• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Neymar: O melhor jogador Brasileiro Pós-Pelé

Fato que tem muitos times europeus melhores que muitas seleções. Até que a nossa brasileira. Eu não duvidaria de um confronto entre Brasil e Barcelona ou Brasil e Real Madri e nossa seleção não conseguindo vencer. O nível é maior lá por concentrar os melhores jogadores, não necessariamente europeus. É simples o fato.
Aseleção de hoje levaria bailes lindos do Real e Barça.
A não ser que o Mano armasse uma retrancassa à lá Suiça.



Cristiano Ronaldo é bom jogador, mas por trás dele há muito marketing que acaba cegando muita gente. Ele não joga mais que o Ribery. Ele nunca foi decisivo nas grandes partidas. Não to dizendo que não joga nada. Somente que há um certo exagero. Por ele ser o que é e pelo que o Real Madrid representa. Aquele Pepe não sei se seria titular aqui no Brasil. Mas o REal Madrid o valorizou pagando uma fortuna. Aliás se o CR fosse cria do Real, tenho certeza que não seria todo esse sucesso mundial. Seria um Raul. Com um pouco mais de marketing. O que o fez ser o que é hoje foi o fato de ter sido a maior transferencia até então. Bom para o Manchester que seguiu ganhando títulos e sendo competitivo.
Ahm.....
Ele levou o Manchester a ganhar uma CL.....Sendo artilheiro da competição.....

Tem 126 gols em 127 partidas desde que chegou no Real (Ronaldo, Kaka, nem Messi tem numeros assim em termos de médias).
Vai conseguir a proeza de liderar uma vitoria num campeonato de pontos corridos contra um time monstruoso como o Barça.
Vai bater pela segunda vez consecutiva a marca de maior numero de gols feitos no campeonato espanhol (campeonato por onde passaram Puskas, Di Stefano, Romario, Ronaldo, etc). Só não ficará com recorde se o Messi fizer mais gols, mas ele quase certamente fará mais de 41 gols.

Rooney sem Cristiano Ronaldo até agora não conseguiu levar a equipe a um tricampeonato nacional e um campeonato europeu.
No tricampeonato o Cristiano Ronaldo bateu recorde de todos os tempos em quantidade de assistencias e foi artilheiro do seguinte.

E ele ainda faz firulas em campo para diversão do publico. Faz firulas e ainda tem essa monstruosidade de numeros. O Rooney não tem nem metade desses numeros e nem sequer sabe fazer qualquer tipo de firula (apesar de ser um jogadoraço).


É birra de quem não gosta da personalidade dele. Ele é marrento, parece ser egocentrico, mimado, antipatico, etc.
Isso pode diminui-lo como idolo, mas não como futebolista. Ele é DISPARADO o segundo melhor jogador do mundo.
Tem que saber separar o fato de gostar ou não do cara como pessoa, e o que ele faz em campo.



Preciso parar de postar com álcool na cabeça, não é engraçado como outros.

Dei uma baita exagerada, e os posts do pelego e do Elessar já falaram muito bem coisas que também penso, mas o negócio é o seguinte: ver jogos do futebol da Europa não me diz nada, não mexe comigo, sabe? Barcelona fez 7 no Bayer Leverkusen? Uau, legal. No que isso me afeta enquanto torcedor brasileiro, corintiano e sul-americano? A não ser que enfrente eles no final do ano no Mundial, nada. E sempre vou torcer contra. Até pro Estudiantes, que nem morro de amores, torci. Ou o Santos, que é rival.

Na verdade, o que tenho não é tanto ódio a Europa, e sim muito mais um desejo de que as coisas voltem a dar certo aqui no Brasil e na América do Sul. A permanência do Neymar no Santos é um acontecimento histórico, e espero que os demais times se acertem para não apenas segurar suas revelações, mas sim trazer de volta quem foi pra Europa e, até, alguns europeus.

Aceitar que lá tem se jogado um melhor futebol, e se limitar a abaixar a cabeça e aplaudir não é postura condizente com os times brasileiros, argentinos e uruguaios, principalmente (nem vou entrar no assunto seleções). É preciso os times entenderem que precisam se modernizar, se estruturar, se organizar. Além disso, é necessário os times daqui entenderem que precisam aprender com os times de lá, que tem seu poderio econômico e tal, mas que eles não são parceiros, são concorrentes. Não dá mais pra aturar essa lógica "metrópole-colônia".

Só que eu sou só torcedor, não sou dirigente nem nada parecido. No entanto, sinto que as coisas estão melhorando. Os últimos três Brasileirões foram sensacionais, e espero que só melhore. Mas me preocupa os demais campeonatos nacionais (em especial argentino, uruguaio e paraguaio), Libertadores e Sul-Americana. Tenho lido vários estudos publicados no ótimo blog Olhar Crônico Esportivo, e a disparidade econômica entre os brasileiros e o resto é assustadora. Talvez mais assustadora que entre os maiores europeus e os brasileiros pois, neste caso, há previsão de os brazucas se aproximarem, ao contrário da primeira situação.

Vou parar por aqui por enquanto, senão me perco do que estava falando. :lol:
Isso é um ponto interessante.
É a diferença entre querer o melhor pro "futebol brasileiro" (ou seja, dos clubes brasileiros) ou o melhor pra "seleção brasileira".
Pro futebol brasileiro, a permanencia do Neymar é fantástica. Não tenho a menor esperança que isso signifique que iremos começar a segurar todos os nossos craques por toda a carreira, mas ainda assim é uma mudança com relação ao que ocorria na decada de 90 e 2000.
Se o pensamento é a seleção brasileira e como poderemos ganhar em 2014, aí seria melhor o Neymar já estar na europa pegando os jogadores de nivel acima e já impondo respeito nesses caras.
É uma discussão interessante a se ter. Eu também preferiria defender o futebol interno brasileiro a seleção brasileira. Mas eu não quero ver o Furia feliz em 2014.
 
Ainda bem que nunca terei essa dúvida :lol:

Mesmo que tenhamos um honesto presidente a frente da CBF, quando os clubes daqui forem finalmente remunerados quando um jogdor é cedido a seleção, aí começarei a pensar se todo o nosso futebol brasileiro merece um dia ser considerado mais importante que a seleção.
 
Isso é um ponto interessante.
É a diferença entre querer o melhor pro "futebol brasileiro" (ou seja, dos clubes brasileiros) ou o melhor pra "seleção brasileira".
Pro futebol brasileiro, a permanencia do Neymar é fantástica. Não tenho a menor esperança que isso signifique que iremos começar a segurar todos os nossos craques por toda a carreira, mas ainda assim é uma mudança com relação ao que ocorria na decada de 90 e 2000.
Se o pensamento é a seleção brasileira e como poderemos ganhar em 2014, aí seria melhor o Neymar já estar na europa pegando os jogadores de nivel acima e já impondo respeito nesses caras.
É uma discussão interessante a se ter. Eu também preferiria defender o futebol interno brasileiro a seleção brasileira. Mas eu não quero ver o Furia feliz em 2014.

Creio que, com o futebol brasileiro na figura dos clubes melhorando, a Seleção também melhore, mesmo que mais estrangeiros venham jogar aqui.
Ainda mais importante que melhorar a infraestrutura dos principais times (não estádio, pois isso continua péssimo -com raras exceções -, mas CT, alojamentos, etc., e nisso não estamos devendo em nada) é melhorar a estrutura das categorias de base em todos os times, grandes e pequenos, assim como buscar meios de os times pequenos se manterem e prosperarem. Só assim aumentam as chances de aparecerem monstros como, por exemplo, Sócrates, Careca e Ronaldo em times como Botafogo-RP, Guarani e São Cristóvão e, com isso, a própria Seleção ganha.
Sobre os estrangeiros, servem como troca de conhecimentos, experiências e servem de motivação para os jovens. Veja o Petkovic, por onde ele passou virou referência em todos os sentidos, ou o Tevez, que sempre foi atencioso e dava moral pra molecada do "terrão" enquanto esteve no Timão, por exemplo.

No entanto, preocupa esse time da Seleção, que tem jogado de forma sofrível. Mas tem que ganhar em 2014. De qualquer jeito.
 
A longo prazo eu concordo.
Mas pra 2014 esse processo deveria ter começado pelo menos na virada do século.
Agora, se o objetivo é 2014, tem que ser meio imediatista mesmo.


As divisões de base precisam é serem protegidas dos empresários e times artificiais.
Se tem uma coisa que desestimula QUALQUER um a não investir em divisões de base é você investir pesado durante 5/10 anos pra criar dezenas de jogadores, e vem alguem/clube e pega os 3 ou 4 mais promissores.
E pior que isso, contratam o moleque com 16/17 anos, não acrescentam em NADA na formação dele como jogador, mas também ganham porcentagem como clube formador.

Clubes grandes talvez até ainda consigam ter dinheiro pra bancar essa estrutura (pagando comida, alojamento, material esportivo, etc) pra dezenas de jovens e ainda pagar extras e dar salários mais altos pros mais promissores. Mas os clubes pequenos e médios tem que escolher entre formar os jogadores e tomar prejuizos todo ano, ou abandonar a estrutura e começar a caçar talentos nas divisões de base dos outros. Virando uma bola de neve.
 
Sobre o futebol europeu, eu sempre tive uma opinião:
A ligas podem ser mais preparadas e terem mais dinheiro. Se não me engano o Real e o Barça representam juntos quase 2% do PIB da Espanha! Acho que nem todos os times brasileiros juntos representam 2% do PIB da Espanha (porque o PIB do Brasil é maior, portanto seria uma comparação injusta).
Mas eu faço um desafio aqui pra galera:

Me falem UM jogador Europeu muito superior a QUALQUER jogador sul-americano na história.
Tirando TALVEZ no gol, eu acredito que os sul-americanos tem os melhores jogadores do mundo em TODAS as posições, até mesmo no gol, mas ai talvez possa existir alguma discussão.
Isso para mim já é prova o suficiente! A America latina e o Sul-americano tem complexo de colonia ainda. Ainda admiram a metropole e condenam a sua terra.
Claro que nao temos o mesmo dinheiro que eles, nem os mesmo craques! Afinal muito da riqueza da Europa e da beleza de seus campeonatos são patrocinados pelas suas antigas colonias.
Até o portugues Cristiano Ronaldo é da Ilha da Madeira, talvez a primeira colonia do mundo.
 
Cara, e daí? Ninguém aqui está falando da História do futebol Sul-Americano X Europeu.

Estamos falando da atualidade. Hoje a Europa está muito acima. Pode mudar? Pode. Queremos isso novamente.

E outra, Platini, Beckembauer, Puskas, Eusébio, Müller, Zidane, Cruyff, Baresi...não são só pernas de pau não.
 
Cara, e daí? Ninguém aqui está falando da História do futebol Sul-Americano X Europeu.

Estamos falando da atualidade. Hoje a Europa está muito acima. Pode mudar? Pode. Queremos isso novamente.
Desculpa, mas está um Ode ao futebol europeu aqui que eu senti que precisava intervir.
Claro que a Europa está acima, ela SEMPRE esteve! Ela sempre teve mais dinheiro, ela contratou todos os craques do mundo para jogar lá e ainda faz isso!
O brilho do futebol europeu se mede pelo suor dos latinos americanos e africanos!

Ou seja, a superioridade é APENAS financeira! Tirando o Barcelona que tem realmente uma geração magica de Espanhois e a Alemanha que ta com uma mulecada realmente muito boa, as outras estão envelhecidas e tão fracas quanto a atual brasileira.

E outra, Platini, Beckembauer, Puskas, Eusébio, Müller, Zidane, Cruyff, Baresi...não são só pernas de pau não.
Zidane nasceu na França realmente, porem é filho de argelinos.
Alias a seleção da França é um exemplo classico do suor africano no brilho da Europa.
O país é 90% branco e a maioria dos negros de lá são filhos ou africanos mesmo. Porém a seleção é grande maioria negra.
Mas isso é assunto para outro tópico.

E o Eusébio é de Moçambique.
 
:roll: Então todo jogador Branco brasileiro ou argentino deve ser considerado europeu.

E não. Nem sempre esteve acima. É o que o Oló tá falando: Nas décadas de 50, 60 e se pá 70, éramos sim o melhor futebol do Mundo. Nossos craques ficavam. Pra jogar na seleção, que ERA a melhor de todas, tinha de jogar aqui. Exemplo clássico é o Mazzola/Altafini, que por ter ido para a Europa, não jogou as Copas de 58 e 62, mas que foi DEUS na Europa, sendo até hoje um dos maiores artilheiros da série A italiana. Isso foi perdido quando o futebol Europeu começou a se modernizar, e importar craques. Fomos perdendo Falcão, Zico (por um tempo). Mas até 90 ainda dava pra segurar, e mandar pra lá depois de já ter um nome aqui. Com o tempo, até isso perdemos. Neymar é exceção, não regra. E Lucas não é exemplo, ele não é craque.

Há 40 anos éramos o País do futebol. Tinhamos maracanã com 150mil, Morumbi e Pacaembu lotados sempre. Tinhamos TODOS os craques aqui. Mas não temos mais.
 
Então todo jogador Branco brasileiro ou argentino deve ser considerado europeu.
Ahn? Desculpa, não faz sentido com o que eu disse.
Muitos dos craques franceses vieram exportados de suas colonias! Se não nasceram lá eram filhos dos que nasceram lá, muito diferente de latinos-americanos que são filhos de gerações que já viviam aqui.
Não estou querendo colcar questão de "Gene do futebol" como alguns entusiastas da America Latina falam, mas é incontestavel que a produção de craques aqui sempre foi superior ao de outros continentes.

E não. Nem sempre esteve acima. É o que o Oló tá falando: Nas décadas de 50, 60 e se pá 70, éramos sim o melhor futebol do Mundo. Nossos craques ficavam. Pra jogar na seleção, que ERA a melhor de todas, tinha de jogar aqui. Exemplo clássico é o Mazzola/Altafini, que por ter ido para a Europa, não jogou as Copas de 58 e 62, mas que foi DEUS na Europa, sendo até hoje um dos maiores artilheiros da série A italiana. Isso foi perdido quando o futebol Europeu começou a se modernizar, e importar craques. Fomos perdendo Falcão, Zico (por um tempo). Mas até 90 ainda dava pra segurar, e mandar pra lá depois de já ter um nome aqui. Com o tempo, até isso perdemos. Neymar é exceção, não regra. E Lucas não é exemplo, ele não é craque.
O que? Decada de 90 foi NOSSA! Como negar isso? Ronaldo (3x) Ronaldinho (2x) Rivaldo, Romário e Kaká levantaram o premio de melhor do mundo de 94 pra cá (sem contar craques que não levaram, como o Roberto Carlos, que ficou em segundo). Isso é mais do que qualquer outro país do mundo!
Ganhamos 94 (chorado, mas ganhamos) perdemos 98, ganhamos 2002 e em 2006 perdemos por problemas internos, pois tinhamos a MELHOR seleção daquela Copa, só que ela preferiu a putaria do que o futebol.

Em 82-86 o Brasil perdeu por AZAR! O Brasil tinha a melhor seleção nessas duas Copas, em 86 talvez perdêssemos para a Argentina com o Maradona destruindo, mas 82 foi uma tragedia, os próprios europeus reconhecem aquela seleção como uma das melhores que já existiram.

Voce diz que 50,60 e TALVEZ 70 eramos nós? Por favor, não existe DUVIDAS que essas decadas foram do Brasil. Alias, desde então poucos foram os anos que o Brasil não foi "tudo isso".

E isso não é bairrismo nem nada, isso é FATO!

Edit: Acabei de perceber o meu erro de interpretação.
Achei que vc tava falando do futebol brasileiro em termos de seleção, mas vc está falando do nosso campeonato e tals, acho que viajei na resposta!
Fail meu! hahaha
 
Última edição:
Ahn? Desculpa, não faz sentido com o que eu disse.
Muitos dos craques franceses vieram exportados de suas colonias! Se não nasceram lá eram filhos dos que nasceram lá, muito diferente de latinos-americanos que são filhos de gerações que já viviam aqui.
Não estou querendo colcar questão de "Gene do futebol" como alguns entusiastas da America Latina falam, mas é incontestavel que a produção de craques aqui sempre foi superior ao de outros continentes.

Mais pela população, cara. Temos 200mi de habitantes, e o futebol é nossa paixão. Qualquer canto tem nego jogando futebol, e todo moleque já sonhou em ser jogador de futebol. Temos muita mão de obra. :lol:

O que? Decada de 90 foi NOSSA! Como negar isso? Ronaldo (3x) Ronaldinho (2x) Rivaldo, Romário e Kaká levantaram o premio de melhor do mundo de 94 pra cá (sem contar craques que não levaram, como o Roberto Carlos, que ficou em segundo). Isso é mais do que qualquer outro país do mundo!
Ganhamos 94 (chorado, mas ganhamos) perdemos 98, ganhamos 2002 e em 2006 perdemos por problemas internos, pois tinhamos a MELHOR seleção daquela Copa, só que ela preferiu a putaria do que o futebol.

LoL, Gaúcho e Kaka não foram em 90. E todos eles foram eleitos Melhor do mundo JOGANDO NA EUROPA. Em 90 eles já tinham nossos craques. É disso que falo, entende? Os melhores clubes já eram os europeus.


Voce diz que 50,60 e TALVEZ 70 eramos nós? Por favor, não existe DUVIDAS que essas decadas foram do Brasil. Alias, desde então poucos foram os anos que o Brasil não foi "tudo isso".

Digo TALVEZ 70 pelo início do êxodo. Mas eu concordo, o Brasil era o país do futebol, com melhores clubes e seleções. Hoje não é mais.
 
Eu editei o post antes de ver sua resposta! Eu acho que viajei na resposta pq achei que vc estava falando do futebol em nível de jogadores, seleções e etc, não apenas do nosso futebol interno, dos times e tal!

LoL, Gaúcho e Kaka não foram em 90. E todos eles foram eleitos Melhor do mundo JOGANDO NA EUROPA. Em 90 eles já tinham nossos craques. É disso que falo, entende? Os melhores clubes já eram os europeus.
Eu disse de 94 pra cá! E realmente ganharam lá, mas eu disse acima, achei que vc tava querendo falar de jogadores brasileiros não serem mais os melhores desde aquela época.


Mais pela população, cara. Temos 200mi de habitantes, e o futebol é nossa paixão. Qualquer canto tem nego jogando futebol, e todo moleque já sonhou em ser jogador de futebol. Temos muita mão de obra.
Pode até ser, mas o que explica o Uruguai, com 4 milhões de pessoas revelar mais jogadores bons por tanto tempo do que a França e a Inglaterra?
 
Péra, quantos craques o uruguai revelou? Me fala um uruguaio melhor que Zidane ou Platini.
 
Péra, quantos craques o uruguai revelou? Me fala um uruguaio melhor que Zidane ou Platini.
Cara, melhor eu acho que nunca teve mesmo. Esses dois foram super exceçoes, e coloco junto até o Henry entre elas.
Ma so Uruguai sempre revelou bons jogadores, o problema é que a geração de ouro deles são muito antigas. A Celeste Olímpica ganhou tudo na década de 30 até 50. A geração boa francesa é mais recente.
Mas mesmo assim, mesmo sem revelar grandes craques o Uruguai tem duas copas e desempenho melhor que França no contexto de todas as Copas e outras competiçoes, como olimpiadas.
Com apenas 10% da população.

Mas se vc quiser uma comparação melhor, só comparar com a Argentina, que tem 40 milhões, quase a mesma coisa que esses países e ver a produção de craques lá.
 
Última edição:
Acho que todos aqui já deram excelentes contribuições nessa discussão. Mas a discussão agora é outra:

bairrismo X europismo :lol:

Todos tem prós e contras, pronto :lol:

Eu confesso que sou bairrista, pronto!

Mas nada que leve a um entendimento baseado no bom senso e reconheço a superioridade financeira e profissional de alguns poucos centros da Europa. Pronto, só isso...

Agora faltam os demais colegas fazerem a mesma coisa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Ele jogou 58? Jurava que não! :rofl:

Mas depois de ir pro Milan nunca mais foi convocado, certo? :think:
 
Se não for o Mazola tem o exemplo do Evaristo de Macedo também.
Era convocado enquanto jogava no Flamengo, foi pra Europa, conseguiu ser idolo de Barça e Real, mas nunca mais foi convocado. Acho que só no final de carreira quando retornou ao Brasil pelo Fla novamente.
 
Interessante a discussão. Os europeus nunca questionaram a força do futebol brasileiro, tanto que contrataram um monte de jogador pra lá. O X da questão aqui é os clubes, e o futebol praticado por eles aqui em ligas brasileiras. Isso piorou muito, com os clubes sem estrutura, com a base fatiada com os empresarios, dividas colossais, violencia nos estadios e assim vai. Basta lembrar que clubes tradicionais aqui no rio desapareceram como america, bangu, campo grande e são cristovão. E o proprio futebol carioca quase que desapareceu do cenario do futebol nacional dos anos 2000 até 2006 mais ou menos. A crise do futebol carioca foi emblematica pra crise que o futebol nacional viveu, e hoje só tá se recuperando pq com o campeonato por pontos corridos e as novas contas de televisão fizeram os clubes ganharem um dim-dim a mais.

E só pra acrescentar, que tipo de dirigentes nós temos? Vasco cantando a quatro ventos que reformou São Januario, e eu quando vi o estadio na tv ri pra não chorar, estadio todo pintadinho bonitinho ainda com assentos de cimentos, isso mesmo assentos de cimento, cara um time que ganha mais de 50 milhões por ano não tem dinheiro pra botar cadeiras decentes pra seus torcedores? Isso vale pra Gremio, Internacional e Santos. Seus Estadios com arquibancada de cimento. Ridiculo isso, quanto será que custa pra botar cadeiras no estadio? 1 milhão, 2 milhões?
 
Última edição:
Felagund disse:
O brilho do futebol europeu se mede pelo suor dos latinos americanos e africanos!

Ou seja, a superioridade é APENAS financeira!
Se fosse assim, teríamos seleções africanas sendo campeãs da Copa do Mundo e não sempre tomando goleadas das demais. Você acha mesmo que somente esses dois fazem o brilho do futebol europeu de hoje em dia?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo