• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manwë o Preguiçoso!!!??

Sim, ele podia ter feito alguma coisa antes que Beleriand fosse destruida, mas acho q Iluvatar não queria, não sei, talvez pra que os moradores da terra média tentassem viver sem ajuda de uma força maior... talvez seja isso...

Mas Manwë disse a Fëanor que ele não tinha chance contra nenhum Vala, dessa forma Melkor só podia ferrar com tudo mesmo, uma força maior era necessária.
 
Não acho que Mawë tenha sido ocioso, os valar é claro cometeram os erros já mencionados, mas alem disso nada foi realmente culpa deles, pois eles só devem lutar contra o mal que é da esfera deles(Morgoth) o resto é um mal terreno, criados tanto por Morgoth quanto pelos elfos e ... assim não é da esfera dos valar erradicar esse mal, eles ajudam mas não o destroem por completo, e o fato deles não terem partido eles mesmos contra Morgoth e deixar os Noldor sozinhos foi porque eles sabiam que em uma luta entre eles e Morgoth a terra seria novamente danificada, enfim acredito que Mawë teve exito em sua tarefa(aprisonar Morgoth) o que prova que ele não foi ocioso, já dos males terrenos(o Um Anel) não são da sua esfera e embora ele ajude não cabe a ele os erradicar
 
Talvez Manwë tenha simplesmente parado de influenciar no destino dos povos da Terra-média. Não caracterizaria preguiça nem nada parecido, apenas uma total ausência de influência sobre os povos livres.

Lembrem-se que os Valar passaram, como disseram acima, por uma "adaptação". Creio que os seus muitos erros para com os Filhos devem tê-lo ensinado a deixar os Filhos seguirem seu curso, principalmente os Homens.

Abraços.
 
Não acho válida. Pelo menos no que toca às divindades gregas. Pois elas já nascem todo-poderosas, não há "infância" divina. Esse é uma das principais diferenças entre deuses e mortais na mitologia grega.




Vocês podem conversar por MP também. Ela chega bem rapidinho. (tô querendo ser promovido a moderador... :lol:)

Abraços. =]


:roll:Sobre as divindades gregas, me refiro aos Titãs e não aos progenitores (forças primordiais) como Eros, Geia e Chronus, Zeus foi criança sim tanto que foi alimentado pelo leite de uma cabra que depois se tornou o velocino de ouro da epopéia de jasão e os argonautas
 
É válida como analogia, Kainof querendo ser categórico? Hahahaha
Primeiro deixe as anacrônias de lado meu colega de profissão. =]

No entanto, ele possue uma parte lógica no seu discurso, as divindades gregas não são formas diretamente análogas, mas sim as formas míticas cristãs; claro, nem por isso os Valar seriam "santos", seria da mesma forma uma analogia tosca.
Mas, pensando no teor "pedagógico", a analogia as divindades gregas é elucidativa.
 
Mawe apenas age como deve agir os seres de arda tem livre arbitrio ele não pode interveir sempre que lhe der vontade nem ele nem nenhum valar, até mesmo eru não mexe no livre arbitrio, afinal é dele essa decisão.
 
Mas Manwë interfere no livre arbítrio, na questão dos elfos, por exemplo. Não exatamente Manwë, os Valar em si; mas como Regente de Arda, enfim.
 
Mas Manwë interfere no livre arbítrio, na questão dos elfos, por exemplo. Não exatamente Manwë, os Valar em si; mas como Regente de Arda, enfim.

Sim, mas eles os valar ja interfiriram no livre arbitrio o que não era pra ocorrer mas na terceira era não lembro de passgem que le a isso.
 
Não, de fato na Terceira Era, como já discutimos em outro tópico, temos o contrário, lembre daquela citação que fiz de Contos Inacabados, onde é dito que a missão dos Istari (assunto que sei que você adora) era quase que uma "correção" dos erros cometidos com elfos, ao menos seria não repetí-los com os humanos. =]
 
Manwe "agindo" e virando melkor 2? Não obrigada.

PS: quem escreveu ágio já que perguntou, é "agiu" (ágio é aquele negócio que aumenta o preço de uma mercadoria de forma absurda)
 
Também tem o fator super poder envolvido nisso, afinal os Valar ter um poderio estroboscópico se liderados por Manwë eles atacassem Melkor de uma vez, não sobraria terra média pra contar história já que somente os exércitos de valinor na ultima batalha afundaram Beleriand inteira!!!
 
:roll:Sobre as divindades gregas, me refiro aos Titãs e não aos progenitores (forças primordiais) como Eros, Geia e Chronus, Zeus foi criança sim tanto que foi alimentado pelo leite de uma cabra que depois se tornou o velocino de ouro da epopéia de jasão e os argonautas

Cronus é um titã...
Zeus foi sim alimentado pela cabra Amaltéia. Ele teve uma infância sim. Mas eu isso não o qualificava como incompleto. Todos os seus poderes, conhecimentos e habilidades já se encontravam intrínsecos e aflorados. Era apenas limitado pelo seu corpo.

A infância que eu busquei me referir foi a de um estágio preliminar de aprendizado, em que o ser evolue como indivíduo. E nesse ponto, ao menos para mim, não me parece ser o caso nem dos deuses gregos, nem dos Valar. Mas conheço tão pouco da mitologia tolkeniana que admito minha ignorância nesse aspecto.

É válida como analogia, Kainof querendo ser categórico? Hahahaha
Primeiro deixe as anacrônias de lado meu colega de profissão. =]

Onde? Anacronia? Eu?!
 
Cronus é um titã...
Zeus foi sim alimentado pela cabra Amaltéia. Ele teve uma infância sim. Mas eu isso não o qualificava como incompleto. Todos os seus poderes, conhecimentos e habilidades já se encontravam intrínsecos e aflorados. Era apenas limitado pelo seu corpo.

A infância que eu busquei me referir foi a de um estágio preliminar de aprendizado, em que o ser evolue como indivíduo. E nesse ponto, ao menos para mim, não me parece ser o caso nem dos deuses gregos, nem dos Valar. Mas conheço tão pouco da mitologia tolkeniana que admito minha ignorância nesse aspecto.



Onde? Anacronia? Eu?!



:yep:Era sobre esse amadurecimento psicológico que eu queria me referir tbm, poder eles sempre tiveram agora saber como usar já é outra coisa, Chronus ser um titã é alegórico, dependendo do livro de mitologia existem diferentes versões para essas definições e mitos, como nomes tbm mas em outra versão que li nas forças primordias tinham: Eros (amor) Geia (terra) Urano (céu) e Chronus nasceu dos testículos de Urano jogados no mar.
 
Vixe, é off eu sei, mas só pra esclarecer.

Chronus ser um titã é alegórico, dependendo do livro de mitologia existem diferentes versões para essas definições e mitos, como nomes tbm mas em outra versão que li nas forças primordias tinham: Eros (amor) Geia (terra) Urano (céu) e Chronus nasceu dos testículos de Urano jogados no mar.

Cronus é sim filho de Urano com Gaia, um titã. Na versão do mito que tu coloca, quem nasce dos testículos de Urano é Afrodite. Pois se foi o prórpio Cronus que castrou seu pai, como ele poderia ser fruto dessa castração? :eek:

Era só para alertá-lo das possíveis futuras anacronias que viria a cometer Noffinho. =]

Que anacronias eu cometi agora? :eh:

Tu tá me tirando, né maluco! Espera eu te achar no msn que eu te encho de porrada!
 
Vixe, é off eu sei, mas só pra esclarecer.



Cronus é sim filho de Urano com Gaia, um titã. Na versão do mito que tu coloca, quem nasce dos testículos de Urano é Afrodite. Pois se foi o prórpio Cronus que castrou seu pai, como ele poderia ser fruto dessa castração? :eek:

SIM!!! é isso mesmo agora me recordo, vc está certo.....das espumas do mar nasceu afrodite bla.. bla.. bla.. bla... Brigadão caro amigo Kainof, abraços!!:D
 
Não acho que Manwë queria se envolver em guerras contra Melkor.
No Silmarillion diz que os Valar que chegaram aqui, vieram com intenção de criar um lar para os filhos de Eru que viriam, não se sabe onde e quando.
Melkor sempre atrapalhava, ou atrasava e destruia o trabalho dos Valar, mas tinha medo do Tulkas e sempre que os Valar se juntaram para lutar contra Melkor, eles não conseguiam destruir por completo todo o mal que Melkor fazia.

Manwë sempre estava de olho sobre o Lar dos filhos de Eru, mas talvez ele não tenha combatido Melkor de principio porque tinha profecias a ser cumpridas ainda, a música de Melkor também tinha entrado na história.

Isso me lembra a parte do Gollum em relação aos hobbits, Gandalf, Aragorn, Frodo, Bilbo.. todos tiveram oportunidades de acabar com ele, mas sabiam que ele tinha um papel a cumprir na destruição do anel, embora não pudessem ver qual era essa participação.

A única parte que me deixa irritada com Manwë é a dele levar os elfos pra Terra dos Valar e 'esquecer' os humanos. O vala que mais esteve presente ajudando os elfos e homens, foi, na minha opinião, Ulmo.

Enquanto os Valar se divertiam na casa deles, criando coisas novas só lá, Ulmo se preocupava com a chegada dos primogenitos e com Melkor solto.

Outra coisa que me irrita foi a confiança dada a Melkor depois de preso. Talvez se ele não tivesse sido solto e ainda estivesse proibido de chegar perto dos elfos , Fëanor não tivesse recebido tantas influências negativas, mesmo que indiretamente.
E talvez as arvores de Yavanna ainda existissem, as silmarils, não existiria o 'Um Anel' e muita desgraça seria evitada. (E não teriamos o Senhor dos Anéis ^^")

Ou seja, Manwë não teria sido 'inativo', embora seja essa a impressão, mas essa influência de Melkor e suas ações teriam um papel no futuro dos homens e elfos e por mais poder que ele tivesse, não era sua função interferir na história de Ëa. =D
 
O problema foi que Manwe seguiu a fórmula do 8 ou 80. No caso dos elfos, prendeu demais, inflenciou demais, colocou debaixo da asa mesmo. Já com os homens, deixou-os tão à vontade que soa quase como relapso. Ele teve medo (justificadamente) de cometer com os homens o mesmo erro que cometeu com os elfos. Porém para deixar os homens tão à vontade como ele deixou, ele deveira ter dado uma "arrumda" na bagunça feita pelos elfos superprotegidos que ele criou. Como isso nao aconteceu, os homesn ficaram perdidos no meio das contendas dos Valar com Elfos contra Melkor.
 
O problema foi que Manwe seguiu a fórmula do 8 ou 80. No caso dos elfos, prendeu demais, inflenciou demais, colocou debaixo da asa mesmo. Já com os homens, deixou-os tão à vontade que soa quase como relapso. Ele teve medo (justificadamente) de cometer com os homens o mesmo erro que cometeu com os elfos. Porém para deixar os homens tão à vontade como ele deixou, ele deveira ter dado uma "arrumda" na bagunça feita pelos elfos superprotegidos que ele criou. Como isso nao aconteceu, os homesn ficaram perdidos no meio das contendas dos Valar com Elfos contra Melkor.
Você sintetizou bem uma coisa que eu sempre tive comigo.
Achar que os Valar não eram perfeitos. E na verdade não o são.
Prova disso é que não souberam como lidar com a "maternidade" de elfos e homens.
 
Você sintetizou bem uma coisa que eu sempre tive comigo.
Achar que os Valar não eram perfeitos. E na verdade não o são.
Prova disso é que não souberam como lidar com a "maternidade" de elfos e homens.

Os Valar não eram perfeitos, eles eram mais sábios (bem mais) e poderosos (com limitações, é claro). Perfeito só Ilúvatar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo