• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Metade dos americanos acredita na evolução

teoria do Lat. theoria (Gr. theoría, acção de olhar, especulação) s. f., conhecimento especulativo, puramente racional; conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência; doutrina ou sistema acerca desses princípios;opiniões sistematizadas; hipótese; suposição; especulação; sistema; tese; conjectura; noções gerais.

Logo, o Criacionismo é uma teoria.

Algo que é especulativo admite 'mutação'.

Puramente racional :think: não sei se só a racionalidade está imbuída em tudo que representa o Cristianismo..

fiquei a pensar se os Criacionistas aceitariam de bom grado a suposição de que sua 'tese' na verdade não passa de 'conjecturas' à respeito de uma 'hipótese' que têm a 'suposição' de especular sobre algo. Continuo acreditando que de teoria o Criacionismo não tem nada.

EDIT (após o post do Lobo): o fato do Criacionismo ser um dogma e o Evolucionismo uma teoria também não impede ninguém de escolher em qual dos dois acreditar. Um não invalida o outro.
 
Última edição:
teoria do Lat. theoria (Gr. theoría, acção de olhar, especulação) s. f., conhecimento especulativo, puramente racional; conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência; doutrina ou sistema acerca desses princípios;opiniões sistematizadas; hipótese; suposição; especulação; sistema; tese; conjectura; noções gerais.

Logo, o Criacionismo é uma teoria.

Mas então não é "errado", certo? Tanto o evolucionismo quanto o criacionismo, são teorias, crer em uma das duas, irá depender da decisão do livre-arbítrio de cada qual, não? Uma teoria não derruba a outra, certo, só algo totalmente comprovado derruba uma teoria, certo? Muito interessante, viva o livre-arbítrio, é sempre bom conversar com pessoas tão elucidadas.

Sem mais...


Abraços. :D
 
A velha discussão. Preciso chamar o Imrahil pra jogar umas idéias aqui, já que ele é católico praticante (até onde eu sei), e acredita na evolução. Tanto que tem uma coluna no G1 sobre o tema.
Eu acho que é possível haver um consenso entre as idéias. Eu creio em Deus e creio que ele criou o mundo (ou o que viria a ser o mundo, o universo, sei lá). E creio que a evolução exista. E não existe nada que comprove que a evolução não ocorra. Temos fósseis que ligam os organismos vivos com os primitivos, temos a adaptação freqüente de virus e bactérias a novos ambientes (vide a gripe, por exemplo). Mutação, Variabilidade, Adaptação, Especiação... Isso pra mim é mais do que prova da presença da evolução no mundo.

Esse tipo de debate nunca foi do meu agrado, porque envolve crença. Dificilmente você vai fazer alguém com mente formada, criacionista e que abole o evolucionismo, mudar de opinião. Mas fica aqui meu ponto de vista.


Edit: E perceber a existência da evolução é muito simples. Imaginem uma população de bichos da espécie A. Por obra do acaso um indivíduo é capaz de produzir uma proteína Y que nenhum outro produz. E isso não afeta em nada a vida dele. Ok. Ele se reproduziu normalmente e seus descendentes também. E todos possuem a capacidade de produzir a proteína Y. Daí uma doença desconhecida começa a matar todos os que não produzem a proteína Y! O que vai acontecer? Só vão sobrar indivíduos que produzem essa proteína. Adaptação ao ambiente. Isso é evolução. Tempos depois, outra doença aflige a população e extermina todos indivíduos que produzem a proteína Y. Resultado: morreram todos! Estão extintos! Uma adaptação positiva num momento foi negativa posteriormente. Evolução!

Esse é só um dos vários casos e situações que podemos sugerir.
 
Última edição:
Ah, sim, aí vale um ponto. Ou você crê que (1) essa coisa toda de extinção, adaptação, seleção natural, etc, é culpa da evolução, ou (2) você acha uma entidade superior fica por conta de mexer com toda essa coisa de mutação, adaptabilidade, variação, etc, o tempo todo. Porque isso existe. A gente observa no dia a dia e dá pra testar.
 
fiquei a pensar se os Criacionistas aceitariam de bom grado a suposição de que sua 'tese' na verdade não passa de 'conjecturas' à respeito de uma 'hipótese' que têm a 'suposição' de especular sobre algo. Continuo acreditando que de teoria o Criacionismo não tem nada.

Mas tanto os criacionistas quanto os evolucionistas admitem que sua "tese" é apenas uma hipótese, o que é mesmo, oras. Nenhuma das duas teses é comprovada, cientificamente aceita ou não. O Evolucionismo tb é só e somente uma hipótese, no entanto, é uma teoria (já dito que uma teoria não precisa de comprovação, pq quando comprovada, deixa de ser teoria e vira fato); logo, não vejo argumento válido pra justificar que o Criacionismo não é uma teoria.

Mas então não é "errado", certo? Tanto o evolucionismo quanto o criacionismo, são teorias, crer em uma das duas, irá depender da decisão do livre-arbítrio de cada qual, não? Uma teoria não derruba a outra, certo, só algo totalmente comprovado derruba uma teoria, certo?

Certíssimo! Sendo as duas hipóteses somente hipóteses, não se pode dizer que uma é certa e outra é errada. Como eu disse, é igualmente válido acreditar em qualquer uma delas. Por isso eu não vou dizer que nenhum criacionista é ignorante, pq além de ser uma grande falta de respeito, o criacionista teria todo o direito de me acusar da mesma ignorância.
 
Ah, sim, aí vale um ponto. Ou você crê que (1) essa coisa toda de extinção, adaptação, seleção natural, etc, é culpa da evolução, ou (2) você acha uma entidade superior fica por conta de mexer com toda essa coisa de mutação, adaptabilidade, variação, etc, o tempo todo. Porque isso existe. A gente observa no dia a dia e dá pra testar.

:clap:

O Pandatur resumiu meus pensamentos nestas simples palavras...

e quanto a discutir teorias e dogmas, cansei desta estória que cada um acredite no que quiser. Só um fato tenho citar: não acredito que os Criacionistas sejam ignorantes, bem como os Evolucionistas também não o são, e como dito anteriormente...

Viva o livre-arbítrio! :yep:
 
Fellas, fellas, fellas...

O Pandinha me chamou a atenção pra conversa aqui via MP e, como diretamente interessado na matéria em questão (afinal, minha coluna quinzenal no G1 é sobre biologia evolutiva: http://g1.globo.com/visoesdavida) e jornalista de ciência, resolvi dar meus two cents aqui.

O Panda já usou ótimos argumentos e resumiu boa parte do que eu penso. Mas acho que tem uma baita confusão conceitual pairando por aqui, pessoal.

Número 1: não há impedimento nenhum para os católicos de hoje aceitarem como VERDADE CIENTÍFICA a evolução. Aliás, um dos papas mais conservadores de todos os tempos e contemporâneo de Tolkien, Pio XII, manifestou-se favorável à teoria evolutiva, desde que ela não se arrogasse o direito de negar a natureza espiritual do homem. (Caras como o escroto do Richard Dawkins fazem isso, mas aí é ideologia, não ciência.) Esse pensamento foi confirmado por João Paulo II e Bento XVI.

Número 2: Não há evidência direta sobre a opinião de Tolkien a respeito do criacionismo. Mas há indícios de que ele apreciava um bocado a paleontologia e entendia perfeitamente o conceito biológico de espécie, conceito esse desenvolvido por evolucionistas como Dobzhansky e Ernst Mayr. Además, não dá pra tomar Tolkien como guia nesse caso, pelamordeDeus... ele era filólogo, meu bom Jesus :roll:

Número 3: Existe uma definição muito clara de teoria científica. E não é a que muita gente está usando aqui no tópico. Uma teoria científica deve ser capaz de fazer PREDIÇÕES: ela é uma descrição do funcionamento do mundo que nos permite saber como ele se comportou no passado e se comportou no futuro. Aliás, ela só ganha o título de teoria quando se prova que ela funciona, pelo menos na maioria dos casos: antes disso ela é só hipótese.

Dito isso, a HIPÓTESE criacionista (entendida no sentido do criacionismo da Terra jovem, criação em seis dias, Terra com só 6.000 anos etc.) faz, sim, previsões. Posso citar duas fáceis aqui:

1)A Terra não tem mais que 6.000 anos de idade;

2)Os seres vivos não têm parentesco nenhum entre si, já que foram criados individualmente por Deus.

Bem, como direi... ambas as predições passaram muito, mas MUITO, longe de serem comprovadas... :lol: Do contrário, pq diabos o decaimento radioativo dos elementos indica uma idade de 4,5 bilhões de anos para a Terra, ou pq Morgoths o nosso DNA e o dos chimpanzés têm quase exatamente as mesmas seqüências QUE NÃO SERVEM PARA PORCARIA NENHUMA? Deus ficou com preguiça e usou as sobras do DNA de chimpa pra montar o nosso? Ora, faça-me o favor :lol:

Galera, o que estou querendo dizer é que, embora as pessoas obviamente tenham o direito de acreditar no que quiserem desde que isso não prejudique os outros, uma teoria científica se refere a FATOS. Coisas que podem ser empiricamente verificadas. Infelizmente o criacionismo falha vergonhosamente nesse ponto.

Deixa eu esclarecer o que o Pandinha disso: eu acredito em Deus. Do fundo do meu coração. Acredito em Jesus crucificado, morto e ressuscitado, nascido de Maria, que há de vir julgar os vivos e os mortos. Mas a gente tem de ter a humildade de admitir que isso é uma questão de FÉ, não de FATOS. Deus está acima do tempo, do espaço, das limitações do Universo. Querer usar a camisa-de-força da realidade física pra provar intervenções Dele é fazer um desserviço a Ele. A certeza sobre Deus vem do nosso coração, não de brigar com os coitados dos cientistas. :D

Ah, é só pra constar: Lobo, lamento informar, mas vc está monumentalmente desinformado a respeito do registro fóssil. Praticamente todos os grupos de animais e vegetais têm elos transicionais claros que mostram a evolução de todos os tipos de características. Quer só uma dica? Procure Pakicetus e Ambulocetus na Wikipedia e veja como as baleias surgiram de forma claríssima.

Abraços a todos,
 
Valeu a pena chamar o Panda para a conversa. O excelente post do Imrahil resume basicamente tudo aquilo que eu disse, embora por vezes não tenha conseguído ser tão explícito.

Enfim Lobo, como vê, o Criacionismo é uma hipótese errada, e espero que os argumentos de gente com um estudo sério na matéria e conceituada o façam mudar de opinião, para que não seja igualmente errónea. E não volte a confundir isso com a crença na criação da vida por Deus. ;)
 
Imrahil me esclareceu tudo que eu precisava, obrigada! Mas continuo achando errado dizer que o criacionismo é errado...
 
Oi Supernova!

Aliás, muito obrigado, já que sem você nós seres baseados em carbono jamais teríamos surgido, hehehe...

Coloquemos da seguinte maneira: como sistema de crença, não há nada de errado com o criacionismo (só se vc achar que ele justifica o assassinato em massa de muçulmanos).

Como sistema de descrição sobre os fatos do mundo, ele tem tanta base quanto acreditar em fadas ou bicho-papão. Nesse sentido, é errado sim acreditar nele.

Abraços,
 
Falando em provas científicas que atestem o evolucionismo, Décimo, talvez você não saiba, mas até hoje nunca foram encontrados os fósseis de ligação entre uma espécie e outra de animais ou plantas, sabia?

Santa ignorância...

Eu vou me dar ao trabalho de escanear uma figura de um livro.
 

Anexos

  • img029.jpg
    img029.jpg
    16,5 KB · Visualizações: 17
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo