1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Maturidade

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Sra. Pseudo, 29 Jan 2004.

  1. Sra. Pseudo

    Sra. Pseudo I'm a blueberry pie.

    Vc foi pré-conceituoso sim. (com hifem mesmo)Muitas vezes a idade n quer dizer mt coisa. Conheço caras de 30 anos q sao tanto qt ou mais imbecis do q moleques de 15. E moleques de 15 com mais visão de mundo (n vou nem dizer maturidade) do q homens de 30. Depende muito mais do tipo de esperiencias q se viveu do que qts aniversarios vc celebrou.

    Qt ao meu discurso... n vou fazer discurso naum... :mrgreen:
     
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Pré-conceituoso não existe. E mesmo que existisse, o sentido é o mesmo de preconceituoso. :obiggraz:

    E idade diz algo sim, no sentido de experiência de vida. Se a pessoa aproveita ou não essa experiência, já é diferente.

    E por que estou falando disso em um tópico sobre padrões de beleza, eu não faço idéia. :doido:

    :silenced:
     
  3. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    É pq não há mais nada de interessante ser dito acerca desse assunto... :roll:

    Hmmm... não dá para comparar um moleque de 15 com outro com mais de 30, a não ser em casos muito excepcionais... se é que vcs me entendem... :roll:
     
  4. Balbo

    Balbo Usuário

    :clap: :lol:

    Sim. Mas as pessoas mais novas não admitem essa verdade. Aí vêm com aquele papo de "idade não é sinônimo de maturidade, conheço pessoas de 15 com uma visão das coisas mais madura que a de muito marmanjo de 30" e por aí vai :roll:

    Não estou fazendo referência indireta a ninguém, portanto, se você se identificou, não fique chateado comigo. Eu apenas mostrei o que todos dizem.
     
  5. Omykron

    Omykron far above

    o problema eh que quanto maior é a visão dessa pessoa, mais mimada ou xata essa pessoa se torna
    ela pode ter uma grande visão de coisas que um adulto de 30 naum tem
    mas o adulto ja tem uma grande noção do que não e do que se defe fazer para fazer com que a coisa ande, coisa q um mlq de 15 anos nunca conseguiria.

    vc não apenas disse, mas realmente expos a ferida.
    quanto mais a pessoa se axa adulta, mais infantil ela é.
     
  6. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Depois dou um split aqui e abro um tópico sobre maturidade e afins.

    O que eu quis falar sobre experiência de vida é o seguinte: atualmente, principalmente por causa da facilidade para se obter informações pela internet, a molecada está com uma bagagem cultural cada vez maior.

    Com isso, é natural conversar com um pimpolho de 13 anos que fale bonito, e cheio de referências que abrangem filmes, livros, graphic novels e todo esse material nérdico que tanto amamos.

    Assim, o fato de uma adolescente poder trocar idéias de igual para igual com um adulto sobre isso, às vezes passa a impressão de que esse adolescente é "fora do comum", "maduro", entre outros.

    Mas isso não faz do adolescente uma pessoa madura, mas inteligente. E, provavelmente, com a sensibilidade bem desenvolvida. Mas para se dizer maduro, você precisa de uma certa carga de experiências específicas de certas idades.

    E por experiências específicas, nem estou falando de número de pessoas com quem se transou ou coisa assim. Mesmo porque, pelo que pude perceber, a garotada está começando isso cada vez mais cedo.

    Mas falo sobre experiências como ser pai/mãe, pagar suas contas, morar sozinho, e toda aquele sem-fim de coisas que um adolescente, na maioria das vezes, só faz test-drive, sem ter noção real da responsabilidade que isso tudo carrega.
     
  7. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Eu falaria mais, sobre maturidade e tudo mais, mas aguardarei ansiosamente que a sehorita Lovejoy abra um tópico apropriado para o assunto... :roll:

    Mas, sim, crianças que querem parecer adultos, não adianta, não se compara; além disso, cada qual com sua época, é tolice apressar as coisas. Pois senão pode ocrrer de mais tarde a pessoa se lamentar da época em que era mais novo e tinha menos responsabilidades.

    Não adianta o que falem, maior quantidade de anos de vida contam sim: maior experiência e sabedoria.

    Agora, para não fugir muito do assunto do tópico... hmmm... hã... gostem mais se si mesmos :mrpurple:

    (...repetindo-me; ou seja, não há muito mais o que falar acerca desse assunto de beleza e aparência...) :roll:
     
  8. Triple X

    Triple X Usuário

    Eu não poderia ter dito isso de uma forma melhor. Obrigado.

    O conhecimento teórico é uma coisa, agora viver certas experiências, amores e decepções durante a vida, é o que faz o ser humano realmente crescer e atingir a maturidade.
     
  9. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Pronto... tópico subdivididinho, tudo certinho. Discussão sobre padrões de beleza pra lá, Maturidade para cá. :lily:
     
  10. trin

    trin Usuário

    hmm, realmente
    a idade faz com que a pessoa tenha mais experiencias e talz
    naum vou levar a quantidade de transas e ficadas em consideração pq hoje em dia isso eh cada vez mais facil de acontecer e naum demonstra sinal de maturidade
    bom, axo q a ana jah falou tudo...tipo axo q uma coisa eh vc ser culto outra coisa eh vc ter maturidade
    se vc quiser fazer comparaçoes entre um menino de 13 com um de 17 eh uma coisa...(ambos sao infantis :eek: ) agora 17 e 30 eh outra coisa completamente diferente...como jah disseram a responsabilidade pesa mais nas costas...
     
  11. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Sempre eficiente, não, querida? :obiggraz:

    Vamos lá:
    :clap: :clap: :clap: :clap:

    Por exemplo, eu não tenho filhos, por isso nunca poderei declarar com exatidão todas as sensações inerentes de tamanha responsabildade. Aliás, se eu disser que tenho "noção", estarei mentindo. :roll:
     
  12. Omykron

    Omykron far above

    eu não posso ter também, mas me remete um caso que ocorreu na sala de aula ao fim do 3º ano e durante o 1º

    meu professor de geografia era um porra loca mesmo, sai com nego da sala para enxer a cara e tudo
    no fim de 2002 o kra teve um filho
    durante o 3º ano todo se naum reconhecia o kra no fim de tudo, durante a colação de grau ele falou que ele dava aula antes para 'adolecentes', ja que ele nunca tinha tido um filho até então, depois que ele teve o filho dele, ele percebeu que naum é apenas ensinar por ensinar, é ensinar para ver se aquilo que ele ta dizendo é importante a todos.

    foi uma maturidade que ele pegou após ter o filho
    deixou de ser mulecão e virou realmente adulto.
     
  13. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Não estava acompanhando o tópico que desmembrou nesse, porque não sou gordo (estou quase lá :lol: ), não sou mulher e, bom, na maior parte do tempo fico tentando esquecer que é verão.

    Mas quanto ao tema e a questão discutida, definir maturidade é complicado... Envolve variáveis que vão do emocional, ao sensível/cognitivo, as experiências de vida, a educação recebida em casa e mesmo a inteligência da pessoa.

    Idade influencia? Claro! Uma pessoa com 30 anos teve mais oportunidades para apreender experiências, assimilar e refletir sobre isso (lê-se vivência). Mas não há regrinha.

    Como a Annoriel falou, há gente de 30 que parece pueriu ante a algumas pessoas de 15, e estou usando esses valores etários apenas pra acompanhar o raciocínio.

    Outra coisa fundamental é não mensurar a maturidade das pessoas em razão de uma atitude isolada ou mesmo de um relacionamento de amizade virtual. Primeiro porque dissimular é fácil. Depois, porque as vezes as pessoas, por serem muito brincalhonas e espirituosas, podem parecer de menor maturidade do que de fato tem, e sobretudo porque atitudes isoladas podem ser reflexos de problemas pessoais que nunca chegarão ao conhecimento daqueles que não nos são tão próximos.

    Eu, como já disse, não sei como começou a discussão (acho que comentaram algo comigo no sábado passado) (aliás acho que já estou me lembrando 8O ), mas o fato é que quantizar maturidade, ainda mais num meio onde os relacionamentos humanos se dão em bases virtuais e em muitos casos superficiais, é algo que beira ao inviável. Podemos diagnosticar comportamentos infantis, sem dúvida, mas como saber se o comportamento infantil não se encontra na ordem do teatral, simulado, ou se há um problema de comunicação. A propósito, já vi muitos mal-entendidos na internet por problemas de comunicação e baixarias que beiram a briga de criança, entre pessoas que ao vivo são educadíssimas. E não, antes que me perguntem não foi comigo.


    PS: odeio digitar textos em Macs... :disgusti:
     
  14. Minas Ecthelion

    Minas Ecthelion Usuário

    Para mim, maturidade não pode ser considerada como um coisa única, ela é feita de várias qualidades e valores que vão tornando a pessoas mais madura. E, uma das coisas principais para a maturidade de uma pessoa é a experiência que ela adquire com a convivência. E isso se adquire com a idade(mas que nem disseram aí em cima, se a pessoa vai arpoveitar ou não é outra coisa).

    Também acho isso. As vezes um adolescente de 15 ou 17 anos pode ser inteligente, bem informado, com opiniões sensatas e próprias, mas que não consegue lidar e controlar seus próprios sentimentos, e muito menos compreender os dos outros.

    Agora, as meninas tendem desde cedo gostar de homensmais velhos. Acredito que elas desenvlvem a maturidade mais facilmente (ou mais cedo?), mas existem muitas delas que por gostar de homens maduras julgam automaticamente serem maduras. Não é bem assim, pois o que vejo são poucas as meninas realmente com mais maturidade, e a outra parte são que nem muitos caras de 17 (em maturidade) e sabem que muito cara mais velho vai ficar com elas ou porque nessa idade elas têm um corpo de mulher adulta ou porque nós temos uma quedinha por uma inocência. (Não confundam as coisas!!!!!)
     
  15. trin

    trin Usuário

    as mulheres realmente tendem a amadurecerem mais cedo que os homens, tanto que como você já comentou, até certa idade ficamos raramente com meninos de nossa idade...
    acho que os meninos demoram um tempo pra levar as coisas a sério, o que pode até ser legal pois eles se estressam menos, mas acho que tem que notar que a vida não é uma brincadeira...
    eu infelizmente(???) tenho vontade de matar os meninos que foram da minha sala, ou pelo menos grande parte deles...eles não sabem fazer silêncio, eles não levam nada a sério...acho que não é por ai...
    mas já vi meninas realmente "bobinhas" inclusive na minha sala...
    a maturidade chega mais rápido pras meninas mas isso não signifique que chegue para todas nem que não chega para os meninos
     
  16. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Isso é lenda urbana. Na verdade o comportamento menos pró-ativo no sentido de atividade física das meninas causa essa impressão. Os interesses das meninas por determinadas brincadeiras mais calmas, os gostos culturalmente passados de cuidar de crianças e outras coisas causa essa impressão. Amadurecimento é individual e varia com a pessoa. E sinceramente quem se julga maduro antes de uma certa idade é no mínimo presunçoso. EU acho qeu tenho muuuito a aprender ainda. E acho que vou pensar assim até o fim da minha vida.
     
  17. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    Rapido e direto:
    A maturidade na minha opinião varia de pessoas pra pessoas... :aham:
     
  18. trin

    trin Usuário

    hm, eu naum me acho madura...tenho insegurança de idades mais avançadas(tipo 18 anos) pq cresci com gente dessa idade...
    mas tenho muita insegurança boba mesmo....me axo madura se comparada a uns...imatura se comparada a outros...eh meio relativo
     
  19. 655321

    655321 Usuário

    Eu tb acho isso uma das maiors ilusões que já vi. É realmente como o Eru disse.

    Maturidade é realmente uma discussão complicada. Eu acho maturidade uma coisa bem diferente de inteligência ou cultura.
    Maturidade é maturidade, é experiência de vida. Eu acho q isso ñ signufica q quanto mais velha for a pessoa mais madura ela é. E sim quanto mais "experiências de vida" ela tiver mais madura ela é.
    É muito possível que uma pessoa de 16 seja mais inteligente e culta que uma de 18, 25, 30, 50, 70, e assim vai. Tudo depende na verdade de sua condição financeira. Um favelado de 70 anos não tem dinheiro pra comprar livro! Não vai no cinema, não fala outras línguas! Enquanto existe aquele garoto de 16 anos que já foi pra Europa, já leu Russeou, etc. É claro q fica fora disso aí em cima o potencial da pessoa, e a discussão do q é a inteligência, q eu particularmente não consigo definir.
    Mas eu odeio que me subestimem "simplesmenmte" pq eu tenho 16 anos :x !
    Sabe aquelas pessoas mais velhas q vc q tem aquele ar de superioridade? Isso é realmente infantil! Vc tenta ter uma discussão "séria" com uma pessoa de 45 anos( meu tio, no caso), e vê q ela simplesmente acha q está acima de vc "simplesmente" por ser mais velha. São os falsos entendidos.
    É claro q tb existe muito adolescente " falso entendido", mas pior ainda é quando é um adulto, pois esse já deveria ter maturidade o suficiente!
     

  20. acho q dizer q meninas"amadurecem" mais rapido é errado,,,
    acho q quase tds as meninas q eu conheci até hoje somente se achavam maduras, e tinham sempre a ideia: ai eu fico com caras mais velhos prq os da minha idade são infantis,, acho q isso é mascara, uma necessidade de se achar superior e madura, concordo q alguns carinhas da minha classe a uns dois anos atras eram completamente idiotas, mas não posso julgar q são imaturos demais, as veses o pai do cidadão morreu e ele aguentou isso muito melhor doque eu aguentei um fim de namoro,(intenderam oq eu kiz dizer? :roll: ),,, a verdade é q fisicamente as meninas amadurecem mais cedo, mais mentalmente acho q não tem mta diferença não..

    acho clara a diferença de maturidade entre alguem q tem 25 anos e alguem que tem 15, claro q não é regra, mais não se deve esperar q guem de 15 anos seja tão amduro qaunto alguem de 25, embora aconteça
     

Compartilhar