• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte de Saruman

Pobre Saruman! Obrigada Deriel pela colaboração!

Nunca pensei que o Oeste fosse repelir um ser com o poder que Saruman um dia já teve.
Realmente, achei que os Poderes fossem perdoar Saruman.


Não tão cedo... e Saruman não tinha nenhum arrependimento ainda, tentou rumar para o Oeste num desejo mesquinho e prepotente.


E obrigado Deriel, está na hora de que eu comece a escrever notas no meu SDA :lol:
 
É, realmente! Não tinha encarado a menção de Saruman ao Oeste como mais um momento de demonstrar os seus poderes e renome.
 
Saruman é muito mal! Duvido que ele tenha se arrependido de uma hora para a outra. O maximo é ele ter reconhecido o poder dos Valar e se recolhido, de um geito humilhante.
 
Não tão cedo... e Saruman não tinha nenhum arrependimento ainda, tentou rumar para o Oeste num desejo mesquinho e prepotente.


E obrigado Deriel, está na hora de que eu comece a escrever notas no meu SDA :lol:

Nossa, interessante seu ponto de vista. Pra mim Sauron jamais iria para o Oeste justamente porque não tem arrependimento nenhum do que fez e não gostaria de voltar aos Valar e reconhecer seus erros.

Mas o que você escreveu foi legal porque você coloca que se Saruman se voltou para o Oeste não foi num sentido de arrependimento e culpa, mas justamente de prepotência tipo "eu volto para os Valar como Saruman "fodão" que quase conquistou Rohan e se aliou ao Sauron e vocÊs vão ter que me engolir como o senhor mestre que sou!"

Muito bom.
 
Nossa, interessante seu ponto de vista. Pra mim Sauron jamais iria para o Oeste justamente porque não tem arrependimento nenhum do que fez e não gostaria de voltar aos Valar e reconhecer seus erros.

Mas o que você escreveu foi legal porque você coloca que se Saruman se voltou para o Oeste não foi num sentido de arrependimento e culpa, mas justamente de prepotência tipo "eu volto para os Valar como Saruman "fodão" que quase conquistou Rohan e se aliou ao Sauron e vocÊs vão ter que me engolir como o senhor mestre que sou!"

Muito bom.


:lol: Valeu... mas você percebe isso no personagem do Saruman, se o poder dele fosse proporcional a arrogância ele tinha dominado a TM. Pelos apêndices e outros cantos com informação você percebe que ele já era assim antes mesmo de se tornar "mal".
 
:lol: Valeu... mas você percebe isso no personagem do Saruman, se o poder dele fosse proporcional a arrogância ele tinha dominado a TM. Pelos apêndices e outros cantos com informação você percebe que ele já era assim antes mesmo de se tornar "mal".

Certeza!

Pô, mas também é difícil ser humilde na posição dele. Um "médico" qualquer hoje já se acha muito grande porque salva vidas etc. Imagina você ser "Saruman, o branco" líder da Ordem dos Istari! Se não me engano ele chegou a presidir o Conselho Branco. Quase todo mundo acreditava nele, Elrond, Celeborn, acho que só a Galadriel ficou com um "pé atrás" dele desde o começo já curtindo mais Gandalf e Círdan que deu o anel de fogo a ele. Depois Saruman começou a usar aquela roupa "furta-cor" que mudava de cor na medida em que o mago se movimentava e ele se auto-denominou "Saruman, o de Muitas Cores", nossa o cara era muito grande.

Para terminar Tolkien escreveu um capítulo chamado "A Voz de Saruman", tipo Saruman é tão grande que só a sua voz mereceu um capítulo da obra do professor.

Vou encerrar com algumas frases deste capítulo descrevendo sua voz. Quem quiser ler na íntegra está na página 183 das Duas Torres.

"De repente outra voz falou, suave e melodiosa, seu próprio som um encantamento".

Nossa senhora, vocês imaginam isso? Saruman nem precisava pronunciar palavras mágicas nem nada, só o som da sua voz já era um feitiço. Por Durin!

"As pessoas que escutavam aquela voz desavisadamente mal conseguiam depois reportar as palavras que tinham ouvido... A maior parte do que conseguiam lembrar era o prazer que sentiram ao ouvir a voz falando, e tudo o que ela dissera parecera sábio e razoável, despertando neles um desejo de, mediante um acordo rápido, parecerem sábios também. Quando outras vozes falavam pareciam, por contraste, rudes e grosseiras..."

O sonho de todo ditador.

"Para alguns, o encanto durava apenas enquanto a voz lhes falava... Para muitos, apenas a voz era suficiente para mantê-los cativos... o encantamento durava mesmo enquanto estava longe, e eles continuavam escutando a voz suave sussurando e incitando-os... ninguém conseguia recusar seus pedidos e seus comandos sem um esforço de mente e de vontade..."

Gente, acho que se fosse Saruman e não Gandalf na passagem por Moria. Enquanto Gandalf ficou um tempão pronunciando todos os feitiços que conhecia para abrir os Portões, Saruman chegaria lá e jogaria um "xaveco" nos portões tipo "ah, não sejam maus, abram pra mim vai" e os portões se abririam haha (To brincando galera).

Depois Saruman tenta persuadir Théoden de novo e os cavaleiros do rei acreditam no mago, como um aliado e um amigo importante!!

"Os cavaleiros se agitaram... murmurando exclamações de aprovação às palavras de Saruman... Tinham a impressão que Gandalf nunca tinha dito palavras tão belas e adequadas ao seu senhor. Todas as suas conversas com Théoden pareciam agora rudes e arrogantes. "

Por Mahal!

Mas fala a verdade, tem como um cara desse ser humilde?? IMPOSSÍVEL! Ele é bom demais. Como Melkor, o cara era tão sábio que não conseguiu se contentar em ser mais um Valar em Valinor, tinha que ser o Rei Supremo da Terra-Média. Para caras como Melkor ou Saruman... o mundo não é o bastante.
 
Última edição:
Certeza!

Pô, mas também é difícil ser humilde na posição dele. Um "médico" qualquer hoje já se acha muito grande porque salva vidas etc. Imagina você ser "Saruman, o branco" líder da Ordem dos Istari! Se não me engano ele chegou a presidir o Conselho Branco. Quase todo mundo acreditava nele, Elrond, Celeborn, acho que só a Galadriel ficou com um "pé atrás" dele desde o começo já curtindo mais Gandalf e Círdan que deu o anel de fogo a ele. Depois Saruman começou a usar aquela roupa "furta-cor" que mudava de cor na medida em que o mago se movimentava e ele se auto-denominou "Saruman, o de Muitas Cores", nossa o cara era muito grande.

Para terminar Tolkien escreveu um capítulo chamado "A Voz de Saruman", tipo Saruman é tão grande que só a sua voz mereceu um capítulo da obra do professor.

Vou encerrar com algumas frases deste capítulo descrevendo sua voz. Quem quiser ler na íntegra está na página 183 das Duas Torres.

"De repente outra voz falou, suave e melodiosa, seu próprio som um encantamento".

Nossa senhora, vocês imaginam isso? Saruman nem precisava pronunciar palavras mágicas nem nada, só o som da sua voz já era um feitiço. Por Durin!

"As pessoas que escutavam aquela voz desavisadamente mal conseguiam depois reportar as palavras que tinham ouvido... A maior parte do que conseguiam lembrar era o prazer que sentiram ao ouvir a voz falando, e tudo o que ela dissera parecera sábio e razoável, despertando neles um desejo de, mediante um acordo rápido, parecerem sábios também. Quando outras vozes falavam pareciam, por contraste, rudes e grosseiras..."

O sonho de todo ditador.

"Para alguns, o encanto durava apenas enquanto a voz lhes falava... Para muitos, apenas a voz era suficiente para mantê-los cativos... o encantamento durava mesmo enquanto estava longe, e eles continuavam escutando a voz suave sussurando e incitando-os... ninguém conseguia seus pedidos e seus comandos sem um esforço de mente e de vontade..."

Gente, acho que se fosse Saruman e não Gandalf na passagem por Moria. Enquanto Gandalf ficou um tempão pronunciando todos os feitiços que conhecia para abrir os Portões, Saruman chegaria lá e jogaria um "xaveco" nos portões tipo "ah, não sejam maus, abram pra mim vai" e os portões se abririam haha (To brincando galera).

Depois Saruman tenta persuadir Théoden de novo e os cavaleiros do rei acreditam no mago, como um aliado e um amigo importante!!

"Os cavaleiros se agitaram... murmurando exclamações de aprovação às palavras de Saruman... Tinham a impressão que Gandalf nunca tinha dito palavras tão belas e adequadas ao seu senhor. Todas as suas conversas com Théoden pareciam agora rudes e arrogantes. "

Por Mahal!

Mas fala a verdade, tem como um cara desse ser humilde?? IMPOSSÍVEL! Ele é bom demais. Como Melkor, o cara era tão sábio que não conseguiu se contentar em ser mais um Valar em Valinor, tinha que ser o Rei Supremo da Terra-Média. Para caras como Melkor ou Saruman... o mundo não é o bastante.

Perfeito!, magníficom Divino! e seus comentarios são os melhores Saruman é o fodâo e Acabou-se!

Vai ganhar um ponto de karma por isso!

É por essas e outras que sou fã de Carteirinha do Saruman!, e não é a toa que fiz e estou fazendo essa fanfic aqui em baixo com ele como personagem principal!
 
Ele era líder dos Istari, presidiu o Conselho Branco, tinha a voz que enfeitiçava os desavisados, enfim, ele tinha motivos pra ter aquela personalidade.

Quanto a ele ser aceito em Valinor, duvido muito, minha interpretação sobre a passagem no Expurgo do Condado foi a de que a entrada dele nas Terras Imortais foi negada.
 
Fala Galera,

Pelo post do Deriel penso que Saruman quis ir para o Oeste. Notem a palavra "repelido" de sua tradução. Isso pra mim quer dizer que ele tentou ir para o Oeste, mas os Poderes o impediram, condenando-o a vagar sem rumo pela Terra-média.

Concordo com isso e coloco do meu ponto de vista.

Saruman tentou realmente voltar para o Oeste. Uma vez que todos os seus planos foram frustrados e já não lhe restava mais poderes para continuar sua luta na Terra-média, ele havia planejado causar o maior prejuízo possível para os hobbits, incluindo matar Frodo, ato que faria Sam e os outros o matarem sem piedade e seu destino teria sido o mesmo. Partindo assim para Valinor onde poderia usar sua influencia para gerar novos conflitos como Sauron e Melkor fizeram no passado.

Acredito também que foi “repelido” por ter sido condenado pelos Valar a partilhar do destino de Sauron e do Balrog, pelos atos cruéis que cometeu. Tendo como base o momento do retorno de Gandalf como “O Branco” para justificar que o julgamento de Saruman já havia sido feito pelos Valar.
 
...uma dúvida quanto a morte do Saruman: Se ele era um Maia, quando ele morreu ele foi pra Mandos, certo? Porque a impressão que me dá quando leio lá escrito é que o espirito dele ficou vagando por ai.

"Para o assombro dos circunstantes, ao redor do corpo de Saruman formou-se uma névoa cinzenta que, subindo lentamente a uma grande altura qual a fumaça de uma fogueira, pairou sobre a colina como um vulto pálido e amortalhado. Por um momento vacilou, olhando para o Oeste; mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada."

E outra pergunta, assim que ele fugiu de Isengard ele poderia ter optado por ir pra Valinor? Ou essa opção não era mais válida, por conta do mal que ele causou? :think:

Pelo post do Deriel penso que Saruman quis ir para o Oeste. Notem a palavra "repelido" de sua tradução. Isso pra mim quer dizer que ele tentou ir para o Oeste, mas os Poderes o impediram, condenando-o a vagar sem rumo pela Terra-média.

Concordo com essa opinião e acho que posso fazer um acréscimo:

Saruman teria o direito de ir para Mandos, como qualquer um do povo dos Valar e Elfo, mas por sua traição foi condenado. Creio que para ele não teve nem julgamento justamente pelo grau da Traição devido ele ter, como citado, um conceito elevado entre todas as Raças que o conheciam.

Edite:
Saruman poderia ter se reabilitado, ter sido humilde e procurado uma redenção, ter buscado seus Irmãos Istarí perdidos pela TM, mas recusou-se a isso. Do auto de seu orgulho deixou de entender a sentença e escolha de Gandalf em não castigá-lo diante de seus acusadores. :Fim do edite

Fracassou em perceber a sentença de Gandalf, "O Branco" na ocasião. Ele fracassou até mesmo ao ser submetido a Frodo e sua sentença.
Ao voltar-se para o Oeste, como que sentindo-se garantido de seu direito, os Valar, Manwë a meu entender, o puniu de pronto, sem apelação. E como foi citado, seria uma mácula entre os nobres habitantes de Valinor.

Agora, não posso, ou não entendo Saruman associado a seus rivais, justamente pela prepotência dele de ser o maior. E diferente de Sauron, sem um vínculo para seu retorno como o Um Anel, duvido que se recupere para atormentar os Povos Livres, visto sua natureza já diminuída ao vir/ser enviado à TM!

Gerbur, Mestre Defensor do Povo de Dúrin:amem::

Parabéns. Honras o título e a confiança à qual havia falado. Obrigado!!:cerva:
 
Última edição:
Concordo com essa opinião e acho que posso fazer um acréscimo:

Saruman teria o direito de ir para Mandos, como qualquer um do povo dos Valar e Elfo, mas por sua traição foi condenado. Creio que para ele não teve nem julgamento justamente pelo grau da Traição devido ele ter, como citado, um conceito elevado entre todas as Raças que o conheciam.

Edite:
Saruman poderia ter se reabilitado, ter sido humilde e procurado uma redenção, ter buscado seus Irmãos Istarí perdidos pela TM, mas recusou-se a isso. Do auto de seu orgulho deixou de entender a sentença e escolha de Gandalf em não castigá-lo diante de seus acusadores. :Fim do edite

Fracassou em perceber a sentença de Gandalf, "O Branco" na ocasião. Ele fracassou até mesmo ao ser submetido a Frodo e sua sentença.
Ao voltar-se para o Oeste, como que sentindo-se garantido de seu direito, os Valar, Manwë a meu entender, o puniu de pronto, sem apelação. E como foi citado, seria uma mácula entre os nobres habitantes de Valinor.

Agora, não posso, ou não entendo Saruman associado a seus rivais, justamente pela prepotência dele de ser o maior. E diferente de Sauron, sem um vínculo para seu retorno como o Um Anel, duvido que se recupere para atormentar os Povos Livres, visto sua natureza já diminuída ao vir/ser enviado à TM!

Gerbur, Mestre Defensor do Povo de Dúrin:amem::

Parabéns. Honras o título e a confiança à qual havia falado. Obrigado!!:cerva:

Muito obrigado grande Mathan!

Agora, os Valar às vezes são tristes né? Mesmo Melkor foi julgado, e o Saruman que, comparado a Melkor, é imensamente inferior foi condenado logo "de cara" assim? Na "lata"?

Puxa...

Espero que eles tenham repensado isso depois, mesmo para dizer: "Saruman, desculpa, mas conversamos e decidimos que os seus feitos não têm perdão, você está fora."

Mas isso tudo já fica a nível de especulação minha...
 
Muito obrigado grande Mathan!

Agora, os Valar às vezes são tristes né? Mesmo Melkor foi julgado, e o Saruman que, comparado a Melkor, é imensamente inferior foi condenado logo "de cara" assim? Na "lata"?

Puxa...

Espero que eles tenham repensado isso depois, mesmo para dizer: "Saruman, desculpa, mas conversamos e decidimos que os seus feitos não têm perdão, você está fora."

Mas isso tudo já fica a nível de especulação minha...

Melkor foi julgado no inicio, antes das Eras do Sol, quando ele não poderia fazer mal a ninguem, só atrapalhava a missão dos outros Valar. É quase como se fossem crianças excluíndo uma em especial porque ela simplesmente não sabia brincar adequadamente. Já durante as Eras seguintes ele está realmente afetando seres vivos de Arda, e de forma drástica, atitude bem condenável. Na segunda vez que ele é preso ele é subjugado e jogado no vazio pela eternidade ( ou até Dagor Dagorath ) não é bem um julgamento.
 
Melkor foi julgado no inicio, antes das Eras do Sol, quando ele não poderia fazer mal a ninguem, só atrapalhava a missão dos outros Valar. É quase como se fossem crianças excluíndo uma em especial porque ela simplesmente não sabia brincar adequadamente. Já durante as Eras seguintes ele está realmente afetando seres vivos de Arda, e de forma drástica, atitude bem condenável. Na segunda vez que ele é preso ele é subjugado e jogado no vazio pela eternidade ( ou até Dagor Dagorath ) não é bem um julgamento.

(risos) fantástica sua metáfora das crianças, ri muito.:lol:

Na segunda vez, também concordo que não foi exatamente um julgamento. Claro, os Valar e o resto do mundo o julgou e sem ouvir qualquer opinião de uma suposta "defesa" e o condenaram ao eterno vazio, "para além das muralhas do mundo".

Apesar de obviamente ter ocorrido um julgamento e uma condenação, não me parece um julgamento formal, com juíz, acusação e defesa, por exemplo, foi uma atitude mais "impulsiva".

Entretanto, Melkor teve um tempo gigantesco para fazer o "circo pegar fogo" e assim ganhar a eterna inimizade dos outros Valar (e do resto do mundo rs). Saruman teve bem menos tempo e bem menos poder que Melkor para ser "julgado" de uma forma tão sumária, não acha?
 
Talvez os Valar esperassem que Saruman se arrepende-se antes de tentar voltar, assim como eu falei antes. E em vez de condená-lo diretamente ( coisa que não funciona, erraram assim com Melkor e Sauron não se regenerou com medo da punição ) deram a oportunidade dele esperar para "pagar os pecados".
 
Excelente post, mas acaba caindo na mesma coisa que todos pensamos, apenas inveja auto-confiança e desejo por poder.
 
Eu penso um tico diferente. Curunir era tãobom ou melhor do que Olórin, era sim. O que ferrou tudo foi sua dedicação ao estudo dos Anéis - ele foi corrompido. E sem nem usar um dos Anéis, só do estudo do mesmos.

Quando falamos de Saruman, não podemos analisá-lo em um único momento. Ele viveu milhares de anos.
 
Sabe uma coisa interessante que eu tava conversando com um amigo meu sobre Saruman?

O mago subestimava muito Radagast, que é o mago da natureza, não é mesmo? Dos Istari, o mais próximo do natural e do funcionamento da vida na TM, mesmo a vida "simples" de plantas e animais em detrimento de vidas políticas extremamente importantes como a vidas dos Senhores dos povos da TM.

Entretanto, porque Saruman caiu? Claro que nós podemos analisar esta questão sobre muitos ângulos, mas quem deu o golpe de misericórdia no poderosos Saruman? Os ents. A natureza, que ele tanto menosprezou na forma de Radagast. Saruman subestima Radagast, mas é os seus pássaros que ele usa. Saruman subestima Radagast e a natureza como um todo, mas se esquece que Fangorn pode ser muito mais que velhas árvores de pé "esperando" para serem cortadas. Se esquecendo de Fangorn, Saruman se esquece dos ents e pode dizer adeus completamente aos seus planos de conquistador da TM.

Mais uma vez, uma das principais características de Saruman se faz presente e nesse caso o torna tão cego que o estrago desse deslize não pode mais ser recuperado, nem mesmo pelo "de Muitas Cores".
 
Lendo os Contos Inacabados (Os Istari), vi que Saruman não ficou na TM.

E quando tudo terminou e a sombra de Sauron foi afastada, (Gandalf) partiu para sempre pelo mar. Ao passo que Curunír foi subjugado e completamente humilhado e, finalmente, pereceu às mãos de um escravo oprimido; e o seu espírito foi para onde estava destinado a ir, e à Terra Média, nu ou corporizado, nunca mais voltou. (Contos Inacabados)

Depois dessa acho que ele ou deve ter ido para o eterno vazio, junto de Sauron, Melkor, etc (o mais provável), ou para os Palácios de Mandos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo