1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Navios élficos.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Hasgath, 6 Fev 2011.

  1. Hasgath

    Hasgath Usuário

    Ola.

    Outro dia estava conversando com um amigo, ele é Tec. Construção Naval. Mostrei algumas ilustrações das embarcações elficas. Ele achou interessante o formato de sua estrutura, e comparou as embarcações Nordicas. Fiz uma breve comparação e notei certas semelhanças mesmo. Existe algum relato sobre tal influência em suas obras ou nas HoME?

    Ele também me questionou sobre algumas especificações como, comprimento, altura de mastro, pois esta pensando em elaborar um modelo baseado nesta ilustração abaixo, qualquer medida serve, pois ele disse que o resto pode ser obtido numa relação de proporção comparando a imagem e os angulos:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Abração a todos.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    É, a curvatura da proa e da popa (por mais que exageradas) lembra um drakkar nórdico mesmo.
    Mas não há nenhum dragão ou monstro mitológico pra assustar as pessoas :D

    Infelizmente não sei dizer se há alguma referência reconhecida, até onde li nas Cartas não há nada...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Melkor-O Morgoth

    Melkor-O Morgoth Usuário

    Assim como a mitologia nórdica, Tolkien deve ter se inspirado em seus famosos navios também, considerados excelentes navios de guerra (na sua época) e também velozes, mas não completamente afinal não me lembro de usarem remadores.

    Os seres que eles colocavam na ponta do navio era para assustar espíritos inimigos dos lugares inospitos que invadiam, as pessoas não se assustavam com esses bichos, só de perceberem que os vikings (com suas embarcações características singulares) se aproximavam já era suficiente para provocar medo e pânico, os animais nas pontas era uma questão mais religiosa ou supersticiosa.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. Eruniauve

    Eruniauve Usuário

    muitas coisas nas obras de Tolkien foram inspiradas nas mitologias e cultura nórdica, essa pode ter sido a inspiração para os barcos também.

    Essa gravura é linda Hasgath. Pena que eu não entendo nada de navegação e nem de medidas hahaha.
     
  5. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Mas tem uma coisa: há alguma descrição detalhada de barcos élficos feita por Tolkien no Silmarillion, SdA ou qualquer outro livro do Legendarium publicado em português ou não? Estou fazendo uma pergunta mesmo, pois não me lembro.

    Se não houver, então devemos estar cientes de que essa forma "nórdica" das embarcações nada mais é do que apenas a visão/interpretação dos artistas sobre elas. E, aí, cabe a nós concordarmos com elas ou não, de acordo com nosso próprio gosto.
     
    Última edição: 7 Fev 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Café

    Café O importante é o que importa

    Também pensei a mesma coisa...:think:
    Não me recordo de ter lido algo a respeito nas obras do Professor....
    Se eu não me engano, tem alguma coisa mais ou menos parecida no SdA quando a Comitiva almoça com Galadriel e Celeborn no navio deles e então é descrito alguma coisa sobre o barco em questão que tem o formato de uma ave...
    Mas acho que não tem muitos detalhes...
     
  7. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Não que eu me lembre. Nada de descrições detalhadas.
     
  8. Hasgath

    Hasgath Usuário

    Realmente Cafe, agora que você mensionou lembrei que existe algo assim. Vou dar uma olhada.
     
    Última edição: 7 Fev 2011
  9. Salgueiro-homem

    Salgueiro-homem Usuário

    Lembra mesmo =D
     
  10. Melkor-O Morgoth

    Melkor-O Morgoth Usuário

    Existe um modelo de navio élfico descrito por Tolkien. Os "Swan-Ships". Em vários momentos e e várias passagens de diferentes livros é feito alguns relatos de navios élficos feitos na forma de um cisnei:

    ...the Haven of the Swans, lit with many lamps. For that was their city, and the haven of their ships; and those were made in the likeness of swans, with beaks of gold and eyes of gold and jet

    Passagem de um dos navios dos Teleri no Silmarillion. Há outra descrição no livro "The History of Middle-Earth. Volume VII: The Treason of Isengard", numa passagem de Lothlórien: "swan-shaped barge", having a "curved neck, and jewelled eyes, and half-raised wings".

    Na Sociedade do anel no capítulo de Lothlórien também há uma descrição mais longa:

    "...sailing proudly down the stream toward them, they saw a swan of great size. The water rippled on either side of the white breast beneath its curving neck. Its beak shone like burnished gold, and its eyes glinted like jet set in yellow stones; its huge white wings were half lifted. A music came down the river as it drew nearer; and suddenly they perceived that it was a ship, wrought and carved with elven-skill in the likeness of a bird. Two elves clad in white steered it with black paddles. In the midst of the vessel sat Celeborn, and behind him stood Galadriel, tall and white; a circlet of golden flowers was in her hair, and in her hand she held a harp, and she sang."

    De forma geral, esse seria um dos tipos de barcos elficos construidos e provavelmente o mais comumente usado, um navio em forma de um cisnei, com a proa e popa mais alongadas e finas (principalmente a proa) parecendo formar a calda e o pescoço de um cisnei.

    Esse estilo parece bastante se equiparar aos navios dinamarqueses ou "vikings" com a proa e popa mais finas, mas não é exatamente o modelo imaginado por Tolkien.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. Hasgath

    Hasgath Usuário

    Andei vasculhando aqui, e também não encontrei nenhuma medida ou referencia a tamanho ou proporção em relação a algo. Mas sou Brasileiro!!!
     
  12. Eruniauve

    Eruniauve Usuário

    Só no Sociedade do Anel que tem descrições dos barcos da Galadriel e das canoas que a comitiva usou. Que eu lembro....
     
  13. Auditore

    Auditore Usuário

    Eu sou arquiteto no The Sims. Ajuda xD?
     
  14. McLucz

    McLucz Usuário

    Realmente que eu me recorde não há nenhuma descrição detalhada da arquitetura naval élfica, diferente do que ocorre com o Naulilus e o Peregrino da Alvorada, onde temos nos respectivos livros plantas esquemáticas pra servirem de referencia.

    Acho que como Tolkien mesmo disse em uma de suas cartas, ele não era um desenhista muito bom, mas tudo que ele se propôs a descrever fez com excelência, então se o mesmo não ocorreu com as embarcações só posso imaginar que com exceção do navio de Galadriel ele deixou um pouco de lado os demais.

    Mas temos algo que pode no minimo servir de argumento pra influencia nórdica "The Legend of Sigurd and Gudrun", mas não deixa se ser especulação.

    Vou fazer uma pesquisa mais minuciosa nos livros pra ter certeza...
     
  15. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Troll rating: 0/10

    Estou fazendo uma releitura por audiolivro de O Senhor dos Anéis e não encontrei nenhuma referência à forma dos navios élficos, exceto esse grande barco em forma de cisne de Celeborn e Galadriel (que não é propriamente um navio). A única outra forma de embarcação que aparece no livro é a dos Corsários de Umbar, que são interceptados por Aragorn e é irrelevante para a discussão.
     
  16. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Também não encontrei nada em relação ao tamanho e cumprimento dos navios élficos. Mas encontrei as especificações de um Knarr, uma antiga embarcação mercante utilizada pelos viking para cruzar grandes extensões marítimas:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Fonte: [ame]http://en.wikipedia.org/wiki/Knarr[/ame]
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar