• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Glorfindel

  • Criador do tópico Criador do tópico Anarien
  • Data de Criação Data de Criação
O fato de ele não falar ou fazer algo "incrível" no SdA não quer dizer nada, pois ele já havia feito o suficiente no Silmarilion, e quem quer saber as "aventuras" dele deve ler este livro. O foco do SdA não é nos "grandes", e sim nos "pequenos"; o próprio Tolkien explica isso em suas cartas, o porquê da Comitiva ser tão "simples", especialmente no tocante aos Hobbits e ao Legolas, justamente por que não foi enviado um elfo mais "poderoso" no lugar. Um dos motivos, mais do que óbvio, era para não chamar a atenção de todos os outros adversários. Uma coisa é tu fazer um grupo com meia dúzia de zé-ninguéns, outra é ter Elfos da importância de Glorfindel perambulando pela TM para levar o Um Anel para Mordor. Got it?
 
Acho que isso é pra aumentar o espanto de Frodo no Conselho, Solo...
Quem diria que aquele elfozinho que foi salvá-lo fosse um elfo super-f***???
Mostra mais uma vez que não se deve julgar precipitadamente, como feito com Aragorn.


EDIT: mais tudo isso que o Gabriel falou também:grin:
 
Uma coisa é tu fazer um grupo com meia dúzia de zé-ninguéns, outra é ter Elfos da importância de Glorfindel perambulando pela TM para levar o Um Anel para Mordor. Got it?

Não falei nada dele ir com a Comitiva, Gabriel. :eek:

O que eu tava falando é que ninguém pensaria que Glorfindel era um Elfo foda só lendo SdA, por que afinal ele não menciona nunca a Primeira Era em nenhuma das passagens onde ele aparece. Por exemplo, quando Elrond fala de Beleriand e da Última Aliança no capítulo do Conselho de Elrond, Glorfindel fica quietinho e não fala nada. É disso que eu to falando, entende.
 
A Comitiva foi um exemplo. De qualquer forma, como eu já disse, ele não está lá para receber as atenções, para que saibam que ele fez isso ou aquilo. Centenas de coisas sobre centenas de personagens não são mencionadas porque lá não é o lugar para isso, seja por espaço físico, seja por contexto.
 
Saiu sozinho para encontrar os viajantes mesmo sabendo dos nove .ELe que assustou os que ainda estavam na margem empurrando-os para a enchente.Não acho que qualquer elfo poderia fazer com que os Nove sentissem medo de si ,mas também concordo que sua participação poderia ser mais grandiosa.Talvez por ter sido no Silmarillion,Tolkien tenha preferido dar mais destaque a outros personagens.
 
Última edição:
Assim como já citado por Gabriel, a colocação de certos personagens de forma mais detalhada, seja por contexto, ou por espaço específico, fazem com que não se discuta ali mais sobre Glorfindel. Mas, obviamente, naquele contexto ele não tem nada de "comum", sendo que faz frente aos servos mais eficazes de Sauron, e de forma muito realçada é colocado sua "pureza" élfica, algo que remonta a tempos imemoriais àquela situação.
 
Sem falar que Gandalf menciona que Glorfindel era de Aman, quando Frodo acorda e etc, o que mostra que Tolkien já tinha em mente que este não era um elfo qualquer. Então, se ele era de Aman, ou ele seria um elfo que participou da rebelião dos noldor, ou um elfo enviado dos valar após a Primeira Era. Na verdade ele era as duas coisas.
 
Exatamente, assim como discutido no post a respeito de Legolas, a falta de informações específicas de certos personagens (por mais que existam informações) é pura e simplesmente contextual, seguindo a evolução das idéias de Tolkien.
 
Agora falando em Gandalf, será que o destino de todos que enfrentam um Balrog é morrer e voltar a vida?

Glorfindel matou o Balrog e voltou. Gandalf também.

Será que existe alguma idéia implícita nesses dois casos?
 
Considero que não.
Pois, apesar de fatos similares, não possuem aparentemente nenhuma ligação.
Muitos foram os que em Eras anteriores foram mortos por Balrogs, e àqueles que uma nova vida seria dada (como no caso dos elfos, não amaldiçoados, nem com pendências), assim o foi, e para os que não (como humanos, ou elfos amaldiçoados), não o foi.

Vejo a relação de um certo determinante natural em outras questões, como na questão dos servos de Aulë. No caso, tanto Sauron, quanto Curumo, se voltaram à busca pelo Poder.

Abraços.
 
Há muitas discussões sobre Glorfindel e realmente, ele é o mesmo!! Era um lider de Gondolin, matou um balrog na passagem "Abismo das Águias", morreu e seu corpo foi levado por Thorondor, assim como o de Fingolfin depois que Morgoth o matou. Ele reencarnou, lutou em Angmar e ficou em Valfenda como conselheiro de Elrond....

Quanto a Gandalf, ele era um Maia (Istari), ele matou um balrog e voltou mas sinceramente isso me traz uma pergunta: quando um Maia morre ele vai para Mandos? E não acho que tenha um idéia implicita o fato de matar um balrog, morrer e voltar.

Fato: Glorfindel é foda!!
 
Impressionante kra, eu ontem a noite tava justamente conversando com um amigo meu sobre Glorfindel e resolvi que ia cria um topico sobre ele hj aki pro pessoal me esclarecer algumas coisas, mas naum foi preciso sahuhuasas.

Realmente o Glorfindel é um personagem muito interessante e intrigante.
Tolkien disse que o Glorfindel da casa de Elrond é o msm que matou o Balrog, só que reencarnado. Então Glorfindel foi o primeiro e/ou único eldar a voltar pra Terra-Média depois de morto? (sem levar em conta Lúthien pois ela volto por causa do acordo feito com os Valar e volto na forma de mortal.)
Até onde eu li (SdA, Hobbit, Silmarillion e metade do Contos Inacabados) não foi dito que outro eldar voltou a Terra-Média ou estou enganado e deixei passar algo?
Qndo estava lendo o Senhor dos Anéis pela primeira vez, gostei muito do Glorfindel e cheguei até pensar que ele seria um dos membros da Sociedade pelo fato de ter ajudado Frodo a chegar em Rivendell (li a Sociedade do Anel antes do Filme) e fiquei muito triste qndo ele fico de fora. Acho que o Tolkien podia ter explorado um pouco mais o personagem durante o SdA pois realmente ficou muitas dúvidas sobre ele. :think:
 
Não caberia ao contexto das obras explorar no momento da Guerra do Anel Glorfindel, mais do que o fora.

Tipo, eu me referia ao capítulo em que ele aparece e no Conselho de Elrond. Com mais explicações do próprio Elrond. Ou até mesmo nos Apêndices no final.
 
Claro, entendo sua colocação, não coloquei de forma alguma como algo pessoal. =]
A questão é que, creio que o próprio Tolkien, como mencionado em suas cartas, não tinha interesse na criação de muitos apêndices e de muitas colocações do tipo nas obras, considerando que certas coisas poderiam tirar o gosto da leitura, e que alguns leitores preferiam esse "mistério" acerca de determinados assuntos.
Vejamos o exemplo de Tom Bombadil.
 
Mas mesmo ele no senhor dos aneis disse que não consiguiria enfrentar todos os espéctros sozinho mas é estranho que só sua presença os afugente não é?! para um noldor que enfrentou um Balrog rei!!!
 
Também acho esse fato estranho Erion.Mas creio que a situação inteira deve tê-lo favorecido naquele momento .
 
Última edição:
Mas mesmo ele no senhor dos aneis disse que não consiguiria enfrentar todos os espéctros sozinho mas é estranho que só sua presença os afugente não é?! para um noldor que enfrentou um Balrog rei!!!


Só uma leve correção, caro amigo. O Balrog que Glorfindel enfrentou não foi o senhor dos Balrogs Guthmog, pois esse foi Ecthelion que matou. Sabe-se que ele matou um Balrog mas não que esse Balrog era um rei!!

Abraço...
 
Acho que os espectros eram "repelidos" pelo Glorfindel por ele ser um eldar com poderes muito superiores aos outros. Seria tipo o Elrond ou a Galadriel. Mas sem os anéis elficos. Então o poder do Glorfindel provinha do fato dele ja ser poderoso na sua primeira vida, tanto que matou um Balrog sozinho e retornou a Terra-Média e com isso a "nobreza" dele tenha se tornado extrema. Ou seja, ele seria "puro" d+ pros Nazgûl.
Mas ninguem me respondeu, ele foi o único eldar a voltar a Terra-Média depois de morto? pq até aonde eu li num se falou de outro que tenha feito o mesmo.
 
Também acho esse fato estranho Erion.Mas creio que a situação inteira deve tê-lo favorecido naquele momento .

Acredito que foi a situação que o favoreceu sim, e tb penso que ele não poderia enfrentar todos os 9 de uma vez...na Terra-Média (principalmente na 3º Era) não existem esses "super-heróis", que enfrentam exercitos e tudo mais.

Acho que os espectros eram "repelidos" pelo Glorfindel por ele ser um eldar com poderes muito superiores aos outros. Seria tipo o Elrond ou a Galadriel. Mas sem os anéis elficos. Então o poder do Glorfindel provinha do fato dele ja ser poderoso na sua primeira vida, tanto que matou um Balrog sozinho e retornou a Terra-Média e com isso a "nobreza" dele tenha se tornado extrema. Ou seja, ele seria "puro" d+ pros Nazgûl.
Mas ninguem me respondeu, ele foi o único eldar a voltar a Terra-Média depois de morto? pq até aonde eu li num se falou de outro que tenha feito o mesmo.

Pelo que eu sei, Glorfindel foi o único que dos eldar que "reencarnou", que voltou da morte. Acredito nisso pq, como os outros amigos já disseram, é meio incoerente e confuso, mesmo com a explicação de Tolkien que o Glorfindel que derrotou o Balrog (mas que não era Gothmog) e o Glorfindel que ajuda Frodo são o mesmo personagem.
 

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back
Topo