• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

James Webb Space Telescope

Minutos atrás a NASA postou a notícia de outro adiamento (mirror) no blog oficial do JWST. Agora o lançamento pulou para dia 24/12 ou depois, com detalhes adicionais chegando nessa sexta-feira. A nota é de um parágrafo só:

NASA disse:
The James Webb Space Telescope team is working a communication issue between the observatory and the launch vehicle system. This will delay the launch date to no earlier than Friday, Dec. 24. We will provide more information about the new launch date no later than Friday, Dec. 17.

O adiamento anterior foi de 4 dias, esse foi de 2. A regra do XKCD se mantém e pelo menos a data tá convergindo :think:
 
Minutos atrás a NASA postou a notícia de outro adiamento (mirror) no blog oficial do JWST. Agora o lançamento pulou para dia 24/12 ou depois, com detalhes adicionais chegando nessa sexta-feira. A nota é de um parágrafo só:



O adiamento anterior foi de 4 dias, esse foi de 2. A regra do XKCD se mantém e pelo menos a data tá convergindo :think:
O Randall Munroe como ex engenheiro da NASA usou cheat para criar essa regra
 
Hoje as equipes da NASA e da ESA deram o Go final para o lançamento dia 24/12, o que significa que não há nenhum problema detectado no telescópio ou no lançador... mas meteorologia não estava de acordo e poucas horas depois anunciaram que o tempo em Kourou forçou a um adiamento (mirror) para dia 25/12, no mínimo. O resumo está nessa notícia do Universe Today (mirror).

Dessa vez o adiamento foi de um dia, o que mantém aquela aproximação exponencial dos últimos :shock: ... ainda bem que essa agenda usa unidades de tempo discretas, então mesmo se a exponencial continuar, o lançamento chega em tempo finito :mrgreen:


Ah, tem esse timelapse publicado ontem no canal da ESA indo até o momento em que a coifa é fechada:

 
Última edição:
infografico_web6.jpg


 
Heh... tive que fazer toscadilho com isso no Passareco também porque no Mastodon não tem br bastante para entender :D

passou natal-mini.jpg



E ele acabou de separar do segundo estágio. Agora é desembrulhar o presente de Natal da humanidade :D


Edit: Aqui =)

frak-yeah-jamer-webb.jpg
 
Vi rapidamente algumas imagens da transmissão ao vivo. Lindas imagens. Um dia histórico pra astronomia. Agora é aguardar as primeiras imagens feitas a partir de suas lentes.
 
A situação atual é que os dois suportes do escudo solar já estão estendidos e daqui a pouco ele "estica o pescoço" (uma torre de 2 m que afasta o corpo do lado frio do escudo solar e do lado quente).

Esse site aqui é uma boas forma de acompanhar a sequência de deployment de uma forma bem acessível e sem muito jargão técnico: https://jwst.nasa.gov/content/webbLaunch/whereIsWebb.html?units=metric

A outra boa notícia do dia é que já confirmaram que a precisão da inserção orbital feita pelo Ariane superou as expectativas e isto dispensou o uso dos motores do Webb para ajustes. O resultado é uma baita economia de combustível que permitirá estender substancialmente a vida útil dele! Esse post da NASA (mirror) tem os detalhes.
 
Ja tem primeira imagem?

Agora que vi que ele tem modo optico, realmente fiquei interessado e possivelmente vou acompanhar.
 
Última edição:
E ele chegou lá às 16:00 BRT! O blog da Nasa tem um post com os detalhes (mirror), mas em resumo a inserção orbital funcionou muito bem. Depois da abertura do escudo térmico e do posicionamento dos espelhos até daria para dizer que essa é a parte fácil -- se existisse algo fácil num projeto desses.

Agora são vários meses de calibração e ajustes até ele começar a gerar observações válidas. Imagina a insanidade que deve ser o caminho óptico dele... só nos espelhos há 132 motores para ajustes,126 no primário e 6 no secundário, mas entendo que só podem acionar um por vez para limitar a geração de calor, como foi feito na hora de "destravar" os segmentos uns dias atrás. O lado frio já está a -211°C e baixando lentamente até a temperatura de operação (-233°C).
 
O James Webb estava destinado para o ponto estratégico L2, que fica a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Essa distância é quatro vezes maior que a entre nosso planeta e a Lua. Nesta localização, as forças gravitacionais da Terra e do Sol se anulam, fazendo com que o objeto permaneça ali sem muito esforço e usando um mínimo de combustível.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo