• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

IBOPE - Como vcs pronunciam Gandalf?

Olá meu amigo! Digo isto com base no fato de Tolkien "tratar" o Rohirric como sendo Anglo-Saxão, e Gandalf sendo um nome vindo do Norte da Terra Média, pressupoem-se que assim seria pronunciado. Você tem razão quanto ao "a" aberto finlandês, mas creio que Gandalf seja um nome já existente no antigo Nórdico.
Me basiei no Rohirric para dar-lhe a resposta acima, mas não acho de forma alguma inaiceitável o "a" aberto, referia-me mais ao fato de f tornar-se v.

Abraços
 
Eriadorion disse:
Mas a origem de "Gandalf" é do finlandês antigo.

Só gostaria de frisar uma coisa: Gandalf é o nome de um anão no Völuspä, e não é escrito em um inexistente (até onde meu conhecimento alcança) finlandês antigo, mas sim em nórdico antigo.
É importante frisar isto, pois o finlandês não vem do ramo indo-europeu, e sim do ramo urálico, o que implica em diferentes desenvolvimentos fonéticos, que é o que está em questão aqui.

Se formos seguir o padrão de pronúncia do islandês, que seria o mais próximo do nórdico antigo ainda vivo, certamente não seria tão "normal" a pronúncia, mas podemos sair mais ou menos ilesos com os As abertos, o N individualizado, o D bem definido, o L que é L mesmo e o F que vira V. Pelo menos essa última informação eu chequei em várias fontes antes de expôr aqui.


Tenn' enomentielva!
 
Ahhhhhh!..... Finalmente! Não sabes como estou profundamente aliviado agora, Slicer! :D Afinal, se vc checou estas informações várias vezes e lhes tem certeza, então, élfico ou não, Gandalf se pronuncia da mesma maneira: Gá-n-da-l-v. Não é verdade? :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo