1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

IBOPE - Como vcs pronunciam Gandalf?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Eriadan, 16 Nov 2005.

1. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Como vcs pronunciam Gandalf?

Colegas da Valinor, tamanho é meu drama para a pronúncia dee Gandalf que eu resolvi fazer uma pesquisa para pronunciar, finalmente, como a maioria o faz. Pois, das MPs que enviei para alguns, incluindo os experts em língua da Valinor, pedindo a maneira correta ou, senão, a opinião, todos deram uma diferente. (no bom sentido, por favor)

São essas as opções + comuns: GÁ-N-DÁ-L-V, sendo fiel ao élfico, apesar de o nome não ser uma forma élfica; GÂN-DÁUF, abrasileirado, para os que assim o leram antes de aprenderem as regras das ínguas e assim mantiveram sua pronúncia, que por sinal ñ está errada; GÊN-DÓUF, como provavlmente a maioria daqueles que conheceram a obra através do filme devem dizer; ou até GÁ-N-DAUF, no original inglês sotaque-forte, que é como o próprio Tolkien provavelmente falava. em kda vez que reli o SdA, pronunciei de um jeito diferente, mas sempre surge um argumento que me faz transitar por kda pronúncia, desesperadamente indeciso!

O que eu peço não é nem a maneira correta (embora, se houver, eu gostaria de ouví-la para finalmente encontrar o nome "Gandalf" no livro e ficar em paz, sabendo que estou pronunciando corretamente :roll: ), mas o modo como vcs falam, para se ter um levantamento... por favor, é questão de desespero! :buaa:Abraços. :)

Última edição: 25 Mar 2006
  2. Edrahil

Edrahil Usuário

Prefiro chamar de O Velhinho Fodão. :mrgreen:

3. Morion- O Negro

Morion- O Negro Usuário

Concordo com o Edrahil!

4. Pandatur

Pandatur Usuário

O correto é Gândalv, mas eu acabo que falo Gândalf porque nunca lembro que o F no fim tem som de V.

E vou mover o tópico pro forum de línguas. =]

5. Eriadan

mas a regra do VxF vale também para os nomes que não são de origem élfica?

6. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Se é um elfo falando, acho que sim. =p

Mas, qual a origem da palavra Gandalf, afinal?

7. Calendula

Calendula Usuário

Eu falo Gândauf... u.u. se está correto ou não...
    Mas, o velhinho fodão é uma ótima saída... o///

8. tutty

tutty Usuário

eu pronuncio GÊN-DÓUF...rs...se pronunciar Mithrandir fosse mais fácil eu soh o chamaria de mithrandir, maaaaas....

9. Morion- O Negro

Morion- O Negro Usuário

:roll: Legal esse teu nome! Uma bela homenagem ao centenário. :lol:

10. Alassë

Alassë Pasteleira

Dei uma fuçada nos tópicos velhos e achei esses aqui que também tratam da pronúncia do nome Gandalf...

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Espero que seja útil ^^
    Vai poupar MUITAS repetições, não?

11. Eriadan

bom, parece que no fim não chegamos a uma conclusão :roll: continuarei em meu drma :)

12. Marilia**

Marilia** Usuário

Eu falo Gândalf....com o f no final....tava vendo o filme hj e reparei que o Frodo fala com F também....mas...posso ter ouvido errado..quem sabe

13. Skywalker

Skywalker Great Old One

Se tem um personagem no filme que não deve ser tomado como pronunciador correto é o Frodo. Ele fala Moldol! :P

Eu falo Gândalv, com o L um tanto acentuado, só pra não soar como Gândauv.

14. Marilia**

Marilia** Usuário

hauahuahua éé vc tem razão...esquecem o exemplo do Frodo então....

15. fernandorati

fernandorati Usuário

Gãn-dalf << americano assita o dvd "extra" senhor do anel a sociedade do anel - linguajes. e vera o correto
    Brasilero >> Guen-dalf (Nao se escreve assim)

16. Tilion

Tilion Administrador

É GANdalv a pronúncia. Veja os links ali em cima e esse trecho de um dos posts:

"F representa f, EXCETO NO FINAL DE PALAVRAS, nas quais se usa para representar O SOM DE V: Nindalf, Fladrif.
    [...]
    "Em nomes derivados de línguas não-eldarin devem ser atribuídos às letras OS MESMOS VALORES caso não haja uma descrição especial para elas, exceto no caso do idioma dos anões.
    [...]
    "Os nomes 'externos' ou humanos dos anO~es receberam formas nórdicas, MAS OS VALORES DAS LETRAS SÃO CONFORME DESCRITO. É esse também o caso dos antropônimos e topônimos de Rohan (quando não foram modernizados), exceto pelo fato de éa e éo são ditongos, que podem ser representados por ea de bear e eo de Theobald; y é o u modificado. AS FORMAS MODERNAS são facilmente reconhecidas e DEVEM SER PRONUNCIADAS COMO EM INGLÊS. Trata-se, em sua maioria, de topônimos."

Se depois disto não estiver claro que a pronúncia é [gándalv], então não restará nada a fazer."

17. Eriadan

Ufa! Valeu, Gabriel! :cerva: Mesmo assim, agora enfrentarei novo drama pra me acostumar ao nome correto :lol: Pois o L também tem som forte, n eh? (Gá-n-da-L-v)

Mas o que seriam as "formas modernas"? Isengard é um exemplo?

18. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Creio que realmente seja gândalv.
    Assim o chamavam no norte da Terra-Média, portanto, sendo esta a origem dos Éotheod creio que a pronuncia seja como a do inglês arcaico usado como referência ao Rohirric.
    Ao Sul era Incánus, e ao Oeste Ólorin, ao Leste nunca vai....

19. _Eldariel_

_Eldariel_ Usuário

concordo com o dito acima,
    a mais correta pronuncia seria Gândalv.

20. Eriadan

Mas a origem de "Gandalf" é do finlandês antigo. Então seria "Gá", com o A aberto, como se pressupõe.

Na verdade, gostaria de saber qual é a fonte desta informação, de que as palavras não-derivadas do Eldarin devam ser pronunciadas tal como se fossem. Não me parece uma regra muito abalizada; não faz o menor sentido. :think: :quest:

Compartilhar