• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mols, determinantes e outras matérias inúteis no colégio

Alex deLarge

Usuário
Outro dia no colégio o próprio professor de Geografia do meu colégio admitiu que a matéria que ele estava dando - que era fuso horários quebrados, não servia pra absolutamente nada, que era uma puta sacanagem o vestibular pedir aquilo, já que em lugar nenhum do mundo se usa fuso horário quebrado...
Aí eu penso: Porque temos que estudar essas bobagens tipow Mols em química aquilo é a coisa mais ridícula que eu já vi na minha vida, não significa nada, acho que só quem é químico devia saber aquilo. E determinantes o próprio professor de Matemática admitiu que também não servia pra muita coisa....
Dá muita raiva estudar isso. E o pior é se ferrar por causa dessas bobagens. Vcs não concordam?
 
1. Isso não é bobagem
2. Mol é uma coisa super importante na química
3. Determinante precisa pra saber matriz, que não é muito útil mas tb n ée difícil
4. Se vc n aprender isso vai aprender o q?
5. isso deveria estar no tópico de coisas que se odeia no colégio
 
1- Voec pode nunca usar na sua vida, só que são conhecimentos que podem ser úteis( ou não, mas sao interessantes só por saber).
2- O vestibular cobra isso justamente pq tem gente que naum dá valor é uma seleçao rigorosa, ou mostra que vc domina o conhecimento ou naum entra.
 
Determinantes são legais poxa :osigh:

Uma das coisas que mais gostava de fazer era calcular determinante de número complexo (ex: 4 + j8) :wink:
Fazer isso na calculadora é simples..... divertido é fazer isso no muque.... tendo que tranformar os números e tudo mais.

(Sim, estou falando sério que eu gostava de calcular isso e SIM, determinantes servem na prática tb).
 
Ainda hoje tenho trauma de determinantes (aquelas flechinhas no 3 por 3 me deixavam vesgo!!!!)
Mas sei que são importantes (maldito curso de exatas!!!!)
 
Metendo meu bedelho...

O estudo de matrizes é importantíssimo, não só para a matemática, como para todas as ciências exatas. Muita coisa da áre de engenharia utiliza matrizes a todo momento, não venham com essa de ser uma coisa inútil que não cai nada bem. E, um professor de matemática falando que determinante não serve pra nada? Ele não sabe o quanto é estudado matrizes e determinantes na área de Teoria de Computação (aliás, disciplina muito ligada à matemática).

Simplesmente, não dá para viver sem matrizes no mundo atual. :mrgreen:
 
Sim, sim,
Até em Economia isso é muito usado! Pra se fazer as equações de regressão, em econometria, que serve de base para teses referentes à determinação de riscos em carteira, ou mesmo de quanto será o PIB do país no ano dadas as outras variáveis independentes.

Quando estamos na escola é normal pensarmos que as coisas são inúteis, mas não me arrependo de ter tomado conhecimento sobre mols, relevos, fusos, e essas coisas...
 
Tem muitas coisas que se veê no colegio que naum são necessarias saber, isso é claro dependendo do que for fazer no futuro..........


exatamente. Se mol é super importante pra química, só quem mexe com isso deveria aprender...



Quando estamos na escola é normal pensarmos que as coisas são inúteis, mas não me arrependo de ter tomado conhecimento sobre mols, relevos, fusos, e essas coisas...

eu não vou me arrepender mesmo, afinal é a única maneira de se passar no vestibular. Mas depois vou fazer questão de esquecer tudo isso.
 
Cara, o objetivo da escola é te dar a formação mais completa possível naquele espaço de tempo.

Tudo que você aprende lá são noções pra você ter na hora em que for escolher sua carreira profissional. Como você espera saber que gosta de química ou matemática sem experimentar?

Além do mais, conhecimento nunca é muito. Se eu fosse você aproveitava enquanto só precisa saber essas coisas básicas, onde só se ferra quem quer.
 
. Se eu fosse você aproveitava enquanto só precisa saber essas coisas básicas, onde só se ferra quem quer.

só se ferra quem quer? nem todo mundo tem inteligencia pra entender todo mundo. Conheço um muleque que é muito esforçado é só vai mal nas provas. Eu também sou assim, mas não vou tão mal/
 
É claro que tem uns colégios fodas, como o colégio militar. Mas a maioria é fichinha, só prestar atenção na aula que passa.

Tá certo que alguns têm mais dificuldade com algumas matérias, mas eu nunca vi alguém reprovar sem querer. Você pode não tirar 10 em tudo, mas acaba passando se se esforçar.
 
Mol e determinante sao BASICOS. Sao a base da matematica e da quimica. A nao ser que voce seja pintor, cedo ou tarde vc vai usar um dos dois.

Colegio serve pra te dar uma base. Se vc nao aprende mol e determinante, como vai saber se gosta de matematica ou quimica? E vc acha que realmente ta pronto pra escolher o que quer fazer da vida com 15 anos? Pq por mais que eu detestasse determinante no colegio, ele eh essencial pra faculdade que eu to fazendo (engenharia)....

hmm hehehe acabei de ver que escrevi quase a mesma coisa que o balbo :mrgreen: ñ eh minha culpa se ele tem opinioes sensatas
 
Seu professor de quimica disse que MOL nao serve pra nada ? Peca pra sua escola trocar de professor de quimica. 6,02x10^23 eh muito importante pra um monte de coisas. Apesar de que eu nunca vou comprar um mol de ovos... :eh:

seu professor de matematica disse que Determinantes nao servem pra muita coisa ? Peca pra sua escola trocar de professor de matematica.

Alias, troque voce de escola, eh mais facil :wink:
 
Ungoliant disse:
Mol e determinante sao BASICOS. Sao a base da matematica e da quimica. A nao ser que voce seja pintor, cedo ou tarde vc vai usar um dos dois.

Colegio serve pra te dar uma base. Se vc nao aprende mol e determinante, como vai saber se gosta de matematica ou quimica? E vc acha que realmente ta pronto pra escolher o que quer fazer da vida com 15 anos? Pq por mais que eu detestasse determinante no colegio, ele eh essencial pra faculdade que eu to fazendo (engenharia)....

hmm hehehe acabei de ver que escrevi quase a mesma coisa que o balbo :mrgreen: ñ eh minha culpa se ele tem opinioes sensatas

Muita gente humilde se arrepende de não ter ido para a escola...

Gente que é explorada, que não sabe de seus direitos, nem onde e quem procurar para tê-los.

A escola não evoluiu e da forma arcaica que funciona, massacra muitos potenciais.

No entanto, não temos ainda capacidade de adotar várias Summerfields pelo mundo. Os professores não estão prontos para deixar os alunos estudar o que quiserem, no modelo aristotélico de ensino.

O resultado seria uma repetição do "repetência zero" onde muitos concluem o ciclo básico sem as noções básicas de alfabetização e matemática.

E isso num pais onde fazer o próprio imposto de renda é bicho de 7 cabeças para muita gente, que contrata despachante para isso.

Então o que é inútil? Inútil é não aproveitar o tempo que tens para estudar, e ficar lamentando que não dá pra brincar tanto quanto antes de entrar na escola.

Pois se não estudar agora, no futuro realmente não terá nenhum tempo para brincar... pois terá de se virar com um salário mínimo e bicos para se sustentar. Isso se conseguir um emprego!
 
exatamente. Se mol é super importante pra química, só quem mexe com isso deveria aprender...
Pela sua lógica, poderíamos entrar na faculdade aos 6 anos, e de lá começar a aprender do zero.
Vamos colocar uma situação hipotética: Existe isso que vc falou, de o cara só aprender coisas sobre aquilo que ele vai prestar na faculdade. O cara quer exatas, então faz aulas só dessa área. Aí passa 11 anos estudando até chegar na facu, começar a aprender o que realmente importa, mas.... de repente, ele percebe que não é aquilo que ele quer. Ele quer é direito, da área de humanas. E agora? Mais 11 anos de estudos? Fica o resto da vida fazendo algo que ele sabe que não gosta? Meu, vc tem 15 anos, certo? Na sua idade, pelo menos metade das pessoas não sabe o que quer cursar. E se escolher uma área, e de repente resolver que não quer aquilo? Toca estudar tudo de novo?

Sacou o que eu quero dizer? A escola ensina o básico de tudo, para, independente de qual seja seu curso, você estar preparado. Além disso, vc acha que a faculdade eles vão te ensinar o que? MUV? Compostos binários? Vc precisa pelo menos saber o básico do básico para ter de base quando entrar na facu.

Ah sim, agora lembrei. A Fuvest agora tem a segunda fase apenas com as matérias ligadas ao curso que vc quer prestar, ou seja, não precisa mais saber tudo de exatas se quiser fazer humanas, nem vice versa.

PS: Eu vou fazer direito, mas não vejo problema nenhum em estudar física, biologia e similares. Conhecimento nunca é demais, e, na pior das hipóteses, ao menos é interessante.
 
Bom, o pessoal que já passou do colégio sabe que tudo que foi ensinado se usa para alguma coisa.

Agora na facul o cara vê muita gente que fez supletivo e passou, não sei como, no vetibular e que se ferra nas matérias de ensino superior, justamente por não ter aprendido este básico que você (ou seus professores) chama de inútil.

Então preste um pouco de atenção nas aulas e se tens dificuldade estuda um pouco mais. E se ainda assim não deu certo o problema não é só seu, é de quem ensina também. :wink:
 
Meu na boa pra que eu vou usar pitagoras na minha vida e aqueles negociops de literatura ?? eh um absordo !!! Cantigas trovadorescas e a p** q pa*** !!!
 
Meu na boa pra que eu vou usar pitagoras na minha vida
Caralho! Isso é mais importante que o alfabeto.

Ps: Pra quem tá na 7a/8a/1o TODAS as matérias de matemática são importantes. Não deixem passar batido como eu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo