• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Animação [12º Combate]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    20
  • Votação encerrada .

Vëon

Do you know what time it is?
QUAL É O MELHOR?

attachment.php


Ratatouille (Ratatouille, 2007)
- Phantom Lord
ou
Fantasia (idem, 1940) - Amon_Gwareth
 

Anexos

  • Combate Animação 12.jpg
    Combate Animação 12.jpg
    107,5 KB · Visualizações: 123
Não sou fã de Fantasia, acho meio irregular, já Ratatouille é um dos meu favoritos da Pixar.
 
É irregular... 1940... é épico pra época.

Mas amo o ratim mesmo assim.
 
Putz! Queria muito poder votar em "Ratatouille".
Gosto demais desse filme, sem dúvidas é um dos melhores da Pixar e também aquele que mais me surpreendeu.
Mas ainda assim considero "Fantasia" superior.

Lamento, Rémy ... tive de votar no outro camundongo.
 
Ratatouille me surpreendeu também.
Na verdade cresceu em mim com passar dos anos. Não gostei muito quando assisti pela primeira vez. Mas comecei a achar genial nas vezes seguintes.

Mas Fantasia é fantástico demais na minha opinião.
Me encantava mesmo quando eu era criança e, a princípio, deveria odiar música instrumental.
Ganha meu voto.


Mas sinceramente, quem passar aqui vai estar merecido.
 
Gosto muito de Ratatouille.
Eu também senti que comecei a gostar mais com o passar do tempo, mas Fantasia é um clássico da infância. Um filme que eu não entendia, que tocava músicas sem letras, mas que mesmo assim eu não deixava de assistir.
 
Realmente, qualquer um dos dois merece passar, ambos são magníficos, mas tendo a gostar mais de Ratatouille.

O principal problema que vejo em Fantasia é mesmo a irregularidade. O segmento com a Pastoral é fraco e a autocensura é bastante questionável (para mim, a integridade artística vem em primeiro lugar e não preocupações corporativas com processos). Gosto dos dinossauros da Sagração da Primavera, mas é fato que eles nada têm a ver com a música e Stravinsky parece ter odiado a reorquestração e reorganização de Stokowski. Já o segmento com a Ave Maria, ainda que seja tecnicamente exuberante para a época, nunca me cativou muito, por ser mais uma instância clichê do "bem vence o mal" e por ser tão chocho frente ao espetacular segmento anterior, Uma Noite no Monte Calvo.

Quanto a Ratatouille, embora tenha alguns problemas de ritmo, é um filme que cresceu na minha estima com o tempo e é, atualmente, minha animação favorita da Pixar.

Como já escrevi anteriormente, é "um filme que trata de alguém que é diferente dos seus, que não consegue apenas repetir um modelo estabelecido e que busca uma forma de dar vazão aos seus dons. Devo dizer que adorei o design dos personagens desde a primeira vez que os vi, invoca um realismo que é necessário à história contada. E fiquei tocado pelos temas desenvolvidos, especialmente ao final, que mostra que arte e crítica podem se inspirar mutuamente".


"De certa forma, o trabalho de um crítico é fácil. Nos arriscamos pouco e temos prazer em avaliar com superioridade os que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama com críticas negativas, que são divertidas de escrever e ler. Mas a dura realidade que nós criticos devemos encarar, é que, no quadro geral, a mais simples porcaria talvez seja mais significativa do que a nossa critica.

Mas há vezes em que um critico arrisca de fato alguma coisa, como quando descobre e defende uma novidade. O mundo costuma ser hostil aos novos talentos, às novas criações, o novo precisa ser incentivado. Ontem à noite eu experimentei algo novo, um prato extraordinário de uma fonte inesperadamente singular. Dizer que tanto o prato quanto quem o fez desafiam minha percepção sobre gastronomia é extremamente superficial. Eles conseguiram abalar minha estrutura.

No passado, eu não fazia segredo quanto ao meu désdem pelo famoso lema do chefe Gusteau: Qualquer um pode cozinhar. Mas eu percebo que só agora compreendo realmente o que ele queria dizer. Nem todos podem se tornar grandes artistas, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar. É dificil imaginar origem mais humilde do que desse gênio que agora cozinha no Gusteau´s. Que é, na opinião deste crítico, nada menos do que o melhor chef da França. Eu voltarei ao Gusteau´s em breve com muita fome."
 
Última edição por um moderador:
Stravinsky parece ter odiado a reorquestração e reorganização de Stokowski
Ele na verdade ficou bravo ao ver a obra adaptada. Não é o mesmo dele n ter gostado, mesmo pq n ficou ruim.

Já o segmento com a Ave Maria, ainda que seja tecnicamente exuberante para a época, nunca me cativou muito, por ser mais uma instância clichê do "bem vence o mal" e por ser tão chocho frente ao espetacular segmento anterior, Uma Noite no Monte Calvo.
Eu não entendo pq o pessoal critica tanto esse contraste, não entre idéias, mas sim entre intensidade (mal) e serenidade (bem). sim, é maniqueísta, mas ao invés de trazer a glória do amanhecer, fantasia optou por trazer um amanhecer pacífico, que ainda assim baniu a noite e os seus demônios.

já ouvi gente falando que também não gostou dele pois um movimento absolutamente excepcional foi seguido por um movimento simples...ora, além disso acontecer _muito_ frequentemente também na música - e também em filmes - mesmo que o movimento seguinte não tenha sido tão excepcional quanto, nunca vi um ponto negativo contra o fato de um movimento ter sido melhor que os outros, sendo que os outros não foram ruins...

fantasia de fato nunca se propos a ir muito além do maniqueismo/trazer alguma idéia muito complexa. é somente uma experiência sonoro-visual.
 
Ele na verdade ficou bravo ao ver a obra adaptada. Não é o mesmo dele n ter gostado, mesmo pq n ficou ruim.

Não sei qual foi realmente a reação dele (daí aquele meu "parece"), mas baseei meu comentário nisto aqui:
At first Stravinsky resisted but ultimately accepted $5,000 for the film rights after being warned that if he didn't consent Disney simply would appropriate the score anyway due to copyright enforcement problems. The composer's reaction was to condemn the soundtrack performance (simplified and rearranged by Leopold Stokowski) as “execrable” and the associated depiction of a primordial world “an unresisting imbecility.” But Fantasia served its purpose – from that point on, The Rite has become one of the most popular of all modern scores, recognized and enjoyed by millions throughout the world.

Classical Notes



Eu não entendo pq o pessoal critica tanto esse contraste, não entre idéias, mas sim entre intensidade (mal) e serenidade (bem). sim, é maniqueísta, mas ao invés de trazer a glória do amanhecer, fantasia optou por trazer um amanhecer pacífico, que ainda assim baniu a noite e os seus demônios.

já ouvi gente falando que também não gostou dele pois um movimento absolutamente excepcional foi seguido por um movimento simples...ora, além disso acontecer _muito_ frequentemente também na música - e também em filmes - mesmo que o movimento seguinte não tenha sido tão excepcional quanto, nunca vi um ponto negativo contra o fato de um movimento ter sido melhor que os outros, sendo que os outros não foram ruins...

fantasia de fato nunca se propos a ir muito além do maniqueismo/trazer alguma idéia muito complexa. é somente uma experiência sonoro-visual.

Não consigo ver Fantasia como um conjunto de movimentos, para mim está mais para uma coletânea de curtas. A ideia original de Disney era, inclusive, tornar Fantasia um projeto constantemente renovado, com segmentos sendo periodicamente adicionados e outros descartados. Por isso, tendo a pensar cada segmento em separado.

Night on Bald Mountain, por exemplo, não é só excepcional, mas uma das melhores sequências de animação na história da Disney, então ela acaba, de certa forma, eclipsando todo o resto de Fantasia. Não é à toa que está no final do filme, acaba funcionando como clímax.

Agora, talvez eu tenha sido injusto com a Ave Maria, porque não gosto muito dessa música de Schubert, mas eu gostaria que Fantasia fosse exatamente "somente uma experiência sonoro-visual". Acho que o que realmente me incomoda é essa associação entre a luz, o bem, e uma música que ganhou conotação religiosa.
 
po, n sei se dá pra fazer uma projeção linear deflacionária pra época, mas $5.000?! Os caras tavam mão de vaca, hein? :lol:

então, essa postura do stravinsky é meio polemica e dramática demais, imo. quer dizer, não é todo mundo que curte ver a própria obra alterada/simplificada por uma mixaria para as massas, mas minha fé indica que ele no fundo entendeu que o público alvo era outro além do que ele tinha direcionado a própria obra.

mas, repito: ninguém disse que ficou ruim. só disseram que ficou mais simples.
 
po, n sei se dá pra fazer uma projeção linear deflacionária pra época, mas $5.000?! Os caras tavam mão de vaca, hein? :lol:

É verdade. :lol: Não sei se é confiável, mas segundo este Inflation Calculator, o valor, em 2010, seria equivalente a $77.641,95.


Agora, triste é esta declaração que encontrei (no Miami News de 4 de março de 1942), feita por Disney na 14ª cerimônia do Oscar, ao receber o prêmio Irving G. Thalberg:
Much to everyone's amazement, Disney, close to tears, declared that "Fantasia" a mistake. "Maybe I should have a medal for bravery," said the cartoon king. "We all make mistakes. 'Fantasia' was one but it was an honest mistake. I shall now rededicate myself to my old ideals".
Até onde eu sei, o reconhecimento de Fantasia como umas das obras-primas dos estúdios Disney só veio realmente depois que ele já estava morto (o sucesso comercial também, que só ocorreu depois do relançamento de 1969, três anos após a morte de Disney).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo