Seria tão insano como daqui a algum tempo alguém chegar e dizer que as Copas de 30, 34 e 38 não valeriam.
Também foram feitas no improviso, também mudavam de formato toda hora, também não representavam as reais forças do futebol da época.
Acho que o argumento que mata é o seguinte. Como o Corinthians foi campeão, vocês dizem que o campeonato não valia nada. Mas se o Corinthians tivesse chegado numa final hipotética com o manchester e perdesse, vcs diriam como "haha, o corinthians perdeu o torneio de verão" ou "ahaha, o Corinthians conseguiu perder o Mundial em casa!"?
Acho bem óbvia a resposta.
Há uma caminhão de diferença entre as primeiras Copas e esse suposto mundial de clubes. Nada mais natural que na década de 30 fosse tudo improvisado, experimental e etc. Eram as primeiras Copas, era um modelo de competição sendo desenhado.
O mundial de 2000 foi simplesmente uma infeliz tentativa de atropelar o modelo América do Sul x Europa no Japão.
O garoto chamado FIFA resolveu estabelecer novas regras pra decidir o melhor time do seu bairro e, como ele era dono da bola fez o que bem entendeu. Quando percebeu que foi um grande fiasco, resolveu dar uma pequena mudada na maneira do que o campeonato já era feito há anos, e emprestou sua bola pra jogarem. Agora, o teimoso FIFA, não admite que a tentativa de fazer o torneio da sua maneira foi uma grande porcaria, já que não convidou o time mais forte do seu bairro na época, a.k.a. Palmeiras. E tbm, não conseguiu empolgar os times mais fortes que jogaram, com seu modelo esdrúxulo.
O campeão de 2000 é o Boca Juniors. O fato da FIFA ter simplesmente reformulado - minimamente - o torneio que era disputado no Japão não desmente isso - se renderam ao modelo válido e de sucesso. Aliás, já que vc defende esse mundial, acha que o campeão mundial de 2000 é o Corinthians, e não o Boca?
Edit: esqueci de responder sua pergunta. Se Corinthians ou Vasco tivessem perdido a final pra algum time internacional, esse torneio seria enterrado com ainda mais facilidade, já que eu dúvido que Manchester ou Real Madrid dariam alguma importância ao título, a ponto de ficar se gabando.
Mas, quer dizer que a validade do título agora é baseada no que seria dito, caso essa situação hipotética fosse concreta? Não força po.
Provavelmente aconteceria o que vc disse, o que não muda o fato de achar esse mundial uma merda. Seria até mais bacana zoar, pq perder um mundial pra times que vieram fazer turismo é digno que mtas gargalhadas. Mesmo.