1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Haradrim e Easterling

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Salgueiro-homem, 17 Dez 2010.

  1. Salgueiro-homem

    Salgueiro-homem Usuário

    Como Sauron recrutou os homens de Harad e do Leste??

    Somente como poder da maldade e pelo ódio desses povos contra Gondor e cia?
    Ou eles adoravam a Sauron como um deus e tinham a guerra como sagrada?

    sempre pensei que poderia ser algo do tipo de uma idolatração de Sauron, pois se onde esses povos vivem é deveras quente e o sol não os deixa em paz então chega alguém e deixa tudo preto, embebido em trevas, escuro e sem sol!! Certamente que ficaria mais fresco, não?!

    Pense você no meio do deserto morrendo por causa do sol escaldante. O que você não faria pra conseguir uma sombra? Então aparece um cara e faz uma nuvem gigante de cinzas e fumaça tapa tudo, uma senhora sombra. E diz pra você: 'sempre posso trazer essa sombra pra você só o que tem a fazer é guerrear contra os caras de Gondor'. Ai você pensa: 'AAA sombra que gostoso:obiggraz:, eu já odeio Gondor mesmo...:think:tá é de cinzas e fumaça pode cheirar a enxofre talvez, mas é como fumar de noite só que sem cachimbo'. Ai responde:' ok senhor Sauron vamo detona' :joy:

    O que pensam?
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Deve ser um pouco de ambos.

    Os haradrim já tinham ódio contra Gondor por causa de guerras anteriores. A rixa ali era antiga. Aí chega Sauron e oferece uma guerra praticamente pronta contra um reino enfraquecido. Os resultados são positivos. Gondor definha, Ithilien é tomada. Os orientais se animam com os resultados, e daí para Sauron se apresentar como um deus digno de adoração é um pulo. Nada muito diferente do que ele fez em Númenor, por exemplo: primeiro manipulação, com resultados positivos; depois a adoração.
     
  3. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Vale lembrar que independente de Sauron ou não ter interferido, existia um ressentimento pelos povos do leste contra os númenorianos.

    Se lembrarmos bem, quando Númenor se tornou a maior potência que já existiu em Arda, os númenorianos viajavam para o leste do mundo sempre com a missão de ajudar os povos naquilo que eles necessitavam. E isso fez valer e muito por longos anos, principalmente no reinado de Tar-Aldarion.

    Entretanto, quando os numenorianos (ou parte deles) começaram a se sentirem os reis da cocada preta, os bam bam bans do pedaço, começaram a explorar os povos da Terra media, principalmente os haradrim, onde o ressentimento foi maior, a exploração humana se tornou algo cruel e irrecuperável. Isso gerou um ódio nos homens da Terra media e Sauron viu isso como uma arma que valeria a pena colocar contra Númenor. Então Sauron inflamou os variags e haradrim, além dos easterlings contra a potência Númenor que estava detonando a Terra media com a exploração sem controle dos recursos naturais, além de fazer valer sua política externa e sem limites sobre os demais povos.

    Vale ressaltar que essa discórdia também se faz valer para os povos de Enedwaith onde toda esta ampla região foi devastada, as florestas caíram para suprir as naus da ilha do oeste.

    Tudo isso, juntando a maldade, malícia e esperteza de Sauron fez com que todos os povos ditos do leste odiassem os númenorianos.


    Bom, acho que falei muito e quase nada rsrs
     
  4. Salgueiro-homem

    Salgueiro-homem Usuário

    Hahaha, não diria que você, Elessar Hyarmen, tenha dito muito sem dizer nada. =D
    Fico grato pelo seu comentário assim como o de Meneldur.

    Então pode ser que com uma BOA comunicação esses povos poderiam viver em relativa paz com os outros?
    ou esse ressentimento é grande de mais que um bom reinado não conseguiria pelo menos evitar guerras?

    Penso que mesmo depois de várias guerras poderia-se atingir um tipo de acordo. Os europeus atacaram por muito tempo os árabes em cruzadas sagradas mas mesmo depois disso existiu comércio e coisa do tipo, não que sejam felizes uns com os outros mas não se atacam feito loucos. Os haradrim são homens tbm, não orc.
     
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Aragorn quando se tornou rei fez acordo com os reinos do sul e leste, houve uma paz "aceitável" onde os reinos respeitavam as soberanias. No leste a situação foi mais difícil do que em Harad, embora em todas essas campanhas o resultado foram acordos entre ambos, um reconhecendo do outro.

    E essa história do SDA é muito semelhante quando se comparado com nossa história real, do passado. Claro que cada coisa com suas particularidades.
     
  6. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    além de aspectos importantes que nossos colegas trouxeram acima, acredito que povos oprimidos, deixados de lado, na penumbra, com mágoas e feridas expostas, sem serem curadas, são mais susceptíveis a serem iludidos e comprados com muita facilidade.
    E venhamos e convenhamos que esse era a grande tacada de gênio de Sauron: valia-se da fraqueza e das mágoas para conseguir o que quisesse.
    Desta forma, iludindo e prometendo o céu à estes povos, envenenou a mente destes para que ficassem ao seu lado.
     
  7. Salgueiro-homem

    Salgueiro-homem Usuário

    Obrigado a todos pelos comentários =D

    De modo geral parece que há um consenso. Agradeço por terem esclarecido minhas dúvidas também. =D
     
  8. Carnildo

    Carnildo O Esquecido

    Eu acho que eh o seguinte:Os Haradrim queriam pegar Gondor, mas não eram fortes o suficiente.Sauron deu as ferramentas.É tipo vc tá matando um cara aos murros e eu lhe dou uma pistola.
     
  9. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Muito interessante essa questão e acho que tem a ver com o que comentei
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Por maior que fosse o ressentimento dos povos de Harad contra os numenorianos, não imagino que eles teriam poder para lutar por conta própria. No Tolkien Gateway eu achei a seguinte informação:

    É realmente possível, portanto, que Sauron tenha começado a influenciar os povos de Harad oferendo os anéis do poder para "reis, feiticeiros e guerreiros" das tribos. Além disso, depois da queda de Númenor, os sobreviventes de Harad ficaram conhecidos como Black Numenorians, justamente por já estarem a serviço de Sauron.

    Então, respondendo a pergunta, acho que esse recrutamento é muito mais antigo, tendo começado na Segunda Era. Eu suponho que Sauron deu alguns anéis do poder para líderes das tribos de Harad como forma de fortalece-los contra a opressão das colônias numenorianas da costa da Terra-Média. Durante a Guerra do Anel, na Terceira Era, esses povos já estavam sob o domínio de Sauron.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Bem lembrado, acho que fala algo sobre isso nos Contos Inacabados ou Silmarillion (esqueci agora) que na Segunda Era quando Sauron vai enfrentar o rei de Númenor (esqueci o nome rsrsrs) ele (Sauron) diante do poder dos numenorianos acaba desistindo de enfrentar pois não teria forças para isso e acaba mudando de estratégia e se rende. Indo então, morar como prisioneiro em Númenor.

    Agora, se não estiver enganado, essa rendição se deu em Harad, quando Sauron deixou Mordor com suas forças para enfrentar os numenorianos.

    Se alguém aí estiver com a mente fresquinha, por favor confirme ou corrija minha observação...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Mas aí a cronologia não fecha, Elessar. Olha só:

    1) Em 1627 da Segunda Era, Sauron ataca Eregion e recupera alguns dos anéis (menos os 3 grandes anéis élficos).

    2) A parti de 1800 da Segunda Era os numenorianos começaram a estabelecer domínios nas costas da Terra-Média.

    3) Os nazgûls surgiram em 2251 da Segunda Era.

    4) Sauron efetivamente só esteve em Númenor a partir de 3255 da Segunda Era, quando se entregou à autoridade do rei Ar-Pharazôn.

    O item (4), ao qual você se refere no post, é descrito no Silmarillion:

    É curioso o trecho destacado, já que nessa época os nazgûls já tinha aparecido. Aliás, não achei nenhum informação sobre o que aconteceu com os nazgûls entre o surgimento (2251 da Segunda Era) e a derrota da Sauron (3441 da Segunda Era, quando os nazgûls se dispersaram). É mio bizarro não saber nada sobre eles durante a Segunda Era.
     

Compartilhar