1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gladiador (Gladiator, 2000)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Hugo, 28 Mai 2002.

1. Hugo

Hugo Hail to the Thief

Esse review eh do Diego Sapia Maia e eh mto interessante...eu concordo com ele, o Dirhil tamem deve concordar:

É fato que `Gladiador` abocanhou vários Oscars, milhões em bilheteria e vários fãs. A pergunta: o filme é merecedor de tudo isso? A resposta: um óbvio NÃO ! Eu já fui um dos que gostaram do filme, e que saíram maravilhados do cinema quando os letreiros subiram. Mas depois de revê-lo em vídeo, minha opinião mudou completamente. `Gladiador` é um filme pobre, que apresenta personagens inverossímeis e um culto ao ódio incomum. Mas não é só isso...

`Gladiador` praticamente copiou a história de `Spartacus`, somente com alguns ajustes. E, acreditem, esses ajustes fazem toda a diferença. Enquanto em `Spartacus` temos uma mensagem pacifista e de esperança, em `Gladiador` o que fica na mente são os corpos mutilados e a expressão de ódio na cara de Maximus. Tudo bem, todos sentimos ódio de algo/alguém, mas Maximus vai além disso. Ele trama uma vingança contra os assasinos de sua família, e se sente honrado e satisfeito ao concluí-la. Bem diferente de Judah Ben-Hur (do clássico homônimo), que repensa seus atos e chega à uma conclusão totalmente oposta à de Maximus: a mensagem óbvia, mas sempre válida, de que violência não leva a nada.

Em `Gladiador` acompanhamos a história do general Maximus (Russel Crowe, somente ok), que depois de servir ao exército de Roma (com toda `honra` e `força`, é claro...) tem sua família assassinada pelo Imperador Commodus (Joaquin Phoenix, tentando e não conseguindo), pois representava um perigo à ascensão do imperador. Maximus, então, vira um escravo na África, onde é treinado por Proximo (Oliver Reed, na melhor atuação do filme) para ser gladiador e lutar no Coliseu, em Roma. No caminho, Maximus prepara sua vingança contra Commodus, e a põe em prática assim que seus pés tocam o solo latino.

`Gladiador` decepciona pois começa como uma história pacifista e termina de uma maneira totalmente contrária, exaltando os `bravos feitos` do exército Romano e comemorando toda a glória e riqueza de Roma (que, numa analogia pura e simples, pode ser comparada aos EUA atuais). Maximus é um general romano, que trucidou vários exércitos inimigos (os bárbaros naquela época, o 3.º Mundo hoje), mas mesmo assim é mostrado como um homem piedoso e carinhoso, que cuida da família, mas não pensa duas vezes em matar um bárbaro. E, insisto, ao contrário de Ben-Hur ou Spartacus, Maximus não tem piedade de ninguém. Ele insiste em defender a força, a honra e a vida de sua família, mas acha que somente através de mais mortes e sangue esses valores serão retomados. Nem é preciso dizer que Ben-Hur e Spartacus agem de maneira totalmente oposta (e mais humana).

Além disso, o filme faz uma verdadeira homenagem descarada ao Império Romano, que é mostrado como um lugar aprazível, belo, e sem uma gota de sangue no chão. O filme erra desastrosamente, pois todos sabemos que Roma era movida pela guerra, que gerava lucros e escravos e, com isso, expansão e mais guerras. Uma comparação com os EUA atuais é mais do que certa: cara de um, focinho de outro.

O filme ainda apresenta outros defeitos consideráveis. A fotografia é estranha, fria. Os efeitos estão muito estilizados, e não se encaixam perfeitamente na cena. Mas o pior é a trilha sonora, piegas e irritante. Pior do que um disco da Enya.

Prefira assistir à `Spartacus` e `Ben-Hur` 1 milhão de vezes seguidas do que assistir à 30 minutos deste épico de plástico chamado `Gladiador`. Quem sabe assim não percebemos que Roma, infelizmente, continua viva até hoje.

2. Togo Bolseiro

Togo Bolseiro Usuário

Aqui vai a minha crítica ao filme Gladiador:

A história fala de Maximus, um homem valoroso, o general preferido do grande rei de Roma, Marcus Aurelius. O Rei tem em Maximus o filho que ele sempre quis ter, e lhe pede para ser seu antecessor no reino.
    Ao saber disso, Commodus que sempre sonhou em ser rei, assassina o seu pai.

Maximus então é condenado ao morte, mas se salva e foge para sua casa, mas ao chegar descobre que a sua família foi assassinada e queimada.
    Aí começa a sua jornada de Gladiador, ele começa em uma pequena arena. Onde ganha a multidão ao ser chamado de "Espanhol".
    Maximus vai parar no Coliseu. Os efeitos especiais são um capítulo a parte, pois Roma inteira foi criada perfeitamente atrAvés de técnicas apuradas de computador, tudo soberbo, impecável. A Fotografia de Roma é exelente, a beleza da arquitetura antiga de Roma esta perfeita, é como se voltássemos a Roma antiga.

No Coliseu, Maximus ganha a multidão; provocando a fúria de Commodus, e ainda pra completar ele descobre que a sua irmã Lucilla o traiu, a preparar a fuga de Maximus.
    As batalhas no coliseu são emocionantes, impolgantes...., os produtores de Gladiador optaram por impressionantes momentos de extrema violência editados com ritmo e tecnologia de videoclipe, e ainda mais com a linda trilha sonora.

Após descobrir o plane de Maximus, Commodus prepara uma emboscada.
    Na última batalha, após ter sido ammarado e ferido, o Imperador ecide enfrentar Maximus na arena do Coliseu, na frente de 50 mil romanos.
    Mesmo em desvantagem por estar ferido, Maximus mata o Imperador, mas por ter sido ferido demais na batalhaele desaba no momento mais emocionante do filme, mas antes de morrer ele liberta os seus homens e passa o poder de Roma a Gracchius.

Russell Crowe esteve perfeito no papel de Maximus...conseguiu dar vida a este personagem dificil de interpretar, talvez ele etava melhor em O Informante e não levou o Oscar de melhor ator como em Gladiador...mas não importa, pois ele mereceu, e com méritos, ganhar o Oscar de melhor ator, o resto do elenco foi exelente tbm... prinpalmente Joaquin Phoenix que foi impecável como Commodus
    O filme oferece um exelente roteiro, onde mostra valores como honra, lealdade, compromisso.

O figurino estava perfeito, as armaduras, elmos...tudo nos mínimos detalhes...tudo lindo e soberbo..não é a toa que levou a Oscar de melhor figurino.

A direção foi ótima, sem nenhum erro...mostrou batalhas violentas e sangrentas, diginas de um filme de Gladiadores. As velocidades e os angulos de batalhas estavam ótimos...o movimento a câmera...tudo impecável.

NOTA: 10

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

lindo poster......

Editado por Tisf: Togo, ou Maximus :mrgreen: , coloquei só o link pra quem tem conexão lenta :wink:

3. Tcheco_theOld

Tcheco_theOld Usuário

Olha, eu gostei da primeira cena, aquela guerra contra os germanicos (era isso?)
    e da interpretação do Joaquin Phoenix (esse cara é d+, em sinais ele tava perfeito tb, bem carismatico), e da primeira luta do maximus como gladiador.

Mas nao gostei do filme em si.

Nota 4.

4. .Gabil-Nala.

.Gabil-Nala. Bloody member

Hum...legal! mais um filme lembrado e que deve ter suas cenas contadas la no tópico sobre batalhas épicas!

Anotado. :mrgreen:

5. Waters

Waters Usuário

O filme não é ruim, a direção de Scott é muito boa, feroz, climática e refinada. A reconstituição dos cenários são primorosos. O problema é que a história virou um atropelo total quase ficando sem pé nem cabeça. O roteiro é uma espécie de mistura de Spartacus, Ben-Hur e A Queda do Império Romano. Sem falar de alguns cliches ridículos como o discurso da irmã do imperador no final.

Agora, enquanto alguns reclamam que Maximus é muito violento para ser herói, isso é apenas uma retratação real da época. os generais romanos da antiguidade eram extremamente cruéis.

No geral o filme vale a pena como diversão, não merecia ganhar o oscar de melhor filme não (Traffic era anos-luz melhor).

E o Crowe ter perdido o oscar em sua excelente iterpretação em O Informante e ter ganho em Gladiador ficou com cara de retratação explícita.

6. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Na verdade, era O Tigre e o Dragão que merecia esse ano.

7. Hal

Hal Usuário

Eu gostei de O Gladiador. Os efeitos são bons, as batalhas são bem feitas e a trilha é razoável. O enrredo em si eu achei meio fraco. Mas o final, quando ele reencontra a família foi legal.

Quanto a atitude de vingança tomada por Maximus, eu acho q não heveria um modo pacífico para tirar o poder das mãos do filho do Imparador, q reinava contra a vontade do pai.
    O q vcs acham disso?

8. Bachelorette

Bachelorette Usuário

gente, como eu odeio esse filme!
    Fala sério, aquele cara da arena abraçando a espada e fingindo morrer é qualquer nota! E a história de terem assassinado a família dele e ele querer vingança??? Já tem um monte de filme sessão da tarde com isso, precisava de mais um? e que ganhasse oscar ainda por cima?

9. Fox

Fox Visitante

Me divirto vendo esse filme. Acho bacana e uma boa distração.

Nada demais, mas tambem nada que mereça meu ódio extremo. :mrgreen:

PS: Quero rever pra relembrar como é a fotografia.

10. Hobbit_de_Cueca

Hobbit_de_Cueca Usuário

Eu gostei muito de Gladiador quando assisti a primeira vez no cinema. Depois, aluguei o DVD e assisti em casa com a mesma empolgação. Meses mais tarde, ganhei o DVD de presente e reassisti mais umas 2 vezes, já sem muita empolgação e, tenho que concordar, hoje me parece que foi um exagero ter ganho tantos Oscars. Pela diversão, o filme é bom. E só.

11. Elanor- a bela

Elanor- a bela Usuário

A história podia ter sido muito mais elaborada e os personagens podiam ter sido melhor explorados... Hollywoodiano demais...

nota 5 porque a temática é maravilhosa, assim como a produção foi fantástica.

Beijinhos chocolate!

12. Gothic Legolas

Gothic Legolas Counter-Strike Player

Eu acho que o Gladiador mereceu Oscars sim!

Titanic e um cu de filme e recebeu uma porrada! Pq o Gladiador nao iria merecer?

13. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Pq é tão ruim (ou pior) que Titanic.

14. Gothic Legolas

Gothic Legolas Counter-Strike Player

Vc é maluco! :eek:

Gladiador é um bom filme sim! :x

Titanic e uma torraçao de saco o filme todo! :aham:

A trilha sonora do filme tb e muito boa!

15. Sprog Bullit Rockatansky

Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

Idem caro fox... gostei muito da fotografia... a cena incial de batalha... aquele monte de sangue e barulho de metal... ficou muito show.
    A batelha entre Maximus e o carinah que esqueci o nome agora tb foi bem legal.
    Alias.. o filme todo foi bem legal.
    Mas preferiria Trigre e o Dragão como melhor filme na época

16. Gladiador para mim é um filme médio. Tem muito oba-oba em cima deste filme demais para mim. E eu não acho o Russel Crowe este "grande ator" que todo mundo fala. E se for para assistir filme da época do Império Romano, assisto "Spartacus" (eu amei!!) e Ben-Hur, que sinceramente mereceu toda aquela quantidade de Oscars que ganhou.

17. Sprog Bullit Rockatansky

Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

Horra... Ben-Hur eh sacanagem... rebaixou o Gladiador lá pra baixo 8-)

Uma coisa eh um bom filme (Gladiador... outra coisa eh um ótimo filme (Ben-Huur

18. eyzaathe

eyzaathe Usuário

Fala sério!
    Como alguém consegue não gostar do Gladiador?!?!?!
    Um ótimo filme!!! Nunca me passou pela cabeça q alguém conseguisse não 'enteder' ele assim pra não ver o brilhantismo!!!
    Sem contarmos as atuações, ótimas direções.. temos ainda uma música digníssima de Has Zimmer!!!
    Gente.... quem realmente conseguiu não achar 'tão bom assim'... assistam d novo. 8O

19. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Gladiador eh bom, mais pra mim o Oscar ja foi demais pra ele :?

20. Alex deLarge

Alex deLarge Usuário

principalmente quando tínhamos Traffic e o Tigre e o Dragão no mesmo ano... Mas Gladiado é bom... relativamente bom...

Compartilhar