1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Glamdring Orcrist Ferroada

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bard o matador de dragões, 14 Abr 2005.

  1. Olá pessoal,estava aqui(mais uma vez)em meus devaneios tolkienianos e de repente me surgiu a dúvida sobre as origens e os antigos donos dessas 3 espadas que eu acho que são do reino de Gondolin.Eu tenho algumas dúvidas também sobre a origem de seus nomes e o fato de brilharem quando orcs se mostram(não sei se as 3 tem essas propriedades).Eu tenho algumas informações também que não tenho certeza da exatidão das mesmas.Por favor me ajudem.Muito obrigado.
     
  2. Elurín

    Elurín Usuário

    Glamdring Orcrist Ferroada. Vc está certo em supor que elas foram feitas em gondolin. Glamdring a espada de Gandalf havia sido do próprio Turgon rei de Gondolin. Sua habilidade de emitir uma luz azul quando perto de orcs, fui a elas dada pela habilidade dos elfos que as criaram. Não se sabe como elas foram parar na caverna dos Três Trolls.
     
  3. Ancalenion

    Ancalenion Usuário

    A semelhança é que todas eram de Gondolin e que todas emanavam algum brilho quando havia orcs por perto, além disso todas eram temidas pelo Inomigo, no caso da Ferroada, pelas aranhas, por isso o nome e Glamdring e Orcrist pelos Orcs
     
  4. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Como uma espada, mesmo contendo parte do poder/espírito do elfo, pode pressentir a presença de orcs? Os orcs emanariam uma energia maligna que era sentida pela espada :eek: ?
     
  5. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Como pode um dragão falar? No entanto Glaurung falou. Mera invenção fantasiosa ora... num mundo fantástico de tolkien ele pode tudo.

    Sabemos que era possível colocar características especiais em objetos, afinal o um anel controlava os outros, embora isso tb não faça sentido no nosso mundo, nem a invisibilidade.

    Provavelmente os elfos q fizeram tais espadas eram bem poderosos e passaram parte do seu poder para ela.
     
  6. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Um dragão fala por que ele possui uma essência de Morgoth que permite que ele "pense" no que quer falar, apesar de não ter alma. O pensamento seguiria as "orientações" da essência de Morgoth, que faria, pensaria e falaria tudo como o vala faria. Por isso um dragão nunca poderia ser bom. O Um Anel seria a mesma coisa, este domina os outros por que O Senhor dos Anéis é Sauron, este é um mestre da arte dos anéis e pode criar um anel que domina os outros que ele próprio criou. Como um vírus: eu posso criar um arquivo possibilitando de que eu o domine mais tarde, mesmo se ele estiver em outro micro. Os anéis élficos, que não teriam esse vírus, não eram dominados (ou eram :eek: ?). Mas as espadas não têm nenhuma explicação do tipo. Elas simplesmente sentem o orc. Como? Elas sentem a essência do orc? A espada tinha a essência do elfo, mas o elfo não sentia a presença de orcs. Como sua espada, com sua essência, poderia fazê-lo?

    E uma outra dúvida: por que essas espadas, quando estavam em Gondolin, não sentiram a presença dos orcs que estavam chegando secretamente para arruinar a cidade :think: ?
     
  7. Elurín

    Elurín Usuário

    Outra questão que me surgiu,. Diz no final do hobbit que a espada Orcrist que foi enterrada junto com Thorin sempre brilhava quando inimigos se aproximavam da Montanha Solitária. Não especificando apenas orcs, mas inimigos em geral, como explicar isso? :o?:
     
  8. Edo Fragoso

    Edo Fragoso Usuário


    os orcs são os eternos inimigos de todos principalmente dos Anões por isso a citação deveria estar se referindo aos orcs (quem sabe um sinônimo de orc?) :)
     
  9. Elurín

    Elurín Usuário

    Eu entendo, mas mesmo assim ela não é especifica e da para entender inimigos em geral.
     
  10. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Pq a espada não tem um alcance tão grande assim.

    Turgon soube do ataque enquanto os dragões ainda estavam do lado de fora da cidade... o problema é q mesmo tendo 1 hora de vantagem, isso não é suficiente pra esvaziar uma cidade inteira.

    Logo qdo as espadas brilharam eles já sabiam do inimigo
     
  11. hoffmann

    hoffmann Usuário

    A espada que matou Turambar chegou até a falar,como disse Fingolfin tudo faz parte da criatividade do autor,e desde a guerra dos anões contra os orcs,esse eram classificados como seus principais inimigos,por isso é mais óbvio que estava se referindo a eles como inimigos.
    Tolk não podia imaginar que sua obra iria ser analisada palavra por palavra,e numa obra desta magnitude é impossivel não deixar algumas pontas soltas. :mrgreen:
     
  12. Edo Fragoso

    Edo Fragoso Usuário

    Tolk não podia imaginar que sua obra iria ser analisada palavra por palavra,e numa obra desta magnitude é impossivel não deixar algumas pontas soltas. :mrgreen:[/quote]

    não tão soltas assim pois depende da interpretação de cada um mas é o mais provável não o definitivo
     
  13. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Creio que a Ferroada não foi feita com a intenção de ter um poder maior sobre as aranhas. Penso que esse sentido foi atribuído depois dos incidentes no Hobbit e no Senhor dos Anéis.

    E sobre essa historia de que a Orcrist brilha quando os "Inimigos" se aproximam.Creio que a palavra inimigos, nesse caso, foi usada para definir Orcs. Isso fica subentendido, já que havia sido explicado o seu poder anteriormente.
     
  14. olha galera as informações incertas que eu tinha algumas foram confirmadas outras não.
    A orcrist me parece q pertencia a Ecthelion da fonte
    A glamdring à turgon como já foi dito
    A Ferroada me parece uma simples adaga efica
    Me digam se é verdade isso msm
    PS:Hoje completo um ano na valinor
     
  15. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    (Parabéns Bard!)

    Sobre as espadas, creio que não foi especificado a quem pertenceu Orcrist, masfala que ela era conhecida e temida, assim como Glamdring. Sobre o poder das espadas... acho que em um mundo em que existem Ents, Salgueiros-homens e Tom Bombadil uma espada que brilha não é nada tãããão fantástico.
     
  16. Porém as coisas que falo são incertas,será que não tem um texto que fala sobre as espadas?Uma home ou qualquer coisa do tipo?Pq isso da Orcrist ser do Ecthelion parece que eu ouvi falar não sei aonde.E será que não tem o nome do ferreiro que as produziu?
    PS:por falar em ferreiro qual o nome do cara que fez a Andúril?Acho que é um anão não é?
     
  17. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Sobre a Andúril:

    A espada de Aragorn II e antes dele de seu ancestral Elendil. Elendil a chamava Narsil mas quando morreu no cerco de Barad-dur ao final da Segunda Era sua espada foi quebrada e foi passada de geração a geração até que Aragorn a teve reforjada em Imladris, na Terceira Era, e a chamou Andúrl. Ela foi feita pelo Anão Telchar de Nogrod na Primeira Era. Andúril Significa "A Chama do Oeste". Do Senhor e da Senhora de Lórien Aragorn recebeu como presente uma bainha bordada com flores e flores em prata e ouro e em runas estava escrita a linhagem da espada e seu nome e enquanto a espada utilizasse a bainha nunca se mancharia ou quebraria.
     
  18. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    Salve amigos da Valinor!
    Sobre Orcrist, tenho quase certeza que é dito no "O Hobbit" que ela pertenceu a um capitão de Gondolin, o próprio Elrond diz isso, se não me engano. Mas não diz quem é o capitão.
     
  19. Pode ser o Glorfindel tb não é?Mas eu supus ser do Ecthelion por ele ser mais fodônico.
     
  20. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Citação da parte das espadas n'O Hobbit:

    [...]Esta, Thorin, as runas chamam de Orcrist, Fende-Orc, na antiga lingua de Gondolin; foi uma espada famosa.[...]

    Não fala nada de que foi usada por um capitão. A não ser que tenha algo nas HoME, a espada é só importante...
     

Compartilhar