• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jostein Gaarder

Nekoju

Usuário
Retirado do Wikipedia:
Jostein Gaarder (Oslo, 8 de agosto de 1952) é um escritor filho de um casal de professores e intelectual norueguês. É autor de romances, contos e histórias infantis.

Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.

O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, a se dedicar integralmente à produção literária.


Acredito que todo mundo conheça e já tenha lido O Mundo de Sofia, que é um best-seller antigo já e bem conhecido.
Enfim, além do Mundo de Sofia, o Gaarder já produziu outras obras, que eu considera boas, apesar de não ter lido todas.
Alguém conhece, gosta, desgosta?
 
Nunca tive muito interesse em ler O Mundo de Sofia, isso porque muitos amigos que considero as opiniões infaliveis já me indicaram. O Dia do Coringa é o outro que ouço muito falar, mas nunca me despertou aquela vontade.
 
Filosofia era até pouco tempo o bicho-papão nenhum jovem daqui chegava perto, esse livro me ajudou muito a popularizar a filosofia. Tenho ele bem a mão pra propaganda. Quem não pode comprar, e quer, lê aqui, se posso dou de presente. Acho um livro bem importante.
 
Como falei em outro tópico, é um livro muito bom, sim - independente de normalmente ser indicado como literatura infanto-juvenil. Aliás, a questão da história dentro da história é muito bem conduzida - talvez perca um pouco o ritmo quando chega mais para o fim. E tem uma pá de filósofo que só fiquei conhecendo por causa desse livro, até porque Filosofia só virou matéria obrigatória no currículo escolar quando eu estava no 1º ano do ensino médio (ou seja, quase saltando fora), e meu professor era BEEEEEEEEEEEEEM medíocre (e cuspia ao falar, hehe).
 
Aliás, a questão da história dentro da história é muito bem conduzida - talvez perca um pouco o ritmo quando chega mais para o fim.

Talvez seja por isso que O Mundo de Sofia não seja o meu favorito dele. O livro me prendeu tanto, que eu fiquei até desanimado quando chega ao fim com aquele desfecho. Ainda acho um bom livro, mas...

O Mundo de Sofia eu acho ótimo por mostrar essa questão da filosofia de um jeito mais simples. Eu lembro que depois de ler o livro, eu entrei em um curso de Filosofia e todo mundo que sabia me olhava torto. Filosofia é ainda um tabu para a maioria dos jovens, infelizmente.

Mas o meu livro preferido dele é a Garota das Laranjas. Adoro a história.
 
Nunca vi outro livro dele sem ser O Mundo de Sofia, e curiosamente, comecei a ler O Mundo de Sofia há pouco tempo, por recomendação do professor de filosofia aliás, parece ser muito bom mesmo, ainda estou no começo do livro...
 
Anica disse:
Como falei em outro tópico, é um livro muito bom, sim - independente de normalmente ser indicado como literatura infanto-juvenil. Aliás, a questão da história dentro da história é muito bem conduzida - talvez perca um pouco o ritmo quando chega mais para o fim. E tem uma pá de filósofo que só fiquei conhecendo por causa desse livro, até porque Filosofia só virou matéria obrigatória no currículo escolar quando eu estava no 1º ano do ensino médio (ou seja, quase saltando fora), e meu professor era BEEEEEEEEEEEEEM medíocre (e cuspia ao falar, hehe).

putz..professor que gospe é o pior, já tive várias experiências assim xD
tinha um que parecia uma mangueira xD

eu tb fiquei conhecendo muita coisa de filosofia através desse livro, e ele quem me fez me apaixonar por filosofia tb =D

também não tive filosofia no colégio, o que eu achei uma pena =(
é que agora o vestibular que irei fazer vai cobrar e fudeu xD

daí, quero pegar esse livro para reler, pois ajuda muito ^^

mas, o livro dele que eu mais gostei foi O Dia do Curinga ^^
 
mas, o livro dele que eu mais gostei foi O Dia do Curinga ^^
Eu li esse também. O Dia do Curinga me soou como tirado do Mundo de Sofia, apesar de ter sido escrito antes. Eu acho os dois parecidos, apesar do Mundo de Sofia ser mais direto no que diz respeito a filosofia, até por ter uma abordagem dos filósofos etc.
A história do Dia do Curinga é ótima. Eu ficava louco pra descobrir aonde ir dar.
 
O Dia do Curinga foi o que eu mais gostei também.

Tem um outro dele, Maya, que é muito bom, mas, ao contrário dO Mundo de Sofia, é muito mais aprofundado em questões filosóficas. Tentei ler há uns 3 anos atrás, mas parei quando o autor fica umas 40 páginas "discutindo" vida inteligente, dinossauros, etc, com uma lagartixa. :eek:

Acho que vou tentar reler esse ano. :think:
 
Nekoju disse:
mas, o livro dele que eu mais gostei foi O Dia do Curinga ^^
Eu li esse também. O Dia do Curinga me soou como tirado do Mundo de Sofia, apesar de ter sido escrito antes. Eu acho os dois parecidos, apesar do Mundo de Sofia ser mais direto no que diz respeito a filosofia, até por ter uma abordagem dos filósofos etc.
A história do Dia do Curinga é ótima. Eu ficava louco pra descobrir aonde ir dar.

Pois é, tb achei isso. Quando li o Dia do Curinga, fica pensando - Isso lembra O Mundo de Sofia, só que esse é mais light xD
light me referindo a filosofia hehe

Ger disse:
O Dia do Curinga foi o que eu mais gostei também.

Tem um outro dele, Maya, que é muito bom, mas, ao contrário dO Mundo de Sofia, é muito mais aprofundado em questões filosóficas. Tentei ler há uns 3 anos atrás, mas parei quando o autor fica umas 40 páginas "discutindo" vida inteligente, dinossauros, etc, com uma lagartixa. :eek:

Acho que vou tentar reler esse ano. :think:

o_O
esse eu nunca ouvi falar..mas, ficar discutindo com uma lagartixa durante todo esse tempo :gira:
coitada da lagartixa, de certo pensou - quem é esse louco..
xD~
mas, deve ser interessante é muito comprido o livro?
 
O único livro que li dele foi A Garota das Laranjas.
Gostei do livro, a história é bonita e fiquei desesperada enquanto lia,
morrendo de curiosidade para saber o desfecho. É uma característica
boa do livro, não lembro de nenhuma parte na qual a leitura ficou
meio cansativa, cada parte do livro me deixava mais empolgada para
ler o que estava por vir. Tenho vontade de ler O Mundo de Sofia, já
está na lista. Mas quando fui conversar com um amigo sobre Jostein Gaarder,
ele disse que preferia os menos conhecidos, e recomendou que eu começasse
com A Garota das Laranjas (:
 
O único livro que li dele foi A Garota das Laranjas.
Gostei do livro, a história é bonita e fiquei desesperada enquanto lia,
morrendo de curiosidade para saber o desfecho. É uma característica
boa do livro, não lembro de nenhuma parte na qual a leitura ficou
meio cansativa, cada parte do livro me deixava mais empolgada para
ler o que estava por vir. Tenho vontade de ler O Mundo de Sofia, já
está na lista. Mas quando fui conversar com um amigo sobre Jostein Gaarder,
ele disse que preferia os menos conhecidos, e recomendou que eu começasse
com A Garota das Laranjas (:

É, todo mundo faz um balbúrdio muito grande em cima do Mundo de Sofia (que é natural). Mas eu considero os melhores livros dele os menores e menos conhecidos, como a Garota das Laranjas e Através do Espelho.
 
Nekoju disse:
O único livro que li dele foi A Garota das Laranjas.
Gostei do livro, a história é bonita e fiquei desesperada enquanto lia,
morrendo de curiosidade para saber o desfecho. É uma característica
boa do livro, não lembro de nenhuma parte na qual a leitura ficou
meio cansativa, cada parte do livro me deixava mais empolgada para
ler o que estava por vir. Tenho vontade de ler O Mundo de Sofia, já
está na lista. Mas quando fui conversar com um amigo sobre Jostein Gaarder,
ele disse que preferia os menos conhecidos, e recomendou que eu começasse
com A Garota das Laranjas (:

É, todo mundo faz um balbúrdio muito grande em cima do Mundo de Sofia (que é natural). Mas eu considero os melhores livros dele os menores e menos conhecidos, como a Garota das Laranjas e Através do Espelho.

Foi sobre este mesmo que o meu amigo falou, Através do Espelho!
Esse amigo me deixou com muita vontade de ler estes livros menos
conhecidos do Jostein. O Mundo de Sofia é mais conhecido, muita
gente gosta, mas não consigo ter vontade de lê-lo! O que é diferente
com os outros. Emprestei A Garota das Laranjas para várias pessoas
e todo mundo gostou... muito bom!
 
Foi sobre este mesmo que o meu amigo falou, Através do Espelho!
Esse amigo me deixou com muita vontade de ler estes livros menos
conhecidos do Jostein. O Mundo de Sofia é mais conhecido, muita
gente gosta, mas não consigo ter vontade de lê-lo! O que é diferente
com os outros. Emprestei A Garota das Laranjas para várias pessoas
e todo mundo gostou... muito bom!
Eu tou com O Vendedor de Histórias aqui, que é dele também. Tou pra ler há séculos, só esperando uma brechinha. É a sinopse que mais me animou até agora.
 
Ger disse:
Tem um outro dele, Maya, que é muito bom, mas, ao contrário dO Mundo de Sofia, é muito mais aprofundado em questões filosóficas. Tentei ler há uns 3 anos atrás, mas parei quando o autor fica umas 40 páginas "discutindo" vida inteligente, dinossauros, etc, com uma lagartixa. :eek:

Eu também tentei ler esse e parei justamente nessa parte! Eu, que nunca me interessei pelos seres pré-históricos, não aguentava mais ler sobre dinossauros! E pra quem perguntou, o livro é um pouco grande sim. Acho que mais ou menos da grossura de O Dia do Coringa.

Jostein Gaarder nem faz o estilo dos meus autores preferidos mas eu já li alguns livros dele: O Mundo de Sofia, claro (achei a leitura um pouco cansativa porque eu ainda não gostava de filosofia e eu tava com catapora); Através do Espelho; A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken (tem uma história muito louca, mas eu adorei pelo mistério e porque fala de livros!); O Dia do Coringa (gostei bastante também); Ei! Tem alguém aí? (é literatura infanto-juvenil, li quando tinha uns onze anos. É bem fofo); A Garota das Laranjas (que é um dos meus preferidos); O Vendedor de Histórias (o melhor livro do autor, na minha opinião); e Vita Brevis (que é muito interessante, já que fala sobre uma suposta família que Santo Agostinho teve).

Os livros menos conhecidos são realmente melhores. Mas as capas de todos são lindas, adoro.
 
Eu li O Mundo de Sofia na sexta série, gostei da história, mas pulei umas vinte páginas de uma das "lições" dela. Sei lá, meio cansativo. Mas vou procurar A Garota das Laranjas... :)
 
Liv disse:
Eu li O Mundo de Sofia na sexta série, gostei da história, mas pulei umas vinte páginas de uma das "lições" dela. Sei lá, meio cansativo. Mas vou procurar A Garota das Laranjas... :)

Procure siim! Tenho certeza que você vai gostar (:
 
Eu li o mundo de Sofia no colégio também e gostei muito. Ele abriu portas para mim procurar por muitos dos filósofos que são citados e acho que esse é o maior mérito do livro, trazer de um jeito fácil pensadores que as pessoas conhecem muitas vezes mas já tem o preconceito de ler. Em seguida eu li o dia do Curinga, que eu gostei até mais que o Mundo de Sofia, e depois li o contador de histórias, que me decepcionou bastante e fez com que eu não procurasse outros livros. Vou ver A Garota das Larajas, que pelo jeito parece ser bom =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo