1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Melhor Filme de Animação [12º Combate]

Tópico em 'Cinema' iniciado por Vëon, 12 Fev 2012.

?

Qual é o melhor?

Enquete fechada 17 Fev 2012.
  1. Ratatouille (Ratatouille, 2007)

    30,0%
  2. Fantasia (idem, 1940)

    70,0%
  1. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    QUAL É O MELHOR?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - Phantom Lord
    ou
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - Amon_Gwareth
     

    Arquivos Anexados:

  2. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    Voto tranquilo
     
  3. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Só assisti o Fantasia.
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Aqui vou de Fantasia.
     
  5. Yullia_

    Yullia_ Miss Gabriela Vanessa

    Easy one!
     
  6. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    Não sou fã de Fantasia, acho meio irregular, já Ratatouille é um dos meu favoritos da Pixar.
     
  7. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    É irregular... 1940... é épico pra época.

    Mas amo o ratim mesmo assim.
     
  8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Ratatouille é muito bom, mas como não vi Fantasia e é clássico não votarei.
     
  9. Morgoth

    Morgoth Stalker

    Putz! Queria muito poder votar em "Ratatouille".
    Gosto demais desse filme, sem dúvidas é um dos melhores da Pixar e também aquele que mais me surpreendeu.
    Mas ainda assim considero "Fantasia" superior.

    Lamento, Rémy ... tive de votar no outro camundongo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Ratatouille me surpreendeu também.
    Na verdade cresceu em mim com passar dos anos. Não gostei muito quando assisti pela primeira vez. Mas comecei a achar genial nas vezes seguintes.

    Mas Fantasia é fantástico demais na minha opinião.
    Me encantava mesmo quando eu era criança e, a princípio, deveria odiar música instrumental.
    Ganha meu voto.


    Mas sinceramente, quem passar aqui vai estar merecido.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Alia Atreides

    Alia Atreides Active Member In Memoriam

    Gosto muito de Ratatouille.
    Eu também senti que comecei a gostar mais com o passar do tempo, mas Fantasia é um clássico da infância. Um filme que eu não entendia, que tocava músicas sem letras, mas que mesmo assim eu não deixava de assistir.
     
  12. Quickbeam

    Quickbeam Rock & Roll

    Realmente, qualquer um dos dois merece passar, ambos são magníficos, mas tendo a gostar mais de Ratatouille.

    O principal problema que vejo em Fantasia é mesmo a irregularidade. O segmento com a Pastoral é fraco e a autocensura é bastante questionável (para mim, a integridade artística vem em primeiro lugar e não preocupações corporativas com processos). Gosto dos dinossauros da Sagração da Primavera, mas é fato que eles nada têm a ver com a música e Stravinsky parece ter odiado a reorquestração e reorganização de Stokowski. Já o segmento com a Ave Maria, ainda que seja tecnicamente exuberante para a época, nunca me cativou muito, por ser mais uma instância clichê do "bem vence o mal" e por ser tão chocho frente ao espetacular segmento anterior, Uma Noite no Monte Calvo.

    Quanto a Ratatouille, embora tenha alguns problemas de ritmo, é um filme que cresceu na minha estima com o tempo e é, atualmente, minha animação favorita da Pixar.

    Como já escrevi anteriormente, é "um filme que trata de alguém que é diferente dos seus, que não consegue apenas repetir um modelo estabelecido e que busca uma forma de dar vazão aos seus dons. Devo dizer que adorei o design dos personagens desde a primeira vez que os vi, invoca um realismo que é necessário à história contada. E fiquei tocado pelos temas desenvolvidos, especialmente ao final, que mostra que arte e crítica podem se inspirar mutuamente".

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    "De certa forma, o trabalho de um crítico é fácil. Nos arriscamos pouco e temos prazer em avaliar com superioridade os que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama com críticas negativas, que são divertidas de escrever e ler. Mas a dura realidade que nós criticos devemos encarar, é que, no quadro geral, a mais simples porcaria talvez seja mais significativa do que a nossa critica.

    Mas há vezes em que um critico arrisca de fato alguma coisa, como quando descobre e defende uma novidade. O mundo costuma ser hostil aos novos talentos, às novas criações, o novo precisa ser incentivado. Ontem à noite eu experimentei algo novo, um prato extraordinário de uma fonte inesperadamente singular. Dizer que tanto o prato quanto quem o fez desafiam minha percepção sobre gastronomia é extremamente superficial. Eles conseguiram abalar minha estrutura.

    No passado, eu não fazia segredo quanto ao meu désdem pelo famoso lema do chefe Gusteau: Qualquer um pode cozinhar. Mas eu percebo que só agora compreendo realmente o que ele queria dizer. Nem todos podem se tornar grandes artistas, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar. É dificil imaginar origem mais humilde do que desse gênio que agora cozinha no Gusteau´s. Que é, na opinião deste crítico, nada menos do que o melhor chef da França. Eu voltarei ao Gusteau´s em breve com muita fome."
     
    Última edição por um moderador: 5 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    Ele na verdade ficou bravo ao ver a obra adaptada. Não é o mesmo dele n ter gostado, mesmo pq n ficou ruim.

    Eu não entendo pq o pessoal critica tanto esse contraste, não entre idéias, mas sim entre intensidade (mal) e serenidade (bem). sim, é maniqueísta, mas ao invés de trazer a glória do amanhecer, fantasia optou por trazer um amanhecer pacífico, que ainda assim baniu a noite e os seus demônios.

    já ouvi gente falando que também não gostou dele pois um movimento absolutamente excepcional foi seguido por um movimento simples...ora, além disso acontecer _muito_ frequentemente também na música - e também em filmes - mesmo que o movimento seguinte não tenha sido tão excepcional quanto, nunca vi um ponto negativo contra o fato de um movimento ter sido melhor que os outros, sendo que os outros não foram ruins...

    fantasia de fato nunca se propos a ir muito além do maniqueismo/trazer alguma idéia muito complexa. é somente uma experiência sonoro-visual.
     
  14. Quickbeam

    Quickbeam Rock & Roll

    Não sei qual foi realmente a reação dele (daí aquele meu "parece"), mas baseei meu comentário nisto aqui:


    Não consigo ver Fantasia como um conjunto de movimentos, para mim está mais para uma coletânea de curtas. A ideia original de Disney era, inclusive, tornar Fantasia um projeto constantemente renovado, com segmentos sendo periodicamente adicionados e outros descartados. Por isso, tendo a pensar cada segmento em separado.

    Night on Bald Mountain, por exemplo, não é só excepcional, mas uma das melhores sequências de animação na história da Disney, então ela acaba, de certa forma, eclipsando todo o resto de Fantasia. Não é à toa que está no final do filme, acaba funcionando como clímax.

    Agora, talvez eu tenha sido injusto com a Ave Maria, porque não gosto muito dessa música de Schubert, mas eu gostaria que Fantasia fosse exatamente "somente uma experiência sonoro-visual". Acho que o que realmente me incomoda é essa associação entre a luz, o bem, e uma música que ganhou conotação religiosa.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu fui ler sobre o Fantasia e descobri que ele tem várias "mensagens subliminares", agora tô doido pra ver.
     
  16. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    po, n sei se dá pra fazer uma projeção linear deflacionária pra época, mas $5.000?! Os caras tavam mão de vaca, hein? :lol:

    então, essa postura do stravinsky é meio polemica e dramática demais, imo. quer dizer, não é todo mundo que curte ver a própria obra alterada/simplificada por uma mixaria para as massas, mas minha fé indica que ele no fundo entendeu que o público alvo era outro além do que ele tinha direcionado a própria obra.

    mas, repito: ninguém disse que ficou ruim. só disseram que ficou mais simples.
     
  17. Quickbeam

    Quickbeam Rock & Roll

    É verdade. :lol: Não sei se é confiável, mas segundo este
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , o valor, em 2010, seria equivalente a $77.641,95.


    Agora, triste é esta declaração que encontrei (no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ), feita por Disney na 14ª cerimônia do Oscar, ao receber o prêmio Irving G. Thalberg:
    Até onde eu sei, o reconhecimento de Fantasia como umas das obras-primas dos estúdios Disney só veio realmente depois que ele já estava morto (o sucesso comercial também, que só ocorreu depois do relançamento de 1969, três anos após a morte de Disney).
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  18. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Cadê as próximas disputas?
     
  19. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Deixa de ser chato, Morfindel!
     
  20. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    É carnaval.
    Ou foi.
    De volta a vida.

    Feliz ano novo pra todo mundo aqui.
     

Compartilhar