• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marina Silva

"puro laicismo" está definido na nossa constituição: "república laica"
Não estou falando do tratamento jurídico,e sim da forma como um candidato se apresenta. Não que um ateu seja pior, apenas acho que o povo brasileiro, religioso como é,se sente mais à vontade com não-ateus, falo de carisma mesmo.
 
Acho que ela é bem seletiva quanto a isso. Em todas as entrevistas que eu vi com ela, ela fez questão absoluta de separar as coisas.Mas ela anda visitando muitas igrejas mesmo. Talvez ela alinhe com o discurso que os fiéis querem ouvir.
 
A priori eu não vejo problema em ir em igrejas pedir votos - é até esperado, afinal é um meio frequentado por grande parte dos brasileiros. Precisa ver que tipo de discurso ela usou lá.
 
Não sei... foi preciso mais de dez anos para derrubar uma lei que impedia os humoristas de parodiar os políticos. E isso foi aprovado por um Governo dito Social e sem lobby da bancada evangélica.

Posso estar enganado, simpatizo mais com a Marina do que com Dilma ou Serra. Vou esperar os debates para ver como ela se sai e quais serão suas principais diretrizes de Governo.
 
O que foi dito como mais do mesmo com relação à Marina, se refere, basicamente, ao absurdo que foram as coligações diferentes em âmbito nacional e estadual. Sinceramente não sei nem como esta em São Paulo, mas em muitos outros grandes centros, vide RJ e BA, você tem presidenciáveis que podem aparecer na campanha de dois governadores distintos. Essas misturas de aliança só corroboram o argumento de que Serra, Marina e Dilma, em geral, não tem uma mudança efetivamente significativa no programa, as bases são muito parecidas.

Mais especificamente, as alianças nos casos do Serra e da Marina chegam a ser bem mais explícitas, ou você imagina que caso algum dos dois cheguem à Presidência, a base aliada não será composta pela coligação do outro? Eu acho praticamente impossível que isso não aconteça.

O fato dela ser evangélica é indiferente, o problema é a aliança com a base 'cristã' do congresso, que notadamente é contra todos os avanços sociais com relação à direito de homossexuais do Brasil. Essas discussões acerca de adoção, sucessão legal de bens ao companheiro, estarão encurtadas, senão engessadas em um eventual governo Marina. Acredito que em um governo Serra também, caso não conte o mesmo com o PMDB na bancada de aliados. Eu, particularmente, odeio quando você mistura a administração pública com religião, as coisas se confundem e começa a passar um filme integralista na minha cabeça. Mas, ainda bem que vivemos em uma pseudo democracia que, apesar da falta de informação nos permite discutir isso.

A Marina é sim uma pessoa culta, inteligente, com capacidade de discussão e argumentação. Adoraria acompanhar uma palestra sua, ou que fosse convidada responsável pela cadeira de doutorado de Sociologia, porém, não vejo uma capacidade de gerir os diversos interesses de uma base aliada que não é homogênica - além de uma eventual oposição extremamente forte com PT e PMDB - o que iria atravancar mais e mais votações fundamentais no congresso, iria estimular a instauração de CPIs eleitoreiras e panfletárias.

Agora, se você quer votar na Marina pq a acha legal e inteligente, ótimo, eu não vejo nenhum problema nisso. Se achar que o seu discurso sobre preservação do meio ambiente é o suficiente para a levar à presidência, que bom. Eu apenas não acho que a Marina acrescenta qualquer coisa diferente na discussão política que temos desde a reabertura. Ou seja, ela, IMO, é mais do mesmo.

Beleza? Relaxem mais, por favor.
 
Última edição:
Eu só gostaria de deixar bem claro que não há problema algum na Marina Silva ser evangélica.

O problema é ela incorporar isso na vida dela enquanti presidente, da mesma forma que o faz enquanto presidenciável. O que eu vejo é que emn cada cidade que ela vai, no fim do dia, ela vai numa igreja evangélica... não acho isso interessante pro meu candidato.

Acho que isso é só uma questão de Marketing de Campanha, não que eu duvide da fé dela, mas é justamente nas Igrejas evangélicas que ela vai encontrar um eleitorado forte com um perfil capaz de mandá-la direto pro segundo turno. E como diz ditado, em época de eleição vale até matar o barão..
 
Eu já não voto em ninguem, para mim é perda de tempo, porque já sabemos quem vai ganhar a eleição...
 
A priori eu não vejo problema em ir em igrejas pedir votos - é até esperado, afinal é um meio frequentado por grande parte dos brasileiros. Precisa ver que tipo de discurso ela usou lá.

Esse é o ponto fundamental. Queria saber qual o tipo do discurso que ela ussa dentro das Igrejas... nos EUA é muito comum um candidato frequentar sua Igreja em época ed campanha pra reforçar a imagem de bom môço, mas pelo que sei lá eles permanecem calados! Se o discurso dentro do seio religioso é demagógico então teremos uma candidata que me decepcionrá um pouco porque ao meu ver isso não passa de manipulação política da moral religiosa...
 
Vejo que o tema religião em relação aos candidatos ficou mais acentuado. Em relação a isso deixo minha visão sobre os 4 melhores posicionados nas pesquisas (sob o aspecto coerência - deixo o juízo de valor de lado):

DILMA - uma farsa. Ela se diz católica, mas isso é claramente uma tentativa de atrair alguns votos dos cristãos usando este motivo, mas seu discurso é claramente contrário ao que muitas das denominações cristãs defendem ... então, ela faz de conta que é católica. Um exemplo é dizer que é contra o aborto, mas vai tratar esta questão como saúde pública, enquanto a Igreja Católica coloca-se veementemente contra o aborto. Fora o fato de que em uma entrevista diz que Nossa Senhora seria uma "deusa"!!!!!! Isso sim é ser católico!!!

SERRA - não obstante coloque-se como católico, nota-se em seu discurso situações parecidas à da Dilma. Por exemplo, ele diz ser contra o aborto, e um dos fundamentos para tal é que não há estrutura no sistema de saúde para atender quem o procurasse. Ora, se é católico, e se é contra o aborto, deve ser contra em qualquer condição. Falta coerência.

MARINA - Ao contrário dos 2 canditados já citados (que parecem colocar-se como católicos somente para a campanha), Marina faz parte da Assembléia de Deus, que é uma das denominações mais firmes em seus posicionamentos. A partir do momento que ela diz-se ser contra o aborto, mas pretende fazer um plebiscito a respeito, ela está relativizando um conceito pessoal. Basicamente está dando uma de Pôncio Pilatos, e jogando a decisão para a galera, e lavará suas mãos pelo resultado.

PLÍNIO - este estou citando apenas para ele depois não reclamar que não é lembrado, é quase uma citação por critério de cota. Bom, este diz-se católico, mas tem muitas posições contrárias à fé que professa. Então, nem dá para levar em conta a parte religiosa.

Ressalto que estou analisando o critério de coerência em relação ao discurso envolvendo religião dos candidatos, e não sua capacidade de governar, embora as discrepâncias nos discursos demonstrem um pouco de cada um.
 
Eu falo para presidente, com certeza Dilma ira ganhar...ou não?

A chance dela é boa... mas no meu íntimo, e isso não passa de uma esperança, acho que estas eleições podem surpreender! Especialmente se a Marina Silva for para o Segundo Turno. Mas eu queria mesmo é ter mais opções, o Aécio Neves seria uma boa esse ano, vacilo dos Tucanos foi por o Serra...
 
O Serra me parece um tanto utópico e robótico, a Dilma (a.k.a Margaret Thatcher :lol:) seria uma boa opção se ela apresentasse um projeto assinado por ela mesma, o que não é, ao todo, um problema. Entre os Tucanos passivos e da mão vermelha enferrujada do PT, surge a Marina, mas um conservadorismo evangélico faz com que ela deixe de lado e se embarace com algumas questões que vão contra as crenças pessoais dela.
 
Última edição:
Só um adendo a algo que vi lá atras. Disseram quem voto nulo não serve pra nada. Sem juízo de valores mas não concordo. O nulo é seu direito constitucional de protestar contra a inépcia dos candidatos em atender os seus pré requisitos para a posição.

Como seria bom se todos votassem nulo em certas ocasiões obrigando uma total renovação dos candidatos.
 
Só um adendo a algo que vi lá atras. Disseram quem voto nulo não serve pra nada. Sem juízo de valores mas não concordo. O nulo é seu direito constitucional de protestar contra a inépcia dos candidatos em atender os seus pré requisitos para a posição.

Como seria bom se todos votassem nulo em certas ocasiões obrigando uma total renovação dos candidatos.

É um direito mesmo, mas levando em consideração que votar em branco ou nulo significa na prática que está se favorecendo quem está em 1o lugar, estaria dando uma de Pôncio Pilatos (novamente a citação é cabível), pois depois dirá que quem entrou não foi com voto seu, e lavará suas mãos.
 
Eu já acho politicamente muito válida a ideia de se referendar coisas como aborto, casamento gay, drogas e por aí vai. Aí ninguém vai poder dizer que é o conservadorismo, liberalismo ou tendenciosidade do Executivo, Legislativo ou Judiciário que fez valer uma ideia de que o povo discorda.

Afora que eu acho que esse tipo de coisa parte mais do espírito cultural do País em si.
 
Quanto ao voto nulo. Digamos que tenhamos P = 140 milhões de votantes. O primeiro colocado precisa de 50% de P para ganhar a eleição, a princípio.

Porém, se 5% de P votarem nulo, o primeiro colocado ganhará com metade dos votos válidos, que agora são 95% de P apenas.

Ou seja, o primeiro colocado terá ganhado, na prática, a diferença entre 50% de P e 50% de (95%)P, isto é, terá ganho (0.5-0.5*0.95)P = 0.025P. = (2.5%)P. A cada dois votos nulos, é um voto a menos que o primeiro candidato terá que obter. Se tivermos 5% de P nulos, teríamos (2.5%)P = 3.5 milhões de votos "ganhos" pelo primeiro colocado.

E isso é uma vantagem em especial para a primeira colocado, pois sabemos que quem vota nulo, em geral votaria na oposição (não ao primeiro colocado apenas, mas sim aos que dominam as eleições).
 
Eu já acho politicamente muito válida a ideia de se referendar coisas como aborto, casamento gay, drogas e por aí vai. Aí ninguém vai poder dizer que é o conservadorismo, liberalismo ou tendenciosidade do Executivo, Legislativo ou Judiciário que fez valer uma ideia de que o povo discorda.

Afora que eu acho que esse tipo de coisa parte mais do espírito cultural do País em si.

Esse negócio de a voz do povo é a voz de Deus é balela. Liberar as drogas, por exemplo, não quer dizer que vai resolver, sendo que poderá até piorar.

Esse tipo de coisa é tirar a responsabilidade daqueles em votamos. Temos (o Brasil de forma geral) que aprender a votar. Quando um político vem com este papo de fazer plebiscito demonstra que ele não tem coragem de defender o que pensa, que não tem convicção de suas idéias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo