• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nas profundezas de Moria...

Os Seres Sem Nome? Criei tópico sobre eles faz muito tempo:

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=13683&start=0

O trecho do livro é:

-Lutamos muito abaixo da terra vivente onde não se conta o tempo. Ele sempre me agarrava e eu sempre o derrubava, até que finalmente ele fugiu para dentro de túneis escuros. Estes não foram feitos pelo povo de Durin, Gimli, filho de Glóin. Muito, muito abaixo das escavações dos anões, o mundo é corroído por seres sem nome. Nem mesmo Sauron os conhece.

Portanto, não é afirmado que são mais antigos que Sauron.
 
Stein, acho que a afirmação de que os seres sem nome são mais velhos que Sauron vem bem em seguida a isso que você citou.
 
Tolkien se refere à Sauron em sua forma na TE. Afinal, ele morreu e voltou por duas vezes. Desde seu renascimento haviam criaturas mais velhas.
 
Se for pensar assim, Galadriel tbem é mais velha q Sauron, e mais uma porrada de gente, e seriam citados, prefiro pensar q são falhas na matrix de Arda, assim como Bombadil: um misterio q Tolkien deixou pra assombra os fãs etc :mrgreen:

E se nem msmo Sauron os conhece, como Gandalf conhecia, será q ele fazia visitas ao centro da terra :eh:
 
Ao morrer, Gandalf pode ter entrado em contato com tipo, sei lá, uma nova dimensão, ou um lugar fora de Arda. Ai nesse lugar essas crituras viviam.
É muito doido... mas é uma teoria.
 
E se nem msmo Sauron os conhece, como Gandalf conhecia, será q ele fazia visitas ao centro da terra

Eu gosto de pensar apenas no antigo nome que Gandalf usava: Olórin, O Sábio. O mais sábio entre os maiar.
 
LHRagone disse:
Ao morrer, Gandalf pode ter entrado em contato com tipo, sei lá, uma nova dimensão, ou um lugar fora de Arda. Ai nesse lugar essas crituras viviam.
É muito doido... mas é uma teoria.

Gandalf quando "morreu" voltou para Aman. Essas criaturas que ninguém conhece devem ser como Ungoliant, que ninguém sabe como veio, de onde veio, quando veio...
 
E se nem msmo Sauron os conhece, como Gandalf conhecia, será q ele fazia visitas ao centro da terra

Ué, ele foi bem fundo na luta com o balrog.

Ah, Gandalf não foi pra Aman depois de morto, foi pra junto de Eru.

Antes da contagem de tempo, se não existisse tempo nos salões eternos ia ficar parado pra sempre

Não, antes do tempo mesmo. Fora de Ea não há tempo.
 
Sauron foi pra junto de Eru? Pra mim ele tinha se tornado um espírito tão fraco que não podia mais interagir com o plano material.
 
Quando desencarnou, Gandalf não morreu. A morte é um dom, que só é dado por Ilúvatar aos homens. Gandalf não tinha esse privilégio.

Ele era um ainur, um maia. Não podia morrer. Quando perdeu seu hröa (corpo mortal) Eru o re-enviou à Terra-média num fána (corpo angelical) para que completasse a sua missão.

Se a sua pergunta se refere aos instantes em que ele esteve desencarnado e sem fána, eu não sei dizer. Acho que aqui só podemos especular...

Se foi realmente Eru quem lhe re-enviou, pode ser que ele tenha estado fora de Eä. Fora do "mundo que é". Fora do tempo e do espaço, junto de Eru.

Isso porque Eru não podia penetrar em Eä. Não sem a destruir. Então se Gandalf esteve com ele, esteve fora de Eä.

Mas não me recordo de ter lido que Gandalf esteve com Eru. Se não me engano é apenas dito que Eru o re-enviou. Nesse caso, pode ser que seu espírito tenha vagado para fora da Terra-média, mas continuado em Arda, ou, no mínimo, em Eä.

Não sei dizer, realmente.
 
Sauron foi pra junto de Eru? Pra mim ele tinha se tornado um espírito tão fraco que não podia mais interagir com o plano material.

E...? Eru é um ser que não é matéria. Ele é algo supremo que pode ser o que quiser. Relacione-o com Deus da religião cristã ou espírita e terá a resposta para esse indagação.
 
Se ele não é matéria como é q ele levanta a mão no Ainundale, ele tinha uma materia tbem, e eu não acho q a resposta é relaciona-lo com o Deus cristão, ja q este é onipresente, ao contrario de Eru, q só vive fora de Ea
 
Se ele não é matéria como é q ele levanta a mão no Ainundale, ele tinha uma materia tbem, e eu não acho q a resposta é relaciona-lo com o Deus cristão, ja q este é onipresente, ao contrario de Eru, q só vive fora de Ea

Ele não tinha matéria, mas ninguém disse forma. Olha, depois eu posto aqui um texto que eu estou escrevendo sobre isso, pra eu num precisar fazer um post gigante.

'Um ensaio sobre os poderes', em breve, no link mais perto de você! :lol:
 
Consertei meu post.

Não é preciso ser material, existia o mundo invisível.
 
Riff disse:
E se nem msmo Sauron os conhece, como Gandalf conhecia, será q ele fazia visitas ao centro da terra :eh:

Ele não diz que conhecia... ele apenas supôs quen existissem.... tanto que a frase esta mais ou menos assim: Nas profundezas da terra, existem seres que nem mesmo os Valar conhecem...
 
Se já era dificil imaginar algum ser na TM que Sauron não conhecesse, imagina os Valar. Fico com o Riff. São falhas na Matrix. Coisas para nós ficarmos indagando para chegar na resposta mais provável. Nesse caso penso que Gandalf apenas ilustrou dessa forma para dizer que os seres são muito antigos e desconhecidos, mas de que raça eles seriam é impossivel de dizer!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo