A arte de Mestrar..
Eu gosto de mestrar, montar aventuras, campanhas inteiras, só para ver como os jogadores irão reagir, trabalhar num cenário horas e horas para fazer até mesmo o mais sonolento dos jogadores ficar com os olhos vidrados. Gosto também de trabalhar cenários de terror para fazer até os jogadores ficarem com medo por seus personagens...
Eu já gastei muito tempo fazendo meus próprios sistemas, mas aí percebi que a liberdade que o mestre tem, lhe permite adotar qualquer sistema e adaptá-lo com bem desejar, e para isto eu não preciso criar um sistema novo. A maior investida do mestre, a meu ver, seria na criação de aventuras, NPCs e cenários, estes sim, dão o toque especial de cada mestre à aventura.
O sucesso de uma aventura para mim, como mestre, acontece quando consigo transmitir o suspense e o medo para os jogadores (bem como outras emoções, revolta, nojo, coragem, tristeza e etc...) È incrível vc ver os jogadores reagirem como o personagem deveria sem precisarem "interpretar"... mas de verdade.
Não que eu goste de brincar com as emoções dos jogadores, mas as aventuras são como se eles realmente estivessem participando... são os melhores momentos de mestre. Não sei como tem gente que não gosta. Tem horas que ser "player" parece até sem graça se comparado a estes momentos.