• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Glamdring Orcrist Ferroada

Olá pessoal,estava aqui(mais uma vez)em meus devaneios tolkienianos e de repente me surgiu a dúvida sobre as origens e os antigos donos dessas 3 espadas que eu acho que são do reino de Gondolin.Eu tenho algumas dúvidas também sobre a origem de seus nomes e o fato de brilharem quando orcs se mostram(não sei se as 3 tem essas propriedades).Eu tenho algumas informações também que não tenho certeza da exatidão das mesmas.Por favor me ajudem.Muito obrigado.
 
Glamdring Orcrist Ferroada. Vc está certo em supor que elas foram feitas em gondolin. Glamdring a espada de Gandalf havia sido do próprio Turgon rei de Gondolin. Sua habilidade de emitir uma luz azul quando perto de orcs, fui a elas dada pela habilidade dos elfos que as criaram. Não se sabe como elas foram parar na caverna dos Três Trolls.
 
A semelhança é que todas eram de Gondolin e que todas emanavam algum brilho quando havia orcs por perto, além disso todas eram temidas pelo Inomigo, no caso da Ferroada, pelas aranhas, por isso o nome e Glamdring e Orcrist pelos Orcs
 
Como uma espada, mesmo contendo parte do poder/espírito do elfo, pode pressentir a presença de orcs? Os orcs emanariam uma energia maligna que era sentida pela espada :eek: ?
 
Haran Alkarin disse:
Como uma espada, mesmo contendo parte do poder/espírito do elfo, pode pressentir a presença de orcs? Os orcs emanariam uma energia maligna que era sentida pela espada :eek: ?

Como pode um dragão falar? No entanto Glaurung falou. Mera invenção fantasiosa ora... num mundo fantástico de tolkien ele pode tudo.

Sabemos que era possível colocar características especiais em objetos, afinal o um anel controlava os outros, embora isso tb não faça sentido no nosso mundo, nem a invisibilidade.

Provavelmente os elfos q fizeram tais espadas eram bem poderosos e passaram parte do seu poder para ela.
 
Um dragão fala por que ele possui uma essência de Morgoth que permite que ele "pense" no que quer falar, apesar de não ter alma. O pensamento seguiria as "orientações" da essência de Morgoth, que faria, pensaria e falaria tudo como o vala faria. Por isso um dragão nunca poderia ser bom. O Um Anel seria a mesma coisa, este domina os outros por que O Senhor dos Anéis é Sauron, este é um mestre da arte dos anéis e pode criar um anel que domina os outros que ele próprio criou. Como um vírus: eu posso criar um arquivo possibilitando de que eu o domine mais tarde, mesmo se ele estiver em outro micro. Os anéis élficos, que não teriam esse vírus, não eram dominados (ou eram :eek: ?). Mas as espadas não têm nenhuma explicação do tipo. Elas simplesmente sentem o orc. Como? Elas sentem a essência do orc? A espada tinha a essência do elfo, mas o elfo não sentia a presença de orcs. Como sua espada, com sua essência, poderia fazê-lo?

E uma outra dúvida: por que essas espadas, quando estavam em Gondolin, não sentiram a presença dos orcs que estavam chegando secretamente para arruinar a cidade :think: ?
 
Outra questão que me surgiu,. Diz no final do hobbit que a espada Orcrist que foi enterrada junto com Thorin sempre brilhava quando inimigos se aproximavam da Montanha Solitária. Não especificando apenas orcs, mas inimigos em geral, como explicar isso? :o?:
 
Elurín disse:
Outra questão que me surgiu,. Diz no final do hobbit que a espada Orcrist que foi enterrada junto com Thorin sempre brilhava quando inimigos se aproximavam da Montanha Solitária. Não especificando apenas orcs, mas inimigos em geral, como explicar isso? :o?:


os orcs são os eternos inimigos de todos principalmente dos Anões por isso a citação deveria estar se referindo aos orcs (quem sabe um sinônimo de orc?) :)
 
Haran Alkarin disse:
E uma outra dúvida: por que essas espadas, quando estavam em Gondolin, não sentiram a presença dos orcs que estavam chegando secretamente para arruinar a cidade :think: ?

Pq a espada não tem um alcance tão grande assim.

Turgon soube do ataque enquanto os dragões ainda estavam do lado de fora da cidade... o problema é q mesmo tendo 1 hora de vantagem, isso não é suficiente pra esvaziar uma cidade inteira.

Logo qdo as espadas brilharam eles já sabiam do inimigo
 
A espada que matou Turambar chegou até a falar,como disse Fingolfin tudo faz parte da criatividade do autor,e desde a guerra dos anões contra os orcs,esse eram classificados como seus principais inimigos,por isso é mais óbvio que estava se referindo a eles como inimigos.
Tolk não podia imaginar que sua obra iria ser analisada palavra por palavra,e numa obra desta magnitude é impossivel não deixar algumas pontas soltas. :mrgreen:
 
Tolk não podia imaginar que sua obra iria ser analisada palavra por palavra,e numa obra desta magnitude é impossivel não deixar algumas pontas soltas. :mrgreen:[/quote]

não tão soltas assim pois depende da interpretação de cada um mas é o mais provável não o definitivo
 
além disso todas eram temidas pelo Inomigo, no caso da Ferroada, pelas aranhas, por isso o nome e Glamdring e Orcrist pelos Orcs
Creio que a Ferroada não foi feita com a intenção de ter um poder maior sobre as aranhas. Penso que esse sentido foi atribuído depois dos incidentes no Hobbit e no Senhor dos Anéis.

E sobre essa historia de que a Orcrist brilha quando os "Inimigos" se aproximam.Creio que a palavra inimigos, nesse caso, foi usada para definir Orcs. Isso fica subentendido, já que havia sido explicado o seu poder anteriormente.
 
olha galera as informações incertas que eu tinha algumas foram confirmadas outras não.
A orcrist me parece q pertencia a Ecthelion da fonte
A glamdring à turgon como já foi dito
A Ferroada me parece uma simples adaga efica
Me digam se é verdade isso msm
PS:Hoje completo um ano na valinor
 
(Parabéns Bard!)

Sobre as espadas, creio que não foi especificado a quem pertenceu Orcrist, masfala que ela era conhecida e temida, assim como Glamdring. Sobre o poder das espadas... acho que em um mundo em que existem Ents, Salgueiros-homens e Tom Bombadil uma espada que brilha não é nada tãããão fantástico.
 
Porém as coisas que falo são incertas,será que não tem um texto que fala sobre as espadas?Uma home ou qualquer coisa do tipo?Pq isso da Orcrist ser do Ecthelion parece que eu ouvi falar não sei aonde.E será que não tem o nome do ferreiro que as produziu?
PS:por falar em ferreiro qual o nome do cara que fez a Andúril?Acho que é um anão não é?
 
Sobre a Andúril:

A espada de Aragorn II e antes dele de seu ancestral Elendil. Elendil a chamava Narsil mas quando morreu no cerco de Barad-dur ao final da Segunda Era sua espada foi quebrada e foi passada de geração a geração até que Aragorn a teve reforjada em Imladris, na Terceira Era, e a chamou Andúrl. Ela foi feita pelo Anão Telchar de Nogrod na Primeira Era. Andúril Significa "A Chama do Oeste". Do Senhor e da Senhora de Lórien Aragorn recebeu como presente uma bainha bordada com flores e flores em prata e ouro e em runas estava escrita a linhagem da espada e seu nome e enquanto a espada utilizasse a bainha nunca se mancharia ou quebraria.
 
Salve amigos da Valinor!
Sobre Orcrist, tenho quase certeza que é dito no "O Hobbit" que ela pertenceu a um capitão de Gondolin, o próprio Elrond diz isso, se não me engano. Mas não diz quem é o capitão.
 
Citação da parte das espadas n'O Hobbit:

[...]Esta, Thorin, as runas chamam de Orcrist, Fende-Orc, na antiga lingua de Gondolin; foi uma espada famosa.[...]

Não fala nada de que foi usada por um capitão. A não ser que tenha algo nas HoME, a espada é só importante...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo