Não estava acompanhando o tópico que desmembrou nesse, porque não sou gordo (estou quase lá

), não sou mulher e, bom, na maior parte do tempo fico tentando esquecer que é verão.
Mas quanto ao tema e a questão discutida, definir maturidade é complicado... Envolve variáveis que vão do emocional, ao sensível/cognitivo, as experiências de vida, a educação recebida em casa e mesmo a inteligência da pessoa.
Idade influencia? Claro! Uma pessoa com 30 anos teve mais oportunidades para apreender experiências, assimilar e refletir sobre isso (lê-se vivência). Mas não há regrinha.
Como a Annoriel falou, há gente de 30 que parece pueriu ante a algumas pessoas de 15, e estou usando esses valores etários apenas pra acompanhar o raciocínio.
Outra coisa fundamental é não mensurar a maturidade das pessoas em razão de uma atitude isolada ou mesmo de um relacionamento de amizade virtual. Primeiro porque dissimular é fácil. Depois, porque as vezes as pessoas, por serem muito brincalhonas e espirituosas, podem parecer de menor maturidade do que de fato tem, e sobretudo porque atitudes isoladas podem ser reflexos de problemas pessoais que nunca chegarão ao conhecimento daqueles que não nos são tão próximos.
Eu, como já disse, não sei como começou a discussão (acho que comentaram algo comigo no sábado passado) (aliás acho que já estou me lembrando

), mas o fato é que quantizar maturidade, ainda mais num meio onde os relacionamentos humanos se dão em bases virtuais e em muitos casos superficiais, é algo que beira ao inviável. Podemos diagnosticar comportamentos infantis, sem dúvida, mas como saber se o comportamento infantil não se encontra na ordem do teatral, simulado, ou se há um problema de comunicação. A propósito, já vi muitos mal-entendidos na internet por problemas de comunicação e baixarias que beiram a briga de criança, entre pessoas que ao vivo são educadíssimas. E não, antes que me perguntem não foi comigo.
PS: odeio digitar textos em Macs...