• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mols, determinantes e outras matérias inúteis no colégio

Rousoku disse:
Washu disse:
mas eu não gosto de Bháskara!!!O coisa chata! ainda bem que finalmente aprendi como funciona soma e produto

só pra complementar, aquilo se chama "Relações de Gihrard"

Isso me lembrou um exercício que eu fiz logo no primeiro semestre da faculdade, na aula de Lógica Matemática. Era para provar que a fórmula de Bháskara era verdadeira... Então partindo dela tinha que se chegar a fórmula da equação de 2º grau: ax^2 + bx + c = 0, e vice versa...

É um tipo de exercício extremamente simples, mas mostrou que essas fórmulas não apareceram simplesmente do nada... E poderia ter sido feito no 2º grau, ou até mesmo na 8ª série....
 
Primula disse:
Eönwë disse:
Legolas Greenleaf disse:
Como posso colocar isso.... deveria ter algum tempo na escola dedicado a ensinar as pessoas sobre a sociedade em que vivem, discutir fatos atuais (guerra, SARS, etc)

Isso é o que realmente falta nas escolas. Na minha escola, uma das melhores de SP, tem gente que mal sabe que tá acontecendo uma guerra no Iraque. É um absurdo...

Owa!!! Peraí... existe também o fator "interesse pessoal" envolvido. :wink:

O desinteresse nem sempre é porque a escola falhou. A falha também pode ser resultado do desinteresse dos pais com o mundo ao redor.

A escola tem, no meu ver, o dever de pelo menos estimular o interesse no aluno de conhecer o mundo o que está acontecendo no mundo hoje.

Acho que nenhuma escola pode considerar que "forma" uma pessoa, se os alunos saem de lá com um milhão de fórmulas, nomes e teorias na cabeça, mas sequer sabem o que está acontecendo no mundo hoje.

Depende desse formar... Já tentou incutir consciência e cidadania num cidadão que quer só passar no vestiba? :wink:

"Formar" é pra mim preparar o aluno para o mundo, para ser alguem ativo e consciente, em todos os aspectos. Não é só preparar para passar no vestibular. Acontece que muitas escolas e pais ainda acham que isso basta... :tsc: [/quote]
 
Meu profº d historia está separando um "pouco" da aula dele p/ falar só sobre a guerra.... e n dá p/ vc deixar d prestar atenção... :D
 
Nenhuma matéria é inútil. Pelo menos pra mim e para uma grande maioria, todo conhecimento a mais é bem vindo.

O que deveria mudar, como a Prímula tem afirmado, é o método de ensino. Dar mais liberdade aos alunos seria fundamental porque, apesar de em um primeiro momento ninguém querer saber de estudar, aos poucos o próprio aluno vai aprendendo a ter responsabilidade, pois começa a diferenciar o que é importante ou não para ele.

Digo que o método de ensino deveria mudar olhando para meu próprio colégio. É um dos melhores aqui de São Paulo, e eles vivem dizendo que não só preparam o aluno só para o vestibular, como também para a vida. O problema é que a ênfase no vestibular é de 95%, enquanto a preocupação em formar cidadãos maduros é quase nula.

Muitos professores de lá agem como se só houvesse a matéria deles para estudar, o que me irrita profundamente. São listas e mais listas de exercícios, repetitivos e intermináveis para entregar em pouquíssimo tempo, e só um aluno que chega em casa e não tira a cabeça dos livros até a hora de dormir consegue cumprir tudo isso. Ou seja, ou colégio quer te tornar um nerd bitolado, ou te transformar em uma máquina, que tem de ter os horários milimetricamente regulados, porque UM deslize ou UMA preguiça repentina já descambam tudo.

Notem que não estou dizendo que sou contra lições de casa, muito pelo contrário. Só acho que os professores poderiam dosar bem o que nos mandam fazer, para que se possa ter algumas horas de lazer.
 
Porque temos que estudar essas bobagens tipow Mols em química aquilo é a coisa mais ridícula que eu já vi na minha vida, não significa nada, acho que só quem é químico devia saber aquilo


kramba, mol é muito útil, serve p/ calcular um monte de coisas......é indispensável
 
Não é só no vestibular que log é importante. Existem gráficos que usam a escala logaritmica para facilitar a leitura de dados muito distantes numericamente, por exemplo. E acho até que já foi tema de um vestibular este tipo de gráfico e poucos acertaram a questão porque sabem calcular log mas não sabem como pode ser usado.
 
Até 8ª série/1º ano é "some a produto" mesmo, Girard só vira depois que você começa a mecher com polinômios de graus elevados... Buscar raízes e talz! Mó legal!

O logarítmo também é bastante usado na matemática financeira, para fins de cálculos que envolvem sitemas baseados em juros compostos.

Uma coisa que não foi claramente explicitada: o que você aprende até vésperas do Vestibular não é apenas para fazer a prova (graças a Deus minha ex-escola não era assim), mas será toda a base cultural para sua vida... Você, se for o caso, vai ler e aprender muitas coisas novas, mas tudo partirá de um conhecimento básico que você já tem e que você aprendeu no seu ensino médio. Imagina você adulto, sentando numa mesa de um restaurante. Um amigo começa a comentar sobre as novas experiências genéticas, vc não sabe nada e vira pro outro lado, aí vc vê um kra conversando sobre a nova tecnologia que está sendo desenvolvida para a retirada de petróleo marinho nas plataformas continentais, aí vc vira pro outro lado pq vc não entende de petróleo e nem sabe o que é uma plataforma continental, ai...

Deu pra entender? Ou você tem um nível cultural básico para viver, ou você fica fora de todas as conversas, ou você arruma um restaurante onde, na sua cadeira, você consiga virar para uns 10 lados diferentes até achar um assunto que você entende...

O que quero dizer aqui é que não se precisa apenas de conteúdo pra usar na faculdade ou pra construir uma parede que forme ângulo reto com o solo, mas para você ter conhecimento de que aquilo existe e ser mais uma coisa que faz parte de sua cultura, elemento que te diferencia dos outros - meros mortais... :wink:
 
Legolas Greenleaf disse:
Miwa disse:
tah, mas pessoas "normais" usam tais gráficos???
No segundo grau não, mas precisa saber pra usar de base caso faça uma faculdade de exatas.

Aliás, dificilmente você vai usar todo o conteúdo que aprendeu no primeiro e segundo graus na faculdade. Entretanto, este conteúdo básico e geral (mas que muitas vezes parece inútil) é fundamental para que você tenha total aptidão para fazer qualquer curso universitário que desejar (exceto cursos que exigem outros conhecimentos, como dança, música e arquitetura), fora conhecimentos que você vai levar pro resto da sua vida (ler, escrever, etc.).

Como já foi dito, a escola tem a obrigação de dar a todos as mesmas oportunidades... Achar chato matemática no colégio não vai fazer o mundo mudar para alguns, mas para outros pode despertar o interesse e, quem sabe, este interesse possa contribuir para a vida de tantos os que gostam quanto os que não gostam. 8-)
 
Miwa disse:
mais e os logaritmo?? pra que servem??
Um exemplo prático de logaritmo?
Apesar de ser medido com aparelhos, o pH e pOH de substâncias é calculado com base em logaritmos, sabia?
Muito útil, sim, senhora! (e muito legal também!) :obiggraz:
 
**Arwen** disse:
Miwa disse:
mais e os logaritmo?? pra que servem??
Um exemplo prático de logaritmo?
Apesar de ser medido com aparelhos, o pH e pOH de substâncias é calculado com base em logaritmos, sabia?
Muito útil, sim, senhora! (e muito legal também!) :obiggraz:



Tb acho legal... mas agora já esqueci tudo que vi sobre logaritmo...
 
QUanto à matemática eu não reclamo do que aprendo, por mais que eu acabe não usando o que aprendi na minha vida, com certeza eu ganho muita lógica, e a lógica é utilizada muito em sua vida, por isso matemática é muito bem vinda, qualquer coisa exercita a lógica e velocidade de raciocínio. E tem outra, está provado que quanto mais se usa a cabeça na infância e na idade adulta menos problemas de cuca terá quando idoso...
 
logarítimo é muito inútil
e matriz então.........ñ tem utilidade nenhuma akilo!!!!
PA, PG..............tem dó....cada coisa idiota
 
*Ëarwen* disse:
logarítimo é muito inútil
e matriz então.........ñ tem utilidade nenhuma akilo!!!!
PA, PG..............tem dó....cada coisa idiota
Vc leu o resto do tópico? E vc realmente acha PA e PG inútil??? :o?:
 
*Ëarwen* disse:
logarítimo é muito inútil
e matriz então.........ñ tem utilidade nenhuma akilo!!!!
PA, PG..............tem dó....cada coisa idiota
Olha, nem precisa ler o tópico.
Só lê meu outro post, umas cinco mensagens acima, ok? :wink:
Depois me diz de novo se logaritmo é inútil. Ou será que é melhor começar a verificar se uma substância é ácida colocando o dedo dentro dela? :eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo