• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte: Como você e sua religião encaram ?

Não que eu queira que as pessoas leiam este tópico e fiquem desesperadas em como será seu pós-morte (coisa que eu já me peguei fazendo...), mas eu creio ser um discussão muito interessante, pois pode disponibilizar às pessoas modos diferentes de encarar o fim da vida (eufemismo bravo este...). Então:

"COMO VOCÊ E SUA RELIGIÃO ENCARAM A MORTE ?"

MINHA RELIGIÃO: Eu não tenho religião, acredito em Deus (O ser criador que deu início ao Universo) e ponto final. Mas como fui criado dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, cresci com aquele irremediável "medo" do Inferno e a vontade de ser bonzinho e ir para o Céu.

EU: Acredito em Deus e acho que Ele não criaria o mundo só para poder ter muitas e muitas criaturas para mandar para o Inferno. E mesmo acreditanto que deva existir um Plano para punir grandes maldades, acho que sendo caridoso e "Bom" terei um bilhete garantido para o Plano do Bem. Sem ter que seguir as regras, muitas vezes absurdas, de qualquer religião que seja e me submeter a alguém que acha que conhece Deus melhor do que os outros !


Bem essa foi a minha opinião, por favor postem as suas. Espero encontrar muitas pessoas de diferentes religiões, que possam compartilhar sua visão de vida após a morte.
 
Eu tbm não tenho religião, mas a religião da minha mãe (que eu frequentava) acredita que a vida acaba qdo vc morre. Acaba mesmo, não tem espírito nem nada. E eu tbm acredito nisso.
 
Em termos de religião, sou eclético, ou seja: acredito na minha concepção pessoal de Deus, e estudo os rituais e mantras de todas as religiões.

Portanto, posso falar apenas pelo segundo item: Eu.

Morte, para mim ?

Imagine o inferno (ou purgatório, como preferirem) cristão. As pessoas, quando são pecadoras, vão para o purgatório, e pagam seus pecados, com sofrimento. Eu prefiro, para a analogia, fundir "inferno" e "purgatório" numa coisa só: vc vai para o inferno, e paga seus pecados. Quando já estiver pronto, sai de lá.

Bem, eu acho que essa coisa que eu descrevi aí em cima é onde nós estamos. Todos aqui na Terra são pessoas que estão pagando o custo de se tornar uma pessoa pronta a sair do "inferno". Estamos aqui pagando. Pagando o quê ?

Bem, eu penso diferente dos cristãos neste ponto. Os cristão acham que vão para o purgatório aqueles que pecam, enfim, erram. Eu acho que o "inferno" descrito é, na verdade, estágio obrigatório. Todas as pessoas, mesmo as boas, passam pelo inferno. O inferno seria um tipo de teste, uma provação: se vc atravessar e "passar no teste", vc simplesmente o atravessa, e sai. Prossegue em seu caminho para o céu. Se vc deixar que o inferno suba à sua cabeça, se renda às tentações materiais (não estou falando de dinheiro e mulher, mas sim apego exageradamente desnecessário), e esquecer que seu objetivo é seguir adiante, então você ficará no inferno. Até que entenda no que vc está errando.

O inferno teria um instrumento de sofrimento chamado matéria. Nós teríamos um corpo material, e com ele sofreríamos a vida. Quando morremos, se já estivermos prontos para sair do inferno, então seguimos adiante, no que os cristãos chamam Céu, ou Reino de Deus. Se ainda não estivermos prontos (ou seja, cometendo algum erro em nossa vida ou forma de pensar), então re-encarnamos sem sair do inferno.

Resumindo: O lugar onde nós hoje nos encontramos é que é o inferno. E a morte é onde é decidido se vamos sair dele ou se ficamos pagando erros durante mais uma vida. Seria por isso que esse nosso mundo tem tantos problemas e sem nenhuma perspectiva de melhorar.

---
Enquanto escrevia isso aí em cima, pensei numa coisa: seria o Apocalipse uma espécie de "Anistia" ou "Reforma" aqui no inferno ?
 
a minha religião diz que os bons vão pro céu e os ruins vão pro inferno... :eek:

eu acredito em alma, e acho que que faleceu sem dúvida está melhor do que quem ainda vive, principalmente pelo fato de não temer mais a morte, de não ter mais a dúvia primiordial do ser humano: "pra onde eu vou?".

não tenho medo de morrer, mas de sofrer, não quero morrer sofrendo, e não gosto de sofrer pela "perda" de meus queridos.

uma vez eu lí um texto muito bonito, mas muito triste de um cara que perdeu a mulher e estava muito triste pq a amava muito, mas depois de um tempo, ele vai visitar o túmulo da mulher e em prantos diz algo do tipo: "estou feliz que vc se foi primeiro pq assim vc não teve de sofrer com a nossa separação". :lily:
 
Morte para mim é o alfa e o omega da nossa alma(espírito), tipo.. agora nós aguardamos pela morte e a disconhecemos..... diz uma lenda que a morte é uma cavaleira negra que suga a energia vital das pessoas..... ela foi enviada para dar "fim'' na passagem humana pela terra.... vc sente a morte chegar pelo frio de seu ser que dá aquele arrepio na espinha que sentimos de vez em quando..... ou seja segundo essa lenda a morte passa pela gente varias vezes por dia..... o problema vai ser quando ela parar na gente...... hahahaha
Mas não vamos esquecer que isso é uma lenda......
 
Tenho que admitir isso: eu não encaro a morte. Não consigo encarar a morte. Tento pensar nela o mínimo possível, por que se pensar muito, começo a ficar meio paranóico: com medo mesmo.

Tenho medo dessa indefinição, de não saber o que vai acontecer depois que você morrer. Tenho medo que não aconteça nada, que a morte seja o fim da consciência, o fim da existência.

Talvez daqui a aluguns anos eu tenha amadurecido a ponto de encarar a morte facilmente. Mas, por enquanto, não consigo fazer isso.
 
É dificil pensar na morte, pensar que voce nao vai viver mais, nao vai ver mais quem vc ama, é horrível.
Nao tenho religiao e acho que também nao tenho medo de morrer, na verdade acho que tenho medo de morrer e deixar de fazer algumas coisas que gostaria, queria conseguir viver como se cada momento fosse o ultimo, assim se eu morresse de repente ou tendo acabado de fazer algo que queria muito morreria feliz.
vida pós-morte é difícil imaginar(acreditar).Eu acho que as pessoas tem medo da morte porque nao sabem o que vai acontecer, é uma coisa totalmente desconhecida talvez se soubessem nao teriam tanto medo e nao procurariam tanto por lugares como o paraíso, ceu , reino de deus.....
é isso o que acho.
 
Não acredito que com a morte acabe tudo. Acredito em alma, ou essência, ou o que quer que seja o nome, e não creio que seja só isso que vivemos aqui.
Também não acredito em céu ou inferno, acho que 60 ou 70 anos de vida é muito pouco pra salvar ou condenar alguém pela eternidade.
No ano passado tive um período meio catalizador, pra purificar e definir o que eu acreditava e o que eu naõ acreditava. Não consigo deixar de acreditar em reencarnação, só ela explica algumas afinidades ou antipatias gratuitas que sentimos por algumas pessoas, e situações inexplicáveis que vivemos.
Acho que a morte é o fim de uma existência, não da vida em absoluto.
 
Eu sou Wicca... minha relgiaum acredita que quando morrermos vamos para a Summerland, ou Terra do Verão, semelhante a Avalon,porem la passamos longos anos descançando, para mais tarde reecarnamos, e quando atingirmos a pureza perfeita, ou a sabedoria inicial, nos passamos pelos planos, espirtual, carnal (terra) e divino, neste ultimo nos viramos parte da Deusa e do Deus...



Adeus

Mago Hirus :|
 
Eu não tenho uma religião definida. Fui criado como católico, já fui praticante, mas hj em dia acho uma religião um pouco intolerante (como muitas outras religiões existentes no mundo).

Leio sobre várias religiões e concordo em certos pontos com algumas e discordo em outros.

A morte pra mim não é o fim, mas sim um recomeço. Acredito que exista vida após a morte, como se fosse uma outra dimensão, e acredito tb que vc pode escolher entre estar aqui ou lá.
 
Isso é algo interessante: Imagine a seguinte situação: todo mundo que morre tem permissão para voltar, se o corpo ainda estiver intacto. Só que todo mundo que vê o outro lado o acha tão lindo e perfeito e se sente tão bem lá que simplesmente não quer voltar, e opta por seguir em frente.

É uma possibilidade que não pode ser negada. E um tanto quanto interessante.
 
É uma possibilidade que não pode ser negada. E um tanto quanto interessante
O problema é que livre arbitrio só temos enquanto vivos.... mas eu queria dar um jeito de voltar e contar para todo mundo como é o lugar para onde fui(não ando muito boazinha ultimamente..haha).... a idéia dessa escolha é legal.... mas ..... ninguém ia querer ir em frente acredito que todo mundo tem uma razão para ficar....
 
Mago Hirus disse:
Eu sou Wicca... minha relgiaum acredita que quando morrermos vamos para a Summerland, ou Terra do Verão, semelhante a Avalon,porem la passamos longos anos descançando, para mais tarde reecarnamos, e quando atingirmos a pureza perfeita, ou a sabedoria inicial, nos passamos pelos planos, espirtual, carnal (terra) e divino, neste ultimo nos viramos parte da Deusa e do Deus...

Adeus

Mago Hirus :|

É uma das coisas que eu tenho em mente. Isso de passarmos varias vidas nos aperfeiçoando e melhorando (ou piorando em alguns casos) e que quando nos tornarmos plenos voltamos a fazer parte do(a) Criador(a).

É um dos principios do Hinduismo, e com o qual eu concordo muito [só que sem aquele negócio de que a mais baixa forma de vida é o Cachorro (coitados, são muito mal-tratados na Índia) e o mais sublime é a Vaca, o estágio antes do Nirvana (não a banda !)].

Pode parecer que eu estou me contradizendo, mas o "Plano do Bem" que eu citei acima é se encaixa bem com o estágio de Nirvana, para quando vamos para o lado, ao voltamos a fazer parte, do Criador.

Mas é normal se contradizer ou mudar de opinião, afinal isso é livre-arbítrio, ainda mais nesse tipo de assunto. Como dizem "Sou feliz por poder mudar de opinião" !
 
Você morre, é enterrado em alguns casos, seu corpo se enche de bactérias e depois de um tempo vc se decompõe e após algum tempo seus vestígios materiais sumiram do planeta Terra...
 
Rousoku disse:
Isso é algo interessante: Imagine a seguinte situação: todo mundo que morre tem permissão para voltar, se o corpo ainda estiver intacto. Só que todo mundo que vê o outro lado o acha tão lindo e perfeito e se sente tão bem lá que simplesmente não quer voltar, e opta por seguir em frente.

É uma possibilidade que não pode ser negada. E um tanto quanto interessante.

A volta que eu quis dizer não foi no mesmo corpo (apesar de haverem casos de pessoas que morreram e voltaram).
Vc volta em outro corpo e de vez em quando ocorrem dejavus. Isso eu acredito que sejam lembranças de vidas passadas.
 
Nã otenho religião, mas tenho criação católica (meus pais são católicos, estudei 7 anos em colégio de freiras).
Não sigo o catolicismo e nemhuma outra religião e não ligo p/ o jeito que elas encaram a morte.
P/ mim a morte é uma coisa normal da qual não podemos fugir. Simplesmente faz parte do ciclo... é o fim do ciclo.
 
Tírion Windlord disse:
Você morre, é enterrado em alguns casos, seu corpo se enche de bactérias e depois de um tempo vc se decompõe e após algum tempo seus vestígios materiais sumiram do planeta Terra...

Nada se cria, nada se forma.....Tudo se Transforma
 
A volta que eu quis dizer não foi no mesmo corpo (apesar de haverem casos de pessoas que morreram e voltaram).
Vc volta em outro corpo e de vez em quando ocorrem dejavus. Isso eu acredito que sejam lembranças de vidas passadas.

Na verdade, concordo 99% com seu ponto de vista (pra não dizer 100%, que acho que é).

Só quis aproveitar para expor uma teoria que me veio na cabeça.

estudei 7 anos em colégio de freiras

Não é por nada não... não me leve a mal, mas...

vc ia se tornar uma freira ? :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo