• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

I anar presta aen.

Analf Ninque disse:
Concordo plenamente com Olórin, mas creio eu que Jesus seria um enviado de Eru a terra, como um Valar
Tolkien se tolkien era católico ou anglicano, ele cria na Santíssima Trindade, podendo Eru permanecer ele mesmo enquanto descia a Arda como Cristo.

Um excerto do Comentário sobre o Athrabeth Finrod ah Andreth, que peguei num outro tópico:

Tolkien disse:
Portanto, uma vez que era inconcebível a idéia de que Eru abandonaria o mundo à dominação e triunfo absolutos de Melkor (que poderia significar sua ruína e redução ao caos), Eru deve, em determinado momento, vir a se opor a Melkor. Mas Eru não poderia entrar completamente no mundo e na sua história que, apesar de grande, é apenas um Drama finito. Como Autor, Ele deve permanecer sempre "fora" do Drama, mesmo que esse Drama dependa de Seu desígnio e de Sua vontade para seu início e continuação, em cada detalhe e momento. Finrod, por esse motivo, crê que Ele, quando vier, terá que ficar tanto "fora" como "dentro"; e assim ele vislumbra a possibilidade de complexidade ou de distinções na natureza de Eru que, apesar de tudo, O caracterizam como "O Um".
 
Ages of the world

Elentari R* disse:
Os hobbits foram extinguidos da face da Terra? Não sei não... Eu acho que eles ainda vivem por aí, nos restos de florestas que existem, e como eles são mto silenciosos, conseguem fugir dos humanos sem serem percebidos... :grinlove:

Mas e qto aos anões??


Ayia!
Quanto aos Beriain, você tem ração acho que você tem ração, eles ainda podem estar por aí escondidos em tocas da floresta, creio eu, que sua audução ficou mais apurada com o passar das eras que podem sentir nossa presença de longe! Quanto ao anões, minha teoria é a que eles cavaram tão profundo em suas minas, tão profundo, mais profundo que os salões da antiga Moria, e lá permanecem ate o fim de seus dias, não tendo a chance de sair aprisionados por uma "avalanche" ou por uma queda de rochas da montanha!
Não sei..é um assunto bem complicado esse, mas agradeço a todos os que responderam e que ainda estão respondendo, quero saber das opiniões de vocês!
Hantalë
 
Re: Ages of the world

Analf Ninque disse:
Elentari R* disse:
Os hobbits foram extinguidos da face da Terra? Não sei não... Eu acho que eles ainda vivem por aí, nos restos de florestas que existem, e como eles são mto silenciosos, conseguem fugir dos humanos sem serem percebidos... :grinlove:

Mas e qto aos anões??


Ayia!
Quanto aos Beriain, você tem ração acho que você tem ração, eles ainda podem estar por aí escondidos em tocas da floresta, creio eu, que sua audução ficou mais apurada com o passar das eras que podem sentir nossa presença de longe! Quanto ao anões, minha teoria é a que eles cavaram tão profundo em suas minas, tão profundo, mais profundo que os salões da antiga Moria, e lá permanecem ate o fim de seus dias, não tendo a chance de sair aprisionados por uma "avalanche" ou por uma queda de rochas da montanha!
Não sei..é um assunto bem complicado esse, mas agradeço a todos os que responderam e que ainda estão respondendo, quero saber das opiniões de vocês!
Hantalë

Escondidos nada... Os hobbits e anões estão por aí, misturados com os humanos. Um deles, um meio-hobbit, até virou diretor e fez uma trilogia muito famosa pro cinema ultimamente. :lol:

Brincadeirinha... Falando sério, eu acho mesmo que eles estão por aí, misturados com os humanos, mas talvez muitos deles mesmos até se esqueceram de sua ascendência.
 
Com certeza alguma era terminou/começou com o nascimento de Cristo, pois, se realmente elas são marcadas com o desaparecimento de um grande mau, esta foi marcada com o contrário, o aparecimento de um grande bem. Tolkien não deixaria passar algo tão imporante como esse, que é levado em conta até hoje.
Seguindo esse pensamento, a 6ª era realmente terminaria com o declínio de Hitler... mas não levo muita fé nisso, pois os grandes males do mundo continuaram existindo. Hitler foi apenas um, grande, admito, mas existem maiores. Lembrem-se, sempre quando uma era começava, o mundo vivia em relativa paz. Acho que não é isso que acontece hoje.

Porém,

Maegil disse:
Certamente no fim da 2a guerra mundial acabou-se a velha ordem imperialista e iniciou-se um novo poder no mundo.

Concordo. Pois apesar de eu ter dito que as eras começam com RELATIVA paz, essa relatividade vem diminuindo cada vez mais. O mundo pós-2ª Guerra viveu e vive so a paz americana, que não deixa de ser violenta, mas é chamada de paz.

Como isso:
MoonWitch disse:
a queda do Muro de Berlim

(como Tolkien consegue ser tão profundo...)



Eärendil Wingilot disse:
Eras Tolkerianas sempre terminaram com eventos grandiosos que as marcaram

Não. Assim como nenhuma era terminou com a queda de Arnor ou Doriath ou qualquer outro, nenhuma terminaria com, por exemplo, a queda do Império Romano ou a tomada de Constantinopla ou tantos outros já citados... Pois, se isso realmente acontecesse, estariamos na enésima era (vide os inúmeros acontecimentos do tipo que ocoreram nos últimos 50 anos, por exemplo).

Eärendil Wingilot disse:
Se nos basearmos nisso, a Guerra do Iraque (ou o atentando ao World Trade Center, se preferirem) marcou o fim da Sétima Era do Mundo.

Como já disse antes, não. Mesmo por que esses acontecimentos nem mudaram tanto assim o mundo. Ainda.


SkyWalker disse:
do contrário a 2a era teria terminado quando da queda de Númenor e da quebra do mundo.

E não terminou?
Ou foi a Última Aliança?
Sempre confundo...




Agora, que eu saiba, a 4ª era teria termina a muito, muito tempo atrás, com alguma coisa que também mudasse o formato do mundo, pondo-o na sua forma atual (eu gosto de pensar que teve algo a ver com o retorno da sombra, que tanto se fala, na 4ª era). A 5ª terminaria com o nascimento OU morte de Cristo, e a 6ª com a queda de Hitler. Estaríamos então na conturmada 7ª era. Lembrem-se, minha opinião.

Celebeth Ránasilma disse:
o_O é eu acho q to ficando doido o.o, acho q aquele cogumelo q eu comi n era medicinal...

Hum... cógs... 8-)








Postzinho grande não?



:mrgreen:
 
Re: Ages of the world

Analf Ninque disse:
Elentari R* disse:
Os hobbits foram extinguidos da face da Terra? Não sei não... Eu acho que eles ainda vivem por aí, nos restos de florestas que existem, e como eles são mto silenciosos, conseguem fugir dos humanos sem serem percebidos... :grinlove:

Mas e qto aos anões??


Ayia!
Quanto aos Beriain, você tem ração acho que você tem ração, eles ainda podem estar por aí escondidos em tocas da floresta, creio eu, que sua audução ficou mais apurada com o passar das eras que podem sentir nossa presença de longe! Quanto ao anões, minha teoria é a que eles cavaram tão profundo em suas minas, tão profundo, mais profundo que os salões da antiga Moria, e lá permanecem ate o fim de seus dias, não tendo a chance de sair aprisionados por uma "avalanche" ou por uma queda de rochas da montanha!
Não sei..é um assunto bem complicado esse, mas agradeço a todos os que responderam e que ainda estão respondendo, quero saber das opiniões de vocês!
Hantalë
Eu nãoa cho que os anões tenham cavado muito fundo, eu acho que eles estão por aí. Eu, pelo menos, já vi dezenas de anões andando por ái. :P
 
Legolas Greenleaf disse:
Eu nãoa cho que os anões tenham cavado muito fundo, eu acho que eles estão por aí. Eu, pelo menos, já vi dezenas de anões andando por ái.

:doido:

Mas os anôes de hoje em dia, ou melhor, os anôes-humanos, não seriam uma decendência dos hobbits?
 
Eles não tendo pés peludos, orelhas pontudas, cara de criança em nada assim, eu acho que são descendentes dos anões normais, mesmo.
 
Legolas Greenleaf disse:
Eles não tendo pés peludos, orelhas pontudas, cara de criança em nada assim, eu acho que são descendentes dos anões normais, mesmo.

Foi por isso que eu disse decendentes. Sub-entenda-se ( :o?: ) evolução :wink:

Afinal anões SÃO humanos...
 
Legolas Greenleaf disse:
Melhor ainda. Eles deixaram de existir em sua forma pura, mas se misturaram aos humanos através do casamento. Isso explica pq as anãs de hoje em dia não têm barba.

E por que não poderia ser hobbits + humanos??? Faria mais sentido, e seria mto menos bizarro. :disgusti:


Mas já que opinião não se discute....
 
Ué, pq faria mais sentido? Não saquei. :eek:

Se eles eram hobbits, pq hoje em dia são chamados de anões? Além do mais, até onde eu vi eles não têm muito mais características de hobbits do que de anões. :wink:
 
Legolas Greenleaf disse:
Se eles eram hobbits, pq hoje em dia são chamados de anões?

E pq Eru não é chamado de Eru, mas de Deus, Alá e qq outro?


Legolas Greenleaf disse:
Ué, pq faria mais sentido? Não saquei.

Anôes de Tolkien são ANÕES. OUTRA raça... hobbts SÃO humanos.
O que é mais provável que perdure, cruzamentos de uma duas raças totalmente diferentes ou raças iguais?


Legolas Greenleaf disse:
Além do mais, até onde eu vi eles não têm muito mais características de hobbits do que de anões.

Lembre-se, passaram-se milhares de anos. Por acaso um primata se parece com um homem? Nenhum pouco... Mas nem por isso deixa de ser seu ancestral...
E são da mesma raça... :evil:
 
E pq Eru não é chamado de Eru, mas de Deus, Alá e qq outro?
Pq aí varia de cultura pra cultura, língua pra lingua, e também pq não existia ninguém chamado Deus, Alá ou outra coisa lá. Uma rosa não é chamada de margarida em lugar algum, pq esse nome já tem dono. :wink: :mrgreen:

Anôes de Tolkien são ANÕES. OUTRA raça... hobbts SÃO humanos.
O que é mais provável que perdure, cruzamentos de uma duas raças totalmente diferentes ou raças iguais?
É aí que eu acho que é o ponto. Elfos e humanos tb eram raças diferentes e mesmo assim geravam descendentes férteis sem problema algum. A diferença é que anões foram criados originalmente por Aulë e apenas foram "animados" por Eru, mas em nenhum ponto disseram que eles eram tão diferentes a ponto de não poderem gerar descendentes férteis. Quer dizer, eu acho. :think:

Lembre-se, passaram-se milhares de anos. Por acaso um primata se parece com um homem? Nenhum pouco... Mas nem por isso deixa de ser seu ancestral...
E são da mesma raça...
Ah sim, isso é verdade. Mas será que milhares de anos são o suficiente pra uma raça perder (quase) todas as suas características? Quero dizer, a evolução leva milhões de anos, não milhares. Além disso, já existiam homo sapiens na Terra Média, se os hobbits tiveram tempo de evoluir, eles tb deveriam ter tido. :obiggraz:


Calma, não precisa ficar bravo. Só estamos discutindo aqui pra ver se chegamos a um consenso sobre a ascendencia dos anões atuais, não brigando. :obiggraz:
 
Legolas Greenleaf disse:
Pq aí varia de cultura pra cultura, língua pra lingua, e também pq não existia ninguém chamado Deus, Alá ou outra coisa lá. Uma rosa não é chamada de margarida em lugar algum, pq esse nome já tem dono.

Perai. A cultura da TM não é a mesma de hoje, nem a língua. Deus É Eru. Muda-se apenas o nome, não o significado. E eu não estou dizendo que hobbits são anões, só evoluções.

Legolas Greenleaf disse:
É aí que eu acho que é o ponto. Elfos e humanos tb eram raças diferentes e mesmo assim geravam descendentes férteis sem problema algum. A diferença é que anões foram criados originalmente por Aulë e apenas foram "animados" por Eru, mas em nenhum ponto disseram que eles eram tão diferentes a ponto de não poderem gerar descendentes férteis. Quer dizer, eu acho.

Sabia que vc ia fala isso 8-). Sim, elfos e humanos se juntam. mas lembre-se, pra tal, os elfos praticamente viravam humanos. E os seus decendentes também não duraram tanto :wink: .

Legolas Greenleaf disse:
Mas será que milhares de anos são o suficiente pra uma raça perder (quase) todas as suas características? Quero dizer, a evolução leva milhões de anos, não milhares.

Vamos considerar que o homem nasceu no começo da 1ª Era e pensar no tempo Tolkien. Até a história do anel, que é onde se tem conhecimento da existência dos hobbits, passaram-se uns... 10, 11 mil anos (acho). Ou seja, milhares, que foram o suficiente para a evolução de hobbits a partir de humanos. Por que mais alguns não seriam necessários para ALGUMAS características sumirem? Em suma, eles continuam iguais, ou seja, baixinhos. :obiggraz:

E mais: um anão é assim, como posso dizer, fechadão (sei lá). E é muito diferente de um homem. Quando digo difernte, não é apenas fisica ou genéticamente, mas mentalmente. o que é mais fácil de imaginar, um casal hobbit-humano, ou um anão-humano?

Legolas Greenleaf disse:
já existiam homo sapiens na Terra Média, se os hobbits tiveram tempo de evoluir, eles tb deveriam ter tido.

... Quem são eles? Homens? Ñ entendi... :tsc:

O mesmo carinha disse:
Calma, não precisa ficar bravo.

Ah, num to bravo não. é que falto um smile fazendo birra... :mrgreen:
 
hAlf disse:
Legolas Greenleaf disse:
Eles não tendo pés peludos, orelhas pontudas, cara de criança em nada assim, eu acho que são descendentes dos anões normais, mesmo.

Foi por isso que eu disse decendentes. Sub-entenda-se ( :o?: ) evolução :wink:

Afinal anões SÃO humanos...

Os anões humanos são portadores de um deficiência que os impede de crescer. Não são um povo diferente (excetuando-se os pigmeus africanos, que seriam o mais próximo de um hobbit que a gente pode chegar hoje em dia em termos de altura natural)
 
Perai. A cultura da TM não é a mesma de hoje, nem a língua. Deus É Eru. Muda-se apenas o nome, não o significado. E eu não estou dizendo que hobbits são anões, só evoluções.
Eu não disse que mudaria o significado, e sim que não faz sentido pegar a evolução de uma espécie e colocar nele o nome de outra já existente. Por exemplo: Se eu descobrir uma nova espécie de ave, não posso colocar o nome dela de pássaro dodô, porque, apesar desses já estarem extintos, daria muita confusão. Já pensou como isso seria escrito nos livros de zoologia? "Pássaro dodô" e "Pássaro dodô 2 - O ataque dos ninhos". Mesma coisa com os hobbits, pq a evolução deles se chamaria de anões?

Sabia que vc ia fala isso . Sim, elfos e humanos se juntam. mas lembre-se, pra tal, os elfos praticamente viravam humanos. E os seus decendentes também não duraram tanto .
Isso até a terceira era, quando eles foram embora. Nada garante que os anões, ao menos parte deles, não podem ter se aproximado mais dos humanos e causado uma miscigenação durante a quarta era ou após. Eu acho que os humanos se identificam muito mais com a ganância dos anões do que com o amor pela natureza dos elfos. :wink:

Vamos considerar que o homem nasceu no começo da 1ª Era e pensar no tempo Tolkien. Até a história do anel, que é onde se tem conhecimento da existência dos hobbits, passaram-se uns... 10, 11 mil anos (acho). Ou seja, milhares, que foram o suficiente para a evolução de hobbits a partir de humanos. Por que mais alguns não seriam necessários para ALGUMAS características sumirem? Em suma, eles continuam iguais, ou seja, baixinhos.
Baixinho por baixinho, eu fico com os baixinhos mais parecidos com os de hoje, e que têm o mesmo nome. :P
Além do mais, as evoluções precisam ter um motivo, como adaptação ao meio e coisas assim, pq os hobbits se divergiriam dos humanos normais e depois convergiriam de novo?

E mais: um anão é assim, como posso dizer, fechadão (sei lá). E é muito diferente de um homem. Quando digo difernte, não é apenas fisica ou genéticamente, mas mentalmente. o que é mais fácil de imaginar, um casal hobbit-humano, ou um anão-humano?
Os dois são fáceis de imaginar. Hobbits e humanos viviam juntos na TM assim como anões e humanos em algumas cidades. Os anões não eram tão diferentes dos humanos assim, eles tinham mesmo uma tendencia a serem fechados e gananciosos, mas isso pode ser mudado com o tempo. Se os hobbits puderam evoluir biológicamente, os anões puderam evoluir culturalmente. Além disso, eu posso afirmar que a amizade de Gimli e Legolas influenciou muita gente. :wink:

... Quem são eles? Homens? Ñ entendi...
Eu quis dizer que, se os hobbits tiveram tempo de evoluir duas vezes (de humanos pra hobbits e de hobbits pra anões modernos) como vc diz, pq os humanos não evoluiram nesse tempo tb? Só se os "humanos" daquela época fossem homo erectus. :lol:
Hum... mas tb existe a possibilidade de nem anões nem hobbits serem antecessores dos anões modernos. Se os hobbits eram uma espécie de humano que se "diferenciou" do resto, talvez os hobbits tenham morrido todos por overdose de erva-de-fumo, os anões morrido em um desmoronamento nas minas de Moria e os anões modernos sejam uma outrta espécie que surgiu a partir dos humanos mesmo. Como disse o Amendoim aí em cima, a "anãozisse" é uma deficiencia dos humanos.
 
Legolas Greenleaf disse:
pq os hobbits se divergiriam dos humanos normais e depois convergiriam de novo? [...] Eu quis dizer que, se os hobbits tiveram tempo de evoluir duas vezes (de humanos pra hobbits e de hobbits pra anões modernos)

Eu não quis dizer que eles evvoluiram 2 vezes. Da 3ª era até hoje eles só perderam alguns pelos no pé e arredondaram suas orelhas, certo? Hobbit foi apenas um estágio intermediário :wink: .

Legolas Greenleaf disse:
pq os humanos não evoluiram nesse tempo tb? Só se os "humanos" daquela época fossem homo erectus.

Mas se os hobbits evoluiram em 3 eras, e os homens não, pq isso não poderia continuar por mais 4?

Acho ue eu não deixei explícito o que eu penso:
Os hobbits não nessesáriamente evoluiram diretamente de um humano comum. eles podem ter vindo de uma pessoa, da 1ª geração, que já tinha algumas das suas caracteristicas. Os hobbits apenas foram tendo pequenas mudanças e viraram os anôes atuais! E também podem ter se misturado a homens. Hoje é comum (tah, nem tanto) ver casais de anôes e não anôes.

Legolas Greenleaf disse:
Eu não disse que mudaria o significado, e sim que não faz sentido pegar a evolução de uma espécie e colocar nele o nome de outra já existente. Por exemplo: Se eu descobrir uma nova espécie de ave, não posso colocar o nome dela de pássaro dodô, porque, apesar desses já estarem extintos, daria muita confusão. Já pensou como isso seria escrito nos livros de zoologia? "Pássaro dodô" e "Pássaro dodô 2 - O ataque dos ninhos". Mesma coisa com os hobbits, pq a evolução deles se chamaria de anões?

Vc já reparou que em inúmeras histórias (como o próprio SdA, ou "A Branca de neve" :lol: ) os anôes são nomes de criaturas fantasiosas? No entanto todo mundo sabe que anôes são aquilo que o Hellboy falou. O que eu tento dizer é que os anôes de Tolkien têm esse nome só pra ter um nome. Pois anões (reais) são humanos, não da raça da Yavanna. Ou seja, o nome anão daquela época significava uma raça, e hoje significa um deficiência (assim digamos) dos humanos, ou seja, hobbits!

Num sei c vc vai entender o que eu to tentando fala...

Legolas Greenleaf disse:
Hum... mas tb existe a possibilidade de nem anões nem hobbits serem antecessores dos anões modernos. Se os hobbits eram uma espécie de humano que se "diferenciou" do resto, talvez os hobbits tenham morrido todos por overdose de erva-de-fumo, os anões morrido em um desmoronamento nas minas de Moria e os anões modernos sejam uma outrta espécie que surgiu a partir dos humanos mesmo.

Então, o que eu disse antes: pq os hobbits têm que morrer e surgir novos anôes dos humanos? Se os hobbits já eram as "deficiêscias" dos humanos, pq eles não podem ter continuado???
 
Celebeth Ránasilma disse:
4ª Era - Acaba com a queda do imperio romano o_O

Olha, eu realmente acho uma bobagem esse tipo de discussão, e, se Tolkien acha que teria alguma relação entra a Mitologia criada por ele e o mundo em que vivemos, ele estava viajando...

Mas, dentro desse assunto, tenho uma questão: Quarta Era acabando com a Queda do Império Romano? Ñão ficaria muito longa não?

Afinal, a Quarta Era começa com a partida dos Portadores do Anel para Aman.

Qual a relação cronológica que vocês tiram daí prá dizer isso? Eu não entendi.
FendiOrc
 
Gente, o que divide as eras são guerras que mudam o destino do mundo 8-) acho que o nascimento de cristo nao representa uma mudanca de era. por exemplo.. eärendil nasceu e salvou a TM, mas a primeira era só acabou com a guerra da ira.

a segunda guerra mundial certamente deve ter marcado o comeco de uma era. a guerra entre os romanos e os barbaros também.. agora... as guerras que marcaram a transicao de eras sempre foram o "bem" contra o "mal". durante a queda do imperio romano, quem era o bem e o mal? :roll:

sobre onde estão os anões, pasmem! voces nunca viram um por aí? pois é.. :) mas eles se misturaram demais com a raça dos homens, e perderam muitas de suas caracteristicas.
quanto aos hobbits, acho que eles se misturaram aos homens, e gradativamente foram aumentando a estatura e perdendo certos traços........ mas ainda é possível encontrar alguns descendentes de hobbits por aí
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo