• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Na sua opinião, qual é a duração máxima de um curta-metragem?

Gui Rimbaud

Usuário
Saudações a todos os cinéfilos de Valinor; bem, estava eu a organizar minhas listas cinematográficas e dentre elas, desde quando as criei anos atrás, existe a subdivisão de curtas e longas. As coisas foram se seguindo calmas até os tempos de hoje, quando me deparei com uma obra de 40 minutos...
Considero filme (longa metragem) ou curta?

Essa dúvida já trovejava em meu cérebro faz muito tempo, mas como ainda não tinha assistido a uma obra de 40 minutos, eram sempre curtas óbvios de pouca duração ou filmes mesmo, me debatia levemente com o dilema, porém depois deixava de lado, só que agora eu precisava enfrenta-lo, afinal eu sempre organizo o que a assisto em minhas listas,
então me pus a pesquisar sobre o assunto e cada academia e festival dava uma resposta diferente.
Pois então,
• Qual é a sua opinião sobre o assunto?
• Qual é o tempo máximo que você considera, que um curta metragem possa possuir?

Deveria colocar o filme de 40 minutos que vi como filme mesmo (longa metragem), ou como curta?
 
Acho que 40 minutos é um curta mesmo, ou talvez o que chamam de média-metragem. Mas não sei se tem como fixar um número exato de minutos pra definir se é longa ou curta-metragem. :think:
 
Eu considero até uns 50 min. como curta metragem (tanto que no Censo do fórum to usando essa métrica)...

Se bem que eu só assisto a curta metragens bem curtos – os com 20 minutos indicados ao Oscar por exemplo eu parei nos 5 primeiros e depois não vi mais.

Mas sem duvidas eu colocaria esse filme de 40 min. na lista de curtas
 
Acho que eu vou colocar ele como curta mesmo, a única coisa que eu tô concluindo dessa situação é que é algo bem arbitrário ksksks, na realidade tem que ter um limite de sensatez, até porque tu não vai colocar uma obra de uma hora como curta e também não vai colocar uma de 25-30 minutos como filme, as que se situam nesse meio, 40-50 minutos, fica bem em aberto mesmo, vai de cada um
 
Não existe um padrão definido, mas geralmente entre 30 e 60 minutos costumam ser chamados de média-metragem.

De acordo com a legislação brasileira (MP 2228-1/2001), o curta tem até 15 minutos, o média tem entre 15 e 70 minutos, e o longa tem acima de 70 minutos.

É você quem decide. Se você quiser chamar O Tango de Satã de curta-metragem, dou todo o apoio.
 
De acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, é curta o filme com "40 minutos ou menos, incluídos os créditos".
Então sei lá. Acho que o termo "média-metragem" surgiu para criar um tom de cinza entre o curta e o longa, mas não é, por exemplo, usado na catalogação do IMDb, nem é contemplado em premiações.
 
Pode se observar pra definir a duração de um curta, também, o tratamento dado às obras de duração x minutos – e.g., Medo e Desejo, do Kubrick, tem 60 minutos, e é amplamente creditado como seu primeiro longa-metragem; O rolo compressor e o violinista, do Tarkovsky, tem 50 e é considerado um de seus curta-metragens...
 
"Média-metragem" é uma categoria que não é usada em todo lugar de forma oficial, sendo que em alguns países essa categoria simplesmente não existe, sendo um filme considerado ou curta ou longa-metragem, sem meio termo. Mas tem lugares nos quais essa categoria existe. Ainda segundo a Wikipédia (sobre média-metragens):

Para o Centro Nacional de Cinematografia da França, o limite legal que separa os curtas dos longas é de 60 minutos, ou 1600 metros de comprimento para filmes realizados em 35 mm.[5] No entanto, a expressão "moyen métrage" é largamente utilizada na França para filmes entre 30 e 60 minutos de duração, havendo inclusive um festival de cinema, na cidade de Brive, exclusivo para filmes de média metragem.[6]

O termo também é bastante utilizado na Itália ("mediometraggio") e nos países de fala hispânica ("mediometraje"). Desde 2008, o Festival Max Ophüls para filmes falados em alemão possui uma premiação específica para o melhor filme de média metragem ("Mittellangfilm").[7]
 
Essse assunto é tão sem consenso quanto na minha área de trabalho (eletro-eletrônica) pra saber qual é o melhor padrão de plugues e tomadas do mundo, qual a melhor voltagem (110 ou 220V?), qual a melhor frequência? (50 ou 60Hz) e por aí vai :lol:

No meu conceito pessoal, curta é um filme que a princípio não passe de 15 a no máximo exagerando com os créditos 20 minutos, pois é uma faixa de tempo que procura-se contar uma narrativa de uma forma bem objetiva, sem ser arrastada semelhante a um tempo equivalente de um desenho animado tradicional.

Um filme entre 20 a 60 min seria algo de porte médio, podendo ter um desenvolvimento mais elaborado, como se fosse um capítulo de uma série de TV, mas não muito profundo como de um longa. No entanto, não são todos os lugares que usam a classificação "média-metragem". Na minha opinião se fizessem, seria mais justo, mais coerente e de bom senso.

E filmes que passam de 1 hora já considero todos longas. Dentro dessa categoria deveria ter extra-longas para assim destacar obras que são bem extensas como o Titanic por exemplo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo