• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harold Bloom

NightRaven

Banned
Eu sei que muita gente não se importa com criticos, mas eu queria saber o que esse critico literário falou do Tolkien, principalmente depois que vi na Super ele esculachando o Harry Potter.. alguém tem alguma entrevista, materia e pode pôr um link ou ela aqui!!??
Tomara que não seja contra, mas se for sem problema :lol:
 
Quem é esse tiozinho???????
Ele esculachou Harry Potter??? Huhahauhauuauahuhauha
Espero que não façou ou tenha feito o mesmo com SdA!
 
O tiozinho é um crítico literário bem famosão e respeitado (apesar de eu achar que ele tem uma baita cara de ranzinza e mau-humorado...).

Eu duvido que ele goste de Tolkien. Sabem como é, fantasia, literatura inferior, coisa de adolescentes... :P
 
Maglor disse:
O tiozinho é um crítico literário bem famosão e respeitado (apesar de eu achar que ele tem uma baita cara de ranzinza e mau-humorado...).

Eu duvido que ele goste de Tolkien. Sabem como é, fantasia, literatura inferior, coisa de adolescentes... :P

Eu acho um ABSURDO essa difinição para fantasia.. muito ridiculo!
Beijos
Lu
 
To com impressão disso também, mas não achei nenhum comentario dele sobre Tolkien.... alias, vendo alguns comentários contra HP tem tudo pra ele gostar! :mrgreen:
 
Gente, para formar opinião sobre uma pessoa, não seria melhor ler o que essa pessoa escreveu sem ser sobre o seu "ídolo de paixão"? :wink:

Tipo, eu mesma não tolero Harry Potter. Achei ele chato, plágio de Tim Hunter, etc! :roll: Só por isso vocês já acham que eu sou ignorante? :mrgreen:

Acho que o tiozinho é boa gente, e pensa com mais clareza e exatidão que muita gente por aí... tipo, como disse Nelson Rodrigues "toda unanimidade é burra" e ele não vai na mesma mão que todo mundo. Ele não fe3z "eu concordo/não concordo" e ficou nessa: ele fala, explica, e questiona.

http://www.continentemulticultural.com.br/revista017/materia.asp?m=CONVERSA FRANCA&s=1

Deve ter outras coisas interessantes sobre ele por aí... usem o google, tá? :wink:
 
0791056651.01.LZZZZZZZ.jpg


Ok, eu estava com pressa hoje cedo e não escrevi nada, só coloquei a capa do livro. Sim, Harold Bloom já falou sobre Tolkien.

Pelo que li das críticas ao livro lá na Amazon, o saldo não é muito positivo. O que eu acho até engraçado, no meio da crítica literária, o habitual é que livros como esse só sejam organizados por críticos que apreciam (muito) a obra discutida :eh:

Mas Harold Bloom é fodão e sempre foge do comum mesmo :obiggraz:

Antes que ataquem pedras no meu mestre (:amem:), vou fazer um breve resumo do que estava falando agora pouco para o Maglor, sobre o estilo do Bloom: ele costuma analisar as obras, principalmente, por seu caráter inovador.

Tá dizendo que Tolkien não inovou em nada, Joy? E o conceito de mundo secundário? :x

Vamos voltar ao símile do laguinho: a Literatura é um lago, onde os escritores jogam pedras (seus livros). Toda pedra jogada agita as águas, mas algumas pedras agitam mais que outras.

No caso de um Dostoiévski, as águas estão agitadas até hoje no lugar onde ele jogou sua pedra. E as ondinhas se encontram com as ondas de vários outras pedras que foram lançadas depois (e alteram um pouco o ritmo das ondas das pedras que foram lançadas antes).

Tolkien agitou bastante as águas desse lago, disso eu não tenho dúvida. Mas as ondinhas que ele provocou bateram mais com as ondas de uma parte específica do lago, a literatura de fantasia, não foi tão abrangente, entendem?

Aff, que coisa louca. Espero que vocês tenham chegado bem até aqui :mrpurple: Toda essa história de laguinho foi só para ilustrar o modo "Bloom" de valorizar uma obra. Para ele, os grandes mesmo são os que agitam todo o lago até os dias de hoje (e mudaram o modo de ler o que veio antes deles também), no caso: Dante e Shakespeare.

Hm, hmm :obiggraz:
 
Pow, nem sabia q tinham respondido isso! valeu!
Eu vi esse livro quando procurei no Google e num entendi! ele deve pelo menos gostado (não precisa achar o máximo ou revolucionario pra isso, né?)...o kra escreveu um livro sobre Tolkien?? Mas de acordo com Bloom(oq a Lovejoy pôs aí) nos proximos anos esse conceito pode mudar, não? Só porque é fantasia? Tolkien foi um escritor fora da linha(fez oq escritores não fariam) da época(isso eu vi no documentário nas Edições Especiais dos filmes). Talvez seja tempo...quem sabe?...daí veremos as ondas baterem com Shakespeare, Dante, Dostoiévski...

PS: Tolkien inovou pacas...por isso achei q ele gostaria!!
 
Não entendi o que você quis dizer. Como assim "nos próximos anos esse conceito pode mudar?".

Se nesse tempo que temos as Obras aí elas não agitaram outras águas que não as da Fantasia, isso não vai mudar nunca. :eh:
 
ué...deve ter demorado um pouco pra o Shakespeare ser o MONSTRO DA LITERATURA, pra mim Tolkien é recente ainda...de repente quem sabe ele consiga passar o lagozinho da fantasia? :roll: Tolkien tem muito mais que só isso, não? mas se num passar num tem pro não! :lol:
 
Não demorou esse tanto que vc pensa, não. Ele já era reconhecido antes de morrer.

Como já disse, há os que agitam todo o lago (e são chamados de cânones literários pelo Sr. Bloom) e há os que agitam determinadas áreas. É certo que a literatura de fantasia não foi a mesma depois de Tolkien, mas não dá para dizer que um Umberto Eco, ao escrever, tenha sido influenciado por ele.

Sacou o que estava querendo dizer com laguinho? Influências.

Já postei uma citação enorme do Eliot em um tópico sobre influências, que acho que explica bem o que estou querendo dizer.
 
mas teve uma baita influência mesmo q pra fantasia, devia ter sido muito mais considerado! mas esse papo de influencia é meio furado! vai ficar meio dificil alguém influenciar depois de tantos escritores, vai ser dificil se destacar... queria saber oq realmente ele falou naquele livro! :roll: Valeu pelas respostas! :mrgreen:
 
Joy, eu adorei a forma que tu explicou sobre a importancia das obras literarias (que pode ser aplicada a influencia delas sobre a cultura em geral, ou ate a outras formas de arte) :D

Bem ... Harold Bloom é fera mesmo, alem de ser um tremendo erudito (em parte por isso). Embora pelo livro que eu li dele, um em que ele comenta as principais obras dos maiores escritores da humanidade, eu fiquei um pouco com o pé atras. Talvez pela forma que ele organizou os autores, mas não conheço ele bem o suficiente para critica-lo com mais conteudo.
 
NightRaven disse:
mas teve uma baita influência mesmo q pra fantasia, devia ter sido muito mais considerado!

Sim, uma baita influência. SÓ NA FANTASIA. Entendeu? :)

NightRaven disse:
mas esse papo de influencia é meio furado!

Não, não é furado não. É uma das coisas que mais importam quando se vai analisar uma obra literária. Óbvio, uma análise imparcial e sem fanatismos :roll:

NightRaven disse:
vai ficar meio dificil alguém influenciar depois de tantos escritores, vai ser dificil se destacar...

Se todos continuarem com esse pensamento, vai ser difícil mesmo. :clap:

Faramir disse:
Joy, eu adorei a forma que tu explicou sobre a importancia das obras literarias (que pode ser aplicada a influencia delas sobre a cultura em geral, ou ate a outras formas de arte) :D

:wink:
 
Tolkien não escreveu um mero conto de fadas , ele criou uma mitologia !! a questao das linguas por ele inventadas tb é bastante relevante....... literatura (mesmo q só d fantasia) , musica , cinema , uma boa parte da cultura pop atual foram por ele influenciadas sim !!! ... tb concordo q ñ como shakespeare ou dante... eses tiveram grande importancia em sua época e continuam tendo até hj ..... mas eu achu q a pedra do Prof. Tolkien provocou ondas um pouco maiores nesse laguinhu ae...............
 
Hum, para o caso de não ter entendido, vou repetir o que disse sobre influência:

É uma das coisas que mais importam quando se vai analisar uma obra literária. Óbvio, uma análise imparcial e sem fanatismos

Que pelo visto a maioria não consegue fazer :obiggraz:

Senhora de Ithilien disse:
Tolkien não escreveu um mero conto de fadas , ele criou uma mitologia !!

A mitologia está dentro de que gênero da literatura, querida? Fantasia.

Elaiá... :roll:
 
eu sei quem eh! eu sei eu sei!!! eeeee!! eu adoro ele.... ele naum fala mal de SDA naum, mas tbm naum fala mmmmttttoooo bem!!! bom, eu como odiadora oficial de HP (e naum quero uma discussao sobre isso aki, eh minha opiniao e acabou) ja li tdas as criticas dele ao livro, e digo q adoro ele ainda mais, concordo plenamente em genero numero e grau do q ele diz, ele fez uma litsa completa de coisas e autores q a JK copiou, naum se baseou, COPIOU... o_o ele falou ja de sda, elogiou os livros, pelo q lembro, mas naum a ponto de o tornar um dos melhores, bom, ele leu coisas q pois em cima q eu naum li, entaum naum posso julgar...... a mtas coisas no google sobre ele, eh maqis facil encontrar pela frase "eu odeio harry potter" XD
 
Só pra lembrar: na internet se escreve muita coisa colocando os créditos no nome de um famoso para dar credibilidade. Ainda mais em casos como Harry Potter X Harold Bloom, que o autor sempre deixou claro em entrevistas que acha um lixo.
 
[/b]Ana Lovejoy escreveu:


A mitologia está dentro de que gênero da literatura, querida? Fantasia.


por um acaso eu falei q ñ estava????????? .. pelo contario , eu afirmei q tolkein realmente ñ abrange a mesma area de influencia q shekespeare ou dante , mas sim q dentro da sua area (q é fantasia , eu concordo!!!) ele influencio mt coisa!!! O q eu quis dizer é q atualmente esse genero ''fantasia'' abrange mt mais q literatura , mas tb arte de audio e visual , esses q são os ''carros chefes'' da cultura pop dessa nossa epoca!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo