• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nas profundezas de Moria...

Stein

Usuário
Uma das descrições que mais me deixou fascinado nas Duas Torres é o relato de Gandalf no fundo do abismo de Khazad-dûm, quando ele descreve seres que haviam habitado as profundezas, bem antes dos Anões começarem a escavação

Bem, no excelente site The Encyclopedia of Arda

http://www.glyphweb.com/arda/

na seção "Outras raças", os "Nameless Things" que Gandalf menciona só foram citados naquela ocasião em toda a obra de Tolkien...

Pois bem, poderíamos postular sobre o surgimento/existência dessa civilização? Quais são as idéias de vocês?

Dêem uma olhada no relato de Gandalf e tirem suas conclusões assim como eu farei agora.
 
Bom, eu acredito que ele não tenha falado mais nda pois eles tinham um outro assunto a resolver, algo que na hora era mais importante.

Mas isso é só um detalhe do livro nda que seja la tão importante para nós.
 
Stein, vc (ou qualquer um com saco) poderia transcrever o trecho em que o Gandalf descreve essas coisas. Estou sem o meu livro e alguém postou em outro tópico que eram coisas mais antigas que Sauron, o que é meio absurdo, e isso me intrigou. Mas acho que Tolkien botou isso pra mostrar que há mais coisas entre o firmamento e a terra que pode ser explicado com uma leitura rápida no Silmarillion.
 
Acabei de reler a passagem do relato de Gandalf e bem, quando ele diz que são criaturas mais velhas que Sauron, suponho que ele diz que o Sauron na atual situação, depois de ter feito os anéis do poder e o Um Anel.

Essas criaturas são provavelmente criações obscuras de Morgoth, nos vários séculos em que ele permaneceu enfurnado em seus subterrâneos na TM, provavelmente criações não usada em suas guerras! :wink:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Acabei de reler a passagem do relato de Gandalf e bem, quando ele diz que são criaturas mais velhas que Sauron, suponho que ele diz que o Sauron na atual situação, depois de ter feito os anéis do poder e o Um Anel

Era o que imaginava. Seria meio absurdo existirem criaturas mais velhas que a terra.
 
Podem ser simplesmente seres....que foram acordados por Yavanna,como aconteceu com os Ents e as plantas, ainda nos tempos de Beleriand. Pra mim, é o mais provavél. E quando os anões começarar a escavar Moria, eles resolveram procurar outro lugar pra viver....
 
Huuum, não creio que Yavanna iria criar seres que não gostassem da luz do dia, que não se dessem bem com a natureza, como os ents, por isso tenho minhas crenças postadas que aquelas criaturas eram criações de Melkor! :mrgreen:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Ou talvez fosse seres das profundezas criados por Ulmo....sei lá. Mas acho meio estranho Melkor ter criado eles para deixa-los lá durante todas as eras de Arda.
 
Acho que Melkor os criou acreditando que iria ganhar a guerra que ele travou na primeira era e usar aquelas criaturas para manter a ordem e o poder depois dele ter dominado a TM! Ele deve ter achado que os exércitos de orcs, balrogs e dragões fossem suficientes, e que suas outras criações ele soltaria para espalhar medo e ordem na TM que ele viu dominada, porém ele só viu em sua mente, portanto ele nem usou suas criaturas subterrâneas! E nada nos garante que eram criaturas poderosas, elas apenas deveram ter uma graaaaande aura de medo! :twisted:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Maedhros disse:
Huuum, não creio que Yavanna iria criar seres que não gostassem da luz do dia, que não se dessem bem com a natureza, como os ents, por isso tenho minhas crenças postadas que aquelas criaturas eram criações de Melkor!


Pq não poderiam seres q não gostam de luz ser criações d Yavanna? E os peixes cegos e outros animais de caverna? Só pq vivem embaixo da terra são coisas d Melkor?
 
Poderiam muito bem ser pequenas coisas parecidas com larvas. Gandalf nunca especificou nada, além do fato de que eles moravam em cantos obscuros de Arda, sem o conhecimento de ninguém. Nao vai muito além disso, já que essa é a única ocasião onde eles são mencionados. :D
 
Se fossem apenas larvas não creio que Gandalf se preocuparia em citá-las para Aragorn, Gimli e Legolas, afinal, debaixo da terra tem larva, disso eles sabiam, mas não creio que Gandalf citaria algo tão óbvio... :mrgreen:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Isso eu naum sei agora que essas criaturas deviam tah doidas pra comer Gandalf deviam...

Fico pensando...como podia esses bicho se alimentar??? Ou eles são simplesmente "IMORTAIS"...tipo espiritos...

Se fosse coisa de Melkor teria morrido de fome ou frio ou stress

:lol:
 
Ou eles poderiam tirar sustento dessas coisas que você disse! Menos fome né? Duh pra mim... :lol:

Ou então eles tiravam proveito do que tinha lá mesmo, terra, rochas, terra, terra, rochas, terra, rochas e as vezes água.... ou terra úmida! :lol:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Pode crer... tipo
Criiaturinha pergunta pra Mamãe Criatura:
"- O que vai ter hoje no jantar mamãe???"

"- Hoje vai ter pedra húmida com molho de terra e para beber agua com um pouquinho de rochas mastigadas por mim"

afff........
sei lá como eles viviam meu....
 
Mas velhas que Sauron nao devem ser, pq como ainu ele foi criado antes que Arda existisse. O que pode ser é espiritos de Aule(nunca vo nada a respeito de espiritos de aule), ou simplesmente animais que habitam aquele lugar e que foram feitos por melkor. Muitas bestas atacaram os elfos quando eles nasceram, antes do sol e a lua, e nem todos tem o objetivo de guerrear, e cada vez mais procuraram a escuridao, talvez até dps do sol, eles devem ter procurado refugio
 
Tah e são tipo ratos neh... se reproduzem em milhares enquanto comem alguns filhotes...
é uma explicação logica....

To intrigado com isso....
 
Realmente, são coisas beeeeem difíceis de se explicar....

Tolkien tinha que morrer cedo.... :disgusti:

Elen síla lúmenn' omentielvo :beer:
 
Eu vou transcrever o único trecho em que são citados:

Gandalf disse:
-Lutamos muito abaixo da terra vivente onde não se conta o tempo. Ele sempre me agarrava e eu sempre o derrubava, até que finalmente ele fugiu para dentro de túneis escuros. Estes não foram feitos pelo povo de Durin, Gimli, filho de Glóin. Muito, muito abaixo das escavações dos anões, o mundo é corroído por seres sem nome. Nem mesmo Sauron os conhece.

Eu não creio que esteja-mos falando de vermes, porém de seres inteligentes. Na citação "corroídos", essa idéia pode ter sido transmitida, porém como ele citou "nem mesmo Sauron os conhece", acredito que eles seriam mais importantes, a ponto do Senhor do Escuro não os considerar como uma ameaça, já que desconhece da sua existência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo