Pandatur
Usuário
Se a discussão flui sem fugir completamente do assunto, então deixemo-la continuar.elpholegolas disse:olha que eu saiba era pra responde a pergumta do nosso amigo la em cima naum fica descutindo outros assumtots e quem eh quem pra discordar um do outro...que eu saiba nimguem aqui estava dentro da cuca do tolkien pra sabe....
Só acho que é querer achar chifre em cabeça de meara esse lance de hierarquia. Valar são superiores em poder aos Maiar e estes são superiores aos demais seres. Elfos, Humanos, Anões, Hobbits, etc, todos têm características vantajosas e desvantajosas dentro de cada espécie. Não acho que dê pra se fazer uma hierarquia, e nem vejo motivo para tal.
É claro que os Noldor e Sindar da 1ª Era possuíam uma sabedoria e decência militar e artística superior aos demais Elfos da Terra-Média, assim como os Dúnedain se comparados aos demais Atani. Mas e os Anões? Eles não se encaixam aí por exemplo. E os Hobbits? São um povo pacífico, humilde. Não se pode compará-los aos Dúnedain ou aos Noldor e Sindar. É claro que são inferiores em poder, mas não em bravura por exemplo. Não sei, esse lance de hierarquizar é complicado. Prefiro deixar as coisas separadinhas.