Falcão Branco
Sacrifiquei um
Olá amigos da Valinor, recentemente lí dois livros sobre mitologia Nórdica,"The Viking Gods" e "As melhores Historias da Mitologia Nórdica, o que me fez voltar a pesquisar sobre essa cultura tão interessante. Bem, a maioria aqui sabe que Tolkien usou a cultura Nórdica como base para a Terra-Média (Midgard), porem, vou mostrar varias curiosidades um pouco obscuras, alem de um texto introdutório.
O paganismo Nórdico tinha uma visão do mundo como um multiverso em vez de um universo. Reconheciam 9 mundos diferentes existentes em torno de um eixo, a Arvore Yggdrasil. É possível viajar entre estes mundos, de modo que inter atuam entre eles de diversas maneiras. A continuação se descrevem estes nove mundos com uma breve referência sobre eles:
Yggdrasil:
O eixo do universo, cada mundo esta assentado nesta arvore. Diz-se que “suas três raízes são compridas e amplas, o sustentam ereto, uma em Mûtspellhêm, outra nos Gigantes do Gelo (onde antes estava o abismo aberto) e a terceira em Nebalhêm; debaixo desta se encontra Hvergelmir com Nidhörggr (o terrível mordedor), roendo a raiz desde abaixo. Mas abaixo da raiz que se torce na direção dos Gigantes do Gelo se encontra o poço de Mimir (pois se chama Mimir a custódia do poço). Mimir é muito sábio, pois bebe do poço que surge do Gjallahorn. Na terceira raiz da arvore esta a nascente chamada poço de Urdr. Diariamente, pela ponte de Bifröst (O Arco Íris, Lit, O Caminho Trêmulo), os Poderosos galopam até ele. Por isso também se chama ponte dos Êse (Aesir).
Uma águia que aninha no topo da arvore, incomparavelmente sábia, e entre seus olhos se encontra o Falcão Vedrfölnir. Um esquilo cujo nome é Ratatoskr, percorre a arvore de cima para abaixo e vice-versa, levando fofocas malévolas entre a Águia e Nidhöggr. Quatro cervos remoem as ramas da arvore e mordem sua corteza, são eles: Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Durazrórr. E existe uma grande ninhada de serpentes junto a Nídhöggr em Hvergelmir, que nenhuma língua pode referi-la. Também se conta que as Nornas, que moram em torno do poço de Urdr, retiram água diariamente dele, misturando com as pedras que o rodeiam, e salpicam na arvore para evitar que ele se esgote e pereça. Porque esta água é tão sagrada que todas as coisas que se submergem no poço se tornam brancas como a película que existe no interior da casca de um ovo. Este salpicado que goteia sobre o terreno inferior é o que os homens chamam de orvalho, e as abelhas se nutrem dele. O poço Urdr da vida as duas aves chamadas Cisnes, das quais descendem as que agora por aí se encontram.
Na antiga Europa pré-cristã existia um enorme pilar chamado Irminsûl que representava esta Arvore Sagrada e era o maior centro de culto dos Saxões Continentais, destruído por Carlos Magno no princípio de sua guerra e genocídio contra nossos ancestrais em 772.
1.- Nebalhêm (Niflheim):
Originalmente, somente existia Nebalhêm, Mûstspelhêm e um grande vazio. Nebalhêm é um mundo de gelos eternos e constantes névoas que se originaram em parte ao entrar em contato o gelo com as faíscas de Mûstspelhêm, enchendo assim o abismo, também é o lar dos Forostetane (Gigantes do Gelo).
2.- Mûtspellhêm (Muspellheim):
Outro dos mundos primogênitos, morada dos Fiuretane (Gigantes do Fogo) comandados por Surt.
3.- Middilgard (Midgard):
É o mundo onde vivem os humanos e as espécies da terra. Seu nome significa "Terra Média", já que está localizada no centro de todo o multiverso. É rodeada por Etanhêm.
4.- Etanhêm (Jotunheim):
Esta é a morada dos Gigantes de Gelo e dos Gigantes Montanheses. Segundo as tradições, este lugar se situava no leste mais além do oceano. Aqui se encontra Outgard onde governa Loki. Estas terras são consideradas como um país de bosques descomunais, rios caudalosos, cavernas amplas, poderosas montanhas e tremendas distâncias.
5.- Uuânhêm (Vanaheim):
Esta é a morada dos Deuses Uuâni (vanir); assim como se sabe pouco dos Uuâni, também se conhece pouco da sua moradia.
6.- Alfhêm (Ljósálfheim):
É o mundo onde moran os Alfe (elfos), é aquele que se encontra mais acima na arvore Yggdrasil. Neste mundo se encontra Alfhêm (moradia dos Alfe - elfos luminosos). Diz-se que os elfos visitam de vez em quando a middilgard, baixando em um raio da lua. Alfhêm foi dado ao Deus Freyr motivo pelo qual se da uma característica de fertilidade a estes seres.
7.- Suuartalfhêm (Svartálheim):
É o mundo onde habitam os Suuartalfe (Swart Alf, elfos sombrios), e também Duuergos (anões). Este lugar se encontra abaixo de Middilgard, onde os Duuergos (anões) forjam formosas jóias e maravilhosas armas.
8.- Hel (Hellheim):
Este mundo é aquele que se encontra mais abaixo de todos em Yggdrasil. É o reino da Deusa Hella (Hel), erroneamente considerado um inferno horrível onde os mortos são eternamente torturados, nossos antepassados pensavam neste mundo como um lugar de descanso para os mortos.
9.- Êsegard (Asgard):
Este foi o ultimo mundo que criaram os Deuses Uuôden (Odin), Vili e Vé, esta é a sua moradia e de todos os Êse (Æsir). Se encontra no meio do multiverso e de onde governam os Deuses. Pode-se chegar a Êsegard pela ponte Bifröst (O Arco Íris), vigiado pelo Deus Heimdallr; em Êsegard se encontram, entre outras moradias, o Vallhalla, o Folkvangar e o l Fensalir.
Curiosidades:
- O Grande Rei dos elfos do oeste era Ingwë, derivado do nome Yngvi, encontrado freqüentemente como um sinônimo para Frey, que governava Alfheim.
- O nome de um Elfo de Alfhêm é Gandalfo (Gandálf em outas versões), o velho.
- Asgard tambem é chamada de Êsengard.
- O grande rei Élfico Alf tambem é chamado de Finnálf.
- Existe em Alfheim um salão chamado Ginlé.
- Durin é um dos reis dos Anões.
- Existe um poço chamado poço de Urd, lá vivem as Nornas Urd (Passado), Verdandí(Presente) e Skuld(Futuro), que sabem do que veio vem e vira.
- O Anel dos Nibelungos foi claramente a fonte de inspirarão do Um Anel e dos anéis do Anões, visto que ambos "criavam ouro", geravam cobiça e morte ao seu redor e são chamados de Anéis de Poder.
-A História de Sigmund e Sieglinde é extremamente parecida com a de Turin e Nienor, incluindo fato de que ambos eram irmãos
Ljósálfar:
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre
Na mitologia nórdica, os Elfos luminosos, ou Ljósálfar em nórdico arcaico, vivem em Álfheim. Eles têm pele clara e brilhante. Snorri Sturluson os descreve como sendo "mais belos ao olhar do que o próprio sol", na tradução de Arthur Gilchrist Brodeur. Snorri também enfatiza a grande diferença tanto em aparência quanto em natureza entre eles e os Svartálfar.
Svaltáfar
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na mitologia nórdica, os svartálfar ("elfos negros") ou dökkálfar ("elfos escuros") são seres sobrehumanos (vættir ou wights, em nórdico arcaico), que eram conhecidos como residentes do mundo subterrâneo de Svartalfheim. Assim como os trolls, são relacionados freqüentemente com os anões e sua moradia também pode se confundir com Nidavellir, no subsolo de Midgard, quase tão distante quanto Helheim.
Anões como os Elfos Escuros
De acordo com Kevin Crossley-Holland: "Não existe nenhuma distinção válida que pode ser extraída entre os anões e os elfos escuros; parecem ter sido permutáveis." É necessário notar que a confusão entre entidades mitológicas sem relacionamento se levanta, freqüentemente, com a passagem do tempo, como pode ser encontrado nas histórias dos trolls (seres parecidos com ogros que também são confundidos com os anões).
Os svartálfar adquiriram seu nome porque foram vistos como as contrapartes negras do elfo comum - que vivem em Alfheim. Snorri Sturluson, autor de, entre outras coisas, do Younger Edda, às vezes relaciona estes últimos elfos como Ljósalfar ("elfos luminosos").
O termo elfo negro/escuro pode ser uma sugestão em relação ao seu lugar de residência, muito mais do que de sua natureza presumida, embora fossem descritos como mesquinhos e incômodos para seres humanos, na comparação aos angelicais elfos luminosos. Além da semelhança de suas vidas subterrâneas, svartálfar teve muitos outros traços que também são atribuídos a eles assim como aos anões. Entre estes, incluem seu crescimento a partir das larvas da carne de Imer, o giro ao redor de uma pedra quando expostos à luz do dia, e serem parecidos com os seres humanos, porém feios e deformados.
Influências posteriores:
O Pesadelo, pelo artista suiço-inglês Henry Fuseli (1781), foi provavelmente influenciada pela idéia germânica do malvado Alb (elfo) sentado sobre o tórax do dorminhoco durante a paralisia do sono.
Como muitos elfos mitológicos, não obstante a moralidade (muito mais perto das variantes medonhas, neste caso), os elfos escuros são, freqüentemente, apontados como responsáveis pelas muitas maldades que ocorrem à humanidade. Em particular, sonhos ruins eram ditos como provenientes do domínio dos dökkálfar, como indicado pela palavra alemã para pesadelo, Albtraum (sonho de elfo). As lendas contam que os elfos escuros se sentam em cima do tórax dos seres humanos e/ou sussurram os sonhos ruins nas orelhas do dorminhoco. Na Escandinávia, a criatura responsável pelos pesadelos é conheciada como Mara.
Uma horda de svartálfar aparece no conto The Weirdstone of Brisingamen, de Alan Garner, onde eles são contrastados com os Ljósalfar (elfos luminosos). Nesta história, eles se dissolvem sob o contato com armas do ferro.
O Dualismo entre o Claro e o Escuro
A palavra álf (pl. álfar) se deriva da mesma raiz indo-Européia da palavra, em latim, albus(branco) e, em hebreu, El(deus, luz). O significado original da palavra é significativo em relação ao caráter dos álfar na mitologia nórdica, que reteve seu status divino, derivado de sua origem da luz. Os elfos luminosos são relacionados, freqüentemente, ou até mesmo comparados aos Vanir (deuses da fertilidade). Os elfos podem ser encontrados em associação com as divindades durante todo o Eddas.
Os álfar são divididos, como os seres de muitas mitologias, entre a luz e a escuridão, que são relacionados, freqüentemente, ao dualistico princípio do bom contra o mal. A partir deste paralelo, é possível derivar os dois tipos de álf: Elfos Luminosos (ou Elevados) e Elfos Escuros (ou Negros) (dualismo comparável às Cortes Seelie e Unseelie do Sidhe, na mitologia céltica, aos anjos e demônios do cristianismo, e aos Devas e Asuras do Hinduísmo). É interessante notar que os Elfos Escuros, independente de serem claros ou de tonalidade escura, são caracterizados, às vezes, como diabólicos; às vezes, são caluniados; ao mesmo tempo, alguns ajudam os Elfos Luminosos e os Æsir no Ragnarök.
Além disso, deve-se notar que o dualismo da Luz/Escuridão se correlaciona ao confronto entre bom e o mal. Os Elfos Luminosos pertencem, normalmente, ao lado "bonzinho" da história, do mesmo modo que os Elfos Escuros (e mesmo os anões) formam a trupe de "bandidos". Esta visão símplista, entrentando, não é corroborada pelo Eddas, que apresenta os elfos (luminosos e escuros), anões, Aesir, Vanir e Jotuns como capazes de realizar tanto o bem quanto o mal. Os únicos seres verdadeiramente malignos na mitologia nórdica (se este termo pode ser aplicado a alguma força elemental da natureza), são os gigantes de fogo (demons), que serão responsáveis pela destruição do mundo imperfeito e antigo durante o Ragnarök, e do nascimento do novo mundo, preconizado como muito melhor, no espaço restante (uma última função benéfica).
Trolls
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trolls desenhados por John Bauer para The Adventure na antologia para crianças Among pixies and trolls, a collection of childrens' stories, 1915
Os trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos - como ogros - ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas.
Na literatura nórdica apareceram com várias formas, e uma das mais famosas teria orelhas e nariz enormes. Nesses contos também lhes foram atribuídas várias características, como a transformação em pedra destas criaturas quando expostas a luz solar.
[editar]Caracteristicas
Existem diversos termos para como os troll são, sejam criaturas humanóides não muito inteligentes de um tamanho um pouco maior de que um humano entre 1,90 a 2,15 vivem pouco até os 75 anos atigem a idade adulta com 30 anos não vivem em bando e são muito agressivos,são poucos que sabem uma lingua diferente da sua comum o triolla mûn.alguns são um pouco mais estranhos e raros como um troll do subterrâneo eles são menos inteligentes do que seus primos porém são mais fortes e agressivos atigindo entre 2,35 a 3,45.
É isso, espero que tenham gostado, abraço!
EDIT: Updates!


O paganismo Nórdico tinha uma visão do mundo como um multiverso em vez de um universo. Reconheciam 9 mundos diferentes existentes em torno de um eixo, a Arvore Yggdrasil. É possível viajar entre estes mundos, de modo que inter atuam entre eles de diversas maneiras. A continuação se descrevem estes nove mundos com uma breve referência sobre eles:
Yggdrasil:
O eixo do universo, cada mundo esta assentado nesta arvore. Diz-se que “suas três raízes são compridas e amplas, o sustentam ereto, uma em Mûtspellhêm, outra nos Gigantes do Gelo (onde antes estava o abismo aberto) e a terceira em Nebalhêm; debaixo desta se encontra Hvergelmir com Nidhörggr (o terrível mordedor), roendo a raiz desde abaixo. Mas abaixo da raiz que se torce na direção dos Gigantes do Gelo se encontra o poço de Mimir (pois se chama Mimir a custódia do poço). Mimir é muito sábio, pois bebe do poço que surge do Gjallahorn. Na terceira raiz da arvore esta a nascente chamada poço de Urdr. Diariamente, pela ponte de Bifröst (O Arco Íris, Lit, O Caminho Trêmulo), os Poderosos galopam até ele. Por isso também se chama ponte dos Êse (Aesir).
Uma águia que aninha no topo da arvore, incomparavelmente sábia, e entre seus olhos se encontra o Falcão Vedrfölnir. Um esquilo cujo nome é Ratatoskr, percorre a arvore de cima para abaixo e vice-versa, levando fofocas malévolas entre a Águia e Nidhöggr. Quatro cervos remoem as ramas da arvore e mordem sua corteza, são eles: Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Durazrórr. E existe uma grande ninhada de serpentes junto a Nídhöggr em Hvergelmir, que nenhuma língua pode referi-la. Também se conta que as Nornas, que moram em torno do poço de Urdr, retiram água diariamente dele, misturando com as pedras que o rodeiam, e salpicam na arvore para evitar que ele se esgote e pereça. Porque esta água é tão sagrada que todas as coisas que se submergem no poço se tornam brancas como a película que existe no interior da casca de um ovo. Este salpicado que goteia sobre o terreno inferior é o que os homens chamam de orvalho, e as abelhas se nutrem dele. O poço Urdr da vida as duas aves chamadas Cisnes, das quais descendem as que agora por aí se encontram.
Na antiga Europa pré-cristã existia um enorme pilar chamado Irminsûl que representava esta Arvore Sagrada e era o maior centro de culto dos Saxões Continentais, destruído por Carlos Magno no princípio de sua guerra e genocídio contra nossos ancestrais em 772.
1.- Nebalhêm (Niflheim):
Originalmente, somente existia Nebalhêm, Mûstspelhêm e um grande vazio. Nebalhêm é um mundo de gelos eternos e constantes névoas que se originaram em parte ao entrar em contato o gelo com as faíscas de Mûstspelhêm, enchendo assim o abismo, também é o lar dos Forostetane (Gigantes do Gelo).
2.- Mûtspellhêm (Muspellheim):
Outro dos mundos primogênitos, morada dos Fiuretane (Gigantes do Fogo) comandados por Surt.
3.- Middilgard (Midgard):
É o mundo onde vivem os humanos e as espécies da terra. Seu nome significa "Terra Média", já que está localizada no centro de todo o multiverso. É rodeada por Etanhêm.
4.- Etanhêm (Jotunheim):
Esta é a morada dos Gigantes de Gelo e dos Gigantes Montanheses. Segundo as tradições, este lugar se situava no leste mais além do oceano. Aqui se encontra Outgard onde governa Loki. Estas terras são consideradas como um país de bosques descomunais, rios caudalosos, cavernas amplas, poderosas montanhas e tremendas distâncias.
5.- Uuânhêm (Vanaheim):
Esta é a morada dos Deuses Uuâni (vanir); assim como se sabe pouco dos Uuâni, também se conhece pouco da sua moradia.
6.- Alfhêm (Ljósálfheim):
É o mundo onde moran os Alfe (elfos), é aquele que se encontra mais acima na arvore Yggdrasil. Neste mundo se encontra Alfhêm (moradia dos Alfe - elfos luminosos). Diz-se que os elfos visitam de vez em quando a middilgard, baixando em um raio da lua. Alfhêm foi dado ao Deus Freyr motivo pelo qual se da uma característica de fertilidade a estes seres.
7.- Suuartalfhêm (Svartálheim):
É o mundo onde habitam os Suuartalfe (Swart Alf, elfos sombrios), e também Duuergos (anões). Este lugar se encontra abaixo de Middilgard, onde os Duuergos (anões) forjam formosas jóias e maravilhosas armas.
8.- Hel (Hellheim):
Este mundo é aquele que se encontra mais abaixo de todos em Yggdrasil. É o reino da Deusa Hella (Hel), erroneamente considerado um inferno horrível onde os mortos são eternamente torturados, nossos antepassados pensavam neste mundo como um lugar de descanso para os mortos.
9.- Êsegard (Asgard):
Este foi o ultimo mundo que criaram os Deuses Uuôden (Odin), Vili e Vé, esta é a sua moradia e de todos os Êse (Æsir). Se encontra no meio do multiverso e de onde governam os Deuses. Pode-se chegar a Êsegard pela ponte Bifröst (O Arco Íris), vigiado pelo Deus Heimdallr; em Êsegard se encontram, entre outras moradias, o Vallhalla, o Folkvangar e o l Fensalir.
Curiosidades:
- O Grande Rei dos elfos do oeste era Ingwë, derivado do nome Yngvi, encontrado freqüentemente como um sinônimo para Frey, que governava Alfheim.
- O nome de um Elfo de Alfhêm é Gandalfo (Gandálf em outas versões), o velho.
- Asgard tambem é chamada de Êsengard.
- O grande rei Élfico Alf tambem é chamado de Finnálf.
- Existe em Alfheim um salão chamado Ginlé.
- Durin é um dos reis dos Anões.
- Existe um poço chamado poço de Urd, lá vivem as Nornas Urd (Passado), Verdandí(Presente) e Skuld(Futuro), que sabem do que veio vem e vira.
- O Anel dos Nibelungos foi claramente a fonte de inspirarão do Um Anel e dos anéis do Anões, visto que ambos "criavam ouro", geravam cobiça e morte ao seu redor e são chamados de Anéis de Poder.
-A História de Sigmund e Sieglinde é extremamente parecida com a de Turin e Nienor, incluindo fato de que ambos eram irmãos
Ljósálfar:
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre
Na mitologia nórdica, os Elfos luminosos, ou Ljósálfar em nórdico arcaico, vivem em Álfheim. Eles têm pele clara e brilhante. Snorri Sturluson os descreve como sendo "mais belos ao olhar do que o próprio sol", na tradução de Arthur Gilchrist Brodeur. Snorri também enfatiza a grande diferença tanto em aparência quanto em natureza entre eles e os Svartálfar.
Svaltáfar
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na mitologia nórdica, os svartálfar ("elfos negros") ou dökkálfar ("elfos escuros") são seres sobrehumanos (vættir ou wights, em nórdico arcaico), que eram conhecidos como residentes do mundo subterrâneo de Svartalfheim. Assim como os trolls, são relacionados freqüentemente com os anões e sua moradia também pode se confundir com Nidavellir, no subsolo de Midgard, quase tão distante quanto Helheim.
Anões como os Elfos Escuros
De acordo com Kevin Crossley-Holland: "Não existe nenhuma distinção válida que pode ser extraída entre os anões e os elfos escuros; parecem ter sido permutáveis." É necessário notar que a confusão entre entidades mitológicas sem relacionamento se levanta, freqüentemente, com a passagem do tempo, como pode ser encontrado nas histórias dos trolls (seres parecidos com ogros que também são confundidos com os anões).
Os svartálfar adquiriram seu nome porque foram vistos como as contrapartes negras do elfo comum - que vivem em Alfheim. Snorri Sturluson, autor de, entre outras coisas, do Younger Edda, às vezes relaciona estes últimos elfos como Ljósalfar ("elfos luminosos").
O termo elfo negro/escuro pode ser uma sugestão em relação ao seu lugar de residência, muito mais do que de sua natureza presumida, embora fossem descritos como mesquinhos e incômodos para seres humanos, na comparação aos angelicais elfos luminosos. Além da semelhança de suas vidas subterrâneas, svartálfar teve muitos outros traços que também são atribuídos a eles assim como aos anões. Entre estes, incluem seu crescimento a partir das larvas da carne de Imer, o giro ao redor de uma pedra quando expostos à luz do dia, e serem parecidos com os seres humanos, porém feios e deformados.
Influências posteriores:
O Pesadelo, pelo artista suiço-inglês Henry Fuseli (1781), foi provavelmente influenciada pela idéia germânica do malvado Alb (elfo) sentado sobre o tórax do dorminhoco durante a paralisia do sono.
Como muitos elfos mitológicos, não obstante a moralidade (muito mais perto das variantes medonhas, neste caso), os elfos escuros são, freqüentemente, apontados como responsáveis pelas muitas maldades que ocorrem à humanidade. Em particular, sonhos ruins eram ditos como provenientes do domínio dos dökkálfar, como indicado pela palavra alemã para pesadelo, Albtraum (sonho de elfo). As lendas contam que os elfos escuros se sentam em cima do tórax dos seres humanos e/ou sussurram os sonhos ruins nas orelhas do dorminhoco. Na Escandinávia, a criatura responsável pelos pesadelos é conheciada como Mara.
Uma horda de svartálfar aparece no conto The Weirdstone of Brisingamen, de Alan Garner, onde eles são contrastados com os Ljósalfar (elfos luminosos). Nesta história, eles se dissolvem sob o contato com armas do ferro.
O Dualismo entre o Claro e o Escuro
A palavra álf (pl. álfar) se deriva da mesma raiz indo-Européia da palavra, em latim, albus(branco) e, em hebreu, El(deus, luz). O significado original da palavra é significativo em relação ao caráter dos álfar na mitologia nórdica, que reteve seu status divino, derivado de sua origem da luz. Os elfos luminosos são relacionados, freqüentemente, ou até mesmo comparados aos Vanir (deuses da fertilidade). Os elfos podem ser encontrados em associação com as divindades durante todo o Eddas.
Os álfar são divididos, como os seres de muitas mitologias, entre a luz e a escuridão, que são relacionados, freqüentemente, ao dualistico princípio do bom contra o mal. A partir deste paralelo, é possível derivar os dois tipos de álf: Elfos Luminosos (ou Elevados) e Elfos Escuros (ou Negros) (dualismo comparável às Cortes Seelie e Unseelie do Sidhe, na mitologia céltica, aos anjos e demônios do cristianismo, e aos Devas e Asuras do Hinduísmo). É interessante notar que os Elfos Escuros, independente de serem claros ou de tonalidade escura, são caracterizados, às vezes, como diabólicos; às vezes, são caluniados; ao mesmo tempo, alguns ajudam os Elfos Luminosos e os Æsir no Ragnarök.
Além disso, deve-se notar que o dualismo da Luz/Escuridão se correlaciona ao confronto entre bom e o mal. Os Elfos Luminosos pertencem, normalmente, ao lado "bonzinho" da história, do mesmo modo que os Elfos Escuros (e mesmo os anões) formam a trupe de "bandidos". Esta visão símplista, entrentando, não é corroborada pelo Eddas, que apresenta os elfos (luminosos e escuros), anões, Aesir, Vanir e Jotuns como capazes de realizar tanto o bem quanto o mal. Os únicos seres verdadeiramente malignos na mitologia nórdica (se este termo pode ser aplicado a alguma força elemental da natureza), são os gigantes de fogo (demons), que serão responsáveis pela destruição do mundo imperfeito e antigo durante o Ragnarök, e do nascimento do novo mundo, preconizado como muito melhor, no espaço restante (uma última função benéfica).
Trolls
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trolls desenhados por John Bauer para The Adventure na antologia para crianças Among pixies and trolls, a collection of childrens' stories, 1915
Os trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos - como ogros - ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas.
Na literatura nórdica apareceram com várias formas, e uma das mais famosas teria orelhas e nariz enormes. Nesses contos também lhes foram atribuídas várias características, como a transformação em pedra destas criaturas quando expostas a luz solar.
[editar]Caracteristicas
Existem diversos termos para como os troll são, sejam criaturas humanóides não muito inteligentes de um tamanho um pouco maior de que um humano entre 1,90 a 2,15 vivem pouco até os 75 anos atigem a idade adulta com 30 anos não vivem em bando e são muito agressivos,são poucos que sabem uma lingua diferente da sua comum o triolla mûn.alguns são um pouco mais estranhos e raros como um troll do subterrâneo eles são menos inteligentes do que seus primos porém são mais fortes e agressivos atigindo entre 2,35 a 3,45.
É isso, espero que tenham gostado, abraço!

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