1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    eu estive pensando e...

    os hobbits: eles devem ser considerados como??
    tipo: os elfos são os primogenitos, os homens os sucessores e os hobbits seriam os sucessores dos sucessores??
    ou eles são a penas uma variação da raça humana??(assim: num belo dia começaram a nascer homens pequenos q de alguma maneira foram isolados geograficamente... [darwinismo])
     
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

  3. Olórin

    Olórin ai que uó

    Hum, creio que não começaram a nascer homens pequenos de um dia para o outro! Mas acho sim que os Hobbits são descendentes dos Homens, uma adaptação ao ambiente...
     
  4. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Eu acredito que, como a idéia de Tolkien dos hobbits não é relatada no Silmarillion, etc., e como os relatos à respeito dos mesmos são datados de épocas relativamente recentes na Terra Média (levando em conta a época da Guerra do Anel), eles devam ser uma variação darwiniana mesmo dos homens.
     
  5. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    hum..:think:
    muito esclarecedor isso..
    valeu Snaga, Olorin Roux e Fëanor ¥!
    :abraco: :abraco: :abraco:
     
  6. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    A gente nunca vai ter uma resposta 100% confiável sobre isso, mas eu acho que Tolkien tem muito-pouco-quase-nada de darwiniano. As raças, animais e plantas foram criados exatamente como eram. Pode até ter algum, mas eu não consigo me lembrar de nenhum exemplo de algum povo que tenha se adaptado, evolutivamente falando, ao meio. Por isso que eu gosto de seguir essa lógica no caso dos hobbits, ou seja, acho que eles foram criados por Eru daquele jeito, e como são descritos como pacíficos e discretos, simplesmente teriam passado bem desapercebidos até a TE.
     
  7. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Maglor

    ou muito me engano ou tem um texto (não sei se nas Obras ou em uma das Cartas) em que o Tolkien diz que os hobbits são mesmo um "ramo" dos Homens! Ou seja, seriam mesmo uma evolução e/ou adaptação dos humanos...

    Estou meio enrolado com os livros, ams assim que possível eu vou fuçar pra confirmar (ou não!) isso.
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Há uma passagem no Silma sobre os Hobbits, eles teriam nascido em Hildórien como nós, mas por serem diferentes vivam ocultos e moraram por muitas eras humanas as margens do Anduin. Entre as Montanhas Nevoentas (Montanhas Sombrias) e a Grande Floresta Verde (Floresta das Trevas).
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Sim, mas ramo não quer dizer que eles evoluíram. Eu acho que lembro desse trecho. Quer dizer que eles são Homens também, ué. Se eles foram criados já como hobbits, ainda assim seriam um ramo dos Homens.
     
  10. Laninha

    Laninha Usuário

    Mas há no proprio SDA nas paginas onde Tolkien apresenta os hobbits onde diz mais ou menos que os hobbits diziam que já foram maiores e com o tempo foram diminuindo devido ao tipo de vida furtiva que levavam
     
  11. Asca

    Asca Usuário

    Eu também concor do que seria uma adaptação ao ambiente ou mesmo uma falha na genética em certos homens.

    Ou apenas Eru, teve uma idéia de fazer humanos diferentes... que não conhececem o perigo a fora.

    Pensando aqui. :think:

    Os hobbits existiam na 1ª?

    Assim como eu disse aqui:

    Eru pode ter pensado em deixar alguém fora das maldades da época.

    Sei lá.
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Eu realmente não me lembro, seria um ponto final muito bom a essa dúvida. :D
     
  13. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Encontrei a referência no prólogo do livro:

    *laninha* tem uma boa memória =]
     
  14. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Eu vou parecer um chato teimoso agora, mas embora esse trecho (que agora eu me lembrei também) indique que eles diminuíram com o tempo, olha só, a indicação é de que o maior hobbit até o Pippin e o Merry alcançou 1,33m, enquanto o normal naquela época era de até 1,20m. Com certeza é um indício, podemos pensar que diminuíram pelo isolamento e tudo (embora eu duvide que Tolkien tenha pensado nisso).
     
  15. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    to ficando confusa de novo..
     
  16. Asca

    Asca Usuário

    É dois... :blah:

    Deixa ver se entendi...

    Alguns hobbits por causa do isolamento (ou o que for), começaram a "perder" tamanho?
     
  17. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Maglor, eu discordo. Minha interpretação é totalmente diferente da sua, lendo as frases de forma completa. Veja:

    A frase em negrito deixa claro, pelo menos para mim, que era incomum eles alcançarem 1,50m, mas em tempos antigos eles eram maiores que a média atual. Na seqüência, entendo que foi inserido apenas uma informação do maior hobbit que foi registrado. Não há indícios que os "tempos antigos" relacionam-se a uma época onde os hobbits não costumavam ter qualquer tipo de registro ou as primeiras eras de Arda.

    Claro que não creio que Tolkien tenha inserido um tipo de Darwinismo na obra, mas aqui no interior, com pessoas que não conhecem Darwin e tutti-quantti, costumam definir como "puxou aos pais". Pode ter nascido uma criança humana que não cresceu muito, ao se casar, seus filhos também eram pequenos e assim foi criando uma "comunidade" de hobbits. É pura especulação, mas não deixa de me deixar intrigado.
     
  18. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    com darwinismo, no primeiro post, eu quis dizer isso...
    mas continuo confusa..:think:
     
  19. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Acho que já aconteceu, Erulasto. Esse trecho está mesmo bem estranho, então eu resolvi dar uma olhada no original, e tem um erro na tradução. Olha só:

    O trecho em negrito diz que eles "raramente hoje alcançam 90cm", e não 1,50m, como diz a tradução. É chato não poder confiar nos livros que temos. :tsc:

    A idéia de que eles diminuíram permanece, mas sem aquela contradição.
     
    Última edição: 11 Jun 2006
  20. Tilion

    Tilion Administrador

    Touché, Menestrel.

    Esse erro foi apontado na compilação da FTV?
     

Compartilhar