• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maturidade

Francis Drake disse:
Rapido e direto:
A maturidade na minha opinião varia de pessoas pra pessoas... :aham:

Realmente, mas é muito difícil uma pessoa ter uma maturidade (ou imaturidade) excepcional. Experiência de vida só se tem quando se vive há mais tempo, perdoem-me, mas é a verdade. Achar que alguém aos 13, 14 anos tem a mesma maturidade que alguém de 25 é ridículo. Não existe. Pode até ter a mesma que alguém de 16...

Digamos que a variação existe, mas não é muito grande. O que pode acontecer é ter alguém de 18 anos com maturidade de 16, em face de outra, também de 18 anos, com maturidade de 20, o que cria um intervalo significante de 4 anos, por exemplo.
 
Eu ainda acho que meninas amadurecem mais rapido. Na idade de 12, 13 anoselas já estao começando a entrar naquela fase teen (ta mais pra regressão). Mas a partir de uns, 14, 15 todos se igualam em geral.
 
Eru disse:
E sinceramente quem se julga maduro antes de uma certa idade é no mínimo presunçoso. EU acho qeu tenho muuuito a aprender ainda. E acho que vou pensar assim até o fim da minha vida.

Sou assim tb. Amadurecimento é um processo contínuo. Se vc tiver 20 anos vai achar idiotice um monte de coisa que fez com 15. E quando tiver 50 vai achar idiotice um monte de coisa que fez com 40. E assim por diante.

Se algum dia alguém achar que não pode amadurecer mais, que já chegou no topo da sabedoria sobre a vida, se mata que não tem mais o que fazer na Terra, e vai nos poupar de muitos papos arrogantes.

[]'s
 
Minas Ecthelion disse:
Eu ainda acho que meninas amadurecem mais rapido. Na idade de 12, 13 anoselas já estao começando a entrar naquela fase teen (ta mais pra regressão). Mas a partir de uns, 14, 15 todos se igualam em geral.

Será amadurecimento ou simplesmente uma postura mais contida e introvertida condicionada pela educação diferenciada que meninos e meninas recebem nessa idade?

Sei não, mas já vi meninos e meninas, nessa idade, variarem em grau de maturidade, vivência e postura de um modo que não me arriscaria a dar prognósticos nesse sentido seja pra um ou outro caso.
 
Eru disse:
Será amadurecimento ou simplesmente uma postura mais contida e introvertida condicionada pela educação diferenciada que meninos e meninas recebem nessa idade?

eu acho exatamente isso, talves porque td a sociedade diz q elas amadurecem mais cedo, elas tentem manter essa postura, e elas criticam os tais carinhas idiotas da classe delas, ou de qualkér lugar , mais quando estão sozinhas fazem coisas aidn amasi futeis e infantis,, intao,,, é questão de olhar o proprio rabo
 
BESTEIRA, besteira mesmo ..... aos 16 anos conversava de igual para igual com padres, tinha senso de humor refinado, ideias politicas e filosoficas delineadas na minha cabeça, experiencia? vou dizer uma coisa para vcs um genio aprende com o erro dos outros... nao q eu seja um genio, mas eu nao vou errar o mesmo erro de outros nao mesmo. experiencia de vida eh importante.... eh sim.... mas todos os livros q eu li tb ajudaram nisso em cada um deles eu vivenciei tudo akilo.... eu estava la junto com os personagens gelei de medo e pavor junto com eles... chorei junto com eles tb......


eu e um amigo somos conhecidos por termos o "espirito" de velhos... pq temos uma historia de vida muito louca, vivi muito muito cedo... vi muita coisa... li muito.... nunca joguei tempo fora... maduro? nao sei nao sei mesmo, mas eu acho q dizer q uma pessoa eh imatura pela idade dela eh muita tolice. eu cago para experiencia, se eu tiver todos os dados a mao eu posso chegar numa conclusao pertinente sem ser necessaria uma ocasiao precedente. se nao nunca fariamos nada de inovador.

a minha idade sempre foi um motivo de muita duvida.... eu tinha o corpo de menino ate os 18 anos... geralmente me davam menos idade do q tinha ainda hoje assim acontece.... no entanto eu sempre q abri a boca passei o aspecto de uma pessoa bastante mais velha.... pq? habito? fui sempre criado como um adulto em casa? noa gosto das pessoas de minha idade portanto so tenho amigos mais velhos? nao sei mas sempre foi assim..... portanto nao posso deixar de dizer q idade eh besteira aprendo muito com JOAO (subrinho do meu melhor amigo) de 4 anos... idade eh besteira.

ahhh simmm ja ia esquecendo ... uma correçao srt.joy , inteligencia NAO tem nada a ver com conhecimento. maturidade talvez sim pq experiencia eh conhecimento.

Dwarf
 
Um dos melhores textos que eu já vi a respeito desse assunto é o diálogo entre Will e Sean, no "Gênio Indomável".

Tá em inglês, mas não é tão complicado - e compensa. :)


So if I asked you about art you could give me the skinny on every art book ever written...Michelangelo? You know a lot about him I bet. Life's work, criticisms, political aspirations. But you couldn't tell me what it smells like in the Sistine Chapel. You've never stood there and looked up at that beautiful ceiling. And if I asked you about women I'm sure you could give me a syllabus of your personal favorites, and maybe you've been laid a few times too.

But you couldn't tell me how it feels to wake up next to a woman and be truly happy. If I asked you about war you could refer me to a bevy of fictional and non-fictional material, but you've never been in one. You've never held your best friend's head in your lap and watched him draw his last breath, looking to you for help.

And if I asked you about love I'd get a sonnet, but you've never looked at a woman and been truly vulnerable. Known that someone could kill you with a look. That someone could rescue you from grief. That God had put an angel on Earth just for you. And you wouldn't know how it felt to be her angel. To have the love be there for her forever. Through anything, through cancer. You wouldn't know about sleeping sitting up in a hospital room for two months holding her hand and not leaving because the doctors could see in your eyes that the term "visiting hours" didn't apply to you.

And you wouldn't know about real loss, because that only occurs when you lose something you love more than yourself, and you've never dared to love anything that much. I look at you and I don't see an intelligent confident man, I don't see a peer, and I don't see my equal. I see a boy. Nobody could possibly understand you, right Will? Yet you presume to know so much about me because of a painting you saw. You must know everything about me. You're an orphan, right?

Do you think I would presume to know the first thing about who you are because I read "Oliver Twist?" And I don't buy the argument that you don't want to be here, because I think you like all the attention you're getting. Personally, I don't care. There's nothing you can tell me that I can't read somewhere else. Unless we talk about your life. But you won't do that. Maybe you're afraid of what you might say.


:clap:
 
Ah, eu acho que o post do Gildor já responde perfeitamente ao do Logan, mas vamos lá...

"espírito de velhos"... Bom, passei minha vida inteira ouvindo isso. Eu sentava na mesa e conversava numa boa com quem fosse, tivesse 12 anos ou 52. A questão é (indo para o que a citação do Gildor) sobre o que eu falava?

Sobre coisas, e não sobre experiência de vida. Porque eu não tinha isso. Então, aos olhos dessa pessoas, eu era a criança com espírito velho. Entendeu? Eu fazia coisas como discutir poesia concreta com poeta de verdade, mas isso não me torna madura.

Ahhhh sim.... Se for dar uma olhada no dicionário, conhecimento é experiência e vivência também. Mas também é ciência, informação, notícia. Tudo isso que costumávamos devorar quando mais jovens para falar bonito e nos fazia passar a imagem de que éramos crianças com espírito velho.

Experiência de vida... que é maturidade mesmo...

... não, isso não se aprende vendo com os outros. Um exemplo bem prático: eu tenho todas minhas teorias sobre aborto formuladas. Sou completamente contra, e na minha cabeça sinto que isso nunca vai mudar. Mas e quando chegar minha vez, como vou agir?

Cada indivíduo tem uma história diferente, e é essa trama diferente que nos faz seguir caminhos diversos, que nos excluem a possibilidade de "aprender com os outros". Coisas pequenas como "não meta o dedo no ventilador" ou "não guarde roupa molhada no guarda roupa", é uma coisa.

Coisas como "Devo casar com essa pessoa?" ou ainda "Devo perdoar essa pessoa?"... bem... você pode usar o que leu nos livros, mas só vai poder dizer que teve experiência quando já tomou a decisão.

Continuo achando que vocês confundem inteligência com maturidade. :wink:
 
Vou citar um trecho de um texto de Shakespeare ...... :

Um dia você aprende

"Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou."

Faço minhas essas palavras............... '.'x ...............
 
Geralmente pessoas mais velhas tem mais maturidade simplesmente pq passaram por mais coisas, tem mais experiencia, relacionamentos, já provaram de mais coisas, sabem se preferem doce ou o salgado, geralmente já erraram mais, daí vem a seguir melhor o caminho sem vir a tropeçar novamente. Errar, todo mundo erra, agora persistir no erro já é falta de sagacidade :wink:

Agora, poxa, tem muito nego mais novo que tem uma cabeça no lugar, uma visão boa do mundo, e tals, mas maturidade mesmo, vem mais com tempo. É ter uma boa personalidade, cabeça firme, e simplesmente viver.. :clap:

monkey-with-dog.jpg
 
Maturidade é relativo..
Como já disseram aqui , maturidade se vai adquirindo conforme se vai vivendo novas situações , experimentando novas coisas..
Na realidade não tenho uma opinião formada porque não me preocupo em parecer maduro pra qualquer pessoa..

Só estou postando aqui pra dizer que pueril com U no final tá doendo na minha alma... 8O
 
Só um adendo que vai soar repetitivo: Maturidade não são só experiências mas a capacidade de assimilar algo relevante dessas experiências. Não adianta um retardado bater com a porta na cara, ele vai continuar tentando atravessá-la. Claro, isso é um exemplo exagerado, mas se aplica a coisas mais simples como pessoas que fazem, por exemplo, mas mesmas burradas em relacionamentos que faziam há anos. Isso revela falta de maturidade independente da experiência no assunto.


Aliás, Gildor: :clap:
Esse díálogo é lindo!!!! E esse filme é muito bom!!!
 
eu adoro esse filme tb.... mas como sempre acontece comigo eu fico chateado pq o inteligente sempre acaba perdendo muito embora ele va tentar achar a namorada dele ele inda esta perdendo, perdeu um amigo, uma carreira e talvez ate a namorada.....


mas nao estou aki para falar de filmes....

olha algum de vcs ja passou fome... fome mesmo? eu ja
algum de vcs ja viu a morte de frente? eu ja 3 vezes...
algum de vcs teve q cavar um poço (eh isso ai) um poço com mais de 8 metros e eu tinha 14 aninhus... e com essas maozinhas aki delicadas no teclado...
eu vi meus pais venderem as alianças


eu fui criado para ser um sobrevivente, eu vejo nos olhos das pessoas essas coisas... entao nao venham me dizer q maturidade se faz com experiencias q poucos aki tem metade da minha... eu raçlei muito .. muito mesmo vi a vida nua e crua de verdade vi do q as pessoas sao feitas onde elas quebram e isso me fez mais maduro?

acho q nao eu sou assim desde os meus 7 anos... eu acho q so me fez mais amargo... mais triste com as coisas... eu cresci descobrindo q metade do mundo eh menos do q eu e no entanto eu tenho q sentar e ficar calado os vendo com mais dinheiro e tempo, vcs nao sabem oq eh um menino de 12 anos decobrir q eh mais inteligente q seus professores e seus amigo.... vcs nao sabem oq isso faz com as pessoas.... mas nao me deu mais maturidade... todas as experiencias q eu vivi nao me deram mais maturidade, elas sao parte de mim mas uma coisa eu tenho certeza se eu tiver as mesmas informaçoes sobre um determinado problema vou agir da mesma forma mais maduro ou nao.


pensem assim o cerebro humano eh como uma memoria RAM fios... quanto mais tempo mais dados eportanto mais lugares a se consultar isso pode fazer ate q duas respostas suas en determinado tempo sejam diferentes para o mesmo problema, mas uma coisa eh certa, nao eh pq ele ficou mais velho q mudou e sim pq ele adquiriu mais informaçoes... e se tem uma coisa q eu faço enquanto vcs ficam perdendo o seu tempo eh adquirir informaçoes....


sou maduro nao sei creio q nao existe essa parada de maturidade conheci pessoas mais calmas q eu mais novas e mais agressivas mais velhas, conheci pessoas mais velhas q resolvem tudo a base da força e mais novas q sempre resolvem no papo, sou mais ou menos maduro q algum deles... NAO, maturidade eh besteira e besteira das grandes

a inteligencia o conhecimento e a habilidade sao as unicas formas de se medir uma pessoa mais nada.e mesmo assim de uma forma pordemais subjetiva.

nao me importo se vc tem 15 ou 70 anos me respeite q eu te respeito e te respeito enqunto individuo e nao enquanto uma pessoa mais madura q eu isso nao existe. Rommel era maduro? Patum era maduro? Napoleao era maduro? quem eh maduro?


se preocupar com maturidade eh uma forma pueril de se sentir superior a alguem, vem principalmente do medo q as geraçoes mais novam inpoem nos mais velhos com a sua nova forma de encarar a vida e os prolemas, eh uma defesa dos fracos para tentar nao se acovardar perante o novo e o diferente.


sinceramente Dwarf
 
Logan Macloud disse:
olha algum de vcs ja passou fome... fome mesmo? eu ja

Eu não, nunca passei fome.

Logan Macloud disse:
algum de vcs ja viu a morte de frente? eu ja 3 vezes...

O que é ver a morte de frente? Quase tomar um tiro ou ser atropelado?Entrar em coma? Ou simplesmente ter certeza de que vai morrer e acontecer o contrário?

Logan Macloud disse:
algum de vcs teve q cavar um poço (eh isso ai) um poço com mais de 8 metros e eu tinha 14 aninhus...

Quem você matou com 14 anos?

8 metros é muito relativo. Com bem menos de 14 eu também cavei um buraco de 8 metros. 8 metros de comprimento, na areia da praia.

Logan Macloud disse:
eu vi meus pais venderem as alianças

Acho que muitas pessoas já passaram por isso.

Logan Macloud disse:
eu fui criado para ser um sobrevivente, eu vejo nos olhos das pessoas essas coisas... entao nao venham me dizer q maturidade se faz com experiencias q poucos aki tem metade da minha... eu raçlei muito .. muito mesmo vi a vida nua e crua de verdade vi do q as pessoas sao feitas onde elas quebram e isso me fez mais maduro?

acho q nao eu sou assim desde os meus 7 anos...

Então você é um fenômeno, por dois motivos:

- Ninguém com 7 anos foi tão maduro quanto você

- Ninguém jamais ficou psicologicamente inalterado durante 13 anos, principalmente durante a adolescência.

Logan Macloud disse:
eu acho q so me fez mais amargo... mais triste com as coisas...

Também causou isso. De acordo como aumenta a compreensão de cada um, existem três modos de principais de mudança:

- Ter menos motivos pra rir, que é o seu caso;
- Ter mais motivos pra rir, o que pode acontecer em alguém que passou pelas mesmas coisas que alguém que se encaixe no modo acima;
- Indiferença aparente.

Mas um fato é que quanto mais informações temos melhor podemos nos sair em diversas situações. Portanto, não adianta vir com essa de que as más experiências não ajudam em nada.

Logan Macloud disse:
eu cresci descobrindo q metade do mundo eh menos do q eu e no entanto eu tenho q sentar e ficar calado os vendo com mais dinheiro e tempo, vcs nao sabem oq eh um menino de 12 anos decobrir q eh mais inteligente q seus professores e seus amigo....

Realmente, deve ser muito chato. Digo isso porque já pensei parecido com você, mas isso há algum tempo, antes de eu perceber quase toda pessoa é melhor que eu em algum aspecto, e vice-versa.

Logan Macloud disse:
todas as experiencias q eu vivi nao me deram mais maturidade, elas sao parte de mim

São parte de você a partir do momento que acontecem, e portanto acrescentam alguma coisa.

Logan Macloud disse:
mas uma coisa eu tenho certeza se eu tiver as mesmas informaçoes sobre um determinado problema vou agir da mesma forma mais maduro ou nao.

A maturidade te possibilitaa lidar com informações.

Só pra fazer uma analogia bem simples, se você joga um problema de álgebra com todas as informações necessárias pra ser resolvido pra uma criança e prum matemático, quem vai se sair melhor? Quem souber lidar com as informações. Sem essa capacidade elas não valem de nada.

Na vida as experiências ficam na sua memória, de modo que posteriormente, quando você souber analisá-las, tirará proveito delas.
 
Acho que qualquer pessoa que se sinta segura se acha maduro.

Eu me achava maduro com 16 anos qdo fui morar sozinho no exterior. Me achava seguro com 18 anos quando sai de uma cidadezinha no interior de minas e vim morar sozinho no Rio de Janeiro. Me achava seguro quando com 19 anos perdi minha mão e superei isso mais rápido doq superei a derrota pro Vasco sobre o Real Madrid no Mundial(coisa q acho q não superei até hoje).

O problema é que sempre nos achamos maduros de acordo com os padrões da época.

Eu me olho com 16, 18 e 19 anos hoje e vejo que naquela época eu não era maduro.

Eu me acho maduro hoje? Sim... mas daqui a 1 ou 2 anos meus valores podem mudar e me achar totalmente futil hoje.

Acho muito dificil nos avaliar nesse critério. A maioria das pessoas toma decisões que elas acham melhores pra ela não? Mas com o tempo os valores, as prioridades e as importancias das coisas mudam. Oq é considerado uma decisão sábia e madura hoje pode ser tola pra nós mesmos daqui a 5 anos.

Acho que quando tivermos 80 anos e pudermos olhar pra trás e ver o efeito que tudo causou, aí sim poderemos dizer se fomos ou não maduros naquela época.

Conversar sobre o presente é impossível visto que não temos como analisar o efeito de cada decisão, madura ou não a longo prazo.
 
viu maturidade eh uma coisa relativa, subjetiva e ´portanto vc nao pode supor q eh ou nao mais maduro ou menos q alguem viram...


olha eu ontem fiz uma resposta muito mais elaborada... mas infelizmente deu bug aki e eu nao consegui postar ... lamento

Dwarf
 
Logan Macloud disse:
viu maturidade eh uma coisa relativa, subjetiva e ´portanto vc nao pode supor q eh ou nao mais maduro ou menos q alguem viram...


olha eu ontem fiz uma resposta muito mais elaborada... mas infelizmente deu bug aki e eu nao consegui postar ... lamento

Dwarf

Bom, então eu entendi errado. Desculpe-me.

Achei que naquele seu post acima vc estava falando que sempre fora mais maduro do que muitas pessoas mais velhas que você. :roll:
 
Acho que qualquer pessoa que se sinta segura se acha maduro.

Isso é muito perigoso de se afirmar. O termo seguro muitas vezes se aplica a pessoas que nunca passaram por situações que as tornasse ou fizesse se sentir inseguras. E mais, muita gente metida é segura pra cacete, sem que isso se reverta em um sinal de maturidade, talvez de petulância.
 
olha algum de vcs ja passou fome... fome mesmo? eu ja
naum. mas sei como é passar quase q um dia todo sem comer por naum ter um tostão furado no bolso.
algum de vcs ja viu a morte de frente? eu ja 3 vezes...
ja quase fui atropelado, ja tive no meio de tiroteio, ja fui assaltado n vezes, ja fui assaltado em onibus 2x. ja five varias armas apontadas para a minha cabeça, desde policial até bandido. eu naum fico mais nervoso, sei como reagir. nessa hora eu tenho mais maturidade.

eu vi meus pais venderem as alianças
eu vi meus pais venderem as alianças, vi meus pais quase caindo na mão, ja vi meus pais quase batendo carro por conta de briga. ja vi meu pai deprimido por conta de falta de dinheiro.


eu fui criado para ser um sobrevivente, eu vejo nos olhos das pessoas essas coisas... entao nao venham me dizer q maturidade se faz com experiencias q poucos aki tem metade da minha... eu raçlei muito .. muito mesmo vi a vida nua e crua de verdade vi do q as pessoas sao feitas onde elas quebram e isso me fez mais maduro?

acho q nao eu sou assim desde os meus 7 anos...
vc foi realmente criado para ser sobrevivente, mas esqueceu de viver. como vc disse, vc ta até aprendendo com uma criança de 4 anos. vc se fechou tanto que naum sabe o que eh ser feliz por ser feliz.

Mas um fato é que quanto mais informações temos melhor podemos nos sair em diversas situações. Portanto, não adianta vir com essa de que as más experiências não ajudam em nada.
realmente balbo. quanto mais experiencias ruins acumuladas e sair bem delas, melhor quando se deparar com uma situação semelhante no futuro.

se preocupar com maturidade eh uma forma pueril de se sentir superior a alguem, vem principalmente do medo q as geraçoes mais novam inpoem nos mais velhos com a sua nova forma de encarar a vida e os prolemas, eh uma defesa dos fracos para tentar nao se acovardar perante o novo e o diferente.
a geração mais velha naum se preocupa com essa maturidade, ela se preocupa em como essas pessoas jovens vaum lidar com tanta informação quando mais precisarem. é mta informação para pouco saber como usa-las

sou maduro nao sei creio q nao existe essa parada de maturidade conheci pessoas mais calmas q eu mais novas e mais agressivas mais velhas, conheci pessoas mais velhas q resolvem tudo a base da força e mais novas q sempre resolvem no papo, sou mais ou menos maduro q algum deles... NAO, maturidade eh besteira e besteira das grandes

a inteligencia o conhecimento e a habilidade sao as unicas formas de se medir uma pessoa mais nada.e mesmo assim de uma forma pordemais subjetiva.
me desculpa a grosseria mas voce naum eh maturo. vc se considera maturo. vc mesmo disse. vc ta aprendendo coisas com uma criança de 4 anos. vc ainda tem mtu a aprender de uma fase q vc acabou por deixar de lado, e uma nova. mais pra frente com mais informação sobre criança.
vc falaria para uma criança hj que papai noel naum existe soh pq alguem te disse isso na mesma idade? duvido q naum, mas mta gente faz.

vc saberia dar um concelho para alguem que ta realmente na merda quando ele realmente precisar e vc naum ter vivenciado?

NAO, maturidade eh besteira e besteira das grandes
se maturidade fosse besteira, pq todos pedem concelhos e ajuda de alguem mais velho e com mais vivencias que para um garoto de 12 - 15 anos com 'espirito velho'??
confiança pq ele ja passou por aquilo e saiu. o garoto de 12 - 15 anos sabe a teoria. o velho a pratica. vc confia em quem?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo