• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros difíceis de ler

_Kain disse:
(Eu nem sabia que tinha filme)

http://www.imdb.com/title/tt0102511/

E eu estou confuso. Finnegan's Wake não é mais difícil que Ulysses? Se bem que Finnegan's nem sempre é considerado um livro, tem gente que despreza e talz. Eu não sei, já que não li, mas sempre me pareceu algo imensamente difícil.

Nunca li nenhum dos dois. Por que nem sempre é considerado um livro? Eu já vi vendendo um livrarias.
 
Ulisses é uma revista da Turma da Mônica perto do Finnegans, em todos os sentidos (in)imagináveis.
 
Sem dúvidas, os que dizem respeito a filosofia. Apesar de não serem tão dificeis é uma chatisse.

Na verdade é exatamente o contrário. Livros de filósofos costumam ser muito complicados de se entender, mas que normalmente compensam, por serem muito interessantes.

Dependendo do filósofo, claro.
 
V disse:
http://www.imdb.com/title/tt0102511/



Nunca li nenhum dos dois. Por que nem sempre é considerado um livro? Eu já vi vendendo um livrarias.


Porque é, tipo, o registro dos SONHOS da vida de um personagem. MUITOS sonhos. Coisas desconexas que não fazem sentido algum, segundo o que me disseram. Uma coisa é dizer "tal livro é difícil porque é complicado", mas, segundo algumas opiniões, ler Finnegan's é difícil no sentido "ler uma folha de papel cheio de rabiscos que não significam NADA". Alguns outros acham genial, então sei lá.

Kain
 
eu iria falar oq o gabriel falou... e u li o ate a pag 180 de Ulisses(tive q devolver para a biblioteca da facul) e tentei ler a primeira pagina do finegans... numa bo9a.... a primeira página ja te deixa meiuo triste... vc ve q nao vai conseguir ler o livro inteiro e entender tudo... eh MUITO bizarro.... e eh livro sim... mas nem todo mundo concorda se quer sobre seu tema.....
 
Um autor que também é meio enrolado de ler é o Saramago e sua falta de pontuação. No começo é meio complicado, mas logo você se acostuma também...
 
Ué? Só estão descendo a lenha nos clássicos? E o Código Da Vinci e seus inúmeros descobridores de mensagens ocultas? São de chorar no cantinho!
 
_Kain disse:
Ulisses xP. Eu terminei de ler mais por orgulho ferido do que por vontade.
E O Almoço Nu. Tenho certeza de que alguém aqui já leu.
Aliás, A Voz do Fogo não é difícil, IMO. Só o primeiro capítulo e a ausência de tempos verbais e talz, mas de resto fica tranquilo.

Kain

Po.. tentei ler esse livro e me via constantemente perdido... Tem alguma dica pra entender ele melhor? :think:
 
Elring disse:
Ué? Só estão descendo a lenha nos clássicos? E o Código Da Vinci e seus inúmeros descobridores de mensagens ocultas? São de chorar no cantinho!

Acho que você não entendeu a proposta do tópico. Não é "difícil de ler" no sentido de ser ruim, mas no sentido de ter um estilo difícil de ler. O fluxo de consciência do Joyce, que citaram aqui, por exemplo. =]
 
vrV ! disse:
Po.. tentei ler esse livro e me via constantemente perdido... Tem alguma dica pra entender ele melhor? :think:

Talvez lendo bêbado a coisa flua melhor, mas não tentei isso e, sinceramente, o livro não vale a ressaca.
 
Peregrin disse:
Nunca consegui engatar em "O Nome da Rosa". E já tentei váááárias vezes...

Tá aí um livro que eu também tive dificuldade...O Nome da Rosa é bem complexo. Mas consegui lê-lo até o final, apesar de ter demorado um tempinho...
 
Terminei ontem de ler Moby Dick... difícil. O livro é fascinante, mas o estilo do autor - muita divagação e períodos loooongoooosss demais, tornam a leitura um tanto truncada: volta e meia temos que voltar ao início do parágrafo para ver do que mesmo é que o cara estava falando... e para quem pensa que se trata de uma simples caçada à baleia,esqueça: volte para o cinema. Moby Dick é pura "filosofia marítima", por assim dizer: passagens e comparações incríveis, e em certos momentos uma poesia que faz a gente sorrir involuntariamente! Sem falar na construção de seus personagens: fantástica. Mas.... realmente é difícil ler mais de 2 ou 3 capítulos por noite sem cair no sono... :tsc:

Agora, estou espairecendo com O Colecionador, antes de encarar O Nome da Rosa.

E Joyce vem em seguida! :D
 
Ao ler o tópico deparei-me nada mais nada menos com o livro que tenho entre maõs neste momento: "O retrato do artista enquanto jovem" , ok, ok só li umas 10 paginas ainda, mas que a escrita é... curiosamente estranha, lá isso é... Vou continuar pra ver no que dá...

Hmm, de saramago vou começar o "Memorial do canvento2 mas dizem que àparte da pontuação o livro é bom...

"Os Maias" de Eça de Queirós, é um livro estigmatizado pelos alunos de 11º ano aqui em Portugal... A grande maioria podia gostar do livro, mas o preconceito de que é puramente descritivo, de que para descrever uma parede são necessárias duas páginas ou que as primeiras 100 páginas são terriveís acabam por torná-lo odiado por muitos... è verdade, ao inicío é dificíl, pode ser aborrecido se nos deixarmos desmoralizar, mas é engraçado, gostei do livro... Acontece que o facto de ser necessário lê-lo para a escola torna-o terrível aos olhos de muitos...
 
Edrahil disse:
A Las Está Viva!!!!!!! :joy:


Que nada, é uma mensagem além-túmulo... :devil:

A propósito, eu não diria que Os Maias seja exatamente difícil... ele é um livro tedioso, isso sim. Mas é bom: eu, pelo menos, a-d-o-r-o uma descrição!
O foda é esse negócio da obrigatoriedade ( imagino que Eça esteja para os pobres portugueses como Machado está para os pobres brasileiros). Obrigar alguém a ler alguma coisa é o caminho mais curto para se odiar uma leitura, gasp. :blah:
 
Fiwen disse:
Hmm, de saramago vou começar o "Memorial do canvento2 mas dizem que àparte da pontuação o livro é bom...

O livro é ótimo. E quanto a pontuação, nunca achei um problema. É estranho qdo vc pega da primeira vez, mas, na verdade, não faz falta. Td bem q se vc não prestar atenção é provável q se perca em diálogos longos, algo q eu admito que já fiz :roll:

E no geral os livros deles são complexos, porém não complicados de ler.

Acho que nunca li um livro que fosse difícil de ler, fora por ser chato de mais. Talvez Baudolino, por ser deveras bizarro. E eu realmente acho que não entendi o que o Umberto Eco quis dizer com tudo aquilo, se é que quis dizer algo.
 
Geralmente não tenho muita dificuldade para ler não... a não ser nos casos de péssima tradução combinando com textos densos, como é o meu caso agora... estou lendo um livro pra monografia que é denso pacas e o pulha do tradutor dificultou mais ainda... tem trechos que não dá pra saber o que o sujeito (que é francês) está afirmando!!! Resultado: a leitura, que por si só já seria lenta, se torna mais lenta ainda graças à grande peripécia do tradutor... :/ E o pior: o livro é "apenas" a base teórica da minha monografia ¬¬

Com descrição demais eu não tenho dificuldade, eu tenho é falta de paciência mesmo... Mas mesmo assim eu gostei do "Os maias" quando eu li... perco um pouco a paciência mas não perco a leitura não...
 
Exacto, "Os Maias" não é terrível, é apenas descritivo...O problema é que muita boa gente da minha turma, por exemplo, não está habituada sequer a ler jornais (é triste...) e serem assim de um momento para o outro (ok, tda a gente sabe que português 11º ano implica ler Maias, mas supondo que é assim tão de repente :roll: ) deparados com um livro que além de grande(não é pequeno, principalmente para quem não tem habitos de leitura), reporta-nos a uma época diferente, com linguagem relativamente diferente, com vocaulário estranho e com essa descrição que muitos abominam, toda esta situação e todo o preconceito que já vem passando de geração em geração (é, o meu pai leu Maias na escola...) afecta a leitura... E sim, ler algo por obrigação não é bom, não dá o mesmo prazer... Eça de Queirós tem óptimas obras como "A Reliquía" ou "O Primo Basilío" que podiam ser mais simples... No entanto gosto do livro, não é "ligeiro" por toda a descrição contida, mas é agradável...
 
Ana Lovejoy disse:
Acho que você não entendeu a proposta do tópico. Não é "difícil de ler" no sentido de ser ruim, mas no sentido de ter um estilo difícil de ler. O fluxo de consciência do Joyce, que citaram aqui, por exemplo. =]

Ah, sim! Perdão! Um livro que achei muito difícil de ler até o final foi um do Arthur C. Clarke, A Cidade e as Estrelas! A história se passa na última cidade da Terra, 1 bilhão de anos no futuro (de pirar o cabeção hein?). E o lugar possui tamanha autosuficência que seus habitantes terminaram por esquecer que existia o mundo externo. Tudo para impedir seus moradores de sairem. Por quê? Nem as autoridades sabem mais a razão. Só anos depois de muita leitura que fui entender o enredo. Vale uma conferida nele por curiosidade! Valeu!!!
 
Os cus de Judas, de António Lobo Antunes...o pior livro que já tentei ler. Metáfora atrás de metáfora, períodos de algumas páginas, etc. E bem nojento, também. Li só umas 70 páginas...as piores da minha vida:blah:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo