• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Medo de avião

  • Criador do tópico Percebe
  • Data de Criação
P

Percebe

Visitante
:)

:) :)
 
Última edição por um moderador:
avião só pousa de barriga se o sistema hidraulico ficar inoperante em voo, ocorrer alguma falha grave que não permita que o trem caia por gravidade, ou por falha de leitura em checklist. Ainda bem que no inicio só voo avião de trem fixo :D .

O que mais derrubou aviões na decada de 60 - até meados dos anos 80 foram as chamadas microburst de tesoura de vento, que mudam bruscamente a intensidade, e direção do vento, modificando assim a sustentação e velocidade do avião em relação ao solo.
após perceberem que o radar dopler instalado no nariz do avião poderia identificar uma tesoura de vento, assim como mudanças bruscas no vento, esse indice diminuiu.

O grande risco da decolagem é o motor não ter tido tempo de estar totalmente funcional em performance, por ter estado cortado da alimentação, e de 6 a 10 minutos(em média) após acionados, eles devem estar em regime de tração máxima, ou próximo à.
o pouso é pior devido a inércia de um jato (que vem com suas 44t até 180t) em aproximação para o pouso, com todas as superficies de hiper-sustentação aumentando o arrasto. (se bem que motor convencional é pior pq a chance de dar piripaque é maior...sem contar agua na mistura ar-combustivel... vibração do motor...)

Outra coisa que assusta muito passageiro é a visão limitada que ele tem no seu assento.
vale lembrar que o piloto pode ter até 270º de visão da cabine (e que escritório :obiggraz: )

Todo avião deve passar por uma vistoria completa a cada X ciclos (pousos e decolagem) e o motor a cada X horas operando ou a cada start-up/shut-down.

Mas não se preocupem, asnos e mulas matam mais pessoas por ano que acidentes aereos.
 
Última edição:
Nunca tive medo de avião... Mesmo quando era bebê, me disseram que da vez q viajei, não chorei no avião.
Convenhamos que choro de bebê é MUITO irritante...
 
A decolagem e a aterrissagem são as partes mais legais.
Adoro aquela tremedeira toda que o avião faz, etc.
 
Pelo fato de uma aeronave transportar muito mais pessoas e quando cai sobre uma zona urbana mata ainda muito mais, é normal que a imprensa enfatize muito mais o desastre aéreo do que o automotivo justamente por todos esses fatores. O rodoviário é tão comum que podem reparar que só enfatizam mais os numeros e só mostram quando realmente envolve uma gravidade muito grande ou um numero expressivo de pessoas.:tsc:

É inegável que as estatísticas estão a favor das aeronaves e reconheço que é disparado o meio mais seguro, mas nada disso faz tirar minha irritação pessoal de andar de avião. Eu particularmente odeio ainda mais se a viagem for muito longa com mais de 5 horas. Por isso só acredito que conhecerei o Japão um dia só de navio, pois não tenho saco pra passar o dia todo viajando de avião até lá.
 
Concordo que acidente de automóvel já se tornou banal, não dá manchete. Mas quem nunca sente um frio na barriga no momento da decolagem/aterrissagem?

De qualquer forma, para ir ao Japão, prefiro de avião que por navio. Enjôos, naufrágios (alguém tem estatísticas além dos petroleiros?), lentidão... Até que o teletransporte seja algo viável, ainda fico com o avião :)
 
Erulasto disse:
Concordo que acidente de automóvel já se tornou banal, não dá manchete. Mas quem nunca sente um frio na barriga no momento da decolagem/aterrissagem?
eu....quando tou na cabine de comando.
um dos pilotos fala a hora de decolar, então vc se prepara para sair do chão.
no pouso na cabine vc ve exatamente aonde vc vai pousar, então nem da para ter medinho... a não ser que a coisa esteja ruim para horrivel na questão tempo.
Erulasto disse:
De qualquer forma, para ir ao Japão, prefiro de avião que por navio. Enjôos, naufrágios (alguém tem estatísticas além dos petroleiros?), lentidão... Até que o teletransporte seja algo viável, ainda fico com o avião :)
a ultima vez que me colocaram num navio para passeio turistico, quem fez turismo foi meu almoço e a bile, que ficou no mar...umas 3x....cada
 
Erulasto disse:
Ah, isso não vale... eu teria medo se você estivesse na cabine de comando, isso sim! :lol:
Nunca conheça uma tripulação de pernoite.
vc nunca mais pisa num avião :lol::lol:
 
Erulasto disse:
De qualquer forma, para ir ao Japão, prefiro de avião que por navio. Enjôos, naufrágios (alguém tem estatísticas além dos petroleiros?), lentidão... Até que o teletransporte seja algo viável, ainda fico com o avião :)

Mas se fosse num Cruzeiro?
É claro que pra uma viagem marítima de longa distância eu faria somente num "senhor" navio. O fator lentidão acaba sendo compensado pelo fato de você nem sentir que está no mar, pois lá dentro é uma verdadeira cidade com teatro, cinema, shopping e tudo mais.

É isso que me dá uma sensação de "chão firme", algo que numa viagem muito longa de avião, por mais conforto que exista nele não consigo ter. Por isso só prefiro pra viagens de tiro curto.

Quanto as estatísticas pra esses navios especificamente não tenho numeros exatos, mas sei que são muito baixas. Hoje é muito raro noticias de naufrágios envolvendo milhares de pessoas em transatlânticos desse porte. Só é comum em embarcações na Amazônia dado a enorme precariedade das mesmas e o péssimo hábito deles praticarem superlotação.
 
Omykron disse:
Nunca conheça uma tripulação de pernoite.
vc nunca mais pisa num avião :lol::lol:
Não faça isso, você não conhece meu módulo paranóia... :tsc::tsc:

FÚRIA Da Cidade disse:
É claro que pra uma viagem marítima de longa distância eu faria somente num "senhor" navio. O fator lentidão acaba sendo compensado pelo fato de você nem sentir que está no mar, pois lá dentro é uma verdadeira cidade com teatro, cinema, shopping e tudo mais.
Talvez, mas tenho impressão que meu fígado faria questão de me lembrar o tempo todo que estou no mar. Para você ter uma idéia, eu não consigo nem dormir em rede, nem para relaxar, sem ficar enjoado. Acho que a labirintite aguçou muito minha sensação de balanço :blah:

FÚRIA Da Cidade disse:
Quanto as estatísticas pra esses navios especificamente não tenho numeros exatos, mas sei que são muito baixas. Hoje é muito raro noticias de naufrágios envolvendo milhares de pessoas em transatlânticos desse porte. Só é comum em embarcações na Amazônia dado a enorme precariedade das mesmas e o péssimo hábito deles praticarem superlotação.
Então, ambas possuem um baixo número de acidentes, mas não sei o que seria pior: uma morte talvez rápida numa explosão ou uma morte lenta por desidratação e insolação no meio do oceano, cercado por água salobra e em cima de um escombro, sem descartar a hipótese de um afogamento ou virar comida de tubarão.

A culpa é do Omykron que fica estimulando minhas paranóias, espero não enfrentar nenhuma dessas situações, seja no ar ou na água, mas ainda prefiro o avião.
 
Ah, jogando Flight Simulator você perde o medo :g:

Correção: nunca conheça uma tripulação de pernoite mal-humorada... É facil de perceber pelo pouso. Suave, beleza. "Fiquei com hérnia", houston, we've got a problem...

Uma vez um piloto fez um pouso tão "brusco", que ouvi um passageiro gritando: "Mas que pousozinho, hein comandante! Não gosta de voar não?" *avião se cagando de rir*.
 
Acredito que toda fobia deve ser respeitada, mas relamente o avião é e ainda será o meio de trensporte mais seguro até hoje conhecido.


Porem para a aeronave a decolagem e muito dificiu pois requer toda a sua estrutura aerodinamica e de motores, mas para o piloto... o pouso sim é de quebra com qualquer um.
 
Eö Calmcacil disse:
Ah, jogando Flight Simulator você perde o medo :g:
perde nada.
vc vai saber o que o cara ta fazendo, mas não vai saber o que vai acontecer nos momentos.
Eö Calmcacil disse:
Correção: nunca conheça uma tripulação de pernoite mal-humorada... É facil de perceber pelo pouso. Suave, beleza. "Fiquei com hérnia", houston, we've got a problem...
pouso bom e pouso ruim depende muito de vento, pista.... não só humor da tripulação...
só digo algumas coisas
"piloto que não bebe e não tem amante, não vira comandante"
"piloto que piloto bebe que nem avião"

erulasto, quer voar novamente? :lol::lol::lol:
Eö Calmcacil disse:
Uma vez um piloto fez um pouso tão "brusco", que ouvi um passageiro gritando: "Mas que pousozinho, hein comandante! Não gosta de voar não?" *avião se cagando de rir*.
isso não foi um pouso, isso fez o avião brincar de ser canguru
 
Omykron, não se preocupe, ainda entro em um avião.

Um pouco de nostalgia (Omykron fez com que eu relembrasse): alguém se lembra de uma esquete dos Trapalhões em que o Mussum estava em um avião (não me lembro se exigindo um "mé") e o comandante avisou que iam fazer um pouso forçado em Viracopos? Ele gritou na mesma hora: "Tá vendo, nem o comandante agüenta! Esse é dos meus!"
 
Omykron disse:
isso não foi um pouso, isso fez o avião brincar de ser canguru
Seria interessante eu ter gravado o pouso... Pena que não o fiz :-P

Erulasto disse:
Um pouco de nostalgia (Omykron fez com que eu relembrasse): alguém se lembra de uma esquete dos Trapalhões em que o Mussum estava em um avião (não me lembro se exigindo um "mé") e o comandante avisou que iam fazer um pouso forçado em Viracopos? Ele gritou na mesma hora: "Tá vendo, nem o comandante agüenta! Esse é dos meus!"
:rofl:
Para mim, era o mais engraçado dos Trapalhões... Pena que morreu...:tsc:
 
Esse tópico me lembrou do Denis Bergkamp :-D
_40829083_bergkamp_ap.jpg
 
Última edição:
Eu só conheci um comandante que eu admirei na hora do pouso, esse fez de um jeito único que nunca mais esqueci, porque no final todos da aeronave bateram palmas para ele, por não ter dado ao pousar sequer um solavanco, um pouso tão tranquilo, que quando disseram que estavamos em terra, as pessoas ficaram atônitas, dizendo: "já!":ahn?: ,não dava para não aplaudir-depois disso só peguei comandante ruim, aja turbulência, solavancos, dor de ouvido e etc, viajar de avião é um suplício, sem falar do medo, aprendi a driblar a decolagem, levantando os pés na cadeira, o medo fica mais controlável,pelo menos funciona para mim a retardar os batimentos cardiácos rápidos dessa hora e a da estabilização no ar, o resto é fé, em Deus.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo