• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hobbits

Então, eu tinha ido consultar isso na Enciclopédia de Valinor, que até onde sei é onde os textos da revisão do SdA estão, mas está fora do ar ainda.
 
Maglor disse:
Então, eu tinha ido consultar isso na Enciclopédia de Valinor, que até onde sei é onde os textos da revisão do SdA estão, mas está fora do ar ainda.

Eu sei que é dose, mas é uma medidade necessária. Melhor trazer ao ar aos poucos e trer certeza de que tudo ficará bem do que voltar com tudo e dar problema de novo. Mas com certeza a Enciclopédia volta entre hoje e amanhã e a Galeria de Imagens nesta semana.

E ainda tem o sorteio dos HoME pro aniversário da Valinor :joy:
 
Se entendi bem o Silma e algumas passagens do SdA. Os Hobbits foram criados assim como os vemos posteriormente. Podem ter sido alguns centímetros maiores, mas eram Hobbits. Assim como os Dúnadan e os Homens da Casa de Hador eram maiores que os outros homens da Terra-média. O próprio Tolkien brinca com essa dúvida no encontro de Merry e Pippin com Barbárvore e surpresa deste ao desconhecer da existência de tais criaturas por não constarem na "lista" dos Ents.
 
Elring, nós não temos nenhuma afirmação categórica, até onde eu sei/lembro, que explique se os hobbits eram "pessoas grandes" e foram diminundo por algum motivo, ou se sempre foram hobbits. Eu, pessoalmente, gosto mais da idéia de que foram feitos hobbits por Eru porque não temos casos de evolução assim nas histórias.
Mas uma coisa é certa: os Hobbits são "Homens".


Deriel disse:
Eu sei que é dose, mas é uma medidade necessária.

Foi "reclamação" não, não teria sentido. Só uma forma de dizer "não tive como consultar os textos da FTV".
 
Bem não to completamente seguro ainda que eles sejam homens Maglor. Mas se alguém me perguntar eu diria que são homens.

O fato de não constar nos "arquivos" dos Ents sugere uma evolução, descaracterização ou adaptação da espécie.
 
eu acho que, se Eru tivesse criado os hobbits como eles são, isto estaria no Silma e/ou na lista dos ents..
 
menegroth disse:
O fato de não constar nos "arquivos" dos Ents sugere uma evolução, descaracterização ou adaptação da espécie.

Não necessariamente. O que parece confirmar é o gradual afastamento dos Ents de qualquer coisa relacionada ao mundo exterior de suas florestas, seu "sono" cada vez maior (o que fez muitos virarem Huorns), de modo que, quando os Hobbits deram as caras - e olha que fizeram isso meio na surdina - eles não tiveram indicação alguma de que isso acontecera até dois certos Hobbits entrarem em Fangorn na Terceira Era.
 
Gabriel disse:
Não necessariamente. O que parece confirmar é o gradual afastamento dos Ents de qualquer coisa relacionada ao mundo exterior de suas florestas, seu "sono" cada vez maior (o que fez muitos virarem Huorns), de modo que, quando os Hobbits deram as caras - e olha que fizeram isso meio na surdina - eles não tiveram indicação alguma de que isso acontecera até dois certos Hobbits entrarem em Fangorn na Terceira Era.

Hummm..seguindo essa linha de raciocinio Gabriel é o mesmo que dizer que os Hobbits foram ou surgiram em Arda entre o final da segunda era e o começo da terceira... Mas não há relatos disso. Relato que indica que depois da primeira era alguma raça surgiu...
 
Não, não é o mesmo que dizer isso. Afinal, o surgimento dos Hobbits em nada tem a ver com a reclusão cada vez maior dos Ents, uma coisa não está condicionada à outra, mas o (des)conhecimento dos Ents a respeito dos Hobbits, sim, tem a ver com a reclusão dos primeiros, já que por estarem afastados dos acontecimentos do mundo não receberam notícias da "nova raça" que pisava na Terra-média.
 
Gabriel disse:
Além do que Tolkien escreveu, não.

Bem mediante a isso não dá pra ficar discutindo, mas ainda acho que seu raciocinio está erra...Vc mesmo diz "nova raça"... Mas em nenhum outro lugar diz que apareceu uma nova raça em Arda... Aliás depois do homem, nenhuma outra.
Não estou dizendo que não poderia surgir uma nova raça... mas que não tem nenhuma evidência...isso não tem
 
Tá, levando em conta as Aspas que vc usou, me diga o seguinte.

Ok, os Ents dormiram no ponto e e não virão que os hobbits "apareceram"...
Bem, então os hobbits surgiram na terceira era, porque antes disso os Ents ainda eram espertinhos....

Concorda?
 
Não necessariamente. Tu estás dando valor demais para a lista dos Ents, como se ela fosse o determinante da aparição das raças. Pela lista, só dá pra saber que os Ents estavam cientes das raças que já pisavam na Terra-média na Primeira Era. Note também que a última "ação exterior" dos Ents ocorreu justamente na Primeira Era, no ataque aos Anões sobreviventes da fuga de Menegroth que Beren e os Elfos Verdes não conseguiram liquidar. Depois disso há um hiato tremendo, até aparecerem de novo nas histórias.

Lembre também que Gandalf disse que Barbárvore sabia de muitas coisas, mas que não compreendia tantas outras. Caso ele tivesse conhecimento prévio dos Hobbits, a não-inclusão deles na lista poderia estar relacionada com a idéia de que, pelo que ele poderia ter ouvido a respeito deles até então, eles não mais seriam do que uma variante dos Homens (o que realmente não deixam de ser), e como os Homens já constavam na lista, não haveria necessidade de mencionar os Pequenos também. Ele só se deu conta do equívoco quando ficou frente a frente com Merry e Pippin.

Resumindo: nada impede que os Hobbits tenham "surgido" na Segunda Era. Há uma diferença entre serem mencionados nos registros apenas na Terceira Era e pisarem de fato na Terra-média.
 
Última edição:
será que se Tolkien tovesse conseguido publicar o Silma antes de morrer ele teria colocado alguma coisa sobre a origem dos hobbits?
 
Erunyauvë Calië disse:
será que se Tolkien tovesse conseguido publicar o Silma antes de morrer ele teria colocado alguma coisa sobre a origem dos hobbits?

Possivelmente não. Os Hobbits não fazem parte de nenhum dos textos dos vários Silmarillions nem mesmo de textos em separado. Aparentemente Tolkien achava que já tinha falado tudo sobre eles OU o timeframe dO Silmarillion seria anterior aos Hobbits
 
Deriel disse:
Possivelmente não. Os Hobbits não fazem parte de nenhum dos textos dos vários Silmarillions nem mesmo de textos em separado. Aparentemente Tolkien achava que já tinha falado tudo sobre eles OU o timeframe dO Silmarillion seria anterior aos Hobbits
ah...:think:
bom, é fato que os textos do Silma foram escrito beem antes do Hobbit, mas o Tolkien tava revisando tudo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo