• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte de Saruman - ajuda na interpretação

Boa tarde! Estou finalizando a releitura dos 3 livros, e acabei o capítulo "O Expurgo do Condado" agora. Segue a descrição do que aconteceu após a morte de Saruman: "Para o assombro dos circunstantes, ao redor do corpo de Saruman formou-se uma névoa cinzenta que, subindo lentamente a uma grande altura qual a fumaça de uma fogueira, pairou sobre a Colina como um vulto pálido e amortalhado.
Por um momento vacilou, olhando para o Oeste; mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada." Estava tentando interpretar isso. Essa olhada para o oeste seria o espírito de Saruman tentando de alguma forma retornar para Valinor? E o vento que soprou foi como os Ainur dizendo: "aqui você não volta, já teve sua chance de redenção e agora está condenado a ficar como Sauron"? Faz sentido?
 
Bem, há a passagem em inglês:

“To the dismay of those that stood by, about the body of Saruman a grey mist gathered, and rising very slowly to a great height like smoke from a fire, as a pale shrouded figure it loomed over the Hill. For a moment it wavered, looking to the West; but out of the West came a cold wind, and it bent away, and with a sigh dissolved into nothing.”
― J.R.R. Tolkien, The Return of the King

O termo "West" na obra aparece grafado como sendo nem sempre apenas se referindo ao sentido geográfico como ponto cardeal, mas também relativo a morada dos Poderes, especialmente se a palavra começar com maiúscula.

Sabemos pelo Silmarillion que o senhor dos Poderes e dos ventos é Manwë e que podia ouvir por meio deles tudo o que se passava de importante nas terras imortais pois que recebia dos ventos mensagens da mesma forma que Ulmo recebia das águas as informações do Mundo. Quando Manwë estava ao lado de Varda também podia ver tudo o que estivesse ocorrendo no mundo e Mandos (o Vala que conduzia as almas após a morte) se pronunciava sob permissão de Manwë. Ainda, havia os olhos das águias vigiando acontecimentos importantes na época da guerra do anel.

Creio que é válido sim dizer que o Oeste conhecia o destino escolhido por Saruman (após seu fracasso) depois da guerra do anel. Mesmo que poeticamente Saruman se tornasse um proscrito, mais que isso, as almas em Tolkien podem ser rebeldes e ficarem longe dos Poderes como ocorreu com os espíritos revoltosos dos homens da montanha que não saíram do mundo, mas ficaram assombrando as cavernas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo