onde a discussão continua, Carlitos se engana de porta, reencontra o casal, e é expulso violentamente, indo se esconder na casa vizinha.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Carlitos na Contra-regra (1914) - curta

    Trabalhando em um teatro, Carlitos tem de enfrentar problemas com os equipamentos dos atores e conflitos na distribuição dos camarins.[/td][/tr][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]O Engano (1914) - curta

    Clarence e seu amigo Ambrose se encontram em um restaurante e, acidentalmente, trocam de casaco. Clarence ia pegar uma mamadeira e Ambrose ia enviar uma carta de amor que estava em seu casaco. A esposa de Clarence encontra a carta e pensa que ele tem uma amante, e a esposa de Ambrose acha a mamadeira e pensa que ele tem um filho com outra mulher. Discussões acontecem no parque e, quando tudo está praticamente resolvido, Clarence arruma outra confusão com o outro casal, ao mostrar para a esposa de seu amigo a carta que estava em seu bolso.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Carlitos e Mabel em Passeio (1914) - curta

    O Sr. Sniffles e sua esposa saem para um passeio no parque e encontram Ambrose e a esposa dele. Carlitos começa a paquerar esta última, causando uma confusão.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]O Passado Pré-histórico (1914) - curta

    Na idade da pedra, o Rei Lowbrow governa o reino e tem um harém de mulheres. Quando Weakchin chega a esse reino, ele se apaixona justamente pela sua donzela favorita.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Carlitos se Diverte (1915) - curta

    Depois de fazer uma pequena visita ao bar, um farrista e seu amigo causam confusão em um restaurante, e são postos para fora por um garçom violento.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Carmen (1915) - curta

    Inspirado na obra de Prosper Mérimée, o filme traz Chaplin como o oficial espanhol Darn Hosiery, que é seduzido pela jovem cigana Carmem, com quem terá uma malfadada relação.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]O Falso Gerente (1916) - curta

    Carlitos é um cliente que anda por uma grande loja e que usa algumas mercadorias, causando algumas confusões. Enquanto isso, o supervisor da loja, que havia roubado o dinheiro do caixa e se dispunha a fugir, encontra Carlitos, que é idêntico a ele, a ponto de o supervisor acreditar estar se olhando no espelho. O supervisor lhe oferece trocar de papéis, e Carlitos aceita. Enrão aparece o gerente - que era cúmplice do supervisor - e que confunde Carlitos com o empregado. Acontecem então os conhecidos alvoroços, com a interveção dos detetives.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]À Uma da Madrugada (1916) - curta

    Um homem chega em sua casa de madrugada, depois de ter bebido muito. Ele pretende ir para a cama descansar, mas há vários "obstáculos" no caminho que o impedem de realizar seu intento.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]O Conde (1916) - curta

    Carlitos é um aprendiz de alfaiate que, por acidente, queima a calça do conde e por isso é demitido. O alfaiate encontra um bilhete dizendo que o conde não pode ir na festa, então ele se veste como um conde e vai na festa. Carlitos vai até a casa onde a festa acontece e encontra o alfaiate. Os dois tentam conquistar a empregada mais bonita da casa, mas não têm sucesso. Carlitos é atraído por uma jovem cigana e o alfaiate tem que distrair os outros pretendentes. O verdadeiro conde aparece na festa, vê os dois impostores, chama a polícia, e eles têm que fugir.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]A Loja de Penhores (1916) - curta

    O assistente do dono da casa de penhores vive competindo com um outro assistente. Ele é demitido mas, depois, é recontratado pelo patrão. Ao defender a loja contra um assaltante, o assistente quebra os objetos dos clientes.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Carlitos no Estúdio (1916) - curta

    David trabalha como assistente de Golias em um estúdio de cinema. Além de criar confusão com os outros que lá trabalham, ele também ajuda uma moça que trabalha no estúdio disfarçada de homem, mas que sonha em ser atriz.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Sobre Rodas (1916) - curta

    Após trabalhar duro no restaurante, um garçom aproveita o intervalo no trabalho para patinar.[/TD][/TR][/TABLE]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Como Fazer Vídeos de Filmes (1918) - curta

    Documentário/comédia de Chaplin iniciado em 1917, mas só finalizado em 1982 depois de sua morte.[/TD][/TR][/TABLE]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Chase Me Charlie (1918) - curta[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]The Bond (1918) - curta

    É constituído de falas e cenário simples, além de boas piadas. O mais importante que Chaplin mostra neste filme é o valor da amizade, do casamento e, principalmente, o valor da liberdade.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Carlitos nas Trincheiras (1918)

    O filme se passa na França, durante a primeira guerra mundial. Chaplin faz um recruta que vira um herói e é convocado para uma perigosa missão que se localiza nas linhas inimigas.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Sunnyside (1919) - curta

    Charles Chaplin interpreta um ajudante de um pequeno hotel e é apaixonado por uma moça da vila (Edna Purviance). Um moço vindo da cidade grande, começa a se interessar pela moça também. Só resta a Chaplin fazer de tudo para ganhar ela de volta.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Um Dia de Prazer (1919) - curta

    O Vagabundo (Charles Chaplin), com a sua mulher (Edna Purviance) e seus dois filhos (Marion Feducha / Bob Kelly e Jackie Coogan), saem para aproveitarem o dia juntos mas, já de saída nada dá certo quando ele tenta por um longo tempo dar a partida em seu humilde carro. Após isso, a família ainda não desiste de tirar um dia proveitoso e saem para o passeio mas ao longo dele, o Vagabundo acidentalmente o enche de confusões.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]O Garoto (1921)

    Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Os Clássicos Vadios (1921) - curta

    O filme conta a história do clássico vagabundo Carlitos que é confundido com um milionário.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Nice and Friendly (1922) - curta

    É um filme caseiro, que nem tem uma história central, e que muito menos foi lançado. Chaplin o fez com o propósito de dar como presente de casamento para Edwina Mountbatten e Louis Mountbatten que naquele período estavam em lua de mel na Califórnia.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Dia de Pagamento (1922) - curta

    Chaplin é um operário que se diverte nos salões, mas ele acaba tendo dificuldades quando sua esposa descobre que em seu chapéu, há todo o dinheiro de seu pagamento que ainda ele não o tinha feito.[/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Casamento ou Luxo (1923)

    Após um desencontro, uma jovem do interior da França, Marie St. Clair , pensa ter sido abandonada pelo noivo e viaja sozinha para Paris. Mais tarde, já casada com um homem da alta sociedade parisiense, ela reencontra o antigo noivo, Jean
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Em Busca do Ouro (1925)

    No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale).
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]O Circo (1928)

    Desta vez, o vagabundo Carlitos é confundido com um ladrão e vai se refugiar num circo, onde, de uma hora para outra, se transforma na atração principal e revolta-se contra o tirânico proprietário do circo.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Luzes da Cidade (1931)

    A paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Tempos Modernos (1936)

    Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem novas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]O Grande Ditador (1940)

    Chaplin faz dois personagens: Adenoyd Hynkel, um ditador alemão muito parecido com Hitler; e um barbeiro judeu quase sósia do ditador. A coincidência faz os dois serem confundidos. O filme é principalmente uma paródia sobre Hitler e o nazismo, mas ataca também Mussolini e o fascismo. Com inteligência, Chaplin reveza o humor com tristes imagens de um gueto aterrorizado por tropas inimigas. É aqui que existe a clássica cena de Chaplin/Hynkel brincando com o globo terrestre.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Monsieur Verdoux (1947)

    A história desse filme foi baseada em um personagem real, Henry Landrú (1869-1922), que foi condenado à morte na guilhotina por ter assassinado mais de 10 mulheres e seduzido outras tantas. Neste filme, Henry Verdoux, utiliza-se da sedução à mulheres velhas e ricas, dando o famoso golpe do baú. Depois de casar-se com elas, e apoderar-se de seu dinheiro, Landru assassina-as e parte em busca de outras conquistas.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Luzes da Ribalta (1952)

    Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante, que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente uma jovem, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]Um Rei em Nova York (1957)

    Um rei é deposto de seu país e foge para os Estados Unidos. Lá é recebido por grandes festas. O ex-ministro acaba fugindo com o dinheiro do país. O rei não sabe, mas ao desembarcar em Nova York, está pobre. Pôsa de rico, mas para se sustentar é obrigado a aceitar o primeiro trabalho que encontra: garoto de propaganda. Ao visitar uma escola, o rei acaba conhecendo um garoto que prega idéias revolucionárias e socialistas e que tem os pais presos. O rei, à princípio não gosta muito do garotinho, pois ele fala demais, mas depois o encontra na rua e o leva para casa. Mais confusão, já que podem pensar que o garoto socialista tem algo a ver com o rei.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    [TABLE="class: outer_border, width: 900"]
    [TR]
    [TD]A Condessa de Hong Kong (1967)

    A Revolução Russa fez com que vários integrantes da nobreza local fugissem para a China e Hong Kong, que na época era um protetorado inglês. Lá cresceram suas filhas que, apesar de terem títulos nobiliárquicos, precisaram se prostituir para sobreviver. Uma destas mulheres é Natascha (Sophia Loren), condessa de pai russo, que é apresentada ao empresário Ogden Mears (Marlon Brando) quando o navio dele aporta em Hong Kong. Ogden e Harvey (Sydney Chaplin), seu amigo, saem com Natascha e outras mulheres na mesma situação, acreditando que apenas as verão naquele dia. Porém, quando o navio deixa Hong Kong, Ogden encontra Natascha escondida no guarda-roupas de sua cabine. Ela deseja ir para os Estados Unidos, onde poderá recomeçar sua vida, mas para tanto precisa da ajuda de Ogden para não ser descoberta como clandestina. Inicialmente reticente, aos poucos Ogden aceita a idéia de ajudá-la.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD][/TR][/table]

    Fontes

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    §
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ______________________________________________________________________________________

    Tópico relacionado:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Ótimo Ótimo x 3

Compartilhar