• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Microsoft = D20

Excluído052

Excluído a pedido
Gente... o que vocês estão achando do "monopólio" do D20? tudo bem, tudo bem, os outros sistemas ainda vivem , mas se continuar assim... até o cenário brasileiro Tormenta vai ganhar uma versão D20.

Eu acho que isso é bom e ruim. Bom porque quando um jogador de RPG quiser mudar o seu estilo de aventura não vai precisar decorar novas e complicadas regras - embora eu ache que para alguns estios de jogos valha outros tipos de regras.

Ruim porque isso é um empobrecimento dos sistemas de RPg, fora que vai fazer a Micros... ops!... o povo do D&D os monopolistas do nosso hobbie favorito!
 
Olha, eu naum axo que o D20 vai virar monopólio, naum. Primeiro, pq nem todo mundo gosta de D20, ou seja, naum é de aceitação geral. Segundo pq os outros sistemas grandes (os que podem fazer concorrência) tem um público grande e mercado garantido. Pense bem : vc axa que quem joga GURPS e Storyteller vai simplesmente mudar de sistema de uma hora pra outra?? Além do mais, esses dois sistemas tem uma bagagem bem boa, igual ou maior que a do D20 (GURPS tem mais ou menos 150 livros já escritos, e Storyteller tem Vampiro, Mago, Lobisomem como títulos grandes).

Pode ser que D20 venha a ser o sistema mais popular e com mias títulos, mas duvido que ele simplesmente substitua os outros....
 
eu naum acho q 0 D20 vai virar monopólio, pelo contrário.

com o sistema aberto, qualquer pequena editora vai poder lançar seus jogos sem se preocupar em criar um sistema totalmente novo q ninguém vai ter vontade de aprender só pra ler um livrinho....

além disso, a wizards naum vai controlar o mercado pq naum vai ser ela q vai lançar todos os títulos....

eu acho q foi uma ótima iniciativa, pq abriu espaço para as pequenas editoras lançarem seus cenários e aventuras.
 
Com certeza, Barlach! Say yes to d20 system!

E, na boa.........o GURPS e o Storyteller tão mais falidos do que não sei o q....
 
Barlach disse:
eu naum acho q 0 D20 vai virar monopólio, pelo contrário.

com o sistema aberto, qualquer pequena editora vai poder lançar seus jogos sem se preocupar em criar um sistema totalmente novo q ninguém vai ter vontade de aprender só pra ler um livrinho....

além disso, a wizards naum vai controlar o mercado pq naum vai ser ela q vai lançar todos os títulos....

eu acho q foi uma ótima iniciativa, pq abriu espaço para as pequenas editoras lançarem seus cenários e aventuras.

concordo :wink:

.... mais chances para editoras menores, mais conteudo pra nois :)
 
Huuummm. monopolio não vira, porque a WW nunca ira colocar seus jogos com sistema da concorrente, mas q acaba sendo um pé no saco é. Outro dia discutimos isso como jogada de descentralização do sistema. Vcs não acham q isso só faz com q menos pessoas concentrem-se em comprar os jogos de D&D 3ed? De qq maneira pra mim nunca vai ser o sistema q definira minhas opções de jogo...
 
ah
sabe pq D20 não toma conta?
é um sistema Heróico... (não tão bem elaborado)
Onde ja se viu, Cthullo d20??????????????????????????????
Meu, horrível ideia de transformar d20 em Gurps (esse sim, eh genérico!)
 
discordo totalmente do titulo do topico...
a microsoft COBRA pelo uso de seu sistema... por ele ter virado padrao... todo mundo alem de ter que usar tem que COMPRAR, e ainda por cima vc não pode alterar uma virgula de programação do sistema.

ja o D20 eh um sistema aberto, que vc pode usar sem restrição alguma, inclusive pode mudar regras de acordo com o que vc quiser. se vc quiser montar um jogo de RPG no fundo de quintal da sua casa e quiser usar o D20 vc não pagara pelo uso do sistema no seu jogo.
ao contrário do que a Dragão Brasil popularizou o d20 como o Windows...
ele se parece muito mais com o Linux...

porém... esta é apenas minha opinião...
 
Bem... eu não concordaria com tanto otimismo, pelo menos se as coisas continuarem como estão... O sitema não tem nem dois anos e a batalha já está sendo difícil.

A extinção dos outros sistemas eu não acredito que aconteça, mas que o sistema D20 vai "rular" isso pode ter certesa - e mesmo que seja "gratuito" há sempre um ganho da TRS, não?
 
Inominavell disse:
Meu, horrível ideia de transformar d20 em Gurps (esse sim, eh genérico!)

qto a qualidade do sistema, eu concordo q o GURPS é beeem mais genérico.... apesar de q os maiores defeitos do D20 pra mim (CA e pvs) parecem ter sido corrigido no star wars. mas eu ainda achoq em níveis mto altos a realidade fica distorcida.....

Valanice disse:
Bem... eu não concordaria com tanto otimismo, pelo menos se as coisas continuarem como estão... O sitema não tem nem dois anos e a batalha já está sendo difícil.

A extinção dos outros sistemas eu não acredito que aconteça, mas que o sistema D20 vai "rular" isso pode ter certesa - e mesmo que seja "gratuito" há sempre um ganho da TRS, não?

pois é, é uma faca de dois gumes. enquanto o d20 é mto bom pra empresas pequenas, ele tá levando as grande a falência.... e é claro q a wizard tá ganhando com isso, senão ela naum abria o sistema....
 
Acho providencial isso que esta acontecendo, o crescimento do D20. É claro que ele nunca vai tomar o lugar de todos os outros sistemas assim como sempre existirao empresas rivalisando aki ou ali com a microsoft(ta bom, exagerei um pouco na proporcao). O fato é que com uma aparente 'uniformisação' das regras mais pessoas serao atraidas devido a dimuição do mito de que RPG eh muito complicado. E aqueles RPGistas que curtem outros sistemas nao serao prejuticados pois eles continuarao no mercado.
 
nao acho q va extinguir e nao acho q va ser monopolizado... faço de minhas palavras as de Barlach :) ehhehehe

alias, Storyteller é um sistema q tenho muita vontade de jogar (isso q eu jogo d20), mas nao to com saco pra aprender novas regras ehhehe esse é o problema, demasiada variaçao de regras
 
eu acho q o storyteller é um ótimo sistema para o cenário.

mta gente fala q as regras de combate estragam esse sistema, mas isso é desculpa de jogador de D&D q só pensa em lutar, lutar, matar, pilha, destruir... o sistema storyteller naum foi feito pra combate.

ps: já tô me preparando pra encheção de saco por falar q D&D é só matar, pilhar, destruir....
 
Barlach disse:
mta gente fala q as regras de combate estragam esse sistema, mas isso é desculpa de jogador de D&D q só pensa em lutar, lutar, matar, pilha, destruir... o sistema storyteller naum foi feito pra combate.

Concordo mais ou menos com vc. Lobisomem eh um cenario onde invariavelmente existem combates(e com atributos altos existem muitos dados...), faz parte da escencia dessas criaturas. Enquanto jogava apenas vampiros nunca tinha me deparado com esse deficiencia do sistema, fiquei perplexo ao `tentar` jogar lobisomem, hajam dados e paciencia. Porem as outras `ambientacoes` relamente nao foram feitas se pensando em regras detalhadas de combate, o grande problema eh que a maioria(sim, a maioria) dos jogadores simplesmente nao tomam conhecimento disso, afinal o combate faz parte do RPG assim como o Role Play, e jogo passa a exigir muita jogada de dados. Claro que existem grupos mais experientes onde passa-se quase toda a secao sem se lancar um dado sequer, mas esses grupos sao uma minoria e nós sabemos disso. Enfim, o sistema Storyteller sustenta perfeitamente o Role Play caracteristico de sua ambientaçao mas é relativamente deficiente as cituações de combate, caracterisca de muitos jogadores.
 
KADU disse:
[...]afinal o combate faz parte do RPG[...]

essa história q "combate faz parte do RPG" pra mim só existe pq o RPG surgiu dos wargames. pra mim, o combate naum é parte essencial do RPG. se formos analisar, o RPG é um jogo de interpretar personagens. nada diz q esses personagens tem q saber combater. é aquela velha história do cara q faz um personagem de vampiro e descreve como "um advogado de sucesso q tenta subir no poder, mas sabe se virar qdo precisa". daí vai ver a ficha do personagem e ele tem briga 4, esquiva 3, armas brancas 5 e por aí vai....

essa posição pode parecer um poco radical, mas naum me entendam mal. acho q uma história baseada em combate pode ser tão divartida ou mais qto uma q naum é. e no fundo isso é o q realmente importa, a diversão. se vc gosta de combate, naum tem nenhuma motivo pra vc naum jogar desse jeito. mas eu naum gosto qdo falam mal de um sistema só pq ele naum tem regras de combate justificando q o combate é "essencial" para o RPG, pq naum é. o essencial para o rpg é a diversão e se um sistema como o storyteller (q é superior ao d20 em muitos aspectos) é mais divertido pra vc, então jogue com ele e naum se importe com o resto.
 
O combate nao eh essencial ao RPG mas sim à maioria dos jogadores que jogam RPG. Eu posso dizer que sou bastante experiente como mestre e jogador, e apesar de preferir jogos interpretativos tenho que 'dar um pulinho' de quando em quando no D&D pra matar a vontade de pilhar criaturas malvadas :D . Nao ha nada de errado nisso. E volto a dizer que jogar lobisomem com o sistema de combate storyteller eh deploravel MAS que esse mesmo sistema é muito mais pratico em diversas outras situações que nao de combate, que o d20.
 
Eu num tenho muita esperiencia com o storyteller... Ms to aqui meio constrangido :oops: pq eu mesmo ja fui um "amante" inverterado das batalhas com o d20, quando era completamente amador em RPG. Hj reconheço o valor fundamental da interpretaçao de papéis em boa parte do RPG em geral(seja lah qual for o sistema)ms ainda assim ach q o d20 quase q nescessita de combate pra "alegrar" um pouco as coisas além as veses ser um bom modo d descontar a raiva acumulada...

De qualquer jeito, ach q o d20 ainda eh um bom recurço p/ se fazer pequenas modificações e adptações para adequar o sistema d acordo com o interresse do grupo d RPG afim d providenciar maior diversão (q afinal eh o objetivo d tudo mesmo :D ) e até maior interação entre combate/interpretação.
 
Eu acho o seguinte........apesar do tópico ter tomado um rumo completamente diferente do proposto pela Valanice... eu vou "alargar" o que o Kadu disse sobre o fato do combate fazer parte do RPG... não é bem assim, mas ao mesmo tempo é. O combate, tanto no RPG quanto na vida real, é uma alternativa. A partir do momento em que um sistema dedica tanto espaço pro combate (o storyteller tem 2 atributos e 4 perícias de combate - pra mim é bastante), tem que dar uma mecânica eficiente para tal. Mas, ao mesmo tempo discordo do Beorn, pois não acho que o D&D necessite do combate pra alegrear o jogo... se pode ter uma diversão muito boa apenas roleplayando (!)...
 
o q eu quis dizer é q mta gente diz q o combate é parte importante do RPG, mas eu pergunto o q faz do combate mais importante q todas as outras partes??

qto ao q vc disse, skywalker, sobre o storyteller reservar um grande espaço ao combate, eu repito q acho q essa importancia dada até pelos criadores do sistema se deve ao fato de q o rpg evoluiu dos wargames, então é natural q naum tenha perdido ainda essa forte ligação com as batalhas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo