• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Haradrim e Easterling

Como Sauron recrutou os homens de Harad e do Leste??

Somente como poder da maldade e pelo ódio desses povos contra Gondor e cia?
Ou eles adoravam a Sauron como um deus e tinham a guerra como sagrada?

sempre pensei que poderia ser algo do tipo de uma idolatração de Sauron, pois se onde esses povos vivem é deveras quente e o sol não os deixa em paz então chega alguém e deixa tudo preto, embebido em trevas, escuro e sem sol!! Certamente que ficaria mais fresco, não?!

Pense você no meio do deserto morrendo por causa do sol escaldante. O que você não faria pra conseguir uma sombra? Então aparece um cara e faz uma nuvem gigante de cinzas e fumaça tapa tudo, uma senhora sombra. E diz pra você: 'sempre posso trazer essa sombra pra você só o que tem a fazer é guerrear contra os caras de Gondor'. Ai você pensa: 'AAA sombra que gostoso:obiggraz:, eu já odeio Gondor mesmo...:think:tá é de cinzas e fumaça pode cheirar a enxofre talvez, mas é como fumar de noite só que sem cachimbo'. Ai responde:' ok senhor Sauron vamo detona' :joy:

O que pensam?
 
Deve ser um pouco de ambos.

Os haradrim já tinham ódio contra Gondor por causa de guerras anteriores. A rixa ali era antiga. Aí chega Sauron e oferece uma guerra praticamente pronta contra um reino enfraquecido. Os resultados são positivos. Gondor definha, Ithilien é tomada. Os orientais se animam com os resultados, e daí para Sauron se apresentar como um deus digno de adoração é um pulo. Nada muito diferente do que ele fez em Númenor, por exemplo: primeiro manipulação, com resultados positivos; depois a adoração.
 
Vale lembrar que independente de Sauron ou não ter interferido, existia um ressentimento pelos povos do leste contra os númenorianos.

Se lembrarmos bem, quando Númenor se tornou a maior potência que já existiu em Arda, os númenorianos viajavam para o leste do mundo sempre com a missão de ajudar os povos naquilo que eles necessitavam. E isso fez valer e muito por longos anos, principalmente no reinado de Tar-Aldarion.

Entretanto, quando os numenorianos (ou parte deles) começaram a se sentirem os reis da cocada preta, os bam bam bans do pedaço, começaram a explorar os povos da Terra media, principalmente os haradrim, onde o ressentimento foi maior, a exploração humana se tornou algo cruel e irrecuperável. Isso gerou um ódio nos homens da Terra media e Sauron viu isso como uma arma que valeria a pena colocar contra Númenor. Então Sauron inflamou os variags e haradrim, além dos easterlings contra a potência Númenor que estava detonando a Terra media com a exploração sem controle dos recursos naturais, além de fazer valer sua política externa e sem limites sobre os demais povos.

Vale ressaltar que essa discórdia também se faz valer para os povos de Enedwaith onde toda esta ampla região foi devastada, as florestas caíram para suprir as naus da ilha do oeste.

Tudo isso, juntando a maldade, malícia e esperteza de Sauron fez com que todos os povos ditos do leste odiassem os númenorianos.


Bom, acho que falei muito e quase nada rsrs
 
Hahaha, não diria que você, Elessar Hyarmen, tenha dito muito sem dizer nada. =D
Fico grato pelo seu comentário assim como o de Meneldur.

Então pode ser que com uma BOA comunicação esses povos poderiam viver em relativa paz com os outros?
ou esse ressentimento é grande de mais que um bom reinado não conseguiria pelo menos evitar guerras?

Penso que mesmo depois de várias guerras poderia-se atingir um tipo de acordo. Os europeus atacaram por muito tempo os árabes em cruzadas sagradas mas mesmo depois disso existiu comércio e coisa do tipo, não que sejam felizes uns com os outros mas não se atacam feito loucos. Os haradrim são homens tbm, não orc.
 
Então pode ser que com uma BOA comunicação esses povos poderiam viver em relativa paz com os outros?
ou esse ressentimento é grande de mais que um bom reinado não conseguiria pelo menos evitar guerras?

Aragorn quando se tornou rei fez acordo com os reinos do sul e leste, houve uma paz "aceitável" onde os reinos respeitavam as soberanias. No leste a situação foi mais difícil do que em Harad, embora em todas essas campanhas o resultado foram acordos entre ambos, um reconhecendo do outro.

E essa história do SDA é muito semelhante quando se comparado com nossa história real, do passado. Claro que cada coisa com suas particularidades.
 
além de aspectos importantes que nossos colegas trouxeram acima, acredito que povos oprimidos, deixados de lado, na penumbra, com mágoas e feridas expostas, sem serem curadas, são mais susceptíveis a serem iludidos e comprados com muita facilidade.
E venhamos e convenhamos que esse era a grande tacada de gênio de Sauron: valia-se da fraqueza e das mágoas para conseguir o que quisesse.
Desta forma, iludindo e prometendo o céu à estes povos, envenenou a mente destes para que ficassem ao seu lado.
 
Obrigado a todos pelos comentários =D

De modo geral parece que há um consenso. Agradeço por terem esclarecido minhas dúvidas também. =D
 
Eu acho que eh o seguinte:Os Haradrim queriam pegar Gondor, mas não eram fortes o suficiente.Sauron deu as ferramentas.É tipo vc tá matando um cara aos murros e eu lhe dou uma pistola.
 
Como Sauron recrutou os homens de Harad e do Leste?

Muito interessante essa questão e acho que tem a ver com o que comentei nesse outro post.

Por maior que fosse o ressentimento dos povos de Harad contra os numenorianos, não imagino que eles teriam poder para lutar por conta própria. No Tolkien Gateway eu achei a seguinte informação:

Sauron did not at first dare to extend his power to the coast where the Númenóreans held power. But after the forging of the Rings of Power and the emergence of the Nazgûl, Sauron began to attack the Númenórean settlements on the coast.

É realmente possível, portanto, que Sauron tenha começado a influenciar os povos de Harad oferendo os anéis do poder para "reis, feiticeiros e guerreiros" das tribos. Além disso, depois da queda de Númenor, os sobreviventes de Harad ficaram conhecidos como Black Numenorians, justamente por já estarem a serviço de Sauron.

Então, respondendo a pergunta, acho que esse recrutamento é muito mais antigo, tendo começado na Segunda Era. Eu suponho que Sauron deu alguns anéis do poder para líderes das tribos de Harad como forma de fortalece-los contra a opressão das colônias numenorianas da costa da Terra-Média. Durante a Guerra do Anel, na Terceira Era, esses povos já estavam sob o domínio de Sauron.
 
Bem lembrado, acho que fala algo sobre isso nos Contos Inacabados ou Silmarillion (esqueci agora) que na Segunda Era quando Sauron vai enfrentar o rei de Númenor (esqueci o nome rsrsrs) ele (Sauron) diante do poder dos numenorianos acaba desistindo de enfrentar pois não teria forças para isso e acaba mudando de estratégia e se rende. Indo então, morar como prisioneiro em Númenor.

Agora, se não estiver enganado, essa rendição se deu em Harad, quando Sauron deixou Mordor com suas forças para enfrentar os numenorianos.

Se alguém aí estiver com a mente fresquinha, por favor confirme ou corrija minha observação...
 
Bem lembrado, acho que fala algo sobre isso nos Contos Inacabados ou Silmarillion (esqueci agora) que na Segunda Era quando Sauron vai enfrentar o rei de Númenor (esqueci o nome rsrsrs) ele (Sauron) diante do poder dos numenorianos acaba desistindo de enfrentar pois não teria forças para isso e acaba mudando de estratégia e se rende. Indo então, morar como prisioneiro em Númenor.

Agora, se não estiver enganado, essa rendição se deu em Harad, quando Sauron deixou Mordor com suas forças para enfrentar os numenorianos.

Se alguém aí estiver com a mente fresquinha, por favor confirme ou corrija minha observação...

Mas aí a cronologia não fecha, Elessar. Olha só:

1) Em 1627 da Segunda Era, Sauron ataca Eregion e recupera alguns dos anéis (menos os 3 grandes anéis élficos).

2) A parti de 1800 da Segunda Era os numenorianos começaram a estabelecer domínios nas costas da Terra-Média.

3) Os nazgûls surgiram em 2251 da Segunda Era.

4) Sauron efetivamente só esteve em Númenor a partir de 3255 da Segunda Era, quando se entregou à autoridade do rei Ar-Pharazôn.

O item (4), ao qual você se refere no post, é descrito no Silmarillion:

Enviou, então, arautos a Sauron, ordenando-lhe que se apresentasse diante dele e lhe jurasse lealdade. E Sauron veio. Mesmo de sua poderosa torre de Barad-dûr veio ele, sem fazer nenhuma menção de combate. Pois percebia que o poder e a majestade dos Reis do Mar superavam tudo o que deles se dizia, de modo que não poderia confiar que mesmo os melhores de seus servos a eles resistissem.

É curioso o trecho destacado, já que nessa época os nazgûls já tinha aparecido. Aliás, não achei nenhum informação sobre o que aconteceu com os nazgûls entre o surgimento (2251 da Segunda Era) e a derrota da Sauron (3441 da Segunda Era, quando os nazgûls se dispersaram). É mio bizarro não saber nada sobre eles durante a Segunda Era.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo