1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Manwë o Preguiçoso!!!??

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erion Storm eyes, 16 Out 2007.

  1. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Vcs não acham que se Manwë não ficasse sentado em seu majestoso trono na Taquikendil e fosse um Valar de mais ação, a Terra média não seria um lugar mais seguro de se viver, pois tenho certeza que ele e os outros Valar poderiam sim dar um jeito em Melkor de uma vez, muito antes da destruição de Beleriand!
     
  2. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Não saberia, nem faria, um julgamento desse tipo. No entanto, as ações dos Valar muitas vezes se mostraram (dentro do "lívre arbítrio") um entrave.
    A construção das Pellóri foi um erro, a trazida dos elfos a Aman, todos atos de transgressão do "livre arbítrio".
    Sentar em seu trono, sem agir, talvez tenha sido apenas um "erro de omissão", ou seu único acerto.

    Abraços.
     
  3. Déor

    Déor Usuário

    Arcano falou tudo, logo que li o que você tinha escrito Erion,pensei também no livre arbítrio, e na boa, a frase que o Arcano disse no final,
    ficou bem poético.
     
  4. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Humm, acho que Sulimo ficou com pena ou medo do seu irmão Melkor, talvez esse sentimento impediu ele de confrontar Melkor diretamente!
     
  5. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Não creio que Manwë tenha sido omisso. Desde a formação de Arda ele, junto com os demais Valar combateram a dissonância de Melkor. mas o Senhor dos ventos não era onipotente.

    Em Valinor os Valar percebiam que a perversidade e influência maléfica de Melkor estavam contaminando Arda, mas não conseguiram localizá-lo, apesar de terem saído em sua procura.
     
  6. Déor

    Déor Usuário

    Erion Bem no Silmarillion na pagina 16 no Valaquenta fala assim
    Bem como podes ver em negrito, Melkor foi o mais forte dos Valar, mas o foi esta no passado, ou seja, ele não e mais, além do que ele tinha medo de tulkas, que nem e um dos Aratar, e sim um dos últimos(ou o ultimo) Valar que chegou em Arda, para ajudar os Valar na luta contra Melkor, no inicio dos tempos.
    Ou seja, na minha opinião, os Valar, não destruíram a Melkor porcausa desta passagem também escrita no Silmarillion e falado pro Ilúvatar:
    Ou seja, os Valar não destruíram a Melkor no começo, nem no final (pois ele so foi preso e ainda tem mais uma profecia a ser cumprida), pois a vontade de Eru é outra que nem mesmo, o próprio Melkor sabe o propósito disso.

    Mas poder eles tem, mas como os Valar são fieis aos propósitos de Eru eles não fazem isso.


    Marco, ele não foi omisso, mas ele não ágio(ta certo? quis dizer no verbo de agir se tive errado, você vai entender.) diretamente, mas sim indiretamente, as águias por exemplo. Ele ajudava mas sempre no que podia, o que não era permitido que pudesse impedir o propósito de Eru, ele não fazia, e creio que o Livre Arbítrio e um dos propósitos de Eru.

    mas se não to enganado, isso foi no começo, mais tarde eles sabiam onde ele estava, mas esta era uma batalha que os filhos de Eru deveriam travar.

    (tudo expressado aqui e de minha opinião, e de minha interpretação. então posso estar errado, em tudo em alguns pontos.)
     
  7. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    E sem contar que todas as vezes que o mal parecia vencer... vem sempre um "vento amigo", umas águias, umas nuvéns em forma de águias....:yep:
     
  8. Bárbara Teixeira

    Bárbara Teixeira Eu não quero mais ser um

    Não acho que ele seja preguiçoso... ele age de acordo com o "livre arbitrio" e naquilo a que for designado de acordo com a vontade de Eru afinal ele age conforme este. As vezes, devemos pensar, é melhor que Arda sofra para que valorize mais aquilo que os Valar construiram.
     
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Mas Manwë em momento algum ficou Ocioso!

    Tanto é que, quanfo Fingon clama por ele, a ajuda vem instantaneamente. Ele vigiava em silêncio todos os Exilados (não só eles). Nunca foi inativo.
     
  10. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Os Valar incorrem em dois grandes erros, de acordo com o próprio Tolkien (vide Contos Inacabados; Cartas); primeiramente o erro de isolar-se perante Melkor; o que implica num ato que fere as concepções originais (eregindo as Pellóri estão agindo como Melkor em seu niilismo), mas que ainda não fere o livre arbítrio. O segundo erro foi com relação aos elfos, que foram trazidos a Valinor, o que fere, por sua vez, o livre arbítrio. Após esse erros eles se omitem; o que poderia ser um "terceiro erro", ou como coloquei, o único acerto.

    Abraços.
     
  11. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Os Valar passam tbm como os deuses gregos, por um periodo de crescimento como um ser humano comum, parecem crianças e imaturos no início depois vão adiquirindo certa maturidade talvez seja essa a explicação de terem falhado por muitas vezes.
     
  12. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    É uma analogia válida.
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim, eles (não só Manwë) erraram sem dúvida, mas sobre ele ser ocioso, eu duvido muito.
     
  14. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Nem li a questão do ocioso, aliás, não a coloquei em pauta. =]
     
  15. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim, mas ele foi preguiçoso em algum momento? Eu não me recordo.


    OFF: Entra no MSN, não pode?
     
  16. Radagasth

    Radagasth Banned

    Temos que entender que tudo o que ocorreu era novidade para os Valar, sei lá de certa forma eles nunca viveram isso, apesar de terem saido diretamente dos Pensamentos de Eru.
    Manwë, não foi pregisoso, acho que ele queria ver os resultados daTraição de Melkor, há um trecho em O Silmarilion que relata os pensamentos de Manwë, para com Morgoth.
    Manwë pensa como seria bom se Melkor não tivesse se rebelado, então oque ele fez na minha opinião fou ponderar, mas acho que não só Manwë, mas todos os Valar ponderam de mais. E como disse antes foi um erro, pois isso era uma coisa que ainda não havia acontecido, e não estavam nos planos de Iluvatar, e muito menos nos dos Valar.
     
  17. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Creio que não tenha sido ocioso.

    (off: não sei se agora, tô indo almoçar, mas depois já entro).
     
  18. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Não acho válida. Pelo menos no que toca às divindades gregas. Pois elas já nascem todo-poderosas, não há "infância" divina. Esse é uma das principais diferenças entre deuses e mortais na mitologia grega.

    Vocês podem conversar por MP também. Ela chega bem rapidinho. (tô querendo ser promovido a moderador... :lol:)

    Abraços. =]
     
  19. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Manwë foi um líder um tanto quanto omisso, deixou o negócio correr muito solto, deveria ter agido com mais energia. Confiar que Melkor pudesse se arrepender foi um erro, Manwë pensava demais e agia de menos!
    Com certeza poderiam ter resolvido o problema com o Melkor antes, era simples, bastava deixá-lo preso para sempre nas prisões de Mandos, Melkor teria sofrido menos, e todos teriam sido mais felizes!
    Flwww!
     
  20. Nica Tinúviel

    Nica Tinúviel Usuário

    Sim, ele podia ter feito alguma coisa antes que Beleriand fosse destruida, mas acho q Iluvatar não queria, não sei, talvez pra que os moradores da terra média tentassem viver sem ajuda de uma força maior... talvez seja isso...
     

Compartilhar