• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lovecraft e Edgar Alan Poe

Lovecraft e' o mestre. O escritor que eu mais curto ler.

Essa historia e' bem legal, mas nao se atenha a ela. Corre atras de outros contos dele. Em http://www.hplovecraft.com voce encontra vaaaaaarios contos dele em ingles. Nada de pirataria.

Tente ler o Ar Frio (Cool Air), Nas Montanhas da Loucura, A Maldicao de Sarnath tambem e' muito legal.
 
se vc gosta de lovecraft, leia tales of hp lovecraft sao varios contos sobre a mitologia de lovecraft escrito por mestres do terror como stephen king
 
Inseri nesse tópico as mensagens daquele do "Chamado de Ctullhu".

Elas estão acima.
 
The Privateer disse:
Falou tudo gabil nala, um desses contos q realmente te transporta para o mundo de poe é o coração denunciador, berenice e morela, meus preferidos.
acho q um filme sobre cthulhu e cia seria imporssivel pois os monstros de lovecraft são "inimaginaveis" e isso por si é um grande terror :)
Álias falando em lovecraft tem uma musica do cradle of filth e 'q baseado no cthulhu. Cthulhu dawn. a capa e contracapa é bem ao estilo "lovecraft".
Pode crer, Cradle of Filth é animal e essa musica é demais! Tem também aquela coletânea: Lovecraft e witch hearts!
 
Edgar Alan poe é simplesmente fantástico.

O que mais me agrada nele é o espirito que ele coloca nas sua descrições.

Um exemplo típico, é a descrição da casa de Usher: "Janelas que lembravam olhos vazios". Ele faz com que montemos uma personalidade da casa, como se ela fosse um ser vivo.

Outra característica bastante marcante, e como ele consegue passar sentimentos sem decrevê-los. Citações do tipo: "Não conseguiria expressar em minha pobre literatura o que senti".

O jeito com que narra em primeira pessoa é extremamente impolgante. Como no conto "O Barril de Amontillado". De maneira sínica e cruel, o narrador chega a ser engraçado, irônico e terrível ao mesmo tempo.

Simplesmente um gênio.
 
Hummm.. Poe é minha paixão entre os autores americanos... não lembro se já postei aqui, mas concordo com todas as qualidades literárias que o Sujo citou... E mais uma: ninguém retrata a loucura tão bem como ele. É só pensar em contos como "O Coração Denunciador". Quando a pessoa ri de desespero! É fantástico!!

(e perfeito para ser lido em dias de chuva :grinlove:)
 
Nao li nada desse LoveCraft... embora já tenha ouvido falar, não tive a oportunidade ainda... Edgar Alan Poe e um li um livro de contos dele, O escaravelho de ouro (ou algo assim). A única história da qual me lembro bem é a do título, das outras só lembro vagamente de uma, algo como Máscara da Morte.
 
Agora eu posso dizer que conheço Lovecraft :mrgreen:

Eu gostei bastante, ele tem um estilo de narração bem peculiar. O normal nos contos é o autor criar a atmosfera para nas últimas linhas chegar ao clímax da história. Poe faz muito disso, tem contos dele que você nem sabe porque são de terror até você ler a última frase. Já no caso do Lovecraft, as histórias dele se iniciam com a criação da atmosfera (óbvio), para chegar ao clímax, e então no fim, vem uma explicação do que ocorrera, como aparece em Arthur Jermyn (gostei pra caramba desse). Hum.. isso quando ele não deixa o final meio em aberto, como no final de A sombra sobre Innsmouth. E sabe o que é legal também? É o clima de "contador de história" que ele cria. Parece que ele tá falando com você, é muito bom (isso é pq ele usa a primeira pessoa, não?). Bom, gostei, quero ler mais :lily:
 
Allan Poe eu nunca li nao.. (mas sempre ouço muita gente falar que é bom)
Agora Lovecraft é d++!
De todas histórias de terror q eu jah li... as deles sao simplesmente as melhores!
Os contos que mais gostei foi Call of Cthulhu e Beyond the mountain of madness (eu só li em ingles...)
 
Acho que o merito do Lovecraft e' criar o clima logo no comeco do conto. Um que eu lembro que me intrigou bastante na epoca que li era "A Coisa na Soleira da Porta" (em ingles "The Thing On The Doorstep") que comecava com: "It is true that I have sent six bullets through the head of my best friend, and yet I hope to show by this statement that I am not his murderer."

Extremamente recomendado para quem acha Stephen King o genio do horror... hehehehe ;)
 
Porque será que escrevo muito, ninguém lê mesmo :roll:

H.P. Lovecraft é simplesmente fantástico.

Por causa deste escritor das décadas de 20 e 30 que o meu "Contos Inacabados" fica mofando na estante...

Eu não recomendo para quem não se interessa pela temática. Até porque para esses indivíduos, as histórias não farão sentido.

Para começar... Qual é a temática?

Se eu tivesse que optar cinematograficamente para exemplificar, imagine um misto de Alien com Stargate. Esse é o background. Agora imagine que os protagonistas da história não fazem patavina do que está acontecendo. Por mais que apliquem o cientificismo e razão, eles simplesmente não entendem o que está se passando!

E quando se aproximam da Verdade... ou enlouquecem, não comentam o assunto com ninguém ( nenhum indivíduo são acreditaria nos relatos ), ou são mortos pelo desconhecido ou resolvem se matar... É um beco sem saída.

Certo, isso pode ter parecido confuso ou vago demais...

A maior parte da obra de Lovecraft é constituída por pequenas histórias e contos. Como em uma balança, ele vai alternando doses de horror e ficção científica.

Os personagens podem variar de caçadores de artefatos místicos para pacatos fazendeiros.

As histórias aparentemente não mantém nenhuma relação entre si... Mas existe um ponto central.

O que vem a ser o "Cthulhu Mythos"? É o nome que passou a ser dado, na década de 40, para todos os eventos e a mitologia concebidos pelo escritor. Cada história abrange uma pequena parcela desse Mythos...

E o Mythos... O que é peculiar do traço de ficção científica de Lovecraft?

Simples. O desconhecido está mais intimamente conectado com a existência da vida no nosso planeta do que jamais imaginaríamos.

E melhor... É MELHOR QUE A VERDADE DESTE DESCONHECIDO NUNCA SE PASSE PELA MENTE DE INSIGNIFICANTES HUMANOS, pois caso isso aconteça, ESTAREMOS FADADOS À NOSSA AUTO-DESTRUIÇÃO, UMA CELEBRAÇÃO EM MASSA DE LOUCURA E INSANIDADE!

Para que isso aconteça, não é necessário que o Grande Cthulhu, discípulo de Azathoth se levante de seu sono profundo na gloriosa cidade submersa de R'lyeh, quando as estrelas estiverem na posição correta...

O nosso mundo não é o que aparenta... Já foi palco de conflitos cósmicos, antes dos dinossauros habitarem a superfície raças de reptilianos já governavam imensas cidades-estado. Colônias mineradoras de pólipos e fungos nas altitudes das cordilheiras do Himalaia...

Entidades deíticas, cuja existência remota desde o início do Universo, cuja majestosidade supera o espaço-tempo, cuja opinião pessoal sobre a espécie humana é NADA! NÓS SOMOS INSIGNIFICANTES! NÃO FARÁ DIFERENÇA SE FORMOS EXTINTOS OU NÃO!

Viajei :disgusti:

Bem, retornando, por serem histórias pequenas, são densas. Você não encontrará descrições perfeitas de cada folha em Lothlórien, mas isso de certa forma é interessante pois possibilita múltiplas interpretações sobre o desconhecido. Todas as criaturas, entidades e monstros não tem descrições perfeitas.

A mera estatuazinha de um Great Old One já é motivo para causar frio na espinha do protagonista; vultos em janelas de biblioteca, gambás com proporções anormais, peras gigantes com gosto podre, criaturas inomináveis que habitam o folclore de um vilarejo da Nova Inglaterra... O diário de um marinheiro insano, são varias as peças que causam repulsa nos personagens!

O ponto central e comum em varías histórias - é um livro escrito pelo profeta e poeta louco árabe Abdul Al-Hazred - O Necronomicon.

Este, é talvez, o mais cultuado e o mais complexo relato bibliográfico da natureza do Mythos já compilada por um humano; as verdades estão aqui.

Infelizmente, o que se encontra no século XX é na maior parte traduções mal escritas de manuscritos esparsos que já cruzaram séculos sem serem tocados; a Inquisição certamente fez o bem quando queimou essas "obras de bruxaria".

E aqui temos, versos que suportaram a barreira do tempo, e ainda são recitados entre cultistas encontrados no submundo ( ou possivelmente, à noite na casa de seu vizinho ).

That is not dead which can eternal lie,
And with strange aeons even death may die.


Organizados brilhantemente na mesma escala que a língua arábica utilizada inicialmente pelo louco profeta Al-Hazred...

----
Leituras recomendadas por mim:

-The Call of Cthulhu
-The Hound
-The Colour Out Of Space ( MUITO IMPORTANTE!!)
-The Nameless City
-The Umnamable
-Pickman's Model

O que é mais conhecido, mas infelizmente ainda não li!
-At the Mountains of Madness
-The Dunwich Horror

Bem... Depois de ter digerido essa pseudo-review, aqui vem o brinde;

Você pode encontrar a maior parte do acervo das histórias do Lovecraft para ler, de graça aqui:
http://www.gizmology.net/lovecraft/works/index.htm

Muitos mencionaram as citações do Heavy Metal e as Obras de Lovecraft. Pois bem, elas não se resumem somente à Call of (K)tulu do Metallica e Cthulhu Dawn do Cradle of Filth, mesmo no próprio Metallica você tem explicitamente outra composição baseada diretamente em HPL, The Thing That Should Not Be.

Aqui vai outro link então, destinado à música:
http://www.hplovecraft.com/popcult/music.htm

Palavras finais... O Mythos não se resume à HPL, diversos outros autores como Collin Wilson e Ramsey Campbell ( até o próprio SK, se não me engano já publicou uma história ou outra ) prosseguiram com a sua visão ampla...

E... Leiam, prende a atenção, você sente que deve reler uma passagem para a compreensão máxima, em suma, é genial.
 
Leif disse:
Acho que o merito do Lovecraft e' criar o clima logo no comeco do conto. Um que eu lembro que me intrigou bastante na epoca que li era "A Coisa na Soleira da Porta" (em ingles "The Thing On The Doorstep") que comecava com: "It is true that I have sent six bullets through the head of my best friend, and yet I hope to show by this statement that I am not his murderer."

Extremamente recomendado para quem acha Stephen King o genio do horror... hehehehe ;)

Pra mim esse mérito vai primeiramente pro Edgar Allan POe porque ele faz isso melhor e veio primeiro.

"É verdade! tenho sido e sou nervoso, muito nervoso, terrivelmente nervoso! Mas, por que ireis dizer que sou louco? A enfermidade me aguçou os sentidos, não os destruiu, não os entorpeceu. Era penetrante, acima de tudo, o sentido da audição. Eu ouvia tiodas as coisas, no céu e na terra. Muitas coisas do inferno eu ouvia. Como, então, sou louco? Prestai atenção! E observai quão calmamente vos posso contar toda a história." Coração Denunciador
 
Não sei, Privateer. O Poe é mais psicológico, se é que você me entende. Grande parte dos contos dele tendem para a loucura e por isso mesmo os contos em si são uma justificativa para o clímax, o terror máximo que vem no final (é pensar o caso de Ligéia, Os Dentes de Berenice e o Coração Denunciador, por exemplo).

No caso do Lovecraft, mesmo que tendendo para o fantástico, ainda sim o horror é mais explícito. Não tem a ver com loucura, e já nos é mostrado logo de início e explicado apenas no fim (ou não).

Como eu já falei uns posts acima, os dois têm jeitos bem diferentes de contar suas histórias. Ambas causam a sensação de horror, mas os meios são diferentes.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Não sei, Privateer. O Poe é mais psicológico (...) (é pensar o caso de Ligéia, Os Dentes de Berenice e o Coração Denunciador, por exemplo). (...)
No caso do Lovecraft, mesmo que tendendo para o fantástico, ainda sim o horror é mais explícito. (...)

Podemos dizer q as estórias do Poe são mais mórbidas e as do Lovecraft mais pro horror "explicito" como você disse?
Explicito porque é aquele medo primitivo q todo mundo tem, muitas vezes sem nem saber de onde nem porque. E é meio q jogado na cara da gente, o monstro, o alienígena, a bruxa...

~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
(...)Grande parte dos contos dele tendem para a loucura(...)

É, as estórias do Poe sempre se passam no mundo do personagem, a gente entra na loucura, na cabeça deles e meio q se apavora com isso, talvez porque a gente também se descubra mórbido ao ficar "olhando" a loucura alheia.

Eu penso assim, como num parque de diversões: o Lovecraft é a Montanha Russa e o Poe é a Sala dos Espelhos. :lol:

Uma coisa q descobri recentemente, o Lovecraft era um grande admirador de Poe e até escreveu um conto em q o Poe faz uma "participação especial" digamos assim; alguém já leu esse conto?
 
Dharma K disse:
Eu penso assim, como num parque de diversões: o Lovecraft é a Montanha Russa e o Poe é a Sala dos Espelhos. :lol:

Ei, isso define muito bem o estilo dos dois! :lily:

Dharma K disse:
Uma coisa q descobri recentemente, o Lovecraft era um grande admirador de Poe e até escreveu um conto em q o Poe faz uma "participação especial" digamos assim; alguém já leu esse conto?

Você lembra qual é o nome do conto?
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Não sei, Privateer. O Poe é mais psicológico, se é que você me entende. Grande parte dos contos dele tendem para a loucura e por isso mesmo os contos em si são uma justificativa para o clímax, o terror máximo que vem no final (é pensar o caso de Ligéia, Os Dentes de Berenice e o Coração Denunciador, por exemplo).

No caso do Lovecraft, mesmo que tendendo para o fantástico, ainda sim o horror é mais explícito. Não tem a ver com loucura, e já nos é mostrado logo de início e explicado apenas no fim (ou não).

Como eu já falei uns posts acima, os dois têm jeitos bem diferentes de contar suas histórias. Ambas causam a sensação de horror, mas os meios são diferentes.

Sim, isso eu concordo, Lovecraft é mais explicito em seus contos, mas não concordo que ele crie o "clima" no começo do conto melhor que o Poe.
Como vc disse, poe é mais "psicológico" e acho que elabora o "clima" no começo de forma mais interessante, expondo angustias dos personagens e etc.
NÃo desmerecendo LOvecraft, contos como o Vento Frio e A Coisa no Umbral também pegaram a minha atenção desde o primeiro paragrafo.
Mas foi mais intenso com Poe.

Também com Poe os contos são mais "reais" dando a impressão que isso pode realmente acontecer com você algum dia e que possivelmente já aconteceu com alguem. Lovecraft é mais fantasioso e é mais dificil de entrar no mundo dele
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Dharma K disse:
(...)Uma coisa q descobri recentemente, o Lovecraft era um grande admirador de Poe e até escreveu um conto em q o Poe faz uma "participação especial" digamos assim; alguém já leu esse conto?

Você lembra qual é o nome do conto?

Não lembro. :osigh:
Eu li numa edição do anos 80 (acho q da Francisco Alves) mas hoje, pesquisando na Internet, sobre a Iluminuras (editora q recentemente publicou os contos do Lovecraft) eu acho que é "A Casa Temida" (The Shunned House), porque o conto é sobre uma casa assombrada.
Mas também pode ser "O Clerigo Diabolico" (The Evil Clerygman). :o?:

Pra ter certeza, só encontrando o livro em um sebo ou pedindo outra vez na biblioteca onde o emprestei, mas isso pode demorar um pouco.

De qualquer forma, no conto, o Lovecraft menciona q o Edgar Poe, durante um tempo, passava sempre em frente à casa, sem saber das "coisas terriveis q aconteciam ali dentro..." e por aí vai, daquele jeito q o Lovecraft fazia, misturando ficção e realidade.

Acho q nem é um dos melhores contos dele, mas vale pela curiosidade. :wink:
 
Oba oba eu tinha aberto um topico soh sobre lovecraft quem quiser da um look depois.Bem antes de mais nada eu Adorei nas Montanhas da Loucura,Chamado de Cthulhu(li soh o conto principal,dps tive que devolver)e a maldiçao de Sarnath.Portanto,caso alguem ai descubra,PELAMORDDEDEUS,ME ENVIEM O NOME DE ALGUM SITE QUE VENDA O CHAMADO DE CTHULHU
 
Lovecraft, não conheço, ouvi dizerem maravilhas de Call of Cthulhu, mas Poe eu adoro, nunca havia lido nenhum livro do genero, precisei de um autor para um trabalho de literatura......cara agradeço até hoje a professora de literatura inglesa que me sugeriu o livro, Poe é fantástico na descrição do que pra muitos seria indescritivel, inimáginavel, é possivel imaginar toda a atmosfera do conto, as personalidades mais bizarras, e grotescas; é uma de suas caracteristicas o suspense que prima pelo psicológico, pelo q vc não lê, mas muito pelo que está nas entrelinhas, a genialidade observada na composição de muitos contos é simplesmente rara. Nota 10!!!
 
Edgar allan poe é simplesmente um genio !!! em pouquissimas paginas do conto "O Gato preto" ele te transporta para um mundo sensacional, esse conto é o melhor dele na minha opiniao quem nunca leu nada dele tem que ler !!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo