• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gunnm – Battle Angel Alita (Tsutsu Yume GUNNM, 1990)

Tipo, eu axo q essa discursao ja ta passando dos limites né? axo q mesmo dizendo o contrário vcs estao numa briga de opinioes pessoais... é mesma koisa que perguntar kual eh o melhor mangá e axar q todos vao concordar com voce...

Não é isto que esta em questão, estamos apenas arguindo opniões diferentes...
E vou facilitar a vida de todos, agora.

Olha Fox estamos dando voltas em círculos, percebo que você e eu temos opniões muito próprias do que é necessário ou não em um mangá, eu acho que um mangá pode ser simples e muito bom. Desde que se mantenha um ritmo(um mesmo ritmo) e não se perca no mesmo.
Quando disse que o cenário era convincente e que a atenção dada no cenáriio era apenas a necessária não me contradisse, e desculpe se não fui mais claro, vêmos sim pequenos detalhes da cultura do povo e eles são sim colocados em segundo plano, mas essa é uma forma muito comum de não colocar choque na história como se fossem traços comuns do lugar sem comprometer o foco principal da história.
Não, não acho que o humor tem melhor lugar para aparecer, ou que os combates podem atrasar a história, os combates são parte principal da proposta de Gunm e o humor, eu pelo menos acho apropriado.
Entendo a sua decepção ao mangá pelo fato das obras que você diz gostar, mas diminuir essas obras em virtudes de consideradas melhores a nível artístico pode fazer com que coisas que gostemos e tenham qualidade consideradas piores do que são.
Você cita Ghost in the Shell e Akira, mas existem também Meu amigo Totoro, e A viagem de Chihiro, que na minha opinião são muito melhores artistícamente falando, esquecendo a definição de arte de história da arte e adotando uma mais do senso comum...
Com relação a Vagabond você disse que a história era boazinha... desculpe, mas a carga de sentimento e poesia que sinto ao ler Vagabond fazem ela muito maiores do que o simples "boazinha"...
Desculpe se nessa discussão de alguma forma pareci desrespeitoso, essa nunca foi minha intenção. Sei que não respondi várias coisas que você escreveu, você pode julgar isso até como uma vitória na discussão, mas fiz isso por escolha própria, a verdade é que realmente não iriamos chegar a ligar nenhum, temos opiniões muito diferente sobre diversos pontos, eu acho, por exemplo que um personagem pode sim ser muito caracterizado sem muita história, mas deixe meu argumentos pra isso para um outro post.

A discussão que tivemos foi muito boa para mim,
Saudações Cordiais!
 
Red Chocobo disse:
percebo que você e eu temos opniões muito próprias do que é necessário ou não em um mangá, eu acho que um mangá pode ser simples e muito bom.

Eu também disse, isso, não notou?

Quanto a coisas necessárias, não me refiro só a mangás, mas histórias em geral mesmo. Em muitos pontos, julgo da mesma forma a narrativa de quadrinhos e cinema, por exemplo, por certa semelhança em alguns pontos.

disse que o cenário era convincente e que a atenção dada no cenáriio era apenas a necessária não me contradisse

Eu falava me referindo mais a maioria do cenário que aparece, que sempre era muito escasso.

Não que eu quisesse que sempre aparecessem aqueles panoramas da cidade, porque isso ia ser muito cansativo, mas muitas vezes ele só desenhava os corpos em combate e linhas de velocidade. Só.

Não acho isso bom, porque já se desenvolveu há muito tempo nos mangás que um certo abandono da ambientação valoriza a ação visual, quando o uso de cenários por artistas de ramos fora dos mangás provam o contrário.

Só ver Moebius por exemplo (grande usuário dos cenários vastos e rebuscados), que até influencou muito manga-ka, inclusive o Kishiro.

mas essa é uma forma muito comum de não colocar choque na história como se fossem traços comuns do lugar sem comprometer o foco principal da história.

Não é uma forma errada, lógico, mas considero um erro usá-la quase como um padrão.

Ver cenários completos com alguma constância vem se tornando raridade em mangás. E em qualquer momento que a arte visual seja relegada a segundo plano é péssimo.

Não, não acho que o humor tem melhor lugar para aparecer, ou que os combates podem atrasar a história, os combates são parte principal da proposta de Gunm e o humor, eu pelo menos acho apropriado.

Isso é a proposta, sim, mas ao mesmo tempó a proposta por si só é meio desequilibrada, em termos de bom senso. Aí eu já entro mais no mérito do padrão de narrativa de mangás shonen. Humor em horas meio tensas demais pra isso e combates excessivos.

Não é exatamente uma falta excusiva do Kishiro, que até tentou fugir disso de vez em quando.

Ele trabalhou bem dentro da proposta, mas a proposta poderia ter sido muito melhor desenvolvida.

Entendo a sua decepção ao mangá pelo fato das obras que você diz gostar, mas diminuir essas obras em virtudes de consideradas melhores a nível artístico pode fazer com que coisas que gostemos e tenham qualidade consideradas piores do que são.

Eu não faço comparações levianas. Exatamente pelo ótimo motivo que você comentou.

Mas depois de um tempo vendo histórias dos mais variados tipos, fui pendendo cada vez mais pelo que é mais original.

Por isso dificilmente acho um mangá bom por aí, a maioria é muito a mesma coisa, entende?

Você cita Ghost in the Shell e Akira, mas existem também Meu amigo Totoro, e A viagem de Chihiro, que na minha opinião são muito melhores artistícamente falando, esquecendo a definição de arte de história da arte e adotando uma mais do senso comum...

Eu cito Akira e GiTS porque eles são de fato supriores, artisticamente falando mesmo. Em termos de animação e história.

Mas não é por que não citei uma centena de outros trabalhos que automaticamente os considero ignoráveis. Com certeza não acho isso de nada feito pelo Miyazaki.

Com relação a Vagabond você disse que a história era boazinha... desculpe, mas a carga de sentimento e poesia que sinto ao ler Vagabond fazem ela muito maiores do que o simples "boazinha"...

Lobo solitário tem muito mais lirismo e profundidade do que Vagabond, pra citar um exemplo. Em uma única revista ele explora muitas coisas além da profundidade dos seu personagens, muito mais do que Vagabond faz por exemplo.

Não que seja por falta de capacidade, isos é apenas a opção do autor.

O que digo aqui não se refere ao que você sente lendo, no entanto. Apenas falo de aspectos técnicos.

Desculpe se nessa discussão de alguma forma pareci desrespeitoso, essa nunca foi minha intenção.

Comigo não foi, relaxa.

Sei que não respondi várias coisas que você escreveu, você pode julgar isso até como uma vitória na discussão

Entrar numa discussão pra vencer seria provavelmente a coisa mais patética que eu poderia fazer, a não ser que eu fosse um advogado num tribunal. :?

eu acho, por exemplo que um personagem pode sim ser muito caracterizado sem muita história, mas deixe meu argumentos pra isso para um outro post.

Quanto a isso eu não tinha dito nada. Um personagem pode ser mesmo muito bem desenvolvido sem uma grande história acompanhando-o.

O contrário já não procede.

A discussão que tivemos foi muito boa para mim

Pois é, pra mim também estava indo muito bem.

Mas pro espectador nem tanto.

Se não se pode mais ter uma discussão inteligente aqui sem que cheguem querendo apartar, nota-se o nível de qualidade que o forum chegou...
 
Ahh meu, q pena q esse manga ta acabando!!!! :(
Ta entrando uma rapa de personagem carismatico pra acabar no numero 18...
Podia ter mais coisas, mas como o mangaka terminou esse a um certo tempo, eu acho impossivel ele retornar a desenhar Gunnm.
É uma pena mesmo :osigh:
 
Tem horas em q eu acho a Gally demais, como no inicio, mas tem vezes em q ela me irrita com sua teimosia e orgulho!
Alguem sente algo parecido?
 
Eu não, preciso de um pouco mais de desenvolvimento pra ser convencido pelo personagem.

Tipo no nível de uma pessoa de verdade.
 
Eu espero que lancem na sequência Gunnm - Last Order. Eu achei o desenvolvimento subsequente muito mais interessante do que o desenvolvimento do final proposto.

Nota - Gunnm - Last Order é um "final alternativo" que o autor pôde lançar depois de terminada a série. Podemos dizer que é uma versão de diretor da série. Ele se encaixaria logo após o volume 8 japonês e 16 brasileiro.

Fui.
 
É mesmo, eu nunca tinha ouvido falar disso ai
Como vc fico sabendo???



Ta mais com cara de boatos.
 
Vão no google e mandem procurar por gunnm - Last Order. Eu não coloco mais nenhuma informação aqui porque os deuses da RIAA, FBI e o escambau podem interpretar como uma apologia à pirataria.

Existem muitos fã-sites com informações sobre o Last Order. Ele está sendo publicado semanalmente (capítulo por capítulo) na UltraJump e depois vai direto para os Tankoubons (mangás fechados como o que a gente compra aqui).

A edição Japonesa já está no Volume 6 (sai lá de três em três meses)

Fui.

E.D.I.T - No Amazon tem os "livros" para vender ò descrentes.
 
Bem estou com numero 18 na mão. Não digo que o final me surpeendeu pq já tinhal ido em inglês. Mas o q vcs acharam???
 
Eu só li até a 17, e fiquei bastante surpreso com o "segredo de Zalem". Eu nunca tinha me perguntado pq eles têma quele negócio na testa. Quero ler logo o 18. :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo