• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harold Bloom

ah, sim. e a gente avalia o valor de uma obra pela repercurssão da mesma na cultura pop.

não me admira que tenham tantas pessoas por aí dizendo que Harry Potter é boa literatura... :roll:
 
ah, sim. e a gente avalia o valor de uma obra pela repercurssão da mesma na cultura pop.

achu q vc ñ entendeu ...... eu ñ falei q o valor de tolkien está na sua repercurssão na cultura pop ...... eu apenas falei q ele influência a mesma, isso é um fato ..... e EU acho q ñ há nada d errado nisso ...... pra MIM , Katharine , o valor das obras d tolkien (e oq ME faz gostar delas) está no poder q suas histórias tem de encantar tantas pessoas , e em como elas chegam a fazer vc pensa ( e a desesjar!!) q todo akele mundo magico seja real !!!
Mesmo achando essa discussão mt interessante, EU penso q o fato d SdA provocar ondas ou ñ num lago :lol: :lol: , ñ vai mudar oq todos aki sentem em relaçao a obra , e isso é o mais importante ....

aaa .. eu ñ tenho nada contra HP ... é um livro bem escrito , INFANTIL ...e por isso normalmente as crianças costumam gostar mt ...... eu li todos os livros pra minha irmazinha e ela adoro , eu achei um bom passatempo ...... é como acontece c Tele Tubbies ( hauhauahauaua , q exemplo tosko) .. sabe q eu ñ entendo como minha priminha de 3 anos pode amar akela chatisse ....... :D :D deu pra pega o espirito da coisa???? :o?: :D ........ HP realmente ñ é alta literatura .... ñ pra mim .... já pra minha irmazinha e pras amiguinhas dela ...... :lol: :lol: .... mas provavelmente daqui uns anos elas vão pensa diferente .... e minha priminha tb provavelmente ñ vai mais amar tele tubbies :lol: :lol: :lol:
 
Eu acho que muitos confundem "gostar de algo" com esse algo "ter qualidade". Gostar de alguma coisa não implica que essa coisa tenha qualidade (e vice-versa). "Qualidade" é uma característica que está além (ou deveria estar) do sentimento pessoal sobre algo.
 
Senhora de Ithilien disse:
Mesmo achando essa discussão mt interessante, EU penso q o fato d SdA provocar ondas ou ñ num lago, ñ vai mudar oq todos aki sentem em relaçao a obra, e isso é o mais importante ....

Hum, estávamos falando sobre crítica literária, e não sobre gosto pessoal. :)
 
num to entendendo mais nada ...... eu acho q eu estou CONCORDANDO c vc desde o inicio :roll: ....... tipo , eu ñ sei tudo oq o Bloom escreveu ou disse sobre SdA , mas pelo poko q li , eu concordo c ele .... é q me parece q ele só fala da influencia d SdA na propria literatura e ñ na cultura em geral ( mas como eu disse , eu ñ sei tudo oq ele falo) ..... então , eu acabei citando esse fato d q SdA abrange outras formas d cultura ......... só .....

Hum, estávamos falando sobre crítica literária, e não sobre gosto pessoal.

arram ..eu sei ...... foi só um comentario ...... e mantenho ele ..... eu acho q analises e criticas são mt interessantes e extremamente validas , mas ñ acho q criticos são donos da verdade ... os poucos q conseguem fazer uma critica imparcial e c conteudo ( e me parece q Harold Bloom se encaixa ai ) podem até mudar minha opinião sobre aspectos aan ... sei la , socio-cultural-politico-economico de uma obra :D , mas acho pouco provavel q algum possa muda o meu gosto pessoal pela mesma ......
 
Nossa, que mega discussão... é, nem eu to entendendo mais nada!
Vcs tão confundindo o que a outra está escrevendo... é, já havia dito isso antes, tem coisas que são paticamente impossíveis de se discutir assim, por escrito... às vezes, tudo depende de uma entonação na voz, e isso tem causado alguns problemas, como eu vi agora... :mrgreen:

Mas, apenas um observação minha nessa história toda: acho q o Harold fala tão mal de Harry Potter justamente por pegar fantasias já criadas e transformar em uma coisa mto banal e pop (eu apenas li coisas superficiais sobre as críticas dele,mas pelo menos foi isso o que eu achei, e tbm, é essa minha opinião) :tsc:

Pra mim, HP SUX!!!!! :x
 
Disso tudo só consigo ver que normalmente "fã de Tolkien" é incapaz de entender o que a Joy está dizendo... :doh: :?

(que zona essas linhas de raciocínio :eek:)
 
Nossa, que mega discussão... é, nem eu to entendendo mais nada!
Vcs tão confundindo o que a outra está escrevendo... é, já havia dito isso antes, tem coisas que são paticamente impossíveis de se discutir assim, por escrito... às vezes, tudo depende de uma entonação na voz, e isso tem causado alguns problemas, como eu vi agora...

ou isso ou eu ñ me expressei bem ... pois como eu disse eu CONCORDO c a ana ........ :D

humm , andou lendo hp mary??? :lol: :lol: :lol:
 
Eu entendi tudo oq a Ana disse, mas não concordo com a teoria de influência(consequentemente livro melhor que outros) do Harold Bloom...só concordo que HP é ruim! :lol:
 
Primula disse:
Tipo, eu mesma não tolero Harry Potter. Achei ele chato, plágio de Tim Hunter, etc! :roll: Só por isso vocês já acham que eu sou ignorante? :mrgreen:

Bom, Bom, é díficil ver gente falando dos Livros da Magia, hhehehe, você não está nem perto de ser ignorante, Prímula, pode ficar BEM tranquila. E você está certa sim, o Sr. HPotter é parecido inclusive fisicamente com Tim Hunter.

Mas, claro que o Tim tem professores muito mais legais, hehehehe. Só o Constantine já quebra todos os livros do Harry Potter...

FendiOrc
 
bom, a opiniao do harold bloom, ja foi esclarecida, e acho q quem naum gosta de hp eh completamente normal, pode ser inteligente ou burro (eu, particularmente ODEIO essa COISA) mas isso aki naum eh pra opinioes pessoais sobre esse livro. sendo assim, vamos continuar a discutir o harold pessual :wink:
 
Cara esse Harold Bloom é um saco ...ele so fala mal de tudo ...eu nunca li uma opiniao sua sobre Tolkien mais a unica coisa que eu sei que ele gosta é shakespeare... mais quem nao gosta de shakespeare??? todo mundo fala bem de shakespeare se ele falasse que é ruim ele morria, acho que ele naum chegaria a esse ponto né??? Eu nem leio as criticas dele ... ele nao faz melhor e so critica
 
Achei esta notícia a respeito dele no site do Ibest:
À americana

26.02.2004 | Escândalo sexual acontece em tudo quanto é canto, mas o ambiente acadêmico norte-americano gosta disso em particular. Em geral, envolve professores homens e alunas recatadas e jovens.

Agora é a vez de uma estrela literária – talvez a estrela máxima da crítica: o professor Harold Bloom. Segundo a escritora feminista Naomi Wolff, Bloom teria se convidado para um jantar no apartamento dela, que dividia com mais duas pessoas. Jantaram os cinco:

Ele trouxe, conforme havia prometido, uma garrafa de Amontillado, que bebeu continuamente. Também bebi. Pusemos velas na mesa – uma bela ocasião. Os outros nos deixaram e – finalmente! – achei que discutiríamos meus manuscritos de poesia. Eu o pus entre nós. Ele não abriu. Nem olhou. Ele se inclinou em minha direção até que seu rosto estivesse a centímetros de mim. "Você tem a aura dos eleitos em si", suspirou. Pensei que falava sobre minha poesia. Peguei o manuscrito e me virei para que ele o lesse.

Então sua mão desossada, pesada, estava quente em minha virilha.

Saí de seu lado. "Não era isso em que pensava", disse. Tudo tinha de repente ganho a aparência de um filme de horror ruim. A essas alturas, eu estava contra a pia, tão longe quanto possível. Ele veio em minha direção. Eu me virei em direção à pia e me vi vomitando. Bloom desaparecu.

Quando voltou do quarto com seu casaco, um momento depois, eu ainda estava congelada, minhas costas contra a pia. Ele disse: "você é uma menina muito perturbada". Então voltou à mesa, tomou o resto de sua bebida, arrolhou a garrafa e saiu.

Teria acontecido em 1983 – hoje, aos 73 anos, Bloom está doente. Em geral, a repercussão na imprensa é negativa em relação a Wolff. Discute-se porque ela decidiu trazer a história à tona depois de duas décadas. Questiona-se a própria veracidade. Bloom, através de amigos, limitou-se a dizer que é uma "mentira viciosa".

Na Slate, a jornalista Megan O'Rourke critica o que vê como defeito fundamental do argumento de Wolff: "muito do caso contra Bloom – e da atmosfera opressiva de Yale em 1983 – se baseia em disse-me-disse." Camille Paglia foi menos contida: "é indecente que Naomi Wolff não teve coragem de reclamar disso na época, ou menos nos anos 90, e traz isso à tona agora contra um homem que já passou dos 70 e tem problemas de saúde – um homem que transformou-se num herói cultural para leitores de humanidades em todo o mundo."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo