1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Governo lança nova classificação para hotéis brasileiros

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 22 Mai 2012.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O Ministério do Turismo lançou hoje no Rio um novo modelo de classificação de empreendimentos de hospedagem, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), o sistema tem o objetivo de dar mais confiabilidade e uniformidade à classificação dos hotéis, com o foco nos turistas que virão ao País para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos.

    "É preciso que um cinco estrelas de Porto Alegre ofereça as mesmas condições de hospedagem e serviço que um de São Luís ou da Cidade do Cabo", disse o ministro do Turismo, Pedro Novais, ao ressaltar a necessidade de padronização. O SBClass foi criado levando-se em conta sistemas de 24 países diferentes. Segundo o Ministério, o modelo anterior de classificação, implantado em 2002, foi revogado no ano passado, pois era "ultrapassado".

    Embora a adesão dos hotéis não seja obrigatória, o governo espera que a maioria se submeta à avaliação. "Há entre 12 mil e 15 mil hotéis que têm condições de aderir ao sistema. Acreditamos que até 2014 teremos a adesão de mais de 60% desse total", disse Novais. A classificação obtida pelos hotéis terá validade de três anos, ao fim dos quais terá que ser renovada.

    Apesar de ter critérios mais estritos, incluindo requisitos de infraestrutura, prestação de serviços e de práticas de sustentabilidade, o novo sistema manterá a classificação por estrelas, variando de uma a cinco. Os empreendimentos que não se submeterem à avaliação não poderão ostentar as estrelas.

    "Só poderão usar o símbolo de agora em diante os hotéis que estiverem classificados", declarou o ministro. O SBClass dividirá os estabelecimentos em sete grupos: hotel, hotel fazenda, hotel histórico, resort, pousada, cama e café e flat/apart hotel.

    Novais disse ainda que a adesão ao sistema não será um pré-requisito para obtenção de financiamento, mas admitiu que os hotéis que aderirem poderão ter mais facilidade. Segundo ele, há mais de R$ 3 bilhões em crédito, disponíveis em instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal, entre outras instituições, para ampliação e reforma da rede hoteleira para os eventos esportivos. "Não será por falta de crédito que a rede hoteleira deixará de se adaptar para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016", declarou o ministro.


    ------------------------------------------

    Obs. Apesar dessa noticia ter sido lançada ano passado, só agora começou a pegar pra valer.

    Hoje no rádio ouvi o ministro Aldo Rebelo dizer que agora vai acelerar isso.
     
    Última edição: 22 Mai 2012
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Eu achava que essa classificação por estrelas fosse internacional :think:
     

Compartilhar